Curso de Matemática - CABAE
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Navegando Curso de Matemática - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano(2022-06-20) MEIRELES, Francisco Xavier Campelo; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente artigo tem como tema, alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental, tem como objetivo revisar as operações básicas da matemática utilizando metodologias já estuda que pode ser aplicada facilmente em sala de aula. Destaca-se nessa pesquisa um estudo sobre o ensino e aprendizagem, o papel do professor e as metodologias que auxilia na aprendizagem das operações básica sendo elas: Tábua de Pitágoras; Multiplicação com as mãos; Multiplicação chinesa, o processo da divisão pela soma e atividades complementar para o ensino e aprendizagem das operações básicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da lucratividade do produtor rural familiar de pimenta-do-reino no município de Acará-PA(2022-12-29) CUNHA, Lisandra de Sousa; DAMACENO, Marcela Marques; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da lucratividade dos agricultores familiares, sobre a produção de pimenta do reino no município de Acará. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa de campo na modalidade de entrevista direcionada aos agricultores familiares do município do Acará. Os dados coletados foram utilizados para analisar através do indicador Valor Presente Líquido (VPL) a viabilidade lucrativa do cultivo da pimenta do reino. Verificou-se que a produção em pequena escala de pimenta do reino para um determinado produtor caracterizou-se viável economicamente, haja vista que o indicador utilizado se mostrou positivo quando analisado, utilizando mesmo uma taxa atrativa de 10%.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Analise do uso dos recursos de didáticos no processo de ensino aprendizagem no ensino da matemática para alunos do 8º ano e do 9º ano do ensino fundamental(2022-02-18) PEREIRA, Luara dos Santos; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557Esta pesquisa refere-se à análise dos utilização de recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem no ensino da Matemática para alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental e tem como objetivo Analisar de que forma a professora utiliza os recursos didáticos nas aulas de Matemática do 8º e 9º ano do ensino fundamental, bem como a sua importância e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho está vinculada a uma abordagem do tipo qualitativa descritiva, composta por duas etapas, são elas: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu por meio de observação, análise documental, entrevistas e aplicação de questionários com a coordenadora pedagógica, a professora e os alunos. A pesquisa nos possibilitou vivenciar como a professora faz uso desses recursos didáticos nas aulas de Matemática, como instrumentos facilitadores da relação professor-alunoaprendizagem, possibilitando tornar o processo de aprendizagem algo mais natural e menos desgastante para as pessoas envolvidas. Logo, a utilização de tais recursos é uma forma de aproximar os alunos do contexto social onde vivem, o que pode proporcionar maior interesse e maior absorção dos conhecimentos matemáticos de uma forma menos conteudista nas aulas de Matemática, tendo em vista que esses momentos de aprendizagem não devem ser monótonos e sim atraentes para o aluno, podendo assim gerar nos mesmos um desejo maior de aprender matemática com o auxílio do professor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aplicação da matemática na atividade policial: a influência que os estudos matemáticos exercem na atividade policial(2022-08-12) SANTOS, Nivaldo Silva dos; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039Esse trabalho aborda como temática, aplicação da matemática na atividade policial:a influência que os estudos matemáticos exercem na atividade policial. A abordagem consiste em utilizar as ferramentas computacionais, como o aplicativo Google Maps (GPS) e utilização de ARP (Drone), visando aplicação à área de segurança pública. Esses recursos tecnológicos contribuem significativamente no combate ao comércio ilícito, como plantio de cannabis sativa, por exemplo, e outras ramificações do narcotráfico que necessitam da tecnologia para agregação de conhecimento e assim identificar em áreas de difícil acesso. Para melhor descrever a aplicação, são usados três problemas que evidenciam a importância e utilidade indispensáveis de recursos como ARP e Google Maps na reunião de fatos que ajudam no combate ao crime. O terceiro problema tratará do uso da geometria plana e analítica no cálculo de área de plantio de cannabis e de distâncias de coordenadas