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Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por CNPq "CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA::ESTATÍSTICA::ANÁLISE DE DADOS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Processos investigativos no tratamento da informação nos anos iniciais de escolaridade(2017-04-24) ARAÚJO, Roberta Teófilo de; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798Essa pesquisa teve como objetivo proporcionar a alunos dos anos iniciais articularem representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares com o intuito de fazer com que eles identificassem e interpretassem, lessem e compreendessem informações de dados contidos em tabelas e gráficos. A proposta aborda o tema alimentação em uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa é de natureza qualitativa na qual fizemos uso de uma perspectiva teórico do Registro de Representação Semiótica. A proposta foi aplicada a uma turma do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Belém-Pará. A pesquisa surgiu com a problemática: Como os alunos dos anos iniciais articulam representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares? Concluímos que no ensino da matemática há necessidade que se abordem desde os anos iniciais do ensino fundamental, tarefas que contemplem habilidades como: coleta, organização, construção e interpretação de dados, a fim de auxiliar os alunos no processo de construção de cidadãos críticos capazes de interpretar as inúmeras informações, nos mais diversos meios de comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexão acerca do tema tratamento da informação nos anos iniciais de escolarização(2016-06-10) MIRANDA, Fernando da Silva; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924Nessa presente pesquisa sobre o tratamento da informação nos anos iniciais tem como principal foco a parte de tabela e gráficos, tento como objetivo de mostrar as dificuldades do ensino-aprendizagem sobre a parte de tabelas e gráficos, tento como base de pesquisas os relatos dos professores na área dos anos inicias os documentos oficiais que são, os parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) e a Base Nacional Comum Curricular os livros didáticos. Pude chegar a conclusão que através dessa pesquisa concluir que os problemas de ensino-aprendizagem pode ser resolvidos de maneira simples num assunto tão rico para ser explorado pelos professores trabalhando com fatos do cotidiano do aluno trazendo para dentro da sala de aula assuntos que faz com que os alunos tenha interesse em aprender e com isso ser torna uma adulto com autonomia, com a capacidade de solucionar problemas do seu cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos(2014-02-28) VILHENA, Vera Débora Maciel; SILVA, Maria de Fatima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444A presente pesquisa incide diretamente na formação de professores e alunos acerca da problemática do ensino e da aprendizagem de construção e análises de dados de gráficos e tabelas nas séries iniciais do Ensino Fundamental realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Consideramos a sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a respeito do Tratamento da Informação, bem como a proposta curricular da escola estadual que nos levou a fazer algo mais pelos professores e alunos da escola em termos de leitura, interpretação, análise e organização de dados, variáveis consideradas essenciais tanto para professores quanto para educandos. A investigação contou com oficinas sobre tratamentos da informação dirigida a 16 professores de uma escola estadual, e uma turma de 30 alunos do 5° ano do ensino fundamental, as quais ocorreram no período de março de 2012 a agosto de 2013. Os resultados apontam para a desenvoltura dos professores e dos alunos frente à leitura, construção e interpretações de gráficos. Ambos souberam aproveitar a oportunidade que os bolsistas do PIBID lhes deram, pois todos os professores envolvidos nas oficinas passaram a ministrar aula de matemática. Os alunos sujeitos da pesquisa tiveram bom rendimento nas atividades sugeridas e na Provinha Brasil. O tratamento da informação com materiais concretos ajudou, sobremaneira, na aprendizagem da técnica e na compreensão da importância desse estudo no conteúdo escolar.