Curso de Educação do Campo - CUNTINS
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Navegando Curso de Educação do Campo - CUNTINS por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Adaptações e desafios: a Educação do Campo em tempos de ensino remoto e a alternância pedagógica - Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC) na pandemia(2023-05-04) CASTRO, Terezinha de Jesus Pompeu de; FURTADO, João Miranda; http://lattes.cnpq.br/2652499606578531O artigo aborda os desafios enfrentados pela Alternância Pedagógica - Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC) - durante a pandemia do novo coronavírus no Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus Universitário do Tocantins Cametá - CUNTINS/UFPA. O texto discute a importância da Pedagogia da Alternância como proposta educativa necessária para a formação inicial de professores capazes de atuar nos espaços educacionais e sociais do campo. A pesquisa analisa as possíveis implicações geradas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no processo formativo dos alunos da LEDOC (Campus de Cametá/UFPA), em particular, os eventuais entraves à Alternância Pedagógica como metodologia do curso. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica (PRODANOV; FREITAS, 2013) e análise documental (GIL, 2002; 2008), tendo como base teórica autores como Lima, Hage, Souza (2021), Calejon, Brito (2020), Arroyo (2014), Maria (2021), Molina, Freitas (2011), Freire, Batistela et al. (2015), entre outros. O estudo mostra que a adoção do ensino remoto durante a pandemia apresentou muitos obstáculos para a Alternância Pedagógica, principalmente devido à dificuldade de acesso à internet pelas populações do campo. Essas observações corroboraram na compreensão a respeito da importância da Alternância Pedagógica no curso de Educação do Campo, enquanto metodologia de ensino, o que significa dizer que pode prejudicar na formação docente , já que nega a voz dos sujeitos que a protagonizaram, desarticulando o Projeto Político pedagógico do Curso (PPC) construído mediante as realidades e especificidades dos educandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conflitos agrários e a importância dos STTR na conquista da terra: educando os agricultores a se contrapor ao latifúndio(2025-01-03) LIMA, Jovaldo Tavares; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1325364359318180Este Trabalho de Curso (TC) tem como objetivo investigar o papel do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) na posse da terra pelas famílias agricultoras em Oeiras do Pará, atuando como mitigador de conflitos. Os conflitos envolvem interesses de classes antagônicas, refletindo a dinâmica de uma sociedade dividida e os sindicatos desempenham um papel crucial na luta pela posse e regularização da terra, especialmente para os trabalhadores rurais. Em Oeiras do Pará, o STTR atua como um órgão fundamental na articulação desse processo. O percurso metodológico da pesquisa dialoga com a abordagem qualitativa e como principal ferramenta norteadora a observação participante. Os dados foram sistematizados combinando as respostas dos entrevistados com observações sobre a interação com o STTR. Utilizamos a estatística descritiva para analisar os dados. Os principais resultados indicam que a orientação contínua dos sócios para permanecerem em suas propriedades e a formação de associações fortalece a luta coletiva e minimizam conflitos agrários. O apoio do STTR na demarcação dos lotes e a criação de reservas extrativistas são exemplos concretos das vitórias obtidas. A participação ativa dos agricultores, dos movimentos sociais e instituições públicas foram fundamentais para essas conquistas e a formação acadêmica em Educação do Campo, com turmas formadas em Oeiras do Pará, surge como uma oportunidade de fortalecimento dos movimentos sociais e de aprimoramento das ações do STTR, integrando saberes tradicional e científico na busca por uma gestão mais democrática e participativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de Ciências na educação de jovens e adultos: experiências de estágio em uma escola do campo do município de Igarapé-Miri, Pará(2023-07-03) CORRÊA, Izal Ladislau; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810Esta pesquisa buscou analisar como se dá o processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola do campo localizada no município de Igarapé-Miri (PA). Objetivou-se contribuir com análises e reflexões acerca dos aspectos relacionados à vivência na modalidade EJA no decorrer da disciplina Estágio de Docência III, componente curricular do curso de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ocorreu por meio da abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa permitiu evidenciar que a EJA enquanto modalidade de ensino tem importância fundamental para os sujeitos do campo, uma vez que é um mecanismo propulsor da formação educacional dos que, por vários motivos, não chegaram a frequentar a escola na idade regular ou dela foram excluídos. Constatou-se ainda que que o ensino de Ciências precisa ser realizado de forma dinâmica e contextualizada com a realidade dos sujeitos do campo e de acordo com as especificidades da EJA, de modo que os estudantes possam compreender os conteúdos e os relacionar com a realidade a qual pertencem, o que pouco foi observado no decorrer da realização da pesquisa.