Curso de Pedagogia - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Pedagogia - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: a metodologia de ensino personalizada do centro de educação de jovens e adultos – CEEJA Prof. Maria Oscarina Silva Pereira, no município de Abaetetuba-PA(2019-07-11) SOUZA, Tays Pereira de; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473O presente estudo trata-se de um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Baixo Tocantins, o qual tem como problema de pesquisa saber qual a influência da metodologia de ensino personalizada desenvolvida no Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA Prof.ª Maria Oscarina Silva Pereira, no Município de Abaetetuba/PA para a formação dos educandos? bem como, discorrer sobre a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos; refletindo, assim, sobre as especificidades desta modalidade de ensino. Sendo esta uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, em que realizei análise do Projeto Político Pedagógico da instituição, partindo de concepções tais como de ARROYO (2017), FREIRE (2014), entre outros autores, além de apostilas, artigos científicos e monografias as quais auxiliaram na apropriação, compreensão e aprofundando de conhecimentos e conceitos teóricos referentes à temática abordada. Assim, por tanto, a metodologia personalizada desenvolvida pelo CEEJA é pautada por três pilares: presença flexível do aluno, atendimento individualizado e eliminação por disciplina, cujo objetivo é de facilitar o processo de ―aprendizado‖ e se adequar ao ritmo do educando, dispondo de diversos métodos para acelerar esse processo ansiando a certificação do mesmo num curto período. Deste modo, conclui-se que esse processo viabiliza apenas a certificação, não proporcionando ao educando uma relação de trocas de saberes, experiências, e conhecimentos que os façam questionar e intervir em vários segmentos, âmbitos e aspectos da sociedade, uma educação emancipatória e humanizada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Evasão escolar na educação de jovens e adultos(2024-07-04) NUNES, Michelli dos Santos; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca oferecer oportunidades de aprendizado para aqueles que não tiveram acesso ou não concluíram a educação básica na idade adequada. Apesar dos esforços para democratizar o acesso à educação, a evasão escolar na EJA continua sendo um desafio significativo. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as causas e consequências da evasão na Educação de Jovens e Adultos, buscando compreender os fatores que contribuem para esse fenômeno e propor estratégias para enfrentá-lo, considerando a realidade do estado do Pará, em escolas municipais da educação básica como Ipixuna do Pará. E por objetivos específicos identificar os principais motivos que levam os alunos a abandonar os estudos, analisar o impacto da evasão na vida pessoal e social dos alunos, e analisar a proposta de intervenção e políticas educacionais são os objetivos específicos desta pesquisa. Utilizando uma abordagem bibliográfica, exploratória, qualitativa e descritiva, a pesquisa revela que questões socioeconômicas, infraestrutura inadequada, material didático insuficiente e a necessidade de melhor capacitação docente são fatores críticos que contribuem para a evasão escolar. O impacto da evasão é profundo, afetando negativamente a inclusão social e as oportunidades de desenvolvimento dos indivíduos. Portanto, é essencial desenvolver políticas educacionais e intervenções específicas que melhorem as condições de aprendizagem e promovam a permanência dos alunos na EJA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática pedagógica dos professores do ensino da educação de jovens e adultos: dificuldades e desafios(2018) GOMES, Marivalda Correa; AZEVEDO, Antonio Reis Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/6909197579392941Este estudo discute a prática pedagógica voltada à Educação de Jovens e Adultos - EJA. Iniciando por uma breve revisão histórica, seguindo com a obrigatoriedade e com a necessidade de uma prática pedagógica voltada a singularidade e totalidade do sujeito. Abordando as realidades e perspectivas junto as necessidade dos métodos educacionais, analisando as dificuldades e desafios que são encontrados na EJA, para que as dificuldades sejam discutidas e soluções sejam apresentadas, valorizando o melhor desempenho da aprendizagem e aproveitamento dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos: uma experiência na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na comunidade quilombola Piratuba(2018-07-24) PEREIRA, Maria das Graças da Silva; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473Este trabalho traz uma pesquisa realizada com a 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Comunidade Quilombola Piratuba localizada na PA, há 150km do município de Abaetetuba/Pa. É uma pesquisa que busca compreender um pouco mais sobre ensino que vem sendo desenvolvido nessa comunidade. Esta pesquisa tem como objeto de pesquisa a prática pedagógica da EJA, especificamente, nas práticas de ludicidade, desenvolvidas na turma de primeira etapa da Educação de jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo. Tem como objetivo geral compreender a prática pedagógica desenvolvida na 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Comunidade Quilombola Piratuba, localizada na PA. Metodologicamente a pesquisa está baseada na abordagem qualitativa, onde foi possível ir no lócus para compreender a prática pedagógica desenvolvida pela professora titular, foi possível também realizar as atividades práticas com os alunos da turma da 1ª Etapa da EJA na perspectiva lúdica com objetivo de enfatizar a valorização e a consolidação da cultura local. Desse modo, acreditamos que é a pesquisa de suma importância não só por questões pessoais, mas também, por nos dá a oportunidade de socializar saberes e conhecimentos que nos leva a reflexão sobre tal temática e sua contextualização na Amazônia Paraense.