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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação de jovens e adultos: uma análise das práticas educativas desenvolvidas no Centro de Recuperação Regional de Cametá-CRRCAM
    (2019-08) FERREIRA, Ana Cláudia Valente; FURTADO, Gislane Damasceno; http://lattes.cnpq.br/1737653497590536
    O presente estudo intitulado A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO CENTRO DE RECUPERAÇÃO REGIONAL DE CAMETÁ-CRRCAM, analisa como as práticas desenvolvidas na educação de jovens e adultos são promovidas para a ressocialização de sujeitos privados de liberdade que cumprem pena no Centro de Recuperação Regional de Cametá-CRRCAM, bem como identificar como se organizam essas práticas e discutir seus resultados na vida destes sujeitos a partir do trabalho do pedagogo que atua nesse espaço não escolar. Neste sentido, a estratégia da metodologia nos levou para uma pesquisa de estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e com a utilização de instrumentos de coleta de dados como: Entrevistas, observação, análise de documentos disponibilizados pela SEMED e CRRCAM. As discussões foram construídas com as colaborações das obras de importantes autores da área como: Freire (1996) e (1967) uma referência da educação de jovens e adultos. Assim como Libâneo (1999) vem complementar o debate das práticas educativas e a ação do pedagogo. Os resultados apontam que a organização das práticas educativas se desenvolve aleatoriamente, até mesmo pela falta do pedagogo na instituição e do coordenador pedagmógico. Essa falta de planejamento resulta em não saber para onde essa educação vai caminhar, se possui o objetivo de somente a elevação da escolaridade ou de uma efetiva ressocialização desses sujeitos. Poucos resultados são apresentados quanto a mudanças significativas na vida dos sujeitos privados de liberdade. Pois, muito problema enfrentado para a efetivação do ensino no CRRCAM, são os mesmo que perpassam pelas instituições escolares. Portanto, ainda é necessário que as ações das práticas educativas se tornem mais efetivas e abraçadas de fato pelas instituições ao gerarem mudança de vida para os sujeitos apenados dentro e fora do contexto dos centros de recuperação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios da educação de jovens e adultos no meio rural em Breves-Marajó Pará
    (2023-12-22) BORGES, Vitória Rodrigues; Pereira, Elson de Menezes; http://lattes.cnpq.br/8122040004105896
    O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliográfico, sobre os desafios da educação de jovens e adultos no meio rural em Breves-Marajó-Pará. O intuito é evidenciar as especificidades da EJA, fazendo um breve esboço histórico, dos primórdios a contemporaneidade, da Educação de Jovens e Adultos, passando pelo o que a legislação prevê atualmente para a modalidade. E a partir disso, lançando um olhar para a atuação da EJA na Educação do Campo, assinalando a ausência da EJA na BNCC, e a partir desta, evidenciar a importância de haver um currículo adaptado para a modalidade e que tenha relevância, relação e significados para a realidade dos alunos da escola rural/ribeirnha que acessam a modalidade, para assim, discorrer sobre os desafios para garantir a Educação de Jovens e Adultos nas comunidades rurais/ribeirinhas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Educação de jovens e adultos na Amazônia marajoara: desafios e perspectivas para a emancipação social no município de Curralinho/PA
    (2019-01-17) LEÃO, Tânia dos Santos Costa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    O presente estudo tem como objeto a Educação de Jovens e Adultos na Amazônia marajoara, com a perspectiva de problematizar e refletir esta modalidade como um possível mecanismo de emancipação social para aqueles sujeitos que foram colocados à margem. Para tanto, busca-se em geral discutir a contribuição da EJA como mecanismo de emancipação social, para os jovens e adultos de Curralinho, alunos dessa modalidade de ensino, principalmente, dos que estudam na escola “Manoel Duarte”. De modo específico pretende-se: verificar se o Estado brasileiro ao longo da história tem tratado a EJA como um direito ou ação compensatória; compreender o desenvolvimento dessa modalidade de ensino em Curralinho e, também, refletir sobre a importância da EJA para a vida em sociedade de jovens e adultos no Marajó. E por fim, procuramos conhecer, por meio das narrativas orais, as percepções de docentes e discentes sobre a EJA na escola “Manoel Duarte”, elencando sentidos e significados atribuídos por esses agentes a essa modalidade em Curralinho. Em vista de alcançar os objetivos propostos adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica realizada em livros e artigos cuja a EJA é a principal referência; pesquisa documental tendo como principal documento a proposta curricular do município. Os dados foram coletados também, por meio de entrevista semiestruturada realizadas com três alunos, três professores uma coordenadora pedagógica os quais, fazem parte do universo da EJA, na escola, lócus da pesquisa. A leitura e interpretação dos dados empíricos à luz da análise de conteúdo possibilitaram