Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu
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Navegando Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu por CNPq "CNPQ::OUTROS::CIENCIAS"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo(2022-05-06) ARAÚJO, Deborah da Silva; BRAGA, Daniel Palma Perez; http://lattes.cnpq.br/7770372860220449A temática sobre agroecologia abre caminhos metodológicos que possibilitam um ensino-aprendizagem voltado a realidade do jovem de escolas do campo. Entretanto, esse método de ensino ainda não faz parte do sistema de educação convencional, principalmente nas escolas municipais das zonas rurais. Alternativamente, a CFR trabalha um método pedagógico diferenciado, fazendo com que o jovem esteja mais conectado ao seu modo de vida. O presente trabalho busca objetivo refletir sobre a inserção de temáticas ligadas à Agroecologia nas escolas do campo com base nas experiências da CFR de Brasil Novo, propondo uma sequência didática para o ensino de ciências a partir dessas reflexões. Para isso realizou-se um estudo bibliográfico e entrevistas acerca do tema, associando experiências de educandos e educadores adquiridas na CFR de Brasil Novo, a partir de uma abordagem qualitativa. O estudo se deu por meio do que se viu e ouviu dos educandos e educadores, onde será apresentado uma proposta metodológica, que pode ser realizada em outras escolas municipais da zona rural, oportunizando-as a terem um conhecimento agroecológico nas aulas de ciências. Essa proposta será focada no estudo através da horta, sendo esta considerada um laboratório vivo disponível a diferentes atividades didáticas. Vale ressaltar que sua instalação em ambientes escolares proporciona um conjunto de vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados à educação ambiental e educação para a saúde através dos aspectos nutricional e alimentar. Os resultados apontam a necessidade de pensar e alterar as práticas na sala de aula associando as experiências adquiridas na CFR com métodos mais alternativos e diversificado voltada a agroecologia, conectando o estudante com sua realidade.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Mudanças socioambientais ocorridas nas matas ciliares, do igarapé Arapari: a visão dos atores sociais da Comunidade Arapari em Senador José Porfírio - Pará(2022-05-09) MOURA, Clisiele Rodrigues; SILVA, Maristela Marques da; http://lattes.cnpq.br/1620976380900108O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as diferentes visões dos atores sociais envolvidos na pesquisa (professores, alunos e moradores da comunidade) sobre as mudanças socioambientais ocorridas nas matas ciliares, e suas ações educativas do igarapé Arapari, um importante recurso hídrico do município de Senador José Porfirio- PA. A metodologia utilizada neste trabalho é a qualitativa, onde foram obtidas informações a partir de entrevistas semiestruturadas com diferentes sujeitos que residem na comunidade. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram famílias que residem na comunidade, professores que atuam na escola e estudantes, totalizando doze entrevistas que foram realizadas no período de abril a maio de 2021. Os resultados da pesquisa comprovam a importância desse recurso hídrico para comunidade na visão dos jovens, das famílias e educadores. Os principais problemas ambientais identificados foram o desmatamento das matas ciliares do igarapé Ararapi, o uso do fogo, presença de lixo nas margens e no leito do igarapé e a falta de consciência dos moradores. Sendo identificado que a vegetação ciliar foi substituída principalmente pelas pastagens para criação de gado bovino, que resulta em vários problemas ambientais como a erosão do solo, diminuição da qualidade da água, no desaparecimento das espécies aquáticas e silvestres. A escola atua na discussão dessa problemática com diferentes ações, mas, segundo a opinião dos interlocutores é necessário ampliar essa atuação através de ações educativas que envolvam os jovens e suas famílias, na implementação de propostas como o plantio de espécies nativas nas margens do igarapé e práticas que evitem as queimadas, envolvendo todos os moradores da comunidade.