Graduação - CBREVE
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Navegando Graduação - CBREVE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A base nacional comum curricular do ensino médio: um olhar para o papel das tic’s no ensino de matemática(2021) NEVES, Elton Cunha das; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Neste artigo, analisou-se o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no processo de ensino de Matemática evidenciado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Tal trabalho deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza documental. Em relação ao papel da tecnologia, recorreu-se às ideias Tikhomirov (1981) e Levy (1993). Como resultados, foi identificado que a BNCC possui duas perspectivas em relação ao uso de tecnologias. A primeira trata do uso de tecnologia como suplementação do pensamento, evidenciando a tecnologia como ferramenta de ensino; e a segunda está centrada na perspectiva da reorganização do pensamento. Nesse sentido, entende-se que a BNCC apresenta avanços na perspectiva da utilização de tecnologias digitais para o ensino de matemática, uma vez que elas são apresentadas como elementos integrantes do conjunto de competências previstas para os alunos do ensino médio na área de matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero e formação docente: o curso de licenciatura em pedagogia e a formação do/a pedagogo/a para trabalhar as relações de gênero na escola(2021-06-07) PUREZA, Valéria Amaral; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377A luta das mulheres pelo reconhecimento de seus direitos e pela supressão das desigualdades de tratamento entre os gêneros, é longa e cada vez mais fortalecida pelo coletivo de mulheres que não aceitam mais ser tratadas como um segundo sexo. No contexto desse debate, o presente artigo tem como finalidade apresentar o resultado de um estudo realizado sobre a formação docente para trabalhar as relações de gênero na escola. Numa visão geral, objetivou analisar o Projeto Pedagógico do Curso – PPC, de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação do Campus Universitário do Marajó-Breves e as contribuições que os componentes curriculares desse curso, trazem para a formação de professores/as que tenham como habilidades a produção de práticas pedagógicas e o debate sobre as relações de gênero na escola. De forma específica, buscou identificar que componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Pedagogia trazem contribuições para que os futuros professores/as tenham formação para debater e trabalhar as relações de gênero na escola. A base teórica e metodológica firmou-se na abordagem de pesquisa qualitativa (KAUARK; MANHÃES; MEDEIROS, 2010). Assumiu a forma de pesquisa bibliográfica e Pesquisa Documental (TOZONI- REIS, 2009), por ter importância fundamental às análises dos conteúdos do documento. A coleta de dados deu por meio do PPC, ano 2011. Como base teórica fundamentou-se em Connel (2015), Foucault (1988, 2009), Gomes (2007) e Louro (1997, 2003, 2010). Os resultados indicaram que no PPC, há orientações para o desenvolvimento de competências, habilidades e sete componentes curriculares que apontam de forma direta, por meio das ementas e bibliografias, contribuições à formação acadêmica do/a pedagogo/a para o desenvolvimento de habilidades e competências para a produção de práticas pedagógicas que discutam as relações de gênero na escola. Considerou que o processo de formação, dependem do currículo obrigatório do curso, mas também, dos/as professores que os lecionam, das teorias do conhecimento que embasam as práticas pedagógicas desses agentes, da postura diante da realidade social e da maneira como medeia o conhecimento.