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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The 5th power: conspiracy theory and dystopia(2022-12-07) LIMA, Elany Tatielle Lucena de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo tem como objetivo analisar o filme O 5º poder, filme brasileiro de 1962, dirigido por Alberto Pieralisi e produzido por Carlos Pedregal. Esse filme conta a história de uma infiltração de inimigos estrangeiros no Brasil na tentativa de controlar o país usando de lavagem cerebral das massas através de mensagens subliminares enviadas por rádio e televisão. Essa obra é uma distopia ambientada na guerra fria e essa é uma teoria da conspiração que muitas pessoas acreditavam naquela época, e por isso, esse filme passará por estudos de comparação entre o contexto real, contexto fílmico relacionando com o conceito de teoria da conspiração. Para este trabalho, traremos autores como Sunstein e Vermeule (2009 apud COADY, 2018) que trabalham com teoria da conspiração e historiador que pesquisa a respeito do contexto histórico brasileiro da época em que o filme foi lançado. Assim como, para a fortuna crítica utilizamos os autores Philip Agee (1975), Tom Moylan (2000) e Reis Filho (2014). Este estudo visa analisar aspectos distópicos presentes no filme e de que forma foram abordados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma análise do padrão de comportamento femininos nas canções de Gaby Amarantos(2023-12-20) FRANÇA, Débora Cristina Almeida de; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700Esse artigo se propõe a analisar a representação da mulher dentro de um contexto musical específico, buscando entender como a mulher é inserida, retratada e percebida nesse cenário. As letras podem abordar como as identidades de gênero interagem com outras dimensões da identidade, permitindo a percepção da representação de questões de interseccionalidade, como raça, classe e orientação sexual. Além disso, a análise de letras de músicas do gênero “tecnobrega” é fundamental para compreender como as representações de gênero estão interligadas com a cultura e a sociedade. Trata-se, metodologicamente, de uma abordagem qualitativa, na qual, das 56 músicas interpretadas pela cantora Gaby Amarantos, foram retiradas cinco músicas do seu segundo álbum lançado em 2021 intitulado “Purakê”, sendo elas: "Selfie”, "Amor Fake”, "Última Lágrima”, "Vênus em Escorpião” e “Tchau”. As músicas foram selecionadas por serem todas de autoria da cantora e por tratarem de temas necessários que devem ser foco de discussões futuras como dependência emocional, o cuidado com relações virtuais e a libertação de relações tóxicas. Este estudo oferece uma perspectiva sobre como as representações de mulheres na música popular podem influenciar/traduzem as percepções sociais de gênero e as relações interpessoais. Ele contribui para o diálogo mais amplo sobre igualdade de gênero, destacando a importância de reconhecer como a cultura popular influencia e é influenciada por questões de gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise e interpretação do primeiro canto de Os Lusíadas(2019-12-17) PANTOJA, Dorotéia Ferreira; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090Este artigo tem por propósito a leitura e a explicação do primeiro canto da epopeia portuguesa de Camões, Os Lusíadas com a produção de uma análise e interpretação da divisão do canto em consonância com paralelos de temas com a contemporaneidade. Para tanto, utiliza-se apoio bibliográfico sobre o contexto histórico e embasado nos conceitos da teoria poética, como a Poética de Aristóteles e Anazildo Silva Vasconcellos em História da Epopeia Brasileira (2007) e pelo texto base do poema de Virgílio C. Dias (2005) com a tese de que Portugal existe por força de vontade própria, cerne pelo qual o poema pode ser compreendido e pelo plano maravilhoso e histórico que formam o modelo da poesia épica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise sobre o uso dos contos de fadas na zona ribeirinha no município de Abaetetuba-PA(2018-05-26) MAUÉS, Diana Teles; RIBEIRO, Leidiane Mara Moraes; COSTA, Regina Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/2835860032691025Autores como Cosson (2016); Kleiman (2003), Brandão (1997), Foucambert (1997) dentre outros, realizam discussões que enfatizam a importância da leitura do texto literário para o processo de desenvolvimento do letramento literário, pois essas possibilitam aos sujeitos o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas. Cosson (2016) destaca que mediante a leitura dos textos literários, é possível adotar um comportamento e uma linguagem adquirindo o gosto pela leitura sem perder-se a “beleza” dos textos. Nesta linha de pensamento, a leitura do texto literário pode ser uma prática voltada para a reflexão sociocultural, por meio das experiências. Desta forma, sabe-se que a leitura dos textos literários é importante para o desenvolvimento do letramento, no