Navegando por CNPq "CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise CFD de uma bomba centrífuga: obtenção das curvas características de altura manométrica, rendimento e potência(2024-07-19) ALVES, Marinaldo dos Passos; FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; http://lattes.cnpq.br/3870252984773032; https://orcid.org/0000-0002-0316-4620; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910Este trabalho investiga a aplicação da análise computacional fluidodinâmica (CFD) em uma bomba centrífuga radial, com o objetivo de obter as curvas características de altura manométrica, rendimento e potência, visando a compreensão e otimização do desempenho do equipamento. A metodologia envolveu a modelagem computacional da bomba, a realização de simulações CFD detalhadas e a análise dos resultados obtidos. Os objetivos foram alcançados, permitindo a avaliação detalhada dos padrões de escoamento, distribuição de pressão e velocidade no interior da bomba. A hipótese de que a análise CFD seria uma ferramenta eficaz para a avaliação do desempenho da bomba foi confirmada, evidenciando a importância dessa abordagem na otimização de sistemas de bombeamento. Apesar das limitações e desafios, como a necessidade de validação experimental dos resultados e a complexidade na definição dos parâmetros de simulação, recomenda-se a continuidade dos estudos para aprimorar o entendimento e a eficiência das bombas centrífugas radiais, considerando diferentes configurações e condições operacionais. Este trabalho contribui para o avanço da área ao demonstrar a relevância da análise CFD na melhoria do desempenho e na sustentabilidade das operações industriais envolvendo bombas centrífugas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de um protótipo para um projeto piloto de correio pneumático para instituição financeira(2020-02-18) RIBEIRO, Michel Ailis Farias; MOURA, Ronaldo Raposo de; http://lattes.cnpq.br/1697580317572447O transporte através do correio pneumático ou também chamado tubo pneumático é um sistema que permite transportar de maneira rápida e segura, objetos como dinheiro em papel, moedas, documentos, entre outros. Os objetos são colocados dentro de cápsulas para o seu transporte através de uma ou várias linhas de tubo onde a cápsula é impulsionada por uma pressão ou sucção de ar. Para enviar e receber essas cápsulas há várias estações de diversos tipos, uma para cada aplicação, no qual podem ser transportados objetos em hospitais, supermercados, indústrias, postos de combustíveis e etc. Nesse trabalho foi desenvolvido um protótipo de um projeto piloto para uma instituição financeira do estado do Pará, transportar numerário (dinheiro em espécie, moedas e envelopes de depósitos), durante a construção foi verificado a viabilidade desse tipo de transporte, e ao final o protótipo foi testado e validado de forma que seus resultados foram descritos através de uma ficha técnica, a partir disso, algumas possíveis melhorias foram expostas ao final do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de ensaios experimentais referente a mecânica dos fluidos através de bancadas didáticas(2022-07-07) SILVA, Murilo Moreira; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910No presente trabalho será abortado a teoria, o funcionamento, a descrição e a utilidade de quatro bancadas de ensino, presentes nos Laboratórios de Mecânica dos Fluidos e Turbomáquinas da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Essas bancadas têm teor prático para o desenvolvimento dos estudos de algumas teorias da mecânica dos fluidos, de maneira a analisar o comportamento dos mesmos perante testes em viscosidade, hidrostática, escoamento de Poiseuille, escoamento de Bernoulli e o experimento de Reynolds. Desta maneira, todo o trabalho realizado apresenta caráter teórico e prático para análise de cada experimento. Tendo como foco, ressaltar a importância que a experimentação real tem para o aprendizado na engenharia, mais ainda quando se faz referência a mecânica dos fluidos, já que esta é uma disciplina que engloba diversas situações diferentes, que dependem de uma variedade de parâmetros, tais como, diâmetro de