Faculdade de História - FAHIS/CANAN
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Navegando Faculdade de História - FAHIS/CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O “bom” e o “mau” selvagem através das telas: uma análise das representações indígenas na TV aberta brasileira (1980-1990), seus impactos no imaginário social e no ensino de História(2025-09-15) MOREIRA, Wueslen de Souza; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259Este trabalho tem por finalidade analisar as representações indígenas nos espaços midiáticos dos programas de TV do final das décadas de 1980 e 1990 e como a TV aberta, enquanto espaço de poder, foi uma importante ferramenta para a perpetuação dos estereótipos relacionados aos indígenas nos dias atuais, no contexto brasileiro. Será utilizada como fonte a plataforma YouTube, a fim de acessar quadros de programas como Casseta & Planeta, Os Trapalhões e Xou da Xuxa, buscando enfatizar como a TV brasileira do final do século XX foi marcada por estereótipos, falta de diversidade e uma visão estigmatizada acerca dos povos originários. O trabalho parte de um método qualitativo-interpretativo. A TV aberta, enquanto espaço de poder, contribuiu para a consolidação de um imaginário racista e estigmatizado em relação aos povos indígenas. O objetivo inicial é destacar o espaço da mídia como um espaço de poder e como a sua grande relevância é capaz de moldar pensamentos e influenciar indivíduos a partir do discurso; evidenciar como os indígenas são abordados historicamente no espaço escolar e suas representações; realizar, posteriormente, uma análise dos programas de TV que pautaram o “índio” em suas programações; e, por fim, propor uma intervenção didática, de forma teórica, voltada para o trabalho com alunos do ensino fundamental, buscando desmistificar estereótipos e percepções distorcidas em relação aos povos indígenas brasileiros, a partir de uma perspectiva decolonial de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de História e materiais didáticos: análise do livro História Moderna e Contemporânea de José Jobson de Arruda (1977)(2024-11-04) PEREIRA, Cristina do Nascimento; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442A referida pesquisa apresenta uma discussão sobre o ensino de história na década de 1970, as técnicas metodológicas, materiais usados, fontes, o olhar e criticidade de historiadores, referente ao ensino de História. Discutir-se-á a relevância de materiais didáticos, utilizados na década de 1970, e para essa discussão foi utilizada como fonte principal o livro de José Jobson de A. Arruda, “História Moderna e Contemporânea” (1977), sendo utilizados também bibliografias de outros autores brasileiros que discutem o ensino de história em um período de regime autoritário. Ao se discutir o ensino de história no Brasil, consequentemente o debate se volta para os livros didáticos sua história e sua construção, onde as editoras da década de 1970, tiveram papel primordial no que diz respeito ao ensino de história e como era este ensino, no marco temporal de 1969 a 1985.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre páginas e passados sombrios: a presença do holocausto, nazismo e totalitarismo nas histórias em quadrinhos(2023-12-14) SOUZA, João Vitor Gomes de; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Esse trabalho estuda as possibilidades vinculadas ao uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de História, em especial obras gráficas que apresentam em seus conteúdos tramas que correspondem a conceitos como, Nazismo, Totalitarismo e Holocausto, em geral o período correspondente a Segunda Guerra Mundial, sem contar que o trabalho também se propõe a apresentar as características das obras gráficas, os desafios, contribuições para o ensino e pesquisa historiográfica, expor que as Histórias em Quadrinhos são uma rica fonte para se debater temas historiográficos, o trabalho também busca discorrer os conceitos propostos a partir da análise de autores especialistas nos temas, além disso, o trabalho se preocupa em buscar apresentar trechos de HQs que possuem ligações diretas com os conceitos escolhidos promovendo uma relação entre a bibliografia acadêmica e momentos das cinco HQs selecionadas que são Maus, A Busca, O Complô, X-Men Magneto e Segredo de Família e na sua conclusão o trabalho propõe apresentar possibilidades aos docentes de como podem abordar o Holocausto, o Nazismo e temas semelhantes em sala de aula fazendo o uso das HQs, promovendo um ensino mais dinâmico e proveitoso.