entanto, muitas vezes, há apenas a afirmação dessa importância sem que fique claro como e em que condições esses textos exercem esse papel formativo. Ou seja, é preciso avançar nesses estudos visando responder as seguintes perguntas: como e porque os contos de fadas e/ou os textos literários promovem o letramento literário? O que há nesses textos que os tornam tão importante para o processo de letramento literário? Assim, por meio deste estudo, objetiva-se analisar como o uso dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm promove o letramento literário, refletindo acerca das funções sociocognitivas linguísticas interacionistas no desenvolvimento humano. O presente estudo é de cunho teórico, fundamentando-se na produção teórica de autores como Silva, Lajolo, documentos legais como os PCN’S, dentre outros representantes da temática. Os resultados dessa pesquisa apontam que o uso dos Contos de Fadas e a leitura do texto literário exercem papel sociocognitivo fundamental ao desenvolvimento do leitor literário, pois por meio destes é possível exercitar, principalmente, a imaginação a sentimentos como senso de solidariedade, amor ao próximo, além de uma reflexão crítica acerca de situações do cotidiano. Também, ao utilizar esses recursos como ferramenta para o letramento, permite-se ampliar o conhecimento sobre o mundo. Do ponto de vista pedagógico, é essencial o papel do professor nesse processo, na medida em que ele pode criar situações com várias possibilidades de releitura dos diferentes temas dos Contos de Fadas, para que o sujeito possa ver para além daquilo que lhe é oferecido pelo seu cotidiano, expandindo, assim, o seu conhecimento sobre o mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análisis de la traducción del libro abecedario al portugués brasileño(2022-02-24) SILVA, Edilza Santos da; NASCIMENTO, Lilian Cristina Barata Pereira; http://lattes.cnpq.br/8988695521604964; https://orcid.org/0000-0003-3587-849XEsta pesquisa se dedica a analisar a tradução do livro Abecedário traduzido para o português brasileiro, considerando de forma geral a discussão sobre literatura infantil e a teoria da tradução de literatura infantil, examinando suas características e processo com Hunt (2010), Oittinen (2004) e Shavit (1991). Da mesma forma, na literatura infantil traduzida abordaremos seus principais aspectos e responderemos à seguinte pergunta: Qual é o olhar de um tradutor ao traduzir para crianças? Em particular, este trabalho de pesquisa esclarece que o livro é uma modalidade textual que possui texto e ilustração, com a qual será examinada sua tradução no texto de partida e de chegada, bem como suas semelhanças, alterações e equivalentes. Contribuir para a análise do referido livro sobre a tradução da literatura infantil, este que aprofunda o sistema literário brasileiro, é o principal desafio.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) An analysis of idiom translations in song lyrics published on a Tiktok page(2022-12-15) BARROSO, Suelen Larissa Furtado; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124A língua inglesa está repleta de “expressões idiomáticas”, cujo sentido não pode ser traduzido literalmente. Assim, traduzi-las de uma língua para outra requer não só competência linguística, mas também cultural, social e histórica, além do uso de estratégias específicas de tradução que melhor se aplicam a essa categoria de unidade lexical. Este trabalho visa analisar expressões idiomáticas em legendas de letras de canções postadas em vídeos curtos em uma página Tiktok, voltada à publicação de traduções de música de inglês para português. Fundamenta-se teoricamente na classificação semântica de expressões idiomáticas apresentada por Kvetko (2009); as estratégias de expressões idiomáticas baseadas em Baker (1992); o conceito de expressões idiomáticas por O'Dell e McCharty (2010). A abordagem metodológica utilizada neste trabalho é qualitativa e baseada nos Estudos descritivos de Tradução. De acordo com os resultados desta pesquisa, das cinco músicas selecionadas, foram encontradas 15 expressões idiomáticas no total, sendo classificadas em 9 Semi Opacos, 3 Semi Idioms e 3 Puros Idioms.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Arbiter testimony: “Arbitrate what to narrate”. An analysis in the work I Was a Child of Holocaust Survivors by Bernice Einsenstein.(2022-12-06) SILVA, Maria Elinaria Rodrigues da; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho busca analisar a obra I Was a Child of Holocaust Survivors de Bernice Eisenstein (2006), através da ótica do Testemunho Arbiter. A obra trata da relação da autora com os seus pais, na qual a mesma procura entender sua própria vida e o fantasma do holocausto que está sempre presente no seu cotidiano. Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma o Testemunho Arbiter é apresentado na obra, conceito abordado por Sarmento-Pantoja (2019), tendo em vista que o testemunho arbiter é dado por aquele que ouviu e arbitra sobre o que e como narrar, podendo ter vivenciado ou não o evento limite. Nos beneficiaremos da fortuna crítica de Vilela (2012), que aborda a importância da memória, Gagnebin (2009), que discute sobre a importância de manter as memórias vivas através das narrações e Sarmento-Pantoja (2019) que argumenta sobre os três tipos de testemunho, o Testis, Superstes e a Arbiter. Este estudo é fruto das orientações recebidas no projeto de iniciação científica Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas - CRENAC, no qual atuava como bolsista FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas) - o projeto é coordenado pela Professora Dra. Ana Lilia Carvalho Rocha.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año(2021-06-16) BITENCOURT, Eslen Quaresma; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299A interculturalidade tem o potencial de ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de línguas, pois possui muitos benefícios para a educação, no qual pode ser trabalhada com vários elementos metodológicos e pedagógicos dentro das aulas. Desta forma, a presente investigação tem como objetivo principal observar como são introduzidos os aspectos interculturais dentro do livro didático entre líneas. Para isso, desenvolveu-se no texto uma explanação estreita mediante o cenário e as transfigurações do ensino de línguas no Brasil, a continuação reflete termos e compreensões sobre cultura, assim como sua relação com a educação, por conseguinte, analisa-se a obra didática de espanhol entre líneas, pautada no contexto intercultural. O trabalho apoia-se numa abordagem de natureza de levantamento de exploração documental, pois é um corpus de análise, e embasa-se também fundamentações teóricas e bibliográficas, estes que agregam e desenvolvem em seus estudos a interculturalidade, cultura e ensino de línguas. Foi possível verificar, através da análise do exemplar, que as autoras do livro contemplam o aspecto intercultural, por meio das manifestações culturais do mundo hispanohablante, bem como as destrezas comunicativas. A partir desses resultados pode-se concluir que, as elaboradoras do livro moldaram a construção da obra didática de acordo com a competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por conseguinte, introduzindo o aspecto intercultural na coletânea.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aura: la novela fantástica del autor Carlos Fuentes(2019-12-06) DINIZ, Poliana Serrão; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A busca pelo corpo ideal no livro Espelho Maldito, de Giselda Laporta Nicolelis(2024-07-02) BORGES, Louise Anne Macedo; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Este trabalho analisa as consequências da obsessão pelo corpo ideal através do livro Espelho Maldito, de Giselda Laporta Nicolelis. A obra explora a questão através da história de Anuska, que sofre de anorexia por fazer regimes extremos na tentativa de emagrecer para ser aceita socialmente. O objetivo é investigar como a busca pelo corpo ideal é representada no livro citado. A justificativa para esta análise reside na crescente preocupação social com a imagem corporal, especialmente entre os jovens e adolescentes. A fundamentação teórica apoia-se nos autores Batista (2018), Damasceno (2006), De Freitas (2019), Feliciano (2010), Júnior (2000), Lima e Branco (2023), Nunes (2001), Prado (2018) e Soihet e Silva (2019). A metodologia aplicada é a pesquisa bibliográfica e a revisão de literatura. Busca-se entender as influências culturais e psicológicas que moldam as percepções dos jovens sobre o corpo e autoestima.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The catastrophic memory: from silencing to the process of resistance through the memory register in there there(2022-12-07) OLIVEIRA, Jennifer Santos de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este estudo propõe uma abordagem sobre o conceito de catástrofe no interior de um corpus de literatura de autoria indígena. Para isso, utilizamos a obra There There, de Tommy Orange (2018), indígena estadunidense pertencente às tribos Cheyenne e Arapaho de Oklahoma, a fim de levantar e analisar representações presentes na obra que promovam a relação entre a memória e a catástrofe. A obra expõe como a memória nativa está presente na nova geração conhecida como Indígenas Urbanos. Indivíduos conhecidos como sujeitos híbridos, porque ao mesmo tempo em que vivenciam suas raízes também partilham dos conhecimentos das vivências do homem branco, destacando o papel das Cidades, da sociedade dominante em fazer do indígena um sujeito sem suas ancestralidades na medida em que o faz se inserir mais e mais em uma nova realidade, esse é o efeito catastrófico encontrado na narrativa. Tais aspectos, presentes nesta narrativa de Orange, nos levam a propor a categoria Memória Catastrófica, como uma ferramenta possível no campo literário. Para dar conta desta argumentação buscamos apoio teórico em autores como Michael Pollak (1989), Maurice Halbwachs (1990), Márcio Seligmann-Silva (2000) e Tânia Sarmento-Pantoja (2014).