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Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por CNPq "CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das dificuldades de estudantes do 5º ano do ensino fundamental sobre o conceito de divisão(2019-01-10) SILVA, Marcos Roberto Pires da; MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio; http://lattes.cnpq.br/5777140441938248; https://orcid.org/0000-0003-2853-1965Este trabalho, que tem por objetivo, identificar se há dificuldades na resolução de problemas de divisão por alunos do 5º ano do ensino fundamental, a partir da estratégia utilizada pelos alunos investigados e tendo como norte a consolidação da correta utilização do algoritmo da divisão, destaca a importância do conhecimento do conceito de divisão. Foi utilizado, em consonância com os referenciais bibliográficos pesquisados, um questionário contendo problemas de divisão sem a presença de resto e com a presença de resto, cujos objetivos para cada uma das questões é descrito após a apresentação da mesma. Trabalhamos diferentes contextos para tentar facilitar o entendimento dos problemas por parte dos alunos e também mostramos como a operação de divisão pode estar presente no cotidiano desse aluno. Foram analisadas cada questão respondida pelos sujeitos investigados e as respostas foram categorizadas segundo as semelhanças nas resoluções. Foram seis questões respondidas por vinte e seis alunos, dando um total de cento e cinqüenta e seis questões analisadas e em apenas duas delas tivemos respostas em branco. Buscamos ilustrar o maior número possível de sujeitos investigados diferentes nas respostas escolhidas e nenhuma das estratégias de resolução foi desprezada. As análises mostraram que existem sim dificuldades na resolução de problemas de divisão por alunos do 5º ano do ensino fundamental, que vão desde falha na interpretação do problema, passando por erros como o uso da tabuada e calculo até o não tratamento correto para problemas que apresentam a existência de resto e que pontos podem ser melhores trabalhados pelos professores quando da identificação dessas dificuldades até a correta utilização do algoritmo como estratégia de resolução mais rápida para problemas de divisão.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A educação financeira nas séries iniciais do ensino fundamental(2017-04-30) MIRANDA, João Vagno da Costa Silva; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924A educação financeira de uma criança abrange componentes que vão além dos conceitos econômicos, sendo importante uma atenção especial à preparação dos mais novos quanto ao uso correto do dinheiro, para que cresçam responsáveis e bem informados. Pensando nesta problemática, este artigo, , tem por objetivo principal, mostrar a importância da educação financeira na infância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia(2019-01-09) SERRA, Lucivaldo Nascimento; BARROS, Jônatas Barros e; http://lattes.cnpq.br/3305989488331260; https://orcid.org/0000-0003-3774-0056O presente trabalho baseia-se na proposição teórica de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre a conservação de energia. A SDI tem como referenciais teórico-metodológicos a alfabetização científica e o ensino por investigação. Isto é de suma importância para uma proposta de ensino que tem por objetivo fazer com que os docentes despertem nos alunos a compreensão das energias existentes. Assim, com o intuito de levá-los a terem acesso aos conhecimentos científicos, faz- se necessário uma elaboração da linguagem e da epistemologia da ciência pelos docentes. Partindo destas informações iniciais, a sequência didática proposta tem como seu ponto crucial, o modo de se obter energia limpa através da consciência da conservação de energia, a partir de atividades que desenvolvam habilidades do fazer científico nos alunos, tais como: o teste de hipóteses, a argumentação, trabalharem com dados, dentre outros. Assim, a alfabetização científica e o ensino por investigação proporcionarão um ambiente pedagógico que possibilite ao estudante ampliar a sua visão de mundo e torná-lo capaz de modificar a sua própria realidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem sobre teoria dos números: debates e discussões(2019-01-10) PEREIRA, Edmilson; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como a Teoria dos números é discutida em algumas pesquisas científicas na área da Educação Matemática a fim de ter uma exposição de sua importância para a educação matemática. Para tal desenvolvemos uma meta-análise sobre o tema Teoria dos Números no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O que nos possibilitou ter um panorama de pesquisas sobre o tema Teoria dos Números em pesquisas no Brasil. Para auxílio das discussões nos apoiaremos nos trabalhos da pesquisadora Rina Zazkis sobre o tratamento da divisibilidade e concepções em sua pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O jogo de varetas: possibilidades para o trabalho com a proporcionalidade(2019-01-11) SANTOS, Ellen Lúcia Rodrigues dos; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais(2019-01-10) PRESTES, Tainá Pereira; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XEsta pesquisa acadêmica tem como objetivo compreender as percepções do ensino de matemática de alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais, a partir da Teoria do Desenvolvimento de Henri Wallon. Utilizando os fundamentos teóricos e metodológicos da Análise Textual Discursiva, o estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, pertencente à rede estadual do município Belém/PA, na qual realizamos a atividade com três alunos com NEE. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi organizado em três etapas. Na primeira, realizamos a observação dos aspectos concernentes à prática da professora regente. Na segunda etapa, fizemos a aplicação de uma entrevista semiestruturada com os três participantes da pesquisa a respeito das percepções que os mesmos apresentam sobre o ensino da matemática. Na terceira, realizamos a análise dos dados com a metodologia de análise supracitada. O estudo constatou que a compreensão dos níveis de desenvolvimento, da singularidade e do contexto social de cada aluno é de grande valia para o desenvolvimento de estratégias didáticas que visam a real aprendizagem do alunado, não somente no ensino da matemática e para alunos com necessidades educacionais especiais, mas para o alunado como um todo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a possibilidade de articulações entre: contexto amazônico, saberes docentes e resolução de problemas matemáticos(2017-04-24) NASCIMENTO, Janderrier Aleteia Vasques do; LEVY, Lênio Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1171794682934046; https://orcid.org/0000-0002-8513-9460Este trabalho voltou-se para a tentativa de percepção de determinados saberes passíveis de aquisição (ou de construção) por professores ao longo de suas vidas pessoais e profissionais. O intuito foi o de verificar se educadores manifestavam – em seus depoimentos sobre Resolução de Problemas Matemáticos – influências ligadas às suas vivências culturais, ou melhor, influências vinculadas ao contexto amazônico. Realizou-se uma pesquisa com duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Belém, Pará, cujos dados foram coletados por meio de entrevista e de questionário. Tentou-se verificar se docentes que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao manifestarem saberes do conteúdo (matemático) e saberes pedagógicos do conteúdo (matemático), expressavam aspectos da cultura local quando de suas falas e/ou de seus depoimentos escritos acerca da tendência metodológica chamada Resolução de Problemas Matemáticos. Concluiu-se que houve / há repercussões (nos saberes dos docentes investigados), embora em grau extremamente reduzido, de aspectos da cultura amazônica quando de manifestações (por parte dos professores) acerca da formulação e da resolução de problemas matemáticos.