no sentido de avaliar o modus operandi e como se estruturam e organizam-se os supostos traficantes donos dos plantios, usando, embora de forma empírica, os conhecimentos matemáticos no sentido de maximizar o plantio da erva, o que corresponde a um lucro máximo quando a droga é beneficiada. A ocupação de grandes áreas de plantio dificilmente acontece, pois, poderiam ser identificadas por drone que visualiza regiões de plantio. Conclui-se a pesquisa considerando que a tecnologia moderna, Google Maps, a ARP, assim como a matemática na contribuição de coordenadas em áreas de difícil acesso, tem sido de grande utilidade na produção do conhecimento, tendo em vista que essas medidas são essenciais para o combate do comércio ilícito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de jogos matemáticos no 1º ano do ensino médio(2022-07-08) QUARESMA, Mário Antonio Mata; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Apesar da evolução do ensino que se tem nos dias atuais a disciplina de matemática continua sendo um dos motivos do grande número de reprovação dos alunos, não importa o nível de escolarização: fundamental, médio ou superior. Os motivos alegados para tal fato são diversos, mas há um consenso geral de que quando os professores utilizam métodos diferenciados, saindo daquela postura tradicional de lecionar, o resultado final melhora bastante. Por exemplo, a utilização de jogos matemáticos é uma das alternativas que diversos educadores usam para melhorar o desempenho dos alunos nesta disciplina, mas ainda são poucos os professores que utilizam os jogos em sala de aula e quando utilizam é mais para o ensino fundamental do que para o ensino médio. O presente trabalho objetivou mostrar, através de experiência realizada em sala de aula, com uma turma do 1º ano do ensino médio, que pudesse aplicar jogos matemáticos para o ensino médio e que faz com que o rendimento na aprendizagem aumente. Neste trabalho apresenta-se cinco jogos já existentes na literatura, que podem ser aplicados no ensino médio, mas na aplicação que ocorreu em uma escola do município de Abaetetuba, utilizouse apenas um devido ao tempo disponibilizado pelo professor. Durante a atividade foi possível perceber um interesse maior em aprender o conteúdo matemático para participar do jogo. Apresentou-se citações diversas dando um crédito à utilização desses jogos, então entende-se que é válido fazer essas experiências em sala de aula. Os jogos aqui propostos são sugestões simples que poderão ser utilizados nas escolas, com praticamente custo zero. Com a aplicação do jogo concluiu-se que a tentativa realmente é válida para melhorar a “imagem” desta disciplina temida por muitos, às vezes tão odiada e também muito amada por seu fascínio quando se cria estratégias de ensino diferenciadas e dinâmicas (“animadas”). E principalmente fazer com que os alunos não venham mais abandonar as salas de aula, desperdiçando a oportunidade de um futuro melhor, que na maioria das vezes só se pode alcançar através da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem de matemática na perspectiva da neurociência: um panorama de pesquisas dos últimos anos para compreender os processos neurais envolvidos na aprendizagem de matemática(2024-02-28) ANDRADE, Roniely Araújo Balacol; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O ensino de matemática na perspectiva da Neurociência cognitiva é um tema que vem ganhando relevância nas últimas décadas e gerando impactos na literatura, sendo uma área que estuda o sistema nervoso central aplicada ao ensino que visa compreender como ocorre a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da Neurociência no entendimento dos principais aspectos e regiões cerebrais envolvidos na aprendizagem de matemática. A pesquisa se justifica pelo fato de ao compreender melhor os processos neurais envolvidos na aprendizagem de matemática, os educadores poderão desenvolver estratégias alinhadas às características naturais do cérebro. Utilizamos uma abordagem qualitativa de tipo bibliográfico pelo fato de permitir uma ampla revisão da literatura sobre o tema de interesse, trazendo as principais abordagens, métodos e resultados encontrados pelos autores estudados. As pesquisas do corpus demostram os preceitos da Neurociência na perspectiva da aprendizagem, considerando o cérebro como o lugar onde acontecem as mudanças para a aprendizagem. Além disso, a Neurociência aplicada à educação não se mostra uma nova pedagogia para substituir as existentes e nem a solução para todos os problemas da aprendizagem, mas agrega ainda mais cientificidade e embasamento às teorias pedagógicas existentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da eficácia do Algeplan no desenvolvimento cognitivo de alunos