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O celibato como representação da dominação religiosa em Eurico, o Presbítero, de Alexandre Herculano(2017-04-06) SEKI, Natália dos Santos; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172A monografia intitulada “O celibato como representação da dominação religiosa no romance Eurico, o presbítero” (1844), tem como objetivo analisar esta obra de Alexandre Herculano, para destacar que o celibato representa aquilo que chamaremos neste trabalho dominação religiosa, como definido por Max Weber (1920), pois sua imposição social é propagada como divina, tendo como finalidade a construção de uma identidade para o clero. Esta questão será tratada por meio da análise do personagem Eurico, juntamente com fragmentos da obra que ilustrem este domínio religioso figurado através do instituto do celibato, com a finalidade de identificar como é constituída esta dominação no desenvolvimento do personagem, e as consequências sociais do produto dessa dominação que é o celibato em sua vida; as convenções religiosas que determinaram o seu triste desfecho; o aporte histórico-estético será feito partir de Massaud Moisés (2013) e Max Weber (1920) entre outrosTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Censura: uma análise semiótica no title card do desenho animado Hora de Aventura (Adventure Time)(2017) GOMES, Wesley Rogério Vaz.; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860Este trabalho tem por objetivo principal analisar o Title Card do desenho animado Hora de Aventura, tanto a imagem original como a modificada, sob a perspectiva Semiótica. Para isso, utilizou-se da teoria geral dos signos com base na tríade da relação entre o signo e o seu objeto, considerando os três pontos de vista: o icônico; o indicial; e o simbólico, de acordo com a teoria de Peirce (2010) e a metodologia adotada por Santaella (2010) a fim de identificar quais olhares semióticos habilitam este objeto imagético a funcionar como signo, bem como contribuir para um campo interpretativo desconhecido ao público alvo deste conteúdo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Comparative analysis between BNCC and PCN's on english language teaching(2022-12-23) ALVES, Mário Célio da Silva; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho deO presente estudo tem como tema uma análise comparativa entre a bncc e os pcn's sobre o ensino de língua inglesa. O problema central dessa pesquisa são para saber o que esses documentos falam acerca das mudanças voltadas ao ensino da Língua Inglesa, buscando compreender em que medida esses documentos se aproximam ou se distanciam em relação ao ensino da língua. A partir desse problema de pesquisa o trabalho tem como objetivo fazer uma análise entre os dois documentos na tentativa de compreender as mudanças, proximidade ou distanciamento dos mesmos em relação ao ensino da língua. Pois é sabido que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são os documentos mais importantes para o funcionamento da Educação Brasileira. Para melhor compreender sobre esses documentos, a BNCC foi um documento elaborado a partir dos PCN, sendo mais específica porque determina com maior clareza, os objetivos de aprendizagem dos educandos, enquanto que os PCN, são normas e procedimentos separadas por disciplinas e preparadas pelo Governo Federal, porém, são normas que não são obrigatórias por lei. Mas a BNCC, é um documento obrigatório em todos os currículos, seja para as escolas públicas ou particulares, trazendo orientações aos objetivos de aprendizagem nas etapas da formação escolar de cada indivíduo. É um documento que não interfere nas metodologias usadas em cada escola, mas que estas, não fujam aos padrões da BNCC. De modo geral, com esta investigação foi possível perceber que há um alinhamento entre os PCN’s e a BNCC no que se refere ao ensino da Língua Inglesa. Para isso, foi realizado uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, que se baseia em alguns autores como (Picanço, 2003), (Celani 2000), PCN’s (BRASIL 2000) e a BNCC (BRASIL 2017) e outros. Nesta pesquisa será feito uma busca na recente proposta curricular do Governo Federal, consolidada na BNCC em comparação aos PCN, para averiguar as possíveis mudanças ocorridas no ensino da língua inglesa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da submissão à contestação: reflexões contemporâneas percebidas no conto queirosiano “No moinho”(2019-12-17) CARNEIRO, Cleonice da Silva; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090Este artigo busca estabelecer a relação entre o conto “No moinho”, de Eça de Queirós, mais precisamente, a trajetória, da personagem Maria da Piedade durante a narrativa com a trajetória e evolução das perspectivas femininas na atualidade, até o alcance de sua liberdade. Essa comparação é feita a partir de três