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Manto Sagrado e o preconceito velado: o estigma negativo em torno da torcida do Flamengo à luz da Historiografia(2024-11-08) ALVES, Gabriel Ribeiro; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Neste artigo analiso o estigma associado à torcida do Flamengo, frequentemente rotulada pela imprensa e pela sociedade como "torcida de favelado". Ao longo dos anos, tal rotulagem tem influenciado a percepção pública e moldado narrativas que refletem e perpetuam estigmas socioeconômicos e culturais. A pesquisa se debruça sobre a cobertura midiática e como esta abordou a composição social e as características da torcida do Flamengo, considerada uma das maiores e mais diversas do Brasil. Através de uma análise histórica, o estudo busca compreender como o discurso midiático contribuiu para a formação desse estigma e quais impactos sociais e culturais isso gerou ao longo do tempo. A metodologia combina tanto análises qualitativas quanto quantitativas, investigando materiais impressos e digitais que documentam a representação da torcida flamenguista tanto na imprensa quanto na cultura popular. Um grande questionamento a se fazer para entender o debate é: por que o clube mais popular do país, que disputa o esporte mais popular do país, vem a ser tão estigmatizado negativamente pelas pessoas, que não torcedores, em geral? Ao explorar as narrativas que emergem nesses contextos e como elas se relacionam com as dinâmicas sociais e culturais, o artigo pretende ampliar a discussão sobre as complexas relações entre futebol, mídia e sociedade, bem como seus reflexos na construção de identidades e desigualdades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Me perdi de mim”: dispositivo amoroso, afeto racializado e letramento afetivo no ensino de História(2025-09-10) SOARES, Jamilly de Lima; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259Este artigo busca compreender como o amor, atravessado pelas estruturas do racismo e do patriarcado, opera como um dispositivo de sujeição na vida de mulheres negras. A pesquisa parte de uma trajetória pessoal, acadêmica e afetiva, ancorada nas escritas feministas negras, que recusam separação entre teoria, experiência e construção de si. O trabalho visa analisar de que maneira o dispositivo amoroso e o afeto racializado impactam na construção da subjetividade de mulheres negras, produzindo experiências de dor, anulação e perda de si. Além disso, discute como o ensino de História pode ser um espaço de ruptura com os afetos coloniais, através do letramento afetivo racializado e da reconstrução de subjetividades negras. A metodologia é qualitativa, fundamentada na análise de narrativas produzidas por mulheres negras a partir de um formulário online, e articulada à prática extensionista desenvolvida na Escola Dom Pedro I, através de palestras interativas, roda de conversa e materiais pedagógicos. A partir das narrativas, evidencia-se que o amor, quando atravessado pelo racismo estrutural, atua como força de opressão, mas também que o acesso à educação crítica e ao letramento racial possibilita processos de resistência, reconstrução de afetos e afirmação da identidade negra.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Negra Li e o RZO: uma análise sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no Movimento Hip Hop(2025-04-08) OLIVEIRA, Izabelle Rego; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Esta pesquisa discute a análise das dificuldades encontradas pelas mulheres para a inserção no movimento Hip hop a partir da figura da cantora e rapper Negra Li, durante a sua entrada até a sua saída do grupo RZO (1996 - 2004). Destacam-se, primeiramente, a constituição do rap no contexto paulistano e as inquietações sobre o novo ritmo que chegava ao Brasil será um importante ponto de partida, pois a partir da definição do que é o rap, do funk falado e dos elementos que cercam o movimento da subcultura juvenil anti-sistema enquanto uma ferramenta de contestação do status quo também foi um espaço importante para a disseminação de preconceitos contra as mulheres. Nesse contexto, a análise da carreira da cantora Negra Li se torna um mecanismo para compreensão sobre o fenômeno de ocupação das mulheres nos segmentos da cultura hip hop, sua inserção em um grupo que carrega símbolos masculinizantes até na nomenclatura, a Rapaziada da Zona Oeste vai inaugurar na vida de Liliane de Carvalho, a necessidade de desenvolver mecanismos de defesa para a consolidação da sua carreira como backing vocal, e depois como intérprete, carreira que outras figuras femininas na cena também compartilharam. Na expressão das vivências por meio do rap, será necessário deixar em segundo plano o que tradicionalmente