Graduação - CBREVE
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Navegando Graduação - CBREVE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma análise sobre os conhecimentos mobilizados por um carpinteiro de Breves-PA em sua atuação profissional(2021) PANTOJA, Edson Guimarães; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Este trabalho trata de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo cujo objetivo é evidenciar a mobilização de ideias e habilidades matemáticas na construção de uma casa de madeira por um carpinteiro da cidade de Breves-PA. Para fundamentação teórica utilizamos a Etnomatemática na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio que considera o fazer matemático desenvolvido em diversos grupos culturais. Metodologicamente, para a coleta de dados da pesquisa de campo, utilizamos a observação, entrevista não estruturada, gravações de áudio e capturas fotográficas. Para melhor explicitar os resultados criamos categorias que evidenciam as habilidades e ideias matemáticas utilizadas pelo carpinteiro: habilidades para projeção da quantidade de material; técnicas para nivelamento; e técnicas para construir o telhado. Nessas categorias são evidenciadas habilidades matemáticas, bem como habilidades com operações básicas de adição e multiplicação, porcentagem, regra de três simples, proporcionalidade, unidades de medidas. Nesse sentido, consideramos que o objetivo da pesquisa foi alcançado, de modo que foi possível evidenciar o modo que a matemática está presente na realidade do carpinteiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) DIPLOMODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DA PRÁTICA DA EXTRAÇÃO DE MADEIRA NO MUNICÍPIO DE MELGAÇO - PA(2024-01-28) PINHEIRO, Ezequiel Gomes; SANTOS, Adriano Junio Gama dos; http://lattes.cnpq.br/5946923135551392; OLIVEIRA, Luiz Antônio Ribeiro Neto de; http://lattes.cnpq.br/0219257677030328Oliveira (2022a, 2022b) instaurou uma abordagem para atividades de modelagem matemática com foco em práticas matemáticas, denominada por Diplomodelagem. Como resultado dessa instauração, o processo para se chegar ao modelo matemático a partir de práticas matemáticas identificadas com práticas culturais pode ser orientado pelas seguintes etapas: prática performada, descrição sociotécnica, elaboração de problema, figurações matemáticas, configuração de diplomodelo e socialização de móvel imutável. Assim, essa abordagem mobiliza os modelos até o ambiente escolar para propiciar um local de diálogos interculturais diplomáticos, ou seja, onde os referidos modelos não exercem hegemonia um sobre os outros. O objetivo é instaurar um diplomodelo a partir da prática de extração de madeira ribeirinha em uma localidade do município de Melgaço-Pará. Para isso, utilizou-se a observação não-participante e a entrevista não-participante. Este diplomodelo foi instaurado com o propósito de ser apresentado nos cursos de formação de professores para que estes tomem consciências das existências de outras matemáticas, que não apenas a acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) ENSINO REMOTO: desafios no processo de ensino de matemática no sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Bagre – PA(2021) PANTOJA, Denise da Silva; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Este trabalho aborda os desafios enfrentados por uma turma do sexto ano do ensino fundamental no processo de ensino de matemática no período de ensino remoto. Tal abordagem faz-se necessária dada a necessidade de discussões em relação ao planejamento do retorno das aulas presenciais, com vistas a minimizar as defasagens de aprendizagem decorrentes desse período. O objetivo foi analisar as características do processo de ensino de matemática com as aulas remotas e quais foram os desafios enfrentados por alunos e professores nessa modalidade de ensino. Esta é uma pesquisa é de cunho qualitativo e a coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado em uma escola pública do município de Bagre - PA. A análise evidenciou as fragilidades do ambiente escolar, no desenvolvimento dos alunos, por meio do ensino remoto, tais, como: a falta de estrutura; o acesso a equipamentos e a internet. Gerando, consequentemente, a defasagem dos conteúdos de matemática explorados nesse período.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Materiais didáticos manipuláveis: construindo um prisma pentagonal utilizando recursos de baixo custo(2021) CHAAR FILHO, Fayad Merched; LACERDA, Alan Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/5043628211112253Neste artigo tem-se como objetivo analisar e identificar as habilidades que podem trazer contribuições para alunos e professores para o ensino e aprendizagem de conceitos básicos de geometria espacial contextualizando nos elementos de um prisma pentagonal utilizando matérias didáticos manipuláveis de baixo custo. Para tanto, utiliza-se como referencial teórico os autores Santos e Costa (2020); Sousa, Silva e Silva (2020); Fonseca e Gualandi (2020); Girotto (2015); Dias (2012); Lorenzato (2006); entre outros que fomentam a importância dos materiais didáticos para o ensino de geometria. Para a realização do projeto, desenvolve-se uma atividade que possibilitava os alunos a construção de um sólido geométrico (prisma pentagonal). Este projeto foi aplicado a trinta alunos do 6° ano, em uma escola do ensino fundamental no município de Breves-Pa. Os resultados apontaram que a utilização de materiais de baixo custo na construção de um prisma pentagonal contribui para a exposição de 1127 ideias e conjecturas acerca do prisma e suas nomenclaturas. A utilização de materiais de baixo custo, além de contribuir para o processo de aprendizagem, contribui também para o processo de ensino, pois os materiais passam ser mais acessível para o planejamento de uma aula enriquecedora.