Curso de Pedagogia - CABAE
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Navegando Curso de Pedagogia - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?(2022-07-19) SILVA, Jamily Costa e; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente artigo tematiza a afetividade no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de refletir sua relevância e a maneira que a afetividade influencia no processo de ensinoaprendizagem. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, de natureza explicativa, de cunho bibliográfico com levantamentos em Trabalhos de conclusão de curso e artigos, como também na lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de recurso eletrônico. Desta maneira, este estudo fornece conceitos importantes para compreensão do conceito de afetividade e sua influência na aprendizagem do aluno da Educação Infantil, dado que é um aspecto mediador para o desenvolvimento cognitivo da criança. Como resultado inicial, foi possível perceber que a afetividade é o pilar da relação professor-aluno capaz de fortalecer a prática pedagógica, e assim o aluno tenha um aprendizado eficiente. Como também, concede concepções para que os educadores conheçam seus alunos não somente no aspecto cognitivo, mas também, e principalmente, no afetivo-emocional, além do conhecimento científico, tornando a ação educativa eficaz.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfabetização: dificuldades e estratégias nas práticas alfabetizadoras(2024-06-19) DIAS, Débora Mendes; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este artigo tem como objetivo principal analisar as práticas alfabetizadoras (leitura e escrita) em uma escola da rede pública do município de Abaetetuba, a fim de verificar as dificuldades e possibilidades de estratégias no processo de ensino e aprendizagem. As questões que nortearam a pesquisa foram: Como é desenvolvido o fazer pedagógico docente para o ensino da leitura e escrita? Quais as dificuldades enfrentadas no trabalho de alfabetização na sala de aula? Que estratégias são criadas para superar as dificuldades?. A pesquisa tem abordagem qualitativa e se procedeu em duas etapas: a primeira etapa foi de observações na escola-campo, especificamente numa turma do 2º ano do ensino fundamental. Na segunda etapa da pesquisa estabeleceu-se um período de aplicação de atividades de intervenção didática com o intuito de favorecer a aprendizagem das crianças em processo de alfabetização. Como referencial teórico, usou-se como embasamento os seguintes autores: Soares (2020), Soares (2016), Frade (2005), Marques et al. (2006), Falabelo et al (2020), Braggio (1992), Kramer (2019), Mortatti (2006), Libâneo (1990), Alves-Mazzotti e Gewandsznajder, Minayo (2007). Os resultados desta investigação apontam que a prática alfabetizadora alicerçada em métodos tradicionais, rígidos, mecânicos, descontextualizados, que privilegiam os aspectos da codificação e decodificação, apresenta-se como um decisivo fator que pode atuar como um empecilho, dificultando a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, acredita-se no processo de alfabetização e letramento tendo o texto como eixo central para o processo de aprendizagem, visto que é uma proposta mais atrativa e motivadora, além de ser uma prática que se preocupa com os aspectos materiais, sociais e linguísticos para a construção do conhecimento significativo pelo aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas(2023-07-06) CARVALHO, Regiane Corrêa de; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517Este relatório de campo propôs-se a analisar as condições de atendimento escolar ofertado àscrianças de Educação Infantil do campo, especialmente nas comunidades do rio Tauerá-Açú e Arapapú, situadas no município de Abaetetuba-PA. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o aprofundamento bibliográfico e documental concernente ao tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pelo estudo, constatamos que a educação do campo nas escolas de educação infantil em contexto ribeirinho/quilombola, ditam um tipo de cultura escolar exigindo ser diferenciado dado sua mistura com os nexos dos modos de vida com suas movimentações e ambientes/espaços de águas, da terra e das matas/floresta. Assim, vimos que condições de atendimento para essas escolas dão-se em condições mínimas considerando as atuais legislações educacionais e especificas para esses territórios e no tocante a EI. Ainda, constatamos que as crianças têm um saber que é sedimentado entre pares e nas práticas com os adultos, que perpassa também pela escola em diversas formas de socialização nas comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia em Muaná(2019-08-09) MORAES, Nayza Oliveira; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831O presente trabalho intitulado Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos inicias do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia Muaná apresenta a seguinte problemática: Qual importância da avaliação nos anos inicias