autistas(2024-02-28) COSTA, Lucielen Pereira da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O artigo propõe uma avaliação minuciosa da eficácia do Algeplan no desenvolvimento cognitivo de alunos autistas, concentrando-se na análise aprofundada de como essa metodologia singular repercute no aprimoramento do raciocínio lógico-matemático e nas habilidades cognitivas desses estudantes. A metodologia empregada envolve uma análise qualitativa das interações entre a aplicação do Algeplan e o progresso nas habilidades de raciocínio lógico-matemático. Os resultados revelam padrões consistentes de melhoria nas competências cognitivas, destacando a adaptabilidade e eficácia do Algeplan como uma ferramenta pedagógica, fornecendo uma base sólida para estratégias educacionais personalizadas no apoio ao desenvolvimento cognitivo de alunos autistas, bem como oferecendo uma compreensão mais detalhada dos processos cognitivos envolvidos na implementação do Algeplan. Este enfoque multifacetado fortalece a validade interna do estudo, contribuído para a fundamentação teórica e prática das conclusões apresentadas e fornecendo um arcabouço sólido para futuras pesquisas no campo da educação para alunos autistas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A base nacional comum curricular (BNCC) e a aplicabilidade de sistemas de equações lineares(2022-12-12) DIAS, Flavione Lopes; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Este trabalho objetiva mostrar que podemos resolver problemas envolvendo outras áreas de conhecimento: Química, Física, Geografia através de aplicações de sistemas de equações lineares. Com isso, utilizou-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz o estudo desses sistemas no ensino médio. A pesquisa fez uso de uma revisão bibliográfica a partir dos estudos de: Boldrini (1980), Dante (2016), Lezzi (2016), Lipschutz (2011) e Ruggiero e Lopes (1996). Os resultados encontrados na pesquisa bibliográfica foram de fundamental importância, pois, através das atividades demostradas foi possível observar que podemos relacionar o ensino da matemática a outras áreas de conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Cálculo de regra de três e proporcionalidade com aplicação na dosimetria no direito do apenado(2022-07-11) CAVALCANTE, Elielson Piteira; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Esse trabalho de conclusão de curso apresenta uma discursão a respeito da matemática no direito do apenado, ou seja, mostra um panorama da disciplina na vida do apenado até sua liberdade. Destaca-se a interdisciplinaridade do Direito e Matemática e a relação no direito de punir conferido ao Estado. Ressalta-se, também, que no Brasil em comparação ao Estados Unidos da América no viés matemático e sua (in) eficácia enquanto estratégia célere no processo criminal. Percebe-se o conhecimento matemático no papel decisivo na vida de um individuo no processo, inclusive a necessidade de inserção do conteúdo de matemática no currículo do curso de direito, para melhor preparação do profissional de direito com certa dificuldade em encarar o desafio de compreender a Matemática inclusa no Direito diante da profissão. Conclui-se a pesquisa considerando que a matemática enquanto ciência tem relevância na área do Direito servindo de base para equacionar e determinar o tempo certo de acordo com a pena e a progressão do apenado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O cálculo de volume de sólidos geométricos utilizando como ferramenta auxiliar o GeoGebra 3D(2022-12-14) CARVALHO, Suzane da Silva; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272Este trabalho visa destacar a importância do GeoGebra 3D no estudo de sólidos geométricos, apresentando uma proposta de atividade de ensino, vinculado as possibilidades que o programa pode fornecer, em termos de contribuição à aprendizagem com relação ao cálculo do volume de sólidos geométricos. Nesse contexto, a fundamentação teórica foi articulada usando a definição de alguns sólidos geométricos convencionais como o prisma, a pirâmide, o cilindro e a esfera e a demonstração das respectivas fórmulas para o cálculo de volume. Três aplicações foram desenvolvidas de forma analítica. Posteriormente o passo a passo da construção no GeoGebra 3D para comprovação dos resultados obtidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cálculo do potencial hidrogeniônico da água mineral consumida no município de Abaetetuba-PA e nas soluções diluídas de ácido fraco(2019-08-07) BRABO, Ana Paula Góes; ANDRADE, Flávio Vargas; http://lattes.cnpq.br/0492668759819624; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O objetivo deste trabalho foi inicialmente comparar quantitativamente o potencial hidrogeniônico (pH) disposto