Curso de Matemática - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Matemática - CABAE por Assunto "1st degree polynomial function"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA(2022-07-11) MELO, Marcus Vinícius de Sousa; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente trabalho de conclusão de curso visa apresentar uma metodologia para o ensino de Função Polinomial do 1° Grau, que surgiu da hipótese de mostrar que o conteúdo dela pode ser vinculado à realidade do alunado, destacando e direcionando para uma aprendizagem em que o assunto abordado venha ser compreendido pelos alunos em situações em que o uso e aplicação estejam pautados num processo de ensino e aprendizagem eficaz e contextualizado. A aplicação da função será realizada a partir da pesquisa com batedores de açaí pertencentes ao município de Barcarena onde a atividade pode ser empregada a teoria da função na venda do suco de açaí. Isto é, na comercialização, buscando avaliar a aplicabilidade do conteúdo da função em situações-problemas, enfatizando os lucros ou balanço financeiro com a venda do produto. O conhecimento pode ser compartilhado não somente de forma abstrata na sala de aula, mas introduzido no dia a dia do aluno. A partir das informações obtidas, serão utilizados dois exemplos ao nível do conhecimento do aluno, a saber: o comércio do suco do açaí e o extrativismo da palmeira, além de tratar a fundamentação teórica a partir da definição, conceito de coeficientes angular e linear, construção de gráficos, condições de crescimento e decrescimento e inequações do 1º grau. Conclui-se a pesquisa considerando que o processo de ensino e aprendizagem poderá ser mais bem compreendido no contexto da sala de aula quando o professor buscar uma metodologia que esteja ligada com a teoria e a prática.