Curso de Matemática - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Benefícios de uma aula sobre prismas com a utilização de palitos e jujubas(2023-12-21) FERNANDES, David Lucas Gomes Leão; PINHEIRO, Roberto Vinícius Pinheiro; CARDOSO, Maria Nilzete Barreto; CORRÊA, Genivaldo dos Passos; http://lattes.cnpq.br/6321452953013620Este estudo objetivou verificar a eficácia de uma aula aplicada para os alunos do 1° B do Ensino Médio da E.E.E.F.M Professor Leonardo Negrão sobre prismas triangulares e quadrangulares a partir de suas construções utilizando jujubas para representar os vértices e palitos de (dente e churrasco) para representar as arestas. Para o arcabouço teórico, foi trazido as ideias de Torrione (2004), Lorenzato (2003) e (2006), dentre outros que defendem o uso de Materiais Didáticos Manipuláveis (MDMs) em sala de aula. Os dados foram coletados utilizando o método da observação participante e a câmera do celular para responder a dois indicativos que nortearam a pesquisa, sendo o primeiro denominado de ‘Eficiência da aula na visão dos autores’ e o segundo intitulado de ‘Eficiência da aula na visão dos alunos’, onde esta última foi solicitado para que os alunos escrevessem em seu caderno suas opiniões sobre essa abordagem pedagógica utilizada. Como resultados desses indicadores foi possível observar que os alunos sentiram interesse em aprender sobre prismas triangulares e quadrangulares como uso de jujubas e palitos, os mesmos se ficaram concentrados durante a explicação e construíram seus prismas com rapidez. Destarte, com a aplicação desse experimento nós presentes autores inferimos que utilizar MDMs no ensino de matemática é uma abordagem pedagógica válida e eficiente, onde a mesma deve ser implantada no ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Cards como recurso didático no ensino de matemática no contexto do programa residência pedagógica(2023-12-21) DÓRIA, Francileide Valente; CARDOSO, Marcilene Fagundes; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Construções geométricas na arte do ladrilhamento(2023-12-21) DIAS, Darlene do Socorro Miranda; VILHENA, Simone Quaresma; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341Este estudo aborda a importância do ensino da Geometria por meio de experiências práticas utilizando as construções geométricas, de modo a explorar os conceitos de uma maneira mais visual, criativa e dinâmica, criando um ambiente participativo e de aprendizagem significativa. Com uma abordagem qualitativa, o presente relato de experiência consiste na aplicação de uma oficina a alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino do município de Abaetetuba/PA, com o intuito de promover uma melhoria no processo de ensino da Geometria por meio da arte do ladrilhamento. Os resultados obtidos sugerem o aprimoramento da compreensão da Geometria, além de estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e o raciocínio lógico dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível(2023-12-22) MARQUES, Richr da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Este trabalho se propõe apresentar uma análise das leis e decretos que amparam o processo educacional da pessoa com deficiência, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem da pessoa surda, dito isto, percebemos a importância que o mesmo traz em apontar que a inclusão é realizada por meio do tripé: Estado, Instituição e família, evidenciando a responsabilidade que cada um e que estas são indissociáveis. Para tanto, como complemento deste processo levanto em consideração a atual conjuntura sanitária que nos encontramos o projeto “Matemática Inclusiva: o uso de recursos digitais no ensino da matemática em LIBRAS” traz alternativas adequadas a mudanças que o processo de ensino e aprendizagem sofreu durante esse período e vêm sofrendo ao longo do tempo, contudo, podemos identificar resistência quanto a isso.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de razões trigonométricas na circunferência utilizando multiplano adaptável para alunos cegos ou com baixa visão(2023-12-22) SILVA, Edílson Soares da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente trabalho concerne sobre a matemática inclusiva nas escolas, considerando-se a realidade educacional e o direito de todas as pessoas com deficiência no que se refere à educação. Para tal propósito, o artigo descreve como foi implementada a utilização de um recurso didático para o ensino das relações trigonométricas na circunferência, visando a valorização da utilização de recursos didáticos adaptados para estudantes cegos ou