Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu
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Navegando Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A pesca artesanal e suas possíveis relações com o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do Xingu, Senador José Porfírio (PA)(2022-04-01) MAIA, Jocilma Pina; FORMIGOSA, Marcos Marques; http://lattes.cnpq.br/0734899288695479A inserção de elementos do contexto dos alunos nos conteúdos curriculares é uma demanda que está constantemente nos debates acadêmicos e/ou escolares, e isso não é diferente nas escolas do campo. Construir ou redimensionar o currículo para atender a realidade das comunidades ribeirinhas principalmente de pescadores é mais que um desafio, é dar validade através do currículo aos saberes vividos para os estudantes. O artigo em tela tem como objetivo investigar as possíveis relações da pesca artesanal desenvolvida em uma comunidade ribeirinha com a disciplina de Ciências em turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A produção de dados foi realizada em de abril de 2021, por meio de entrevistas gravadas com 10 alunos do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental, entre 13 e 17 anos de idade, prioritariamente aqueles que exercem a atividade pesqueira e com o professor da disciplina de Ciências. Os dados apontam que, a pesar dos alunos terem ligação com a pesca e esta ser apontada por eles como algo que poderia ser trabalhado na escola, como facilitador da aprendizagem, pouco dos saberes dos pescadores e de sua comunidade, como um todo, são incorporados na disciplina de Ciências, restringindo-se, geralmente, por parte do professor, a exemplos e algumas tentativas de contextualização, mas não são utilizados como ponto de partida (ou de chegadas) para reflexões críticas sobre a realidade local sendo, portanto, alicerçada a um modelo de prática docente que não dialoga com os modos e vida da comunidade.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Reflexão sobre as dificuldades encontradas nas práticas docentes em aulas de Ciências durante a pandemia do Covid-19 no ano de 2020 em escolas do meio rural(2022-07-25) BORGES, Ivanilde Silvia Araujo; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395A pandemia do covid-19 provocou várias mudanças dentro da sociedade, afetando diretamente a educação em todos os seus setores e todas as modalidades diferentes, foi necessário fazer várias adaptações por conta da pandemia, uma dessas foi o ensino remoto que surgiu como uma possibilidade de aproximar discentes e docentes no momento de isolamento social. O presente trabalho se propõe a analisar como o ensino remoto aconteceu nas escolas do ambiente rural e como foi o processo de adaptação dos docentes as tecnologias necessárias, para isso foram feitas entrevistas com profissionais da educação do campo e foi usado o método qualitativo para analisar os dados. Foram feitas entrevistas com dois professores e com isso percebemos que a educação nos tempos da pandemia da covid 19 sofreu grandes impactos com o distanciamento dos professores e alunos. O trabalho se dispõe a mostrar como os docentes da educação lidaram com as dificuldades encontradas por conta do distanciamento causado pela pandemia.