Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
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Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Assunto "AEE"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa(2019-09-06) MOURA, Ana Paula Abreu; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo partiu da seguinte pergunta: quais os avanços, limites e desafios na prática docente no AEE e no ensino regular do município de Bragança-PA? Nesse sentido, os objetivos que demandaram o corpus da presente pesquisa foram: estudar sobre os avanços, limites e desafios na prática docente do AEE e do ensino regular do município de Bragança-PA, assim como identificar as principais práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, concernentes aos alunos com deficiência e sua inclusão no processo de ensino e de aprendizagem, e, analisar o processo de Atendimento Educacional Especializado na escola pública de Bragança. Metodologicamente, o estudo imprimiu a abordagem qualitativa, com resguardo ao instrumento questionário com perguntas semiestruturadas. Ademais, a análise ocorreu por meio da interpretação da análise de conteúdo, assim como pela análise documental. Os principais resultados apontam que há uma prática docente voltada ao atendimento do estudante com deficiência, embora haja limitações devido à ausência do apoio familiar, da formação limitada à educação especial, assim como a ausência de espaço físico e materiais adaptados para cada deficiência. Conclusivamente, constata-se que o Atendimento Educacional Especializado ocorre nas escolas públicas de Bragança com limitações que fogem à prática docente, em que as limitações estão para outras questões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares(2023-08-30) CARVALHO, Taynara Santos; CRUZ, Cristiane Bremenkamp; http://lattes.cnpq.br/9016207306280257; https://orcid.org/0000-0003-0854-7687O presente Trabalho de Curso é resultante das experiências vivenciadas na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes, localizada no Município de Santa Luzia do Pará-PA (KM 47), no Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos do trabalho centram-se em expor a importância do exercício do estágio na formação do pedagogo, assim como a indispensável atuação destes profissionais fora das instituições formais de ensino. Ademais buscou-se demonstrar como o trabalho com os cinco órgãos dos sentidos auxiliam no desenvolvimento sensório-motor de alunos com deficiência, e quais estratégias o pedagogo pode utilizar para trabalhar estes temas com os alunos. A metodologia que embasou a pesquisa é de cunho qualitativa aportada em Minayo (2007), tendo como método a observação participante sob a luz de Marietto (2018). Concluiu-se que o estágio supervisionado é parte indispensável do currículo do pedagogo, pois permite visualizar mais profundamente a relação entre teoria e prática, de forma a tornar possível a reflexão sobre os melhores apontamentos para a execução do saber-fazer do profissional da pedagogia. Da mesma forma, percebeu-se que trabalhar os cinco sentidos por meio da ludicidade – com o intuito de aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos, e o autoconhecimento com o corpo, por meio de atividades de pinturas e músicas – é uma importante ferramenta para auxiliar na formação de crianças com deficiência, – sobretudo as impactadas pelas carências educativas deixadas pela pandemia ocasionada pelo COVID-19 – mediante as informações obtidas durante a aplicação do plano de intervenção “O MUNDO DAS SENSAÇÕES: ESTIMULAR, DESENVOLVER E DIFERENCIAR OS CINCO ÓRGÃOS DOS SENTIDOS”, durante o estágio supervisionado na escola João Gomes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE(2019-09-06) MACHADO, Maria Clara de Nazaré Reis; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837O trabalho teve o objetivo de compreender a inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE. A inclusão educacional tem como proposta uma educação de qualidade para todos, com uma reorganização no sistema de ensino. Na perspectiva da educação especial se faz necessário um conjunto de ações para prover as necessidades especiais do aluno com Paralisia cerebral, entre elas o atendimento educacional especializado- AEE. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com coordenadores e professores da escola e da APAE e na organização e interpretação dos dados usamos a análise de conteúdo. Os dados foram estruturados nas categorias temáticas: a) a inclusão educacional b) a inclusão do aluno com PC; b) a parceria da APAE e a Escola regular; c) dificuldades e desafios dessa parceria. Nos resultados os participantes percebem a inclusão como algo importante e que melhora a vida de todos, percebem que o aluno tem capacidade de se desenvolver e aprender, apesar das limitações, no AEE as professoras das escolas percebem como algo positivo, auxiliando-as no planejamento e na pratica docente, apesar de que este ano, essa relação está menos presente; a coordenadora da escola percebe como visitas das professoras da APAE a escola. Concluímos que a relação escola – APAE no AEE é uma proposta positiva no atendimento educacional dos alunos com PC, porém precisa ser mais efetiva para as práticas inclusivas exitosas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os Jogos digitais para os alunos com TEA: a tecnologia assistiva como ferramenta de intervenção no AEE no centro Moendy Akã, Bragança-PA(2019-08-30) VINAGRE, Swany Furtado; ROSÁRIO, Adriana da Conceição Barros do; http://lattes.cnpq.br/1582199833244487; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O presente estudo tem por objetivo analisar a utilização dos jogos digitais como ferramenta de intervenção no Atendimento Educacional Especializa com alunos com Transtorno do Espectro Autista. Tendo como objetivos específicos: identificar os benefícios dos jogos digitais como recurso pedagógico no Atendimento Educacional Especializado (AEE), construir e aplicar os jogos digitais, como metodologias inovadoras de interação no ensino e aprendizagem, perceber como se dá a interação doas alunos ao utilizar os jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem, a partir da abordagem metodológica qualitativa levantamento bibliográfico, pesquisa documental. A construção dos jogos se deu por meio de observação participante no AEE no Centro de Referência de Atendimento Terapêutico Educacional Especializado (CRATEE) – Moendy Akã no município de Bragança-PA e entrevistas com as professoras de AEE que atuam no Centro. A partir da coleta de dados, iniciamos a construção de três jogos: jogo das cores por meio da corrida dos carros, jogo das vogais e jogo da família silábica, utilizando o editor de apresentação Power Point, nesta construção utilizando músicas, imagens e temas de preferência dos alunos e os conteúdos a serem trabalhados. As aplicações dos jogos ocorreram no período de abril a junho de 2019, com quatro crianças com TEA, que realizam o atendimento no CRATEE-Moendy. Os resultados obtidos nos fizeram perceber que as crianças com TEA interagiram de forma significativa com os jogos principalmente com aqueles que tiveram em seu desenvolvimento elementos como imagem e música de sua preferência.