constatar que a EJA em Curralinho em parte auxilia jovens e adultos subalternos no ingresso efetivo na sociedade, como cidadãos de direitos, que refletem sobre suas ações, cientes dos deveres e, principalmente, dos direitos que têm. Porém, a falta de compromisso por parte do governo municipal para materializar a EJA enquanto direito, implica de forma negativa no desenvolvimento de muitos desses alunos, e, sobretudo, no desenvolvimento educacional do município. No que corresponde a organização da EJA, na escola lócus da pesquisa, constatamos que não há um planejamento específico. Aliás, essa modalidade se apresenta como um apêndice na escola. Entendemos que a EJA, em Curralinho e na escola lócus, carece de um trabalho integrado e articulado entre gestão municipal e gestão escolar, coordenação pedagógica e professores. Concluímos que a EJA, embora, os problemas enfrentados, têm provocado mudanças na vida dos educandos. Os professores demonstraram que, por meio de seus esforços e conhecimento ajudam os alunos vislumbrarem e lutarem por um futuro diferente da realidade que vivenciam.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de jovens e adultos: a metodologia de ensino personalizada do centro de educação de jovens e adultos – CEEJA Prof. Maria Oscarina Silva Pereira, no município de Abaetetuba-PA
    (2019-07-11) SOUZA, Tays Pereira de; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473
    O presente estudo trata-se de um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Baixo Tocantins, o qual tem como problema de pesquisa saber qual a influência da metodologia de ensino personalizada desenvolvida no Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA Prof.ª Maria Oscarina Silva Pereira, no Município de Abaetetuba/PA para a formação dos educandos? bem como, discorrer sobre a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos; refletindo, assim, sobre as especificidades desta modalidade de ensino. Sendo esta uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, em que realizei análise do Projeto Político Pedagógico da instituição, partindo de concepções tais como de ARROYO (2017), FREIRE (2014), entre outros autores, além de apostilas, artigos científicos e monografias as quais auxiliaram na apropriação, compreensão e aprofundando de conhecimentos e conceitos teóricos referentes à temática abordada. Assim, por tanto, a metodologia personalizada desenvolvida pelo CEEJA é pautada por três pilares: presença flexível do aluno, atendimento individualizado e eliminação por disciplina, cujo objetivo é de facilitar o processo de ―aprendizado‖ e se adequar ao ritmo do educando, dispondo de diversos métodos para acelerar esse processo ansiando a certificação do mesmo num curto período. Deste modo, conclui-se que esse processo viabiliza apenas a certificação, não proporcionando ao educando uma relação de trocas de saberes, experiências, e conhecimentos que os façam questionar e intervir em vários segmentos, âmbitos e aspectos da sociedade, uma educação emancipatória e humanizada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa
    (2018-03-09) ARAÚJO, Danielle Sena de; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    O presente trabalho apresenta desdobramentos na interconexão entre Educação de Jovens e Adultos e Educação Inclusiva com base na realidade de uma turma numa escola da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Belém/PA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que foi motivada pela indagação: como se configuram os desdobramentos na interconexão da Educação Inclusiva e da Educação de Jovens e Adultos? Tem como objetivo analisar aspectos que podem configurar esses desdobramentos, e como instrumento investigativo utilizou-se observações in loco, e um questionário aplicado à professora da turma, e, como método de análise utilizou-se a análise interpretativa. Os resultados indicaram que apesar de a professora em suas respostas por vezes se equivocar no discurso inclusivo ela conseguia dialogar alguns momentos com a professora do AEE, de modo que as práticas se aproximassem o máximo possível para uma educação para todos, para uma educação cidadã. Acreditamos na possibilidade de uma articulação entre as organizações institucionais e de práticas educativas que possibilitem ao aluno com deficiência em uma turma de EJA ampliar sua visão sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, para tanto, faz-se necessário que a teoria e o fazer educação com inclusão estejam mais perenes para o desenvolvimento desta proposta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Evasão escolar na educação de jovens e adultos
