Curso de Matemática - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Matemática - CABAE por Assunto "Activity proposals"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do Software GeoGebra no ensino dos cilindros de revolução(2023-01-20) FERREIRA, Geovane Farias; ARAUJO, Pascoal Beserra da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente trabalho objetiva-se apresentar o software GeoGebra como instrumento auxiliador na aprendizagem no ensino dos cilindros de revolução. Nesse sentido, descreve uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para isso, primeiramente buscou-se por referenciais os quais possibilitassem eloquência para o assunto em questão, posteriormente foi desenvolvido uma intervenção, que possibilitaram tecer as reflexões que estão expostas neste trabalho, reflexões estas que foram percebidas durante a intervenção e posteriormente a aplicação de um breve questionário aos estudantes que participaram da intervenção. Os resultados indicaram que os estudantes manifestavam pouco entusiasmo em estudar geometria espacial, pois alegavam que este conteúdo é tido como um dos assuntos desse componente curricular de mais difícil compreensão, especificamente pela dificuldade encontrada na hora de compreender alguns conceitos pertinentes ao tema, principalmente pela ausência de uma visualização clara das figuras que possuem três dimensões, sem auxílio de algum instrumento didático, visto que somente com a explanação dos professores e os textos matemáticos isso não é possível. Contudo, após a utilização do software GeoGebra, foi observado que os estudantes apresentaram uma maior compreensão durante a intervenção, tendo em vista, que eles respondiam as perguntas feitas confiantemente. Conclui-se que os recursos tecnológicos, e em especial o software GeoGebra apresenta-se como facilitador no entendimento do conteúdo matemático, pois a partir deste é possível se ter uma visualização de uma figura tridimensional, fazendo com que os conceitos sejam compreendidos de forma mais clara.