tubo, viscosidade, regime de escoamento, geometria, rugosidade e etc, que podem influenciar o comportamento do fluido em aplicações prática de engenharia, como por exemplo, em tubulações industriais, superfícies submersas e dentre outros. Uma das principais relevâncias ao estudar as presentes bancadas, é mostrar de forma prática como a alteração nas variáveis das bancadas podem influenciar nos fenômenos observáveis para um experimento muito semelhante. Além de que o trabalho busca expressar, alguns motivos que fazem com que seja necessário ter o conhecimento sobre a geometria de alguns elementos essências na mecânica dos fluidos, de forma a conhecer melhor as fórmulas e análises referentes as tubulações, manômetros, bombas e reservatórios, com cálculos de volume, análises trigonométricas e medições de diâmetros referentes a eles. Por fim, ressaltando algumas áreas de aplicação da mecânica dos fluidos na engenharia e situações proporcionadas por ela.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Identificação de vórtices em escoamento compressíveis(2022-12-16) DIAS, Marcilene da Conceição; ANDRADE, Luiz Cláudio Fialho; http://lattes.cnpq.br/3988224151528149Esta pesquisa objetiva aplicar escoamentos compressíveis de Beltrami na identificação de vórtices, segundo diferentes critérios cinemáticos de identificação, e tecer discussões sobre as regiões identificadas nos moldes encontrados em Andrade (2007) e Andrade (2008). Os escoamentos de Beltrami são uma classe de escoamentos que tem sido objeto de intenso interesse por muitos pesquisadores. Muitos estudos foram realizados sobre escoamentos de Beltrami incompressíveis, enquanto análises similares baseadas no caso compressível são muito mais raras, o que motivou a realização deste trabalho. Soluções incompressíveis analíticas em regime permanente das equações de Euler que satisfazem a condição de um escoamento de Beltrami, têm aplicações no estudo da topologia das linhas de campo, no contexto de sistemas dinâmicos (Arnold, 1989; Arnold e Khesin 1998), no estudo da turbulência em fluidos, e na geração de campos magnéticos (Arnold e Khesin, 1998; Moffatt, 1986; Constantin e Majda, 1988; Arnold, 2014; Andrade, 2008). No caso de escoamento compressível, Escoamentos de Beltrami foram aplicadas por Govorukhin, Morgulis et al. (1999) e por Govorukhin (2003), usando os fundamentos desenvolvidos por Morgulis et al. (1995), para analisar a topologia das órbitas obtidas através de mapas de Poincaré. O campo de velocidades descrito na seção 2.1 (O Escoamento CABC) foi aplicado para obter os vórtices identificados segundo os critérios estabelecidos na Seção 3 (Métodos de identificação de vórtices). Os vórtices foram extraídos mediante a implementação do Escoamento CABC, e o cálculo de cada um dos campos escalares que definem cada um dos critérios em um código computacional usando o software MATLAB, sobre um domínio tridimensional variando entre 0 e 2π nas 3 direções coordenadas x, y, z, com passo 0,2. As visualizações dos vórtices são slices dos campos escalares identificados como volumes segundo os três critérios obtidas através da função de referência Isocaps em um PC de configuração comum. Como síntese dessa discussão, métodos de identificação diferentes ocupam regiões diferentes, em maior ou menor extensão, com maior ou menor magnitude dos campos escalares. Esse tipo de análise da estrutura do escoamento é útil para estender a compreensão da dinâmica dos escoamentos e pode embasar, e.g., modelos de turbulência (Fernandes et al., 2012). Por fim, Simulações adicionais dos critérios de identificação abordados aqui e de outros critérios de identificação sobre o Escoamento CABC, sobre um espectro amplo de funções e parâmetros que definem o escoamento, assim como simulações de escoamentos experimentais de laboratório compressíveis a partir de dados obtidos por Velocimetria por Imagem de Partículas (PIV) são necessárias para aprofundar as breves impressões colhidas aqui.