Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
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Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa(2019-09-06) MOURA, Ana Paula Abreu; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo partiu da seguinte pergunta: quais os avanços, limites e desafios na prática docente no AEE e no ensino regular do município de Bragança-PA? Nesse sentido, os objetivos que demandaram o corpus da presente pesquisa foram: estudar sobre os avanços, limites e desafios na prática docente do AEE e do ensino regular do município de Bragança-PA, assim como identificar as principais práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, concernentes aos alunos com deficiência e sua inclusão no processo de ensino e de aprendizagem, e, analisar o processo de Atendimento Educacional Especializado na escola pública de Bragança. Metodologicamente, o estudo imprimiu a abordagem qualitativa, com resguardo ao instrumento questionário com perguntas semiestruturadas. Ademais, a análise ocorreu por meio da interpretação da análise de conteúdo, assim como pela análise documental. Os principais resultados apontam que há uma prática docente voltada ao atendimento do estudante com deficiência, embora haja limitações devido à ausência do apoio familiar, da formação limitada à educação especial, assim como a ausência de espaço físico e materiais adaptados para cada deficiência. Conclusivamente, constata-se que o Atendimento Educacional Especializado ocorre nas escolas públicas de Bragança com limitações que fogem à prática docente, em que as limitações estão para outras questões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA(2019-08-30) VILA NOVA, Jennifer Damiane Baia; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O estudo aqui apresentado objetivou averiguar como ocