Curso de Dança - FADAN/ICA
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Navegando Curso de Dança - FADAN/ICA por Assunto "Ancestralidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mulheres que habitam em mim: um olhar sobre o feminino ancestral familiar como fio indutor para experiências de imersão e emersão em dança(2023-10-20) ARAÚJO, Thays Amanda Mesquita de; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso organizado conforme a Instrução normativa Nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso – TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o Art.4°, parágrafo I que concerne à elaboração de artigo científico. Diante disso, este trabalho apresenta o início de um processo criativo que envolveu escrevivências (Evaristo, 2018) a partir das experiências de imersão e emersão em dança (Souza,2022) intituladas “Tríade de Memórias Ancestrais”, as quais apontaram três desdobramentos, a saber: memórias do benzer com a minha mãe; memórias e brincadeiras da infância nos igarapés e memórias do benzer no terreiro da minha avó. O objetivo da pesquisa foi reafirmar meu corpo afro-indígena, periférico, filha de Yabá, artista, a partir da percepção do poder dos diferentes femininos que compõem minha trajetória ancestral de vida e artística. Logo, o artigo parte das escrevivências como orientação teórico-metodológica usando como Evaristo (2018) e Soares (2017) no que tange à realização das experimentações. Para processos de criação em dança partiu-se da concepção de EIES (experiências de imersão e emersão) fundamentada por Souza (2022). Destacase, ainda, outros referenciais importantes como: Oliveira e Cunha (2022) e Martins (2003). Os resultados da pesquisa revelaram a importância de se reafirmar e dar visibilidade às memórias ancestrais femininas familiares afro-indígenas como fio indutor para processos de criação como campo prático de saberes, expressões e subjetividades de resistência que, também, contribuem em suas epistemes como campo de conhecimento no fazer-pensar em dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tríade corpórea em solo: veredas da ancestralidade negra(2018) SARMENTO, Fernando da Silva; SANTA BRÍGIDA, Miguel; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199Esta pesquisa atravessa meu processo criativo de construção cênica, enveredada em meus trajetos de vida, religiosidade e acadêmico. Nasceu da observação dos estados de corpo e de consciência, respectivamente: corpo torturado, em transe e em crise, tendo como base teórica e metodológica a Etnocenologia que enfatiza o trinômio artista-pesquisador-particpante, valendo-se das relações entre o saber popular do terreiro e o saber cientifico, indissociado deste estudo, apresentei um resultado cênico, denominado Tríade Corpórea em Solo: Veredas da Ancestralidade Negra. O reconhecimento de minha negritude. Três estados de corpo distintos, com significados específicos são base para a elaboração de partituras corporais, tornamse um corpo uno a partir das contrações musculares involuntárias e recorrentes que os mesmos processam nestes estados de corpo e sua resultante em solo. Esta pesquisa descritiva integrada ao trabalho solo prioriza o trabalho e o corpo do ator, fui ao encontro de premissas que pensem a cena teatral a partir de um novo olhar, priorizei o cotidiano do terreiro, as experiências de vida e a religiosidade, para deles extrair potencialidades criadoras. Enveredo pelas noções propostas por Armindo Bião na perspectiva da Etnocenologia, numa travessia pelos estados de corpo e de consciência, dialogo também com Vicente Salles e apresento um sobrevôo pela historicidade do negro no Pará.