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Investigação numérica do campo fluidodinâmico de configurações de jato instalado fortemente integradas com bocais serrilhados(2019-09) ROCHA, Roberto Thomé da Conceição; BASTOS, Leopoldo Pacheco; http://lattes.cnpq.br/6857936889450389O ruído aeronáutico é considerado o principal problema ambiental na aviação civil, pois afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas que residem nas proximidades dos grandes aeroportos. Os efeitos nocivos advindos dessa atividade antrópica, principalmente os relacionados a interferências no sono noturno, fazem com que aeroportos importantes tenham suas operações interrompidas durante a madrugada e dificultem a expansão do sistema de tráfego aéreo. Neste sentido, é importante desenvolver soluções eficazes que possam reduzir os níveis do ruído externo de aeronaves. Atualmente, as estratégias de mitigação convergem para sistemas propulsivos fortemente integrados às estruturas da aeronave visando maior eficiência aerodinâmica e níveis reduzidos de ruído. Desta forma, o presente trabalho conduz simulações numéricas empregando-se Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) via metodologia RANS (Reynolds-Averaged Navier-Stokes) para investigar o campo de escoamento proveniente de configurações de jato instalado em combinação com um bocal serrilhado (SMC006). As simulações foram conduzidas para as condições operacionais de Mach 0,5 e 0,9, considerando diferentes avanços de placa e distâncias verticais em relação aos escoamentos gerados, no intuito de reproduzir os efeitos de instalação ocorrendo devido à interação do jato de exaustão com a asa de uma aeronave moderna. Os resultados obtidos demonstraram que a estreita proximidade da superfície com o bocal serrilhado interfere de forma significativa sobre as características do escoamento, assim melhorando o entendimento a respeito dos fenômenos físicos ocorrendo em condições de jato fortemente integradas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto de uma bancada didática para o estudo do escoamento em canal aberto para o Laboratório de Engenharia Mecânica - Campus Tucuruí(2022-02-05) ARAUJO, Rafael de Sousa; BANDEIRA, Francisco Jarmeson Silva; http://lattes.cnpq.br/6709678701588361O presente trabalho tem o propósito de desenvolver o projeto estrutural de uma bancada didática de um canal d’água multifuncional para o Laboratório de Engenharia Mecânica (LABMEC), campus Tucuruí, com o objetivo de utilizá-la em disciplinas e em pesquisas na área de mecânica dos fluídos, além disso, avaliar a resistência da mesma, por meio do método analítico e numérico. Foram realizados cálculos analíticos para determinar volume, as forças exercidas pela água e a carga gerada pelo vidro, as tensões de flexão e cisalhamento, além do fator de segurança. Para o método numérico é realizado uma análise estrutural da estrutura metálica com o vidro e sem o vidro, por meio de um software de elementos finitos. Após realizar os cálculos e a simulação numérica, estes métodos utilizados corroboraram para que a bancada fosse considerada segura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto e análise do fluxo de um túnel de água circulante horizontal(2019) FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; MESQUITA, André Luiz Amarante; http://lattes.cnpq.br/1331279630816662O projeto das lanchas escolares desenvolvido pelo centro Colaborador de Apoio ao Transporte escolar e financiado pelo Governo Federal ficou responsável pelo projeto e produção de embarcações que servem para garantir o acesso das crianças ribeirinhas as escolas. Um projeto grandioso como esse requer avanços nos estudos experimentais dos cascos das embarcações. Um túnel de água circulante é uma instalação perfeita para diversos tipos de experimentos envolvendo cascos de embarcações, ensaios de propulsores etc. Assim, para dar suporte nas atividades acadêmicas bem como dar amparo as pesquisas que precisam de realizar experimentos com fluxo de água contínuo e uniforme, foi projetado um túnel de água circulante que se localizará no galpão do NDAE, que se localiza no campus universitário de Tucuruí. Além disso, realizou-se a análise dinâmica do fluxo via CFD afim de minimizar as variações de velocidade e encontrar o melhor projeto para aletas direcionadoras, deixando a qualidade do fluxo ainda melhor.