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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A experiência do estágio supervisionado na coordenação pedagógica: análise dos desafios enfrentados e dos aprendizados adquiridos
    (2025-02-21) GONÇALVES, Marcilene Rodrigues; PEREIRA, Edir Augusto Dias; http://lattes.cnpq.br/8073664444803317
    Este relato descreve a experiência vivenciada durante a disciplina de Estágio Supervisionado na Coordenação Pedagógica, no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), na EMEF Santa Maria, situada no município de Cametá Pá. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, teve como objetivo acompanhar e participar das atividades da coordenação pedagógica e observar as práticas e interações no cotidiano escolar. Durante o estágio, foi realizada uma intervenção com o tema 'Escola: um lugar estratégico para cuidar da saúde mental', com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente educacional. Além disso, a vivência permitiu uma análise crítica dos desafios enfrentados pela coordenação pedagógica, com destaque para questões de comunicação entre a equipe pedagógica e administrativa, e a criação de estratégias para promover um ambiente inclusivo e eficaz. Esta experiência foi essencial para a formação acadêmica, ampliando a compreensão sobre a complexidade do papel do coordenador pedagógico e sua importância na implementação de práticas educacionais de qualidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da aprendizagem na educação básica: reflexões sobre as concepções adotadas nas escolas e a perspectiva para uma formação crítica e cidadã
    (2022-04-18) SARRAF, Daciene Corrêa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    O artigo apresenta reflexões acerca da avaliação da aprendizagem praticada na sala de aula da escola básica a partir da literatura disponível. Para tanto elegemos as seguintes questões: Que concepções orientam avaliação da aprendizagem na sala de aula da escola básica? Como avaliar para uma formação crítica e cidadã? O que deve se priorizar no processo de avaliação que corrobore ao desenvolvimento da cidadania? O estudo caracteriza-se como bibliográfico de abordagem qualitativa e conta com a contribuição de escritos de autores como Tyler (1979), Libâneo (1994), Depresbiteris (1997), Haydt (1995), Saul (2010), Hoffmann (2001, 2008, 2012), Luckesi (2003) e outros. A análise releva que na escola básica ainda se privilegia uma a avaliação da aprendizagem pautada nas perspectivas classificatória e quantitativa. Isso significa que a avaliação volta-se para julgar, medir em vista de obtenção de resultados em avaliações externas. O desafio das escolas e seus docentes para reverter essa lógica perpassam por reflexões críticas acerca de ações e práticas pedagógica e metodológica adotadas. Conclui-se que para promover uma avaliação da aprendizagem que valorize os aspectos qualitativos faz-se necessário adotar procedimentos didáticos pautados em práticas mediadora e dialética, sob orientação de concepções como a diagnóstica, contínua, formativa e emancipatória, enquanto instrumentos para o desenvolvimento da cidadania.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental da escola Dr. Vicente Maués em Abaetetuba-PA
    (2019-03-25) RIBEIRO, Luciana Helena Gomes; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    A avaliação da aprendizagem precisa está vinculada de maneira contínua e processual ao cotidiano escolar, com a intenção de melhorar o processo de ensino/aprendizagem, promovendo reflexões permanentes que ajudam a alcançar os objetivos do professor e do aluno na construção do conhecimento. Para isso existem inúmeros instrumentos avaliativos que podem ser usados para auxiliar o professor no alcance dos objetivos propostos, proporcionando uma avaliação formativa. O presente trabalho tem por objetivo compreender as práticas avaliativas presentes em uma turma de 3º ano do ensino fundamental; analisar as concepções de avaliação compreendendo sua dimensão e suas implicações na prática avaliativa; observar as práticas de avaliação; investigar os instrumentos de avaliação presentes no cotidiano de sala de aula de uma escola pública de ensino fundamental; Para fins de análise, optou-se por uma investigação qualitativa, por entender que esta é a forma mais adequada para atingir os objetivos propostos. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, explicitando as concepções de vários autores que discutem sobre o tema avaliação, através livros, artigos científicos e periódicos. A coleta de dados foi realizada em uma escola pública de ensino localizada no município de Abaetetuba-Pará, junto aos alunos e professora do 3º ano do ensino fundamental, utilizando observações e questionário como instrumentos de coleta de dados. A avaliação não deve ser produto final, mas deve ser diagnóstica, com a intenção de sempre verificar o que o aluno já sabe, possibilitar traçar objetivos, refletir que instrumentos avaliativos poderá ser utilizado para alcançar esses objetivos, e também de uma avaliação que seja de fato formativa, processual, contínua, que visa o acompanhamento do aluno sempre fazendo essa associação entre avaliação diagnóstica e avaliação formativa com o intuito de fazer com que o aluno aprenda, verificar o porquê que o aluno não está conseguindo aprender.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento dos servidores docentes da Universidade Federal do Pará: algumas reflexões