    (2024-07-04) NUNES, Michelli dos Santos; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca oferecer oportunidades de aprendizado para aqueles que não tiveram acesso ou não concluíram a educação básica na idade adequada. Apesar dos esforços para democratizar o acesso à educação, a evasão escolar na EJA continua sendo um desafio significativo. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as causas e consequências da evasão na Educação de Jovens e Adultos, buscando compreender os fatores que contribuem para esse fenômeno e propor estratégias para enfrentá-lo, considerando a realidade do estado do Pará, em escolas municipais da educação básica como Ipixuna do Pará. E por objetivos específicos identificar os principais motivos que levam os alunos a abandonar os estudos, analisar o impacto da evasão na vida pessoal e social dos alunos, e analisar a proposta de intervenção e políticas educacionais são os objetivos específicos desta pesquisa. Utilizando uma abordagem bibliográfica, exploratória, qualitativa e descritiva, a pesquisa revela que questões socioeconômicas, infraestrutura inadequada, material didático insuficiente e a necessidade de melhor capacitação docente são fatores críticos que contribuem para a evasão escolar. O impacto da evasão é profundo, afetando negativamente a inclusão social e as oportunidades de desenvolvimento dos indivíduos. Portanto, é essencial desenvolver políticas educacionais e intervenções específicas que melhorem as condições de aprendizagem e promovam a permanência dos alunos na EJA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática pedagógica dos professores do ensino da educação de jovens e adultos: dificuldades e desafios
    (2018) GOMES, Marivalda Correa; AZEVEDO, Antonio Reis Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/6909197579392941
    Este estudo discute a prática pedagógica voltada à Educação de Jovens e Adultos - EJA. Iniciando por uma breve revisão histórica, seguindo com a obrigatoriedade e com a necessidade de uma prática pedagógica voltada a singularidade e totalidade do sujeito. Abordando as realidades e perspectivas junto as necessidade dos métodos educacionais, analisando as dificuldades e desafios que são encontrados na EJA, para que as dificuldades sejam discutidas e soluções sejam apresentadas, valorizando o melhor desempenho da aprendizagem e aproveitamento dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos: uma experiência na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na comunidade quilombola Piratuba
    (2018-07-24) PEREIRA, Maria das Graças da Silva; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473
    Este trabalho traz uma pesquisa realizada com a 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Comunidade Quilombola Piratuba localizada na PA, há 150km do município de Abaetetuba/Pa. É uma pesquisa que busca compreender um pouco mais sobre ensino que vem sendo desenvolvido nessa comunidade. Esta pesquisa tem como objeto de pesquisa a prática pedagógica da EJA, especificamente, nas práticas de ludicidade, desenvolvidas na turma de primeira etapa da Educação de jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo. Tem como objetivo geral compreender a prática pedagógica desenvolvida na 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Comunidade Quilombola Piratuba, localizada na PA. Metodologicamente a pesquisa está baseada na abordagem qualitativa, onde foi possível ir no lócus para compreender a prática pedagógica desenvolvida pela professora titular, foi possível também realizar as atividades práticas com os alunos da turma da 1ª Etapa da EJA na perspectiva lúdica com objetivo de enfatizar a valorização e a consolidação da cultura local. Desse modo, acreditamos que é a pesquisa de suma importância não só por questões pessoais, mas também, por nos dá a oportunidade de socializar saberes e conhecimentos que nos leva a reflexão sobre tal temática e sua contextualização na Amazônia Paraense.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base
    (2018-12-17) AQUINO, Perla Sofia Andrade de; CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife; http://lattes.cnpq.br/1399644816577073; https://orcid.org/0000-0003-0204-8879
    Este trabalho apresenta uma análise das práticas direcionadas à turma de Segurança do Trabalho/2016 do IEEP a partir do Documento base do PROEJA. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, de cunho qualitativo, devido à subjetividade referente à relação das práticas acompanhadas, através do estágio propiciado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Ademais, os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante, a entrevista não-diretiva com os coordenadores pedagógico e de curso, e levantamento bibliográfico, com base nos estudos de Freire (1983), Arroyo (1986), Haddad (2000), Ciavatta (2005) e Libaneo (2001). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é explicitar a contradição entre as práticas desenvolvidas na realidade do curso e os princípios propostos pelo Documento base. Os objetivos específicos são: analisar a relação entre as propostas presentes no Documento base e as práticas no curso; expor os fatores consequentes das contradições evidenciadas, mediante as informações concedidas pela entrevista; e por fim, apresentar sugestões para minimizar a problemática. O estudo demonstrou a importância da articulação entre a coordenação pedagógica, coordenação de curso e corpo docente, para o planejamento e desenvolvimento de ações que contribuam para efetividade dos princípios e objetivos do PROEJA, visando proporcionar o acesso e permanência, a formação integrada dos estudantes e a formação contínua dos professores.
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