com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa exploratória tendo a análise de forma qualitativa. Assim, os resultados indicaram que a intervenção apresentou resultados positivos, haja visto que esta possibilitou a estudante com baixa visão e aos demais colegas de classe, um melhor entendimento do círculo trigonométrico e suas relações. Sendo o Multiplano Adaptado, um recurso didático acessível, e de baixo custo, que pode ser utilizado pelos docentes de Matemática, visando de fato a aplicabilidade em sala para facilitar a compreensão das relações trigonométricas na circunferência, e assim, oportunizando a construção de uma escola realmente inclusiva, na qual tenha-se uma preocupação de forma igualitária para com o aprendizado dos seus alunos e sempre levando em consideração a especificidade de cada estudante.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Experiências no projeto OBMEP da escola estadual de ensino fundamental e médio professor Bernardino Pereira de Barros(2023-12-21) SILVA, Jhonatar de Jesus Cardoso da; MONTEIRO, Hélio Carvalho; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática e tecnologias: o uso de softwares na aplicação do teorema do fundamental do cálculo para o cálculo de área(2023-12-21) MAIA, Josué Moraes; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385A pesquisa aborda a inserção do uso de Tecnologias Digitais articuladas aos pressupostos da Modelagem Matemática (MM) no ensino. Tem como objetivo descrever o processo de modelagem matemática envolvendo os softwares GeoGebra e LANDSAT no Teorema Fundamental do Cálculo. Para alcançar o objetivo, a metodologia foi baseada em estudo sistemático de referenciais teóricos tais como: Burak (1987), Barbosa (2001), Araújo (2002), Borba (2002), Borba e Villarreal (2005) e outros. Esses recursos digitais auxiliaram no cálculo da área de uma região do mapa terrestre, especificamente da região da Vila de Beja, localizada no município de Abaetetuba no Estado do Pará. Visando obter um modelo matemático para cálculo de área, obtendo uma área próxima do real, além de fazer uma análise sobre o processo histórico da origem do Cálculo e sua aplicabilidade e potencialidade no processo de ensino. Os resultados apontaram que o uso das tecnologias digitais potencializa o trabalho de modelagem matemática, objetivando as aprendizagens de conceitos e representações matemáticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produções acadêmicas sobre o uso do Frac-Soma 235 para ensinar matemática no ensino fundamental: revisão de literatura(2022-03-08) LAMEIRA, Maliete Dias; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O ensino de Matemática é tido, muitas vezes como desafiador. A resistência que muitos alunos já trazem de fora da sala de aula faz com que, muitas vezes, esse aprendizado seja dificultoso. Em virtude da notória dificuldade de boa parte dos alunos nesta tão importante disciplina, cabe aos professores, na maior parte das vezes, a missão de buscar formas alternativas de tornar o ensino mais fácil e dinâmico. Ensinar de forma lúdica é uma das maneiras de fazer com que o aluno quebre o preconceito de que matemática é difícil ou impossível. Para isso os materiais didáticos alternativos aos métodos tradicionais (quadro, giz e livro didático), se fazem muito importantes. Nesse contexto surge como proposta, em meio ao ensino dos números racionais, o uso do Frac-soma 235 para o ensino de frações. O Frac-soma 235 é um material concreto utilizado para o ensino do conceito e das operações utilizando frações. Feito originalmente em madeira, este é composto por 235 peças de cores diversas e em tamanhos fracionados. Esta pesquisa buscou investigar na literatura o que tem sido escrito sobre o uso do material Frac-soma 235 no ensino de matemática para alunos do ensino fundamental. O método utilizado para isso foi a revisão integrativa da literatura. A base de dados escolhida foi o Google Acadêmico, os descritores inseridos na busca foram “Frac-soma 235”, “ensino de matemática” e “Ensino Fundamental”. A busca retornou 69 resultados, nos quais foram aplicados o filtro de tempo (2016-2021), que trouxe 29 resultados. Destes, após aplicados os itens de inclusão e exclusão, restaram 4 para a discussão. Esta pesquisa conclui que há poucos estudos sobre o uso do Frac-soma no ensino de frações, mas que nas pesquisas em que este foi utilizado os resultados foram bastante positivos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do jogo “jogada linear yoté” no ensino de sistemas lineares(2023-12-21) OLIVEIRA, Caroline Leão; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385