IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no Clube de Ciências da UFPA(2014-12-17) CAJUEIRO, Dayanne Dailla da Silva; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este trabalho é um relato de experiência sobre as atividades educacionais desenvolvidas a partir do estágio docente realizado no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará no ano de 2012. Para a organização e apresentação das informações, utilizei a narrativa histórica e linear dos fatos. A construção e destaque do enredo descrito foram realizados com base nos momentos formativos de um grupo de professores estagiários, no qual me incluo, e de nossos alunos. Esse processo será evidenciado sob a ótica e ênfase da experiência que tivemos quando desenvolvemos atividades de ensino de física nos anos iniciais, logo os destaques foram dados aos elementos que expressaram as possibilidades de aprendizagem desse processo. Para isso, foram utilizados os diários, atividades, filmagens e entrevistas que ilustrem as experiências vivenciadas por nós, evidenciando a riqueza formativa da mesma com base nas possibilidades e enfrentamento das dificuldades. Nesta perspectiva, para nós professores estagiários, foi evidenciada: a possibilidade de aprender sobre a construção de projeto de investigação científica, o enfrentamento das dificuldades formativas e de conhecimento teórico sobre o conhecimento físico em nível escolar básico, o desafio de ensinar uma temática que não era familiar e de fácil receptividade, transpor de forma didática esse conhecimento aos alunos. Para as crianças, foi evidenciada a possibilidade de aprender ciências com o viés do conhecimento físico, participar de atividades práticas e da elaboração de um projeto de pesquisa infantil sobre a temática. A mudança de abordagem, a rejeição, o enfrentamento e a superação fizeram parte da nossa construção e constituição enquanto docentes. Sincronicamente, entendo que os estudantes têm a oportunidade de participar de aulas de sequências didáticas, experimentos, projeto de ciências, perceber o conhecimento físico como parte integrante da área científica e como conhecimento possível de ser ensinado nos anos iniciais de ensino, com potencialidade de compreensão e aprendizagem dos mesmos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ludicidade e prática investigativa: o campeão de cambalhotas para ensinar energia mecânica no 5° ano do ensino fundamental - um relato de experiência(2019-12-27) SANTOS, Raimundo Wilson Fernandes dos; BARROS, Jônatas Barros e; http://lattes.cnpq.br/3305989488331260; https://orcid.org/0000-0003-3774-0056O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência sobre a utilização do brinquedo Campeão de Cambalhotas, para ensinar conservação de energia mecânica, a alunos do 5º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosalina Alvares Silva Cruz. A aula foi planejada com princípios do ensino lúdico e de práticas investigativas no ensino de ciências. Foi elaborada uma sequência que envolveu distribuição da turma em 6 grupos, em que cada grupo deveria produzir um campeão de cambalhotas, medir o tempo de descida do brinquedo em uma rampa inclinada e encontrar uma estratégia para diminuir o tempo de descida do campeão de cambalhotas. Ao longo do cumprimento dessas etapas, se trabalhou os conceitos de transformação de energia potencial gravitacional em energia cinética e conservação de energia mecânica, os quais foram aprendidos pelos alunos de modo significativo, como ficou evidenciado nos registros.