momentos distintos da narrativa, o memento da submissão, contestação e liberdade pessoal. Busca-se, ainda, convergir aspectos da obra para os aspectos da sociedade do século XIX, para isso valemo-nos dos estudos de Maria Ângela D’Incão (2004) para falar do papel da mulher no XIX, Antônio Candido (2006) para falar da relação entre literatura e sociedade e Rose Marie Muraro (1993) para falar das perspectivas das mulheres para o futuro do surgimento da opressão feminina e suas perspectivas para o futuro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Descrição do livro de leitura ensino cívico (1898), de Juvenal Tavares(2022-11-24) CARDOSO JÚNIOR, Leonei Maciel; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O objetivo deste trabalho é descrever o livro de leitura Ensino cívico: noções e princípios gerais da educação cívica e direito pratico, de Juvenal Tavares, publicado em 1898, buscando relacioná-lo com fatos históricos na transição do Império à República. Sendo que será dividido a obra em etapas para melhor fazer a análise dos processos históricos que se passa ao longo da leitura do livro, e assim enfatizar a obra na sua valorização temática para com a leitura e tranformação da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de uma ferramenta assistiva médica de contexto específico em Libras(2024-10-10) PINTO, Heitor Santa Rosa Soares; MOREIRA, Caio Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1370619943470585Este artigo apresenta o desenvolvimento da Ferramenta Assistiva Medica de Contexto Específico em Libras (FAMCEL), que facilita a comunicação entre surdos e profissionais de saúde, traduzindo Libras para o português escrito. A ferramenta permite que pacientes em consultas medicas descrevam sintomas no contexto de Doenças Cronicas Não Transmissíveis (DCNTs), o que pode melhorar a precisão no diagnostico, promover maior autonomia e humanizar o atendimento. Embora focada nas DCNTs, a ferramenta pode ser expandida para outras áreas. Futuras melhorias incluem sugestões ou auto-completar de frases e a conversão do texto montado em voz sintética.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El cuento como herramienta para desarrollar la comprensión lectora de los estudiantes del séptimo año de la enseñaza(2018) FERREIRA, Maria do Espirito Santo Cardoso; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Neste trabalho será abordado a importância da leitura e sua compreensão leitora no ensino / aprendizagem de línguas mais precisamente o espanhol, destinado para todos nível de ensino. Será exposto sobre os gêneros literários de forma simples e em especifico o gênero conto suas características no qual daremos mais atenção no decorrer trabalho. Será falado também da compreensão leitora e suas estratégias o habilidades de leitura que ajudam os estudantes conseguir tal conhecimento no processo de leitura. A investigação se sustente na teoria de compreensão leitora e estratégias de aprendizagem, como base dessa investigação abordaremos autores como Alonso Tapia (2005) que aborda leitura e estratégias de compreensão leitora, Pérez Torres (2014) que fala de gêneros literários, Martinez (2015) e Gotlib (2006) abordarão sobre conto y Rosana Acquaroni (2007) e Cassany (1994) que comentam sobre compreensão leitora entre outros. O proposito deste trabalho e mostrar as possibilidades que o conto traz para o ensino língua. A literatura dispõe de muitos recursos no qual podem auxiliar os professores no ensino/aprendizagem de línguas estrangera. Para finalizar será apresentada uma proposta didática para ser realizada pelos alunos a onde ajudem os mesmos desenvolver a compreensão de texto, por isso que o gênero escolhido foi o conto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El género literario cuento como instrumento didáctico para desarrollo de la lectura en clase de E/LE para alumnos del 1º año en la escuela Sistema de Ensino Vestibulando Abaetetuba-PA(2019-12-06) BOTELHO, Andréia Coutinho; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El genero textual “charge” como recurso didáctico en la enseñanza de Español como lengua extrangera (ELE)(2017) SOARES, Ian Mario da Silva; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este presente trabalho por meio de investigações bibliográficas, hace um estúdio del gênero textual “charge”, como ferramenta para o ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE). Realizando um estudo deste e sua importância para o ensino de línguas, evidenciando como os professores de língua espanhola podem desenvolver as competências y habilidades em ELE, e para isso, discorrerei sobre algumas características deste gênero para melhor compreender a construção de uma interpretação e as funcionalidades das charges nas aulas de ELE. Ademais, utilizarei como fundamento as concepções de Bakhtin (1981,2003) sobre os gêneros textuais; RAMOS (2009) leitura critica da charge; os estudos de gênero textual segundo as teorias de MARCUSHI (2008).