Graduação - CBREVE
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Navegando Graduação - CBREVE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ(2024-05-28) ALMEIDA, Marinete Vilhena; CORRÊA, Alberto Jacques Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3741037050512383As dificuldades de aprendizagem resultam tipicamente do déficit de aprendizagem que é esperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária, com isso este trabalho tem objetivo de analisar as dificuldades encontradas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma escola do meio urbano e outra no meio rural do município de Breves Pará. Para o embasamento teórico se utilizou os estudos de Abreu (2009), Bastos (2013), Bossa (2009), Campos (2010), Cardoso (1977), De Brito (2006), Kirk (1996) entre outros autores, que enfatizam as dificuldades de ensino aprendizagem. Para compreender esse processo no ambiente escolar, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório em ambas as escolas, fazendo uso de questionários com perguntas abertas, com alunos e professores, também se utilizou o método qualitativo e quantitativo, a fim de coletar dados satisfatórios para a pesquisa em questão. A partir do estudo desenvolvido é possível mostrar que as maiores dificuldades de ensino estão relacionadas com a estrutura física escolar, falta de recursos e materiais pedagógicos, falta de formação continuada dos professores, etc. Quanto as dificuldades de aprendizagem estão associadas ao ambiente escolar, falta de materiais pedagógicos, convívio familiar, trabalho, transporte, metodologias tradicionais abordadas, etc.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco(2018-09-26) SOUTO, Maria Raimunda Ferreira; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441A finalidade geral desta pesquisa foi analisar a prática dos professores enquanto avaliadores no processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho. Tomamos como foco de análise os professores e os métodos avaliativos instituídos na prática pedagógica. Indagamos como os professores realizam a avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho? O referencial teórico ancorasse em Luckesi (2006, 2000), Hoffmann (2002, 2005, 1995), entre outros que abordam a avaliação da aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário. Concluímos que as análises reflexivas dos docentes são feitas de maneira espontânea através de observações e da realização de diagnósticos sobre os conhecimentos prévios dos alunos, a avaliação é concebida como um processo contínuo e visa à aprendizagem dos discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A avaliação como instrumento de construção da autonomia dos educandos(2018-04-08) CARVALHO, Hilda Catarina Xavier de; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441Este trabalho tem como objetivo analisar como professores e alunos compreendem o processo avaliativo aplicado no dia-a-dia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabeth Farias Lobato e sua relação com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi o questionário e a pesquisa documental, utilizamos com os alunos um questionário fechado e com os professores um questionário aberto, além de analisar atas da escola e documentos da secretaria de educação de Bagre. O aporte teórico utilizado nesse trabalho foi Hoffmann (1991,2000,2001, 2003, 2005,), Luckesi (1990,1997,2002,2003,2005,2011), Freire (2000,2001,2004,2005,2011,) Romão (2005) Gadotti e Romão (2012), Chizzotti (2009),Fernandes (2014), Pádua (2004), Richardson, (2015). Bardin (2006), que muito contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Desse modo a pesquisa aponta que apesar dos professores apresentarem um certo avanço no entendimento sobre o papel da avaliação no processo ensino aprendizagem, ainda subsiste o ato de aplicar exames para verificar a aquisição ou não de conhecimento por parte dos alunos, uma prática que conforme a pesquisa discute, apresenta-se prejudicial ao processo cotidiano de partilha e aquisição de conhecimento. O que me permite concluir que o conceito e a aplicabilidade do processo de avaliação deve sim, estar comprometido com a função de envolver o aluno no vasto campo de interação entre o conhecimento escolar e sua concepção de mundo, de maneira a torna-lo autônomo dentro de uma avaliação processual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA(2020-12-01) NOGUEIRA, Lindalva dos Santos; REIS, Manuelle Espíndola dos; http://lattes.cnpq.br/1753345784639940Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, analisar o fracasso escolar entendido como distorção idade /série, bem como seu processo histórico e suas implicações no processo ensino e aprendizagem. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa documental e bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica. Aborda aspectos importantes como o histórico do fracasso escolar, as teorias da aprendizagem de Piaget, Vigotsky e Wallon, Relacionando essas teorias com práticas pedagógicas escolares por meio da pesquisa documental e bibliográfica de trabalhos desenvolvidos sobre o assunto. Os resultados corroboram com a literatura que esse problema é de grande complexidade, que parte de uma questão biopsicossocial em que entra o governo, as leis, políticas, a instituição escolar, as práticas pedagógicas, a família e também o aluno. A educação é responsabilidade de todos os envolvidos. Dessa forma o aluno terá a possibilidade de obter o sucesso em seu processo de aprendizagem e consequentemente o avanço progressivo em sua escolaridade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?(2019-01-15) POMPEU, Elvis Vieira; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam que os conteúdos de Ciências sejam trabalhados de forma integrada. A interdisciplinaridade e integração dos conteúdos, também, deveriam estar expressas nos livros didáticos de Ciências do Ensino fundamental, dada a importância deste recurso didático. A pesquisa do tipo qualitativa e documental analisou a coleção de livros didáticos de Ciências do “Projeto Araribá”, selecionado no PNLD 2017-2019 para uso nas escolas municipais que ofertam os anos finais do Ensino fundamental na zona urbana do município de Bagre/PA, com o objetivo de investigar como a Ciência Química é abordada nesses livros. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos químicos estão distribuídos em todos os volumes da coleção e com concentração dos conteúdos de química no livro proposto para o 9º ano. Nos livros do 6º, 7º e 8º ano há poucas referências ao conhecimento químico, havendo apenas citações superficiais sem disponibilidade conceitual. Constatando assim que há uma separação no que diz a respeito aos conhecimentos relativos a Química, Física e Biologia, que pode contribuir para uma visão fragmentada das Ciências da natureza. Os níveis de representação do conhecimento químico (macroscópico, microscópico e simbólico) são presentes em toda a coleção. Mas, de forma geral, é priorizado o uso do nível macroscópico, através de figuras, havendo maior carência de uso dos níveis microscópico e simbólico nos livros do 6º, 7° e 8º ano. A partir dos resultados espera-se chamar a atenção para a introdução adequada da Química no Ensino fundamental de maneira interdisciplinar e integrada as demais Ciências Naturais, contribuindo para a compreensão da natureza como todo dinâmico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA DE LOURDES, BREVES-PA(2017-07-02) SILVA, Jairo Ferreira da; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Esse trabalho traz como ponto principal identificar o quanto de conhecimento prévio os alunos da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria de Lourdes, Breves-Pa, tem acerca dos assuntos de Ciências Físicas por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo através de um questionário com 6 perguntas. Assim, fizemos uma análise dos conhecimentos de Física adquiridos pelos alunos no decorrer dos estudos, observando como a Física nos dias de hoje está presente em todos os lugares, retratando assim a importância do conteúdo de Física no processo de ensino e aprendizagem. Nossos resultados, obtidos em duas turmas unidas de 32 alunos da 4ª etapa da EJA no 2º semestre de 2015, através da resposta do questionário foi possível observar que algumas perguntas foram interpretadas de maneira equivocada pelos alunos, contudo 81,25% reconheceram a importância de se estudar Física, 78,125% conseguiram identificar 5 (cinco) fenômenos que podem ser explicados com auxílio da Física, 87,5% conseguiram dizer o que a Física estuda demonstrando conhecimento acerca da disciplina, porém 43,75% disseram que provavelmente apresentarão dificuldades na disciplina de Física no Ensino Médio descrevendo alguns motivos para tal dificuldade, entre eles os cálculos, o tempo de aula e o fato do professor não está capacitado para ministrar os conteúdos da disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PNAIC: um estudo sobre o aproveitamento dos alunos de 4° ano das atividades de alfabetização e letramento na Escola de Ensino Fundamental Santa Mônica(2017-10-03) GOMES, Edicleia Rodrigues; SILVA, Solange Pereira da; http://lattes.cnpq.br/6443895796975686; https://orcid.org/0000-0002-5324-0628O presente Trabalho de Curso objetivou descrever os parâmetros metodológicos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e atividades didáticas para se trabalhar com alunos do 4º ano na escola de ensino fundamental Santa Mônica, no município de Breves-Pá. Dando ênfase na evidencia das pesquisas feitas quanto ao aproveitamento de aprendizado desses alunos, como também mostrar quais as atividades usadas durante este processo e qual a importância do PNAIC na capacitação dos professores e para o desenvolvimento de atividades que visam à alfabetização e letramento dos alunos. Para concretização desta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos as proposições de Kleiman (2007), Souza (2014), Mendonça (2007), além dos relatos dos professores, objeto desta pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam que as atividades didáticas analisadas são relevantes porque destacam categorias centrais na discussão deste tema.