do ensino fundamental da escola Santa Rita de Cássia? Onde se objetivou fazer uma reflexão sobre avaliação, buscando identificar os métodos avaliativos utilizados pelos professores dos anos inicias do ensino fundamental. Sabemos que avaliação da aprendizagem se faz presente em nossas escolas como mecanismo utilizado pelos professores, para acompanhar o desempenho seus alunos durante todo período de ensino-aprendizagem, para tanto busquei refletir em autores que são referência no assunto como Luckesi (1997), (2005), Araújo (2009) entre outros. E para dar encaminhamento ao processo da pesquisa, como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa etnográfica, onde a mesma baseia-se na pesquisa de campo, fazendo uso da observação participante, conversação e captura de imagem e o diário de campo para possível tradução e análise. Os informantes da pesquisa foram: um professor e duas professoras do ensino fundamental I. Através das análises dos dados obtidos com a pesquisa etnográfica realizada na escola, chego à conclusão que os professores praticam uma avaliação diagnóstica e contínua, e fazem uso de alguns recursos avaliativos que de certa forma, ajuda na melhoria da aprendizagem de seus educandos, apesar de ainda usarem a prova como uma ferramenta de ameaça e classificação, vejo neles um interesse e uma preocupação com ensino-aprendizagem dos seus alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A construção da prática pedagógica mediada pela ludicidade: reflexos da BNCC na U.M.E.I creche Iracy de Souza Teixeira, em Moju-PA(2023-06-22) VIANA, Ana Carolina Fagundes; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906O presente artigo tem como objetivo principal analisar como se dá a construção da pratica pedagógica na Educação Infantil mediada pela ludicidade, e quais os reflexos da BNCC neste processo. Tratou-se de uma pesquisa documental e de campo, realizada no município de Moju, em uma Unidade de Educação Infantil, tendo como colaboradoras seis professoras, que responderam à perguntas contidas em entrevistas semiestruturadas. A base teórica do trabalho está fundamentada a partir de autores como Kramer (2003), Kishimoto (1995), Luckesi (2014, 2015), Oliveira; Teixeira; Costa (2022), além de documentos normativos da educação básica como a BNCC (2017). Quanto aos resultados da pesquisa, estes indicaram que as docentes possuem um bom entendimento a respeito da ludicidade na Educação Infantil, compreendendo esta como uma forma rica de ensinar a criança e propicia-la um ensino significativo por meio das interações, brincadeiras e jogos, porém, embora a BNCC contribua de forma norteadora com as práticas lúdico-pedagógicas, dando suporte para as etapas de planejamento até a efetivação das atividades, ainda sim identificou-se por meio dos relatos que este documento não abrange como deveria as necessidades existentes nas diversas unidades de educação infantil para que os docentes ensinem ludicamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A criança e a transição da educação infantil para o ensino fundamental(2023-12-14) SILVA, Gilviane Carla Silva da; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334O artigo que se apresenta corresponde ao trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia, apresenta o título” A criança e a transição da educação infantil para o ensino fundamental”. O estudo tem por objetivos, analisar as mudanças comportamentais que ocorrem durante o processo de transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental e analisar os desafios pertinentes no processo de transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental. O aporte teórico baseia-se em autores que estudam a infância, educação infantil e ensino fundamental de nove anos, como: Sônia Kramer (2006/2007), Nascimento (2007), Peretti (2016), Correa (2012), Melo (2020), entre outros. Como opção metodológica de pesquisa, utilizou-se a análise do conteúdo, por meio de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Feita a análise e a discussão sobre os desafios postos diante da nova organização do ensino fundamental, nos limites deste trabalho, evidenciou-se a importância de as instituições educacionais repensarem estratégias para a inclusão de crianças de seis anos, considerando que as mesmas estão ligadas a ensinança que vivenciaram na etapa da educação infantil, assim como é fundamental a formação adequada aos professores que irão trabalhar com o 1º ano do ensino fundamental. Ajuizamos que esse processo ainda precisa ser estudado e debatido, pois, mesmo que as leis e suas normativas assegurem o direito ao ensino em instituições ajustadas para a inclusão das crianças de seis anos, muito ainda há por se fazer, é preciso garantir a permanência da criança no espaço educacional melhorando as condições e o acesso às instituições de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os desafios da docência no ensino remoto emergencial(2023-06-23) PINHEIRO, Christian Gomes; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Este