nos rótulos de três marcas de água mineral comercializadas no município de Abaetetuba-PA com os resultados obtidos experimentalmente, onde neste último utilizou-se uma escala logarítmica presente intrinsicamente no equipamento denominado pHmetro. Posteriormente, utilizou-se uma estratégia similar de comparação utilizando uma solução diluída de um ácido fraco denominado acético, no entanto, agora foram obtidos três valores para o pH quais sejam: teórico, experimental e numérico. Em relação ao resultado teórico utilizou-se uma fórmula analítica que quantifica a chamada constante de acidez, por sua vez no experimental utilizou-se novamente o pHmetro, já o numérico foi determinado através de uma equação (modelagem), onde a raiz da mesma necessária para calcular o pH em questão, foi estimada através do método de Newton-Raphson utilizando um ambiente computacional para determinar os cômputos necessários. Na comparação envolvendo as águas minerais foi possível indicar que as mesmas apresentam valores de pH abaixo do recomendado pela legislação vigente. Já em relação à comparação do pH da solução diluída de ácido acético, constatou-se a eficácia de uma estratégia numérica para determinação do mesmo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Comercialização de pescado na feira municipal de Abaetetuba com a utilização da função afim(2022-07-11) MELO, Biatriz Fonseca de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O estudo descreve sobre a comercialização de pescado na feira municipal de Abaetetuba com a utilização da função afim, buscando avaliar 04 espécies de pescado mais comercializadas nesta feira. Foram realizadas duas visitas semanais à feira no mês de maio 2022 que contou com a participação de um balanceiro que comercializa o pescado com os peixeiros que vendam o pescado no mercado municipal. Primeiramente, buscou-se compreender os valores do pescado que o balanceiro comercializa e após a coleta desses dados, procurou-se saber os valores do pescado comercializado pelos peixeiros. Das diferentes espécies vendidas, a pesquisa concentrou em apenas em 04 tipos de pescado que são os mais comercializados e consumidos por parte da população abaetetubense. A pescada-branca, o mapará, a dourada e o filhote foram as espécies inclusas na pesquisa para estudo do lucro obtido pela venda tanto para o balanceiro e peixeiro que comercializam o produto. Conclui-se a pesquisa considerando que a venda do produto comercializado, possui um maior lucro para o balanceiro que vende durante a semana uma maior quantidade de pescado, enquanto os peixeiros de maior número adquirem um lucro menor com a venda do pescado para a população local.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Conflitos históricos na matemática(2022-07-05) BRAGA, Andrei Jose Magno; COSTA, Anne Gleisse Pimentel Carneiro; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378O presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre a importância da ideia de conectar a História da Matemática com os objetos de conhecimento de matemática ministrados em sala de aula, a partir dos conflitos de grandes matemáticos como Cardano versus Tartaglia no desdobramento da solução das equações polinomiais do terceiro grau e Newton versus Leibniz no desenvolvimento do cálculo diferencial integral. Deste modo, analisar os conflitos matemáticos que envolveram esses cientistas, permite que o professor trabalhe, além do ensino da matemática propriamente dita, com conceitos de ética e construção de valores, além de tornar as aulas mais contextualizadas, agradáveis, criativas e integradas às outras disciplinasTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimentos físicos e matemáticos presentes nas ferramentas manuais da construção civil(2022-07-11) SERRÃO, Joel Rodrigues; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Esse trabalho de conclusão de curso, tem como tema conhecimentos físicos e matemáticos presentes nas ferramentas manuais da construção civil. Para desenvolver essa abordagem, utiliza-se uma pesquisa de caráter bibliográfica e de campo com três profissionais da construção civil no sentido de avaliar o conhecimento que possuem das teorias da Física e da Matemática presentes nas ferramentas manuais que utilizam no cotidiano. Busca-se comparar a ligação entre o empírico oriundo das experiências desses profissionais com os conhecimentos cientifico para constatar o elo entre os dois conhecimentos. Conclui-se a pesquisa considerando que apesar dos entrevistados não conhecerem a parte cientifica (ligada aos conceitos de pressão para as ferramentas cortantes, a hidrostática inserida na lei de Stevin utilizada no nível de mangueira, o compasso, esquadro e a linha de nylon relacionadas com o conceito de