Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA
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Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades e possibilidades para o ensino de Botânica na cidade de Altamira-PA(2021-02-23) FIGUEREDO, Francisco Alex Oliveira; PARRY, Maurício Möller; http://lattes.cnpq.br/2658025583786184; SANTOS, Reginaldo dos; tp://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Este trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida em 2019, com os objetivos de: (1) conhecer opiniões de professores de Ciências/Biologia sobre entraves e possibilidades para o ensino de Botânica; e (2) analisar possibilidades para que o professor de Ciências/Biologia construa um herbário escolar como estratégia metodológica atrativa para o ensino de Botânica, mediante a participação protagonista dos alunos. A pesquisa coletou dados por meio do contato com dois grupos de sujeitos: 1. Professores de Ciências e Biologia que atuam em escolas públicas na cidade de Altamira-PA; e 2. Alunos do Ensino Médio de uma das escolas desses professores. Como técnicas e instrumentos de coleta de dados, os pesquisadores usaram entrevista com roteiro semiestruturado junto aos professores e observação direta e roda de conversa com os alunos. Entre os resultados alcançados destaca-se que o maior entrave para o ensino de Botânica nessas escolas está fortemente relacionado à falta de materiais didáticos para aulas práticas mais atrativas e que sejam de fácil acesso para os professores. Assim, destacamos, também, que a produção de herbário escolar pode ser uma possibilidade viável para o enfrentamento desse problema/obstáculo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O livro didático segundo a opinião dos professores de Ciências de escolas públicas da Zona Urbana do Município de Vitória do Xingu-PA(2023-06-20) CARVALHO, Adienne Rocha de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é uma ação de política pública do Ministério da Educação, que tem como objetivo comprar e entregar, sistematicamente e gratuitamente, a todos alunos de todas as escolas públicos do Brasil, todos os livros didáticos que precisam em todos os anos de estudo no nível da Educação Básica. O PNLD é um programa suplementar de material didático e, assim, é uma ação de consolidação de uma educação pautada na equidade, com vista ao enfrentamento das desigualdades socioeconômica enfrentadas por muitos alunos das escolas públicas de todas as regiões do País. Frente a isso, este Trabalho de Curso discorre sobre uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida no ano de 2022 e parte do ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar opiniões de professores de Ciências de escolas públicas da zona urbana do município de Vitório do Xingu-PA sobre o livro didático. Como técnica e instrumento de coleta de dados, a pesquisa usou roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado aos professores público-alvo da pesquisa. Os resultados revelam que a opinião desses professores sobre o livro didático é um misto que vai desde o perceber e conceber esse livro como algo que pode ser dispensado de ser entregue às escolas pelo governo, até um material de fundamental apoio didático que deve trazer todo o conteúdo a ser trabalhado, conforme orienta o currículo oficial em âmbito nacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal(2023-06-30) SILVA, Hércules Oliveira da; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226O enfoque ou movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) surge por volta dos anos de 1960-70, com intensão de discutir as relações positivas e negativas que a Ciência e a Tecnologia constituem com a sociedade. Atualmente este enfoque é apresentado como estratégia e finalidade para o Ensino de Ciências, na perspectiva da promoção da Educação em Ciências. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Curso apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida no ano de 2022 e parte de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar percepções de um grupo de licenciandos de uma universidade pública paraense, sobre o enfoque CTS. Como instrumento e técnica de coleta de dados, essa pesquisa usou questionário estruturado com questões em formato de afirmações para serem respondidas mediante a demonstração de concordância ou discordância sobre qual afirmação. Assim, esta pesquisa envolveu, como público-alvo um grupo constituído por 35 licenciandos, sendo deste 18 licenciandos em fase de início de curso e 17 em fase de conclusão. Desta forma, a pesquisa foi concluída considerando que esse grupo de licenciandos, com maior destaque para o grupo de concluintes, possuem entendimento sobre de CTS próximo ao entendimento que os autores que pesquisam sobre esse tema consideram como adequado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia: o que dizem os trabalhos publicados no VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)(2023-12-08) FLAUZINO, Jessica Gabriela da Silva; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Entende-se que a música pode ser considerada uma linguagem universal que nos acompanha desde o nascimento, e se encontra constantemente presente em nosso cotidiano. Assim, entende-se que no ensino escolar ela pode ser um instrumento e/ou estratégia didático-pedagógico para o processo de ensino-aprendizado contextualizado. Além disso, a música é um recurso didático de baixo custo, podendo tornar o conhecimento mais acessível e significativo, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar pode ser considerada uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino e no desenvolvimento da aprendizagem significativa. Frente a isso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar como os trabalhos publicados nas três últimas edições (VI, VII e VIII) do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), abordam sobre o uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia. A pesquisa foi concluída considerando que, nessas três edições desse evento, a abordagem sobre música é quase que inexistente, mas os poucos trabalhos publicados nesse evento abordam sobre o uso de música como estratégia e/ou recurso de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia, como mais uma possibilidade eficiente para a promoção do ensino-aprendizagem atrativo, significativo e contextualizado, possível de ser utilizado em diferentes contextos educacionais do ensino escolar.