Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
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Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Assunto "alfabetização"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização na conteporaneidade: um estudo das concepções teóricas mais difundidas no Brasil nas últimas décadas(2022-06-28) SANTOS, Jheovanda de Almeida; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Considerando que a alfabetização tem um papel de suma importância na vida social de qualquer ser humano, este estudo tem por objetivo mapear as abordagens teóricas de alfabetização de maior circulação no contexto acadêmico e educacional brasileiros a partir da década de 1980 e analisar as aproximações e distanciamentos existentes entre elas. Desta forma, a metodologia adotada na pesquisa fundamentou-se em uma análise bibliográfica e exploratória, baseada em autores referenciais para a discussão do tema. Assim, o estudo está fundamentado em Soares (2018,2002); Frade (2007); Mortatti (2006); Ferreiro e Teberosky (1985); Smolka (2018); Andrade (2017); Kleiman (2002); Tfouni (2006); Goulart (2006); Rojo (2009); Carvalho (2010). A partir da análise dos dados bibliográficos identificamos semelhanças e diferenças entre as concepções de alfabetização discutidas, assim como na compreensão de aprendizagem da leitura e escrita inerente a cada uma delas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo PIBID do curso de Pedagogia da UFPA(2022-06-23) SANTOS, Silmara dos Remédios; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre a experiência de planejamento e implementação de uma proposta de ensino de linguagem, com a utilização do gênero textual poema, durante o estágio de iniciação à docência desenvolvido no âmbito do subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e implementado pelo Núcleo de Pedagogia da UFPA em Capanema, no período de 01 agosto de 2018 a 30 janeiro de 2020. A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições do gênero textual poema no processo de alfabetização e letramento de crianças integrantes de uma turma de quarto ano do ensino fundamental com base na experiência de uma sequência didática realizada como ação de intervenção didática no estágio de iniciação à docência favorecido pelo PIBID. Para dar conta da consecução deste objetivo, a pesquisa toma como base os registros feitos pela estagiária nos momentos de planejamento e implementação da referida proposta de ensino. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e explicativa, já que pretende descrever as experiências vivenciadas e analisar os resultados alcançados com a proposta de ensino focalizada. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, pois se valeu da técnica da observação participante como procedimento básico de coleta de dados, juntamente com as notas registradas no diário de campo durante o desenvolvimento do estágio de iniciação à docência. A pesquisa bibliográfica também foi importante para a construção do referencial teórico e para analisar os dados e discutir os resultados apresentados neste trabalho. Com base nos resultados obtidos asseveramos que utilizar os diferentes gêneros textuais nos anos iniciais do ensino fundamental é bastante produtivo para desenvolver a alfabetização como um contínuo processo de letramento, pois o trabalho com os gêneros contribui para despertar no aluno o interesse pela aprendizagem, assim como possibilita o desenvolvimento da leitura, da escrita e oralidade de forma mais significativa e contextualizada. Em relação ao gênero utilizado na experiência discutida, reiteramos que proporcionou o aperfeiçoamento da alfabetização (articulada ao letramento) e se constitui um interessante recurso pedagógico, tendo em vista que os alunos alcançaram os objetivos propostos para as aulas e conseguiram aprimorar a leitura, interpretação, produção textual e oralidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ganhos pedagógicos do trabalho com o gênero poema nos processos de alfabetização e letramento: uma proposta de ensino vivenciada no PIBID Pedagogia em Capanema-Pa.(2022-06-17) NASCIMENTO, Wiltiana Maria Sousa do; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Esta pesquisa descreve e analisa os resultados de uma sequência didática com o gênero poema em uma turma de 4º ano do ensino fundamental, no contexto do estágio de iniciação à docência realizado em uma escola pública do município de Capanema-Pará. O objetivo geral é compreender a contribuição do gênero poema enquanto ferramenta de ensino contextualizado de práticas de linguagem (leitura/escuta, produção textual, oralidade, análise linguística e semiótica) nos processos de alfabetização e letramento. A investigação está ancorada na abordagem qualitativa de pesquisa científica, de natureza básica, com fins descritivo e explicativo. As análises e discussões implementadas foram construídas com base nos dados levantados pela autora durante a sua participação como bolsista no subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), executado no Campus Universitário de Capanema da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com uma escola pública da rede municipal, no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Os sujeitos da pesquisa são 26 estudantes da turma acompanhada pela estagiária autora do trabalho no decorrer das atividades de estágio e uma professora regente da turma. A técnica empregada no levantamento dos dados foi a observação participante, com a utilização do diário de campo para o registro qualitativo dos fatos transcorridos no processo de implementação das atividades didáticas para o ensino do gênero supracitado. Os dados da pesquisa mostram que os avanços alcançados no decorrer da experiência de ensino foram bastante significativos, haja vista que os(as) estudantes conseguiram compreender e desenvolver com sucesso as atividades planejadas, em todos os módulos do plano de ensino. Desta forma, defende-se que a utilização do gênero poema enquanto ferramenta pedagógica de alfabetização e letramento colaborou efetivamente com a aprendizagem dos(as) estudantes, indo além de um mero exercício mecânico e descontextualizado de leitura e escrita Assim, procurou-se demonstrar que quando se trabalha o gênero literário de maneira contextualizada e significativa, valendo-se de variadas possibilidades para desenvolver a alfabetização articulada ao letramento, acaba-se ressignificando o ensino da leitura e da escrita na escola e motivando ainda mais os(as) estudantes para aprender.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de atividades: 2018/2020, Programa DEB, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID(2022-10-27) SOUZA, Sonia Helena da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935; MORBACH, Joelma; http://lattes.cnpq.br/2722941200825071