ângulos, círculo, circunferência e retas), conseguiram a partir do conhecimento empírico mostrar os mesmos resultados previstos pelas formulações matemáticas e teorias físicas inseridas nas ferramentas usadas na construção civil por esses profissionais entrevistados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As construções gráficas das funções do 1º, 2º grau, exponencial e logarítmica com a utilização do software GeoGebra(2022-02-25) BARRETO, Rafael da Trindade; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Este trabalho aborda como compreender as construções gráficas das funções do 1º, 2º grau, exponencial e logarítmica com a utilização do software GeoGebra. Procura-se explicar algumas propriedades dessas funções e os esboços gráficos com auxílio do GeoGebra. Tornar-se-á possível estudar o comportamento geométrico de cada função, compreendendo as variações das grandezas tabeladas para realização do esboço gráfico. Desenvolve-se as etapas com o software GeoGebra, indicando um estudo preliminar com o uso de ferramentas, restringindo-se o estudo tão somente nas construções gráficas das funções supracitadas. Verifica-se que a funções podem ser utilizadas de forma contextualizada, as funções logarítmica e exponencial por exemplo podem ser traçadas para chegar a resultados visualmente aproximados da curva de crescimento e decrescimento do número de óbitos cometidos pela pandemia, porém esse trabalho se permite apenas fazer essa aproximação visual, com o comportamento do número de óbitos em função do tempo em meses utilizando os dados certamente irá obter-se melhores resultados, porém ao que esse trabalho se propõe, já oferece um melhor entendimento das curvas traçadas no plano cartesiano. Conclui-se que é importante utilizar um recurso na melhoria da metodologia e de pesquisa em si e apesar de tudo, é preciso compreender que seja qual for a finalidade, não se pode deixar de entender os conhecimentos matemáticos, sem os quais podem dificultar o entendimento do programa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contextualização no ensino da matemática(2022-03-09) PEREIRA, Benedito; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O interesse pela pesquisa se deve as dificuldades matemáticas e o fracasso escolar da disciplina, evidenciado pelo IDEB bai111xo entre alunos que não tem aprendido matemática de forma satisfatória. O objetivo é desenvolver mentalidades matemáticas, trabalhando por meio de resoluções de problemas vinculados ao cotidiano do aluno e ao seu projeto de vida. A pesquisa ocorrerá por prazo determinado com análises e registro de resultados e como produto final materiais de consultas para os docentes, unidade escolar e alunos. A proposta que ao inserir um novo olhar para a disciplina o aluno entenda que a matemática se faz presente em todas as esferas da vida: social e cultural, sendo assim que vai além de ensinamentos básicos e consequentemente lhe traga compreensões e desmitifique o medo, crenças e paradigmas de não compreensão em enunciados matemáticos ou resoluções de problemas. Os resultados obtidos mostram que tanto o professor quanto os alunos percebem a Educação Contextualizada como uma abordagem de ensino que valoriza o contexto, bem como propicia ao estudante modificar a condição de vida a que está submetido. Também chamam a atenção para a descontextualização dos materiais didáticos que chegam às escolas públicas, bem como destacam a importância da EC na construção do conhecimento, permitindo a desconstrução da ideia de que a matemática é muito difícil e complicada. Sabe-se que esse processo também será possível contribuir com as habilidades socioemocionais e o protagonismo do aluno participante.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática(2023-12-21) PEREIRA, Graziela Vilaça; NAHUM, Nélio Santos; http://lattes.cnpq.br/2474290454840252; https://orcid.org/0000-0002-1208-127X; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Este texto visa descrever o relato de experiência das atividades do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Abaetetuba. O trabalho tem como intuito abordar e descrever as práticas adotadas e metodologias utilizadas pelos residentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes nas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Nesse sentido, destaca-se a construção de vivências que possibilitam ampliar o conhecimento teórico e prático dos residentes, fundamental para o aperfeiçoamento profissional e formação docente. Assim, objetivamos compreender a formação inicial dos residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) que ensinarão matemática, pautada nos objetivos referentes ao programa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática(2022-07-11) CORDEIRO, Ananda