artigo tem como título “Os Desafios da Docência no Ensino Remoto Emergencial”, sendo resultado de pesquisa de campo realizada em uma escola pública de nome fictício “Escola de Ensino Infantil e Fundamental Estrela Cadente”1, situada em um município da Mesorregião Metropolitana de Belém, Norte do Brasil. A pesquisa possui caráter qualitativo e exploratória, contando com um histórico das medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19, que resultaram na retomada das atividades escolares na modalidade de ensino remoto, além de contar com o relato de três professoras que trabalharam em diferentes turmas durante o período de pandemia, obtidos através de perguntas semiestruturadas relacionadas ao trabalho docente no período de pandemia. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é de identificar os principais desafios enfrentados pelo corpo docente da instituição investigada, além de analisar de que forma o trabalho docente ocorreu. A pesquisa constatou que as principais dificuldades enfrentadas pelas docentes foram no uso da plataforma de ensino online e o difícil acesso por parte dos alunos, forçando as profissionais a recorrerem a outros métodos para a realização das atividades remotas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, município de Abaetetuba – Pará(2018) CORREA, Cristiney de Jesus Correa e; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033O presente trabalho tem como objetivo compreender as dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3°anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, abordando reflexões acerca da alfabetização e o letramento como processos indispensáveis para as crianças e também refletindo sobre o fazer pedagógico no espaço escolar. Este estudo é resultado de pesquisa realizada em uma escola pública municipal, localizada no rio Tucumanduba, ilhas do município de Abaetetuba-Pará. A escola atende alunos da educação infantil e ensino fundamental, distribuídos nos turnos de manhã, tarde e noite. O estudo é fruto de uma abordagem qualitativa, sendo que se realizaram pesquisas bibliográficas e de campo com observação participante e sujeita a reflexões crítica, fazendo a aproximação da referencia teórica com a análise que permite compreender as relevantes questões que envolvem o aprendizado dos estudantes. Participaram da pesquisa professores que atuam no ensino fundamental menor 1°, 2° e 3° anos, alunos dessas respectivas turmas e pais desses respectivos alunos. Os participantes dessa pesquisa contribuíram decisivamente para o desenvolvimento deste estudo e permitiram apontar as principais dificuldades dos discentes no processo de alfabetização e letramentoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores que dificultam a dinâmica de ensino - aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto educacional do município de Tomé-Açu/PA(2022-08-12) NASCIMENTO, Glenda Yessa Telles; SILVA, Regiane Santos da; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este trabalho de conclusão de curso nasce a partir da necessidade de estudar e descrever as principais situações e fatores que levam a dificuldades de leitura e escrita nos alunos do Ensino Fundamental I no contexto educacional no município de Toméaçu/PA, tendo como objetivo descrever os principais fatores que causam as dificuldades de leitura e escrita de alunos nas séries iniciais, além de apontar em que situações ocorrem essas dificuldades, e quais são as mais recorrentes apresentadas pelos educandos. Visto que este é um assunto de grande relevância, pois é essencial e indispensável que haja um bom desenvolvimento na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos principalmente nos anos iniciais, pois esse aprendizado irá contribuir para seu desenvolvimento ao decorrer de suas interações com seu meio tanto escolar quanto social. Logo, buscar trabalhar as dificuldades de aprendizagem apresentadas nas séries iniciais, entende-se como uma alternativa de melhoria do ensino-aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Considerando que cada sujeito aprende de forma e tempo diferente um do outro. Para fundamentar essa pesquisa iremos utilizar de estudos de autores que veem corroborar com tema. A metodologia adotada nesta pesquisa de campo será de caráter qualitativo partindo de estudos bibliográficos, tendo como técnica de coleta de dados a observação e análise de práticas da leitura e escrita em sala de aula. Com isso podemos destacar os fatores que dificultam a dinâmica de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I. Podemos aferir que a atenção e cuidado na prática do profissional pedagogo em sala de aula, se faz necessariamente precisa, assim como o acompanhamento da família, para que haja sucesso no processo de ensinoaprendizagem de cada aluno e sua especificidade na forma como aprende e se desenvolve.