é considerado feminino para obter o respeito dos colegas homens e evitar o assédio, que será recorrente até nas revistas especializadas no movimento hip hop, adaptar suas vestimentas ao mundo masculinizante do rap nem sempre garantirá que as mulheres tenham liberdade para subir nos palcos e ressignificar o cotidiano periférico expresso nas letras tendo como base a perspectiva feminina, uma lacuna significativa está presente na análise grupos de rap femininos quando o rap invade o centro de São Paulo e depois para a periferia. Enquanto os rappers expressavam em suas letras valores morais e sociais sobre o sexo feminino, as mulheres utilizavam o rap como mecanismo de empoderamento contra o machismo e o sexismo frequentes no cotidiano delas, além de relatarem suas experiências enquanto mães, trabalhadoras, namoradas e artistas. A pesquisa finaliza a análise no ano de 2004, com a saída da cantora Negra Li do RZO, relatando os desafios femininos e as significativas contribuições que ela e outras artistas trouxeram para o cenário do rap.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Racismo e Ensino de História: uma experiência de Ensino na Educação Básica(2023-12-18) SILVA, Josué Pamplona da; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956Intrínseco nas estruturas da sociedade brasileira, o racismo por vezes manifesta-se não apenas de maneira direta e perceptível, através de discriminações, mas sim nas sutilezas do cotidiano. Nesse sentido, assim como em outras instâncias, o mesmo está presente nas escolas brasileiras, o que eventualmente acaba por ser naturalizado devido à falta de percepção da sua gravidade e impacto na vida dos educandos. Dito isso, o presente Trabalho de Curso tem por objetivo discutir uma experiência de ensino antirracista, ancorada na lei pela Lei 10.639/2003 mais tarde, ampliada para a Lei 11.645/2008, realizado com estudantes da 2ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Celeste, localizada no município de Ananindeua. Tal experiência, que se organizou em etapas, teve início com um questionário socioeconômico, objetivando conhecer o público alvo, o que, foi de extrema importância no desenvolvimento do plano de ensino pensado sobre os temas norteadores: raça e racismo, racismo na história, racismo e cultura, desigualdade e sociedade etc. A metodologia de trabalho foi estruturada como o uso de fotografias que circularam nas redes sociais nas últimas décadas, que retratam, de maneira direta ou indireta, a presença do racismo no cotidiano da população brasileira, assim como, discussões fundamentadas por textos bases, como Silvio Almeida, Frantz Fanon etc. o qual foram utilizados como referências para a devida discussão a respeito do Racismo. Ao final, apresenta-se considerações a respeito da elaboração de um mural, pensado e produzido pelos educandos, para a comemoração do dia 20 de novembro, o qual destacaram através de fotografias algumas personalidades negras que se tornaram símbolo de resistência contra o racismo. Tal elaboração foi produto da oficina “Personalidades Negras e a luta contra o racismo”, cujo objetivo era o de debater a respeito de diferentes sujeitos que lutaram e lutam contra o racismo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008(2024-11-05) SILVA, Wellester Ramos da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442A inclusão e valorização das culturas indígenas no currículo escolar têm se destacado nas últimas décadas, especialmente após a promulgação da Lei 11.645/2008, que obriga a inserção de conteúdos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. Esta pesquisa objetiva analisar como os povos indígenas são representados nos livros didáticos da coleção “História Sociedade & Cidadania” de Alfredo Boulos, utilizados no município de Tucuruí entre 2020 e 2023. A investigação busca verificar se as representações indígenas nesses materiais são suficientes para promover uma compreensão equilibrada e informada das culturas indígenas, alinhadas à legislação vigente. A hipótese central propõe que, apesar dos avanços legislativos, a representação indígena nos materiais didáticos ainda é insuficiente, impactando a formação da identidade cultural dos alunos e a preservação do conhecimento histórico das populações indígenas. Além disso, a pesquisa explora a diversidade cultural apresentada e sugere a inclusão de materiais complementares locais para enriquecer o processo educativo. Este estudo contribui para a promoção de uma educação mais inclusiva e representativa, valorizando a diversidade cultural indígena e reforçando a necessidade de uma abordagem pedagógica respeitosa e autêntica.