Ferreira; NUNES, Delma Conceição Gomes; NAHUM, Nélio Santos; http://lattes.cnpq.br/2474290454840252; https://orcid.org/0000-0002-1208-127X; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385O presente trabalho consiste na exposição das experiências vivenciadas pelos graduandos do Curso de Licenciatura em Matemáticada Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Abaetetuba, denominados residentes. A pesquisa se baseou nos relatos de experiência produzidos pelos residentes a cada semestre. Apesar do contexto pandêmico, o programa proporcionou aos residentes dezoito meses de inserção docente em turmas do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do Pará, situada no município de Abaetetuba, com produção de materiais didáticos, regência de aulas, formações pedagógicas, reuniões de planejamento e elaboração de trabalhos para eventos científicos, sob orientação ativa do professor preceptor. A partir dosrelatos, o estudo tem como objetivo mostrar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação do futuro professor de matemática, promovendo a reflexão sobre o ser docente na perspectiva de associar a teoria à prática. Conclui-se mostrando-se as atividades desenvolvidas durante o programa que possibilitaram aos residentes conhecer e vivenciar o dia a dia da escola da educação básica, tão importante no processo de formação de futuros docentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto(2022-03-11) SILVA, Bárbara Gaia Barreto da; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Em março de 2020, escolas e universidades brasileiras suspenderam as aulas presenciais devido a pandemia da COVID-19, obrigando estudantes e professores à uma mudança abrupta no processo de ensino e aprendizagem em meio a necessidade do isolamento social. Com a autorização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) houve a necessidade de incluir as tecnologias digitais na educação. O presente trabalho visa discutir sobre as contribuições do Geogebra no ensino de funções algébricas por meio de oficinas virtuais, a partir da análise de questionários aplicados aos discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. O método de estudo utilizado foi a pesquisa-ação com o desenvolvimento de duas oficinas pedagógicas via Google Meet em que foi apresentado uma aula/revisão dos conteúdos de funções e aplicação de atividades de visualizações de gráficos construídos por meio das ferramentas do software Geogebra. Os resultados apresentam a motivação da utilização das tecnologias no ensino de conteúdos matemáticos propostos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os desafios do ensino inclusivo de matemática para alunos cegos: uma revisão bibliográfica acerca da alfabetização geométrica(2022-12-22) CORRÊA, Alex Carneiro; ARAÚJO, Paulo Anderson de Carvalho; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039A presente pesquisa apresenta uma discussão acerca da prática pedagógica em matemática, e seus desafios e perspectivas para a inclusão escolar. Sabe-se que durante séculos, a educação especial era interpretada de forma preconceituosa, pois era entendida como uma forma de educação que buscava segregar alunos com necessidades especiais, fora dos ambientes escolares convencionais. Muito se avançou no mundo, em termos legais, a respeito da educação especial e inclusiva, entendida como um direito a dignidade humana. No Brasil, os marcos legais avançaram, entendendo que todos têm o direito a educação, instituindo a educação especial e inclusiva como modalidade de ensino obrigatória nas escolas regulares. Ainda assim, muito ainda se deve avançar, principalmente em termos de sensos comuns e preconceitos que ainda estão presentes nos ambientes escolares em relação a inclusão. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é compreender através de revisão bibliográfica, os desafios e perspectivas do ensino de matemática, no âmbito da geometria, para alunos cegos. Objetivos específicos: (I) Abordar os aspectos da alfabetização matemática, com foco em geometria, e sua interface com a educação especial e inclusiva; (II) Externalizar os desafios e expectativas da alfabetização geométrica para alunos cegos. Fundamentamos a pesquisa em revisão bibliográfica, consultas a livros, artigos, dissertações de mestrados, as distintas concepções acerca dos desafios da docência em matemática, no âmbito do ensino de geometria ara alunos cegos. Consideramos que embora os desafios sejam ainda uma realidade, perspectivas se desenham no horizonte da prática docente, ferramentas didáticas como as maquetes táteis se tornam mecanismos de promoção o ensino de geometria através do toque, possibilitando a aprendizagem de alunos cegos e sua real inclusão no processo formativo.