    (2019-01-11) SOUSA, Sheila Gomes Carneiro; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902; https://orcid.org/0000-0001-9503-9175
    Este trabalho busca refletir sobre a formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores docentes da Universidade Federal do Pará, tendo no eixo principal a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT). Caracteriza-se como de revisão bibliográfica e documental. A partir das leituras é possível identificar as concepções teóricas sobre a formação continuada docente. Apresenta a formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores docentes da Universidade Federal do Pará, tendo no eixo principal a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Discursos de crianças do ensino fundamental sobre práticas escolares de avaliação
    (2019-09-06) SILVA, Elenize Saraiva da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    O presente trabalho analisa discursos de crianças do Ensino Fundamental sobre avaliação da aprendizagem, procurando perceber os sentidos que as mesmas atribuem à avaliação realizada no contexto escolar e como esta prática pode ser pensada enquanto dispositivo de disciplinamento e controle exercido sobre as mentes e os corpos dos alunos e alunas a partir de um variado número de rituais institucionais. As análises estão pautadas no pensamento do filósofo francês Michel Foucault, sobretudo, no que tange à discussão sobre a relação entre discurso, saber e poder e sobre os dispositivos de poder disciplinar colocados em ação pela escola por meio das práticas avaliativas. O estudo opera com o referencial foucaultiano em diálogo com autores brasileiros do campo da avaliação educacional, tais como Luckesi (2008); Hoffmann (1994, 1995, 2002); Esteban (2003); Saul (2010). A pesquisa se pauta numa abordagem qualitativa, os dados empíricos foram coletados durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública do município de Bragança-PA, em que foi possível ouvir os alunos e alunas das turmas de 3º e 5º ano do Ensino Fundamental sobre as suas experiências com a avaliação, assim como possibilitou caracterizar as práticas avaliativas da escola por meio do diálogo com gestores e professores. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a observação participante e a entrevista semiestruturada em grupo. Por meio da observação participante foram percebidos eventos vivenciados pelas crianças relacionados à avaliação, bem como as práticas das professoras no contexto de sala de aula. A entrevista semiestruturada foi realizada com um grupo de 10 crianças, 5 de cada turma, envolvendo dinâmicas adequadas à faixa etária das mesmas, com o objetivo de sensibilizá-las para se expressarem acerca do tema. O diálogo com as professoras regentes das duas turmas e com a gestão possibilitou complementar dados sobre a concepção e a prática da avaliação na instituição. Os discursos das crianças mostram a percepção da avaliação como sinônimo de prova e de exame, assim como atribuem a esta sentidos de medo, de punição e de castigo, devido ao poder disciplinar que os pais e professoras exercem sobre as mesmas por meio da avaliação. Argumento que no contexto pesquisado a avaliação envolve atitudes e comportamentos de ameaça por parte de pais e professores, o que gera medo nos alunos, medo do erro, da reprovação, do insucesso. É evidenciado, também, que as práticas de avaliação na escola ainda estão baseadas em um modelo tradicionalista de educação, supervalorizando a prova como instrumento de controle dos educandos, embora muitas vezes, em termos de proposta e argumentos, a gestão escolar e os professores defendam concepções progressistas e a diversificação de procedimentos e instrumentos qualitativos de avaliação. Em síntese, sugere-se que a pesquisa na área da avaliação deveria investigar mais profundamente aquilo que os alunos interiorizam sobre os processos avaliativos, o que muito pode contribuir para a construção de uma outra cultura avaliativa na escola, que aprimore práticas de acompanhamento do desempenho dos alunos num sentido mais diagnóstico e formativo e menos punitivo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará
    (2024-08-28) MAIA, Jonara Pina; SOUZA, Sulivan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6453501332505435; https://orcid.org/0000-0003-3391-0265
    O presente trabalho tem como objetivo identificar os impactos sociais, e educacionais e emocionais do fechamento da escola pública São João da Comunidade do Jararí - Porto de Moz. A escola não é um local apenas de transmissão de saberes, mas sim um espaço de socialização, partilha de conhecimentos tradicionais e valores socioculturais tanto dos alunos, quanto dos pais e dos demais comunitários, que aproveitavam o espaço para fazer as reuniões, compartilhar saberes, e diálogos sobre elementos de interesses de todos. A produção de dados foi realizada em março de 2024, por meio de entrevistas com 3 alunos, entre 13 e 17 anos de idade, 2 responsáveis e 1 ancião, totalizando 06 pessoas da comunidade. Os dados apontam que um dos motivos que levaram o fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João na comunidade do Jararí, voltou-se para o custo que esses alunos representavam para o município que não levaram em consideração a identidade da escola e as questões inerentes à sua realidade. Tão pouco levou em conta a memória coletiva, a cultura e o sentimento de pertencimento a um local que estava sendo fortalecido no espaço escolar. O deslocamento dos alunos da comunidade para zona urbana é um dos principais fatores que prejudicam o desenvolvimento de suas habilidades, além de passar por temporais no rio, período chuvoso, acordar cedo, refeições fora de hora isso, tudo implica no processo de aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins
    (2022-07-14) SILVA, Rayana Barros da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    As reflexões aqui contidas visam apresentar o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão, Sociedade, Estado, Educação: ênfase nos governos municipais e educação do campo- GEPESEED, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFPA CAMPI DO INTERIOR, que teve como objetivo investigar como se efetivam as políticas públicas educacionais de Ensino Médio na formação dos estudantes do campo e da cidade, em escolas públicas estaduais, nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Concórdia do Pará, Moju e Tomé-Açu. A partir de estudo das legislações, das bases teóricas e análises de dados empíricos, tornou-se possível estabelecer compreensões sobre as mediações que se estabelecem na efetivação das políticas educacionais para a etapa do Ensino Médio. Nesse sentido, o estudo apontou a necessidade de a política educacional considerar aspectos da região, como um espaço socioeducativo e político, onde a concepção de educação garanta aos sistemas de ensino autonomia para formular os seus projetos políticos pedagógicos, com a participação da comunidade no processo de construção desses regulamentos, objetivando proporcionar aos estudantes uma escola que perspective garantir a referência em valores e princípios pautados não somente no trabalho, mas também, na cidadania e diversidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática da coordenação pedagógica no contexto da escola Antônio de Oliveira Gordo (AOG) no município de Moju - Pará: limites, desafios e perspectivas
    (2019-06-13) GOES, Lauriane Correia; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho tem como objetivo compreender a função da coordenação pedagógica no que concerne às limitações, às possibilidades e às perspectivas da sua atuação no contexto da Escola Antônio de Oliveira Gordo, localizada no município de Moju, no Pará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso etnográfico, por nos permitir compreender e retratar as particularidades do objeto em questão num determinado espaço e tempo. Para definir a metodologia, dialoguei com teóricos como André (1995); Lüdke; André (1986); Bogdan; Biklen (1994), entre outros. Como procedimentos de coleta de dados, foi feita a observação do cotidiano da referida escola, realizadas entrevistas e registros fotográficos. Como aporte teórico utilizei Almeida e Placco (2012), Clementi (2009), Libâneo (2010), entre outros. Os dados analisados permitiram identificar e analisar a prática da coordenação pedagógica na escola Antônio de Oliveira Gordo, assim, é possível afirmar que o profissional desta área realiza várias funções, diante de várias instâncias da escola, ou seja, diante do corpo docente, do corpo discente, do corpo gestor-administrativo, frente ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e frente as demais atividades da escola, assim as coordenadoras da escola Antônio de Oliveira Gordo, são responsáveis por organizar a formação continuada docente, orientar os professores nas suas práticas, ajudar na elaboração das avaliações dos alunos, atender pais e alunos, vigiar entrada e saída de alunos, possibilitar a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) junto à comunidade escolar. Também foi possível perceber que a coordenação pedagógica é uma função repleta de desafios, pois, quem assume esse papel tem que realizar além de suas tarefas a de outros profissionais, comprometendo inclusive a sua identidade dentro da escola. Concluímos com este trabalho que ainda que os desvios de função seja uma realidade no cotidiano da coordenação pedagógica da Escola Antônio de Oliveira Gordo, a maior perspectiva é o reconhecimento profissional.
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