Graduação - CBREVE
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Navegando Graduação - CBREVE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As Contribuições das atividades lúdicas para desenvolvimento de crianças em acolhimento institucional no município de Breves-PA(2019-10-18) SOUZA, Aline Rodrigues Cavalcante de; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Curso objetivou analisar as contribuições das atividades lúdicas realizadas em um abrigo no município de Breves/PA para o desenvolvimento / formação das crianças em atendimento. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: Quais as contribuições das atividades lúdicas realizadas em um abrigo no município de Breves/PA para o desenvolvimento / formação das crianças em atendimento? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: O contexto do abrigo institucional de Breves/PA propicia o desenvolvimento infantil através da realização de atividades lúdicas? Em quais âmbitos da formação humana esse desenvolvimento é perceptível? Para sua concretização, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso, realizado em uma unidade de acolhimento institucional da zona urbana do município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, foram aplicadas com 01 (uma) coordenadora, 01 (uma) pedagoga, 04 (quatro) cuidadoras/educadoras 01 (uma) criança e 01 (um) adolescente acolhido. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos quatro categorias, sendo estas: Ausência de brinquedos e materiais pedagógicos; Baixa frequência de atividades lúdicas e jogos no tempo livre dos acolhidos; Influência das atividades lúdicas no desenvolvimento infantil das crianças e adolescentes acolhidos; e Falta de espaço adequado para a prática e realização de jogos e atividades lúdicas. Os resultados da pesquisa apontam que são inegáveis as contribuições das atividades lúdicas para o desenvolvimento / formação das crianças em atendimento, as quais, através da brincadeira tem a oportunidade de desenvolver-se física, psicológica, cognitiva, social e afetivamente, dentre outros aspectos. Apesar de constatado de que as brincadeiras no contexto do abrigo pesquisado não ocorrerem de forma cotidiana, organizada e planejada, percebeu-se que as práticas lúdicas quando realizadas propiciam o desenvolvimento infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação e trabalho infantil no comércio informal nas embarcações que navegam no Rio Tajapuru, Arquipélago do Marajó-PA, na visão de pais e professores(2019-05-24) SILVA, Rosicley Silva e; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Curso objetivou analisar as influências do trabalho com vendas e trocas nas popas das balsas no rio Tajapuru no processo de ensino aprendizagem das crianças que realizam estas trocas comerciais. Como objetivos específicos buscamos descrever as condições de vida da família e a prática do trabalho relacionada ao contexto escolar da criança; e identificar as influências das atividades laborais no processo formativo escolar de crianças ribeirinhas do Rio Tajapuru. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: como famílias ribeirinhas e suas crianças dão sentido ao trabalho com vendas e trocas comerciais nas popas das balsas no rio Tajapuru, relacionando-o ao processo de ensino aprendizagem na escola dessas crianças que realizam essas trocas comerciais? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: quais as condições de vida das famílias pesquisadas e as práticas de trabalho que se relacionam com o contexto escolar das crianças? Quais as influências das atividades laborais no processo formativo escolar de crianças ribeirinhas do Rio Tajapuru? Para sua realização, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da zona rural do município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi a entrevista, do tipo semiestruturada. Foram entrevistados 03 professores e 03 famílias/responsáveis com crianças matriculadas na escola pesquisada. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos proposições de Azambuja (2004), Rizzini e Pilotti (2009), Souza (2011), Vieira (2011), Lima (2012) e Guedes (2018). Como resultados entendemos que a condição de vida das famílias é difícil, criando um contexto em que o trabalho realizado por crianças e adolescentes estudantes surge como um caminho que pode ajudar na melhoria da condição de vida, mesmo trazendo consequências para a vida escolar dos estudantes. Também concluímos que há diversas consequências sobre o desenvolvimento educacional destes indivíduos, causadas pelo trabalho realizado pelos estudantes, como falta às aulas, dificuldades com as disciplinas escolares; dificuldades com atividades extraclasse; perda de atividades avaliativas e, em decorrência baixo rendimento; evasão escolar e retenção.