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação inicial e a efetivação da prática pedagógica de licenciado em pedagogia dos anos iniciais do ensino fundamental no município do Acará-Pará(2019-09-21) VINAGRE, Marilia Souza; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este presente trabalho intitulado: “Formação inicial e a prática pedagógica do licenciado em pedagogia dos anos iniciais do ensino fundamental no município do Acará-Pará” tem como objetivo compreender a formação e a prática pedagógica do professor licenciado em Pedagogia do município do Acará, a partir duas escolas localizadas em áreas rurais. Buscamos, neste sentido, refletir sobre o processo da formação inicial de pedagogos e a contribuição desta formação para os saberes construídos para a efetivação da prática pedagógica em serviço. Os dados obtidos com a pesquisa, contou com a contribuição de duas professoras dos anos iniciais, sendo uma da Escola Paulo Freire e a outra da Escola Arco-íris. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho descritivo-interpretativo, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados trazem resultados que nos permitem compreender que a formação inicial de professores que atuam nos anos inicias de escolas localizadas em áreas rurais do município do Acará, no Pará, ainda deixa muito a desejar na efetivação da prática pedagógica, tendo em vista que o aprendizado da prática e a apropriação de saberes só são adquiridos no dia a dia da profissão, pois, segundo os relatos obtidos, as professoras não se sentem preparadas somente com a formação inicial para atuarem como profissionais nas escolas. Para as professoras entrevistadas, o exercício da prática pedagógica depende de saberes adquiridos no cotidiano da profissão e nas formações continuadas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem(2022-10-14) OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos; SILVA, Maria das Graças Martins da; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O estudo tem como tema o lúdico como instrumento facilitador do processo de e ensino-aprendizagem dentro da educação infantil, fundamentado na teoria de Vygotsky que relata a estima do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Desse modo, esta pesquisa surge com a seguinte problemática: As dificuldades diárias que professor tem em buscar métodos que proporcione uma aprendizagem relevante aos seus alunos, no qual é um dos grandes problemas no contexto educacional, com a ausência de métodos inovadores, a falta de um ensino prazeroso e motivador. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com o trabalho de cunho bibliográfico fez uso de autores que discutem sobre o lúdico na educação infantil. A pesquisa busca entender o conceito do lúdico e sua aplicação no universo infantil e esclarecer de maneira bem ampla o entendimento sobre o assunto. Busca também mostrar jogos e brincadeiras e aplicação no trabalha docente para com as crianças em sala de aula, mostrando o real beneficio que o brincar pode proporcionar na formação e construção da identidade e do conhecimento da criança. É notório que esta pesquisa foi de suma importância para concluir que a ludicidade é uma forma agradável de trabalhar na educação infantil proporcionando prazer, alegria, divertimento e principalmente o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Desse modo, a ludicidade enriquece e favorece o ensino-aprendizagem de cada educando.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade na prática docente na educação infantil: realidade desvelada em escolas da rede municipal de ensino de Abaetetuba-PA(2018-05-02) FERREIRA, Edilene de Jesus Gonçalves; RODRIGUES, Alcemir Pantoja; http://lattes.cnpq.br/9116827252137741O presente trabalho propõe-se a discutir a importância da ludicidade na prática docente da Educação Infantil, no que se refere a aprendizagem da criança, partindo de um estudo do seu significado e conceitos sobre o desenvolvimento da ludicidade para enfatizar a necessidade de sua utilização eficaz no espaço da escola Santa Maria e Maria Eloisa de Souza, no município de Abaetetuba. Sabe-se que as atividades com brincadeiras são importantes ferramentas que levam a criança a desenvolver a prática da leitura e da escrita de forma prazerosa e significativa. Esta pesquisa utilizou-se de referências pedagógicas que forneceram a orientação necessária para a busca de uma discussão e reflexão acerca do papel da ludicidade como prática docente na educação infantil na escola. Neste trabalho destacam-se vários autores que mencionam sobre o tema, a qual a ludicidade é elemento fundamental da prática pedagógica que pretende desenvolver o interesse e o prazer da leitura e compreensão social nas crianças neste nível de aprendizagem. A partir da análise do processo de ensino-aprendizagem através da ludicidade, percebe-se que o lúdico e a criança estão sob influência de ambos e merecem grande atenção, porque da relação lúdico e criança nasce a aprendizagem. Cabe ressaltar também que esta pesquisa desenvolveu-se por meio de pesquisa–qualitativa, observando-se a realidade da pratica na escola Santa Maria. Desse modo, aplicou-se um questionário para compreender o processo ensino-aprendizagem na escola pesquisada. Tal visão permitiu-nos a reflexão a respeito da prática pedagógica que determina os aspectos elencados na pesquisa. Acredita-se que o planejamento estruturado, organizado e proposto para as aulas possam, com as atividades lúdicas, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem na infância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico como recurso didático para o ensino aprendizagem da criança com síndrome de Down(2011) PEREIRA, Elza do Socorro Ferreira; PINHEIRO, Georges Alberto Silva; http://lattes.cnpq.br/7157671383955575O presente trabalho tem como tema “O lúdico como recurso didático para o ensinoaprendizagem da criança com Síndrome de Down”. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do lúdico como recurso didático no processo de ensinoaprendizagem de alunos com Síndrome de Down da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Escola Dr. Vicente Maués. E como específicos: Verificar como o lúdico contribui para o desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem do deficiente com Síndrome de Down; Saber de que maneira os professores da APAE e da Escola Dr. Vicente Maués, turno vespertino, podem utilizar o lúdico para desenvolver a coordenação motora dos alunos com Síndrome de Down; e, Perceber qual a relação do professor com o aluno Síndrome de Down na entidade APAE e na Escola Dr. Vicente Maués. Buscando responder a esses questionamentos optamos por realizar uma pesquisa com método indutivo, de abordagem qualitativa com aplicação de questionários e observações nas referidas Instituições Educacionais. Ao final da pesquisa, concluímos que o lúdico se torna necessário para a aprendizagem do aluno com Síndrome de Down.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A minha prática pedagógica em uma nova perspectiva(2018) MONTEIRO, Lemaire Regina da Silveira Cardoso; SILVA, José Nazareno Figueiredo e; http://lattes.cnpq.br/9760705917211645Este trabalho trata-se de uma autobiografia, no qual relato a minha vida, da infância ao curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA/PARFOR, fazendo uma reflexão e análise sobre minha prática pedagogia. Tem como objetivo trazer informações sobre a minha trajetória de vida, articulada com a minha prática pedagógica na escola e na sociedade. As questões que nortearam esse trabalho foram: De que forma exercia docência? Quais as contribuições do curso de Pedagogia para a minha vida profissional? Por que professores graduados ainda continuam utilizando um único método? Quais as contribuições das formações para as práticas docentes?A prática pedagógica está diretamente relacionada com o nível de formação do professor e da capacidade de inovação que ele possui.Em síntese este trabalho permitirá identificar a necessidade da formação continuada para os professores. E redigir em plena maturidade um memorial é identificar uma fase concreta e segura da vida, seja pessoal ou profissional, fazendo desse suporte um espaço propício para registrar as situações que julguei mais significativas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso(2019-07-11) AMARAL, Daniela Pantoja do; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é, por meio de um relato de caso, analisar o processo de ensino-aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a partir da observação realizada no contexto escolar do aluno. Para tanto, apresento a história de Carlos, estudante do 3º ano do ensino fundamental e portador do diagnóstico de TDAH. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas com o menino, seus professores e sua mãe, além de observação em sala de aula no período de 21 dias. O referencial teórico conta com ABDA (2017), Maia e Confortin (2015) e outros para a discussão de TDAH, para a temática Inclusão acionei Priscila Augusta Lima (2006) e para discussão de Ensino aprendizagem dessas crianças acionei Barini e Hage (2015), Maia e Confortin (2015) e outros. Os resultados revelam que a internalização da condição de desatento e agitado influenciou desfavoravelmente o processo de ensino aprendizagem da criança, contudo, apesar das dificuldades esse processo é realizado e tem tido avanços significativos no desenvolvimento do aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O redimensionar pedagógico: uma análise sobre o processo de alfabetização pós-pandemia em uma escola no município de Abaetetuba –Pa(2023-07-20) SILVA, Talia Balieiro da; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072Levando em consideração que a referida escolha deste tema, se deu através das experiências vivenciadas, enquanto bolsista de extensão, na qual se evidenciou uma problemática que vem sendo debatida por diversificadas áreas, bem como, variados profissionais na tentativa de amenizar e/ou compreender a disparidade existente no processo da aquisição da linguagem, isto é, a alfabetização e consequentemente o letramento que vem sendo enfrentado por gerações, porém com poucos sucessos significativos na área. Diante disso, a problemática que acarreta as escolas públicas brasileiras tem em si uma sistematização de déficits os quais são as consequências e barreiras enfrentadas diariamente pela professora no processo de alfabetizar seus alunos (as). Partindo desse pressuposto, que no início do ano de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicava o surgimento de uma doença respiratório provocada pelas SARS-COV-2, isto é, o corona vírus, que ocasionou em uma pandemia. Sendo assim, os alunos\as ficaram afastados do âmbito escolar por volta de dois anos e meio, logo, interferiu diretamente em seu desenvolvimento e aprendizagem, principalmente no eixo da alfabetização houve um retrocesso se tratando da aquisição da leitura e escrita. Á vista disso, é que se faz necessário buscar subsídios afim de compreender esse ensino que tende a ter como resultado a aprendizagem significativa no 1º ano do ensino fundamental. Dessa forma, para dar consistência nas análises se utilizou como embasamento teórico os estudos dos respectivos teóricos como, Lev Vygotsky (1998) para esse autor é importante levar em consideração as singularidades presentes no âmbito escolar, para que assim, o professor desenvolve estratégias de ensino contextualizadas que facilitem a aquisição da linguagem, Magda Soares (1989) que realiza estudos construtivos na área de alfabetização e letramento, que tem por base analisar as relações constituídas entre linguagem, escola e sociedade, Paulo Freire (2002) educador que traz uma perspectiva da autonomia, da transformação do sujeito acerca do seu meio social, Freire é um autor de extrema relevância, pois para ele temos que refletir a respeito da prática do educador, a qual precisa ser pensada, aperfeiçoada, educativa e transformadora, mas para que isso ocorra é necessário que o docente reveja, analise suas didáticas, metodologias. Para tanto, a referida pesquisa tem como objetivo analisar o redimensionar pedagógico da professora mediante o processo de alfabetização pós-pandemia em uma escola no Município de Abaetetuba-PA, tendo em vista, que com o retorno das crianças para o âmbito escolar foi possível constatar uma regressão no desenvolvimento, já que segundo os dados da UNICEF (2020) 99,3% dos alunos da escola pública ficaram sem ter acesso a escolarização; ou seja, não houve evolução sem as experiências de aprendizagem no contexto escolarTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação do interprete de Libras, no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo(2018) SOUSA, Luana de Lima; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302Este Memorial de formação aborda pontos relevantes da trajetória de vida profissional e acadêmica de Luana de Lima Sousa, objetivando descrever recordações da infância, desde o primeiro contato com as experiências pessoais e profissionais adquiridas, passando pelo ingresso na Universidade Federal do Pará(UFPA), sendo esse acontecimento o ápice da realização do sonho de chegar à formação acadêmica. Reflete ainda o processo da educação inclusiva de alunos surdos durante todo esse percurso histórico, mas especificamente, a relação do interprete de libras no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os transtornos depressivos na infância: suas implicações no processo do ensino aprendizagem(2019-06-20) CARDOSO, Niwmar Eloy de Lima; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente trabalho discute os transtornos depressivos na infância e seus impactos para o processo do ensino aprendizagem. Com essa pesquisa objetivou-se analisar as implicações dos transtornos depressivos na infância, colocando-o em evidência e, assim, proporcionar uma melhor compreensão entre profissionais da educação, a família e a comunidade em que estas crianças estão inseridas, por entendermos que se estes estiverem bem informados e comprometidos serão muito importantes para detectar o problema o quanto antes, o que facilita o tratamento. Trata-se de um estudo de cunho teórico bibliográfico com autores que discutem com precisão a temática abordada, entre eles estão Boruchovith e Cruvinel (2003), Varella (2019), Magalhães (2012), Teodoro (2010) e Palitot (2010), trazendo contribuições importantes sejam elas nas áreas educacionais, sociais, pessoais, físicas e psicológicas. Assim, compreendemos que a falta de conhecimento dificulta o entendimento fazendo com que os transtornos depressivos continuem despercebidos diante da sociedade e continue ameaçando o desenvolvimento infantil e suas relações sociais. Dessa forma, buscou-se trazer um melhor entendimento sobre o tema em questão, trazendo informação sobre sua história no decorrer dos tempos, suas principais características, suas diferenças com outras implicações que também dificultam a aprendizagem e suas ameaças para vida da criança e, assim, fazer com que as pessoas que mais convivem com a criança passem a identificar e a partir daí saber o que fazer diante desse transtorno que coloca em risco não só a aprendizagem como também a vida da criança.