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Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação das aprendizagens: entre o dito e o praticado(2018-12-21) RIBEIRO, Fábio José Alves; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XEste trabalho, desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa intitulado “Percepções de Licenciandos sobre avaliação de aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo identificar concepções e instrumentos de avaliação que permeiam a prática de uma professora do 4˚ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belém-PA. Para tanto, fundamenta-se teoricamente nos estudos de Fernandes (2009), Luckesi (2012), Hoffman (2010) e outros que discutem sobre concepções de avaliação e instrumentos utilizados para avaliar. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em: estudo teóricos, observações tendo como norte a Matriz de Observação do Projeto AERA (BORRALHO e LUCENA, 2015), grupo de discussões, aplicação de questionário e análises. As análises permitem indicar que a professora apresenta discurso compatível com aspectos presentes na concepção de avaliação formativa. No entanto, ao ser observada sua prática, identificou-se presença em maior número de iniciativas compatíveis com a concepção de avaliação como medição e quantificação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação formativa: um olhar discente/docente sobre as práticas dos professores dos anos iniciais(2019-12-12) SANTOS, Karine Cerdeira dos; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XEste trabalho apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa intitulado “Avaliação das aprendizagens em aulas de matemática nos anos iniciais: percepções de graduandos”, cujo objetivo consistia em identificar e discutir, sob uma ótica de avaliação formativa, o processo de avaliação proposta pelos professores de turmas do 4º e 5º dos anos iniciais. Para tanto, fundamentamo-nos nos estudos de Fernandes (2008) ao propor a avaliação formativa alternativa, Borralho, Lucena e Brito (2015) cujo principal objetivo da avaliação precisa ser para a melhoria das aprendizagens, Perrenoud (1999) propondo a regulação aos níveis das aprendizagens, de modo a individualizá-las por meio da avaliação formativa e Silva (2004) propondo a ressignificação das concepções e das práticas avaliativas. A pesquisa, de caráter descritivo, foi organizada em: estudos teóricos, observação, grupo de discussão, aplicação de questionário e análise do material empírico. Participaram do projeto 10 graduandos do 7˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA, Belém-PA, que cursavam o tema Estágio de Docência II. As análises da pesquisa apontaram que a partir das concepções desses graduandos os professores das escolas alvo da pesquisa, ainda enxergam a avaliação dissociada do processo de ensino-aprendizagem, além de concretizar a prova como principal instrumento para avaliar. Quanto aos graduandos, evidenciamos que houve aprendizado em relação a três aspectos: a ampliação dos conceitos relacionados à avaliação formativa; percepção sobre indissociabilidade entre ensino-aprendizagem-avaliação e ampliação do conhecimento de instrumentos de avaliação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação para as aprendizagens em matemática: dinâmicas e práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais a partir do questionário SAEB/2015(2018-02-28) PEIXOTO, Wilton Medeiros; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/3255121871351967Este artigo tem como objetivo mapear práticas pedagógicas e dinâmicas escolares recorrentes entre os professores do 5º que ensinam matemática nas escolas públicas de Belém. As análises centram-se sobre as evidencias empíricas apresentadas por Black e William, que apontam a avaliação formativa como mais adequada para as aprendizagens. Utilizamos como instrumento de pesquisa os microdados do SAEB (2015). Os resultados da pesquisa apresentam frequências de seis práticas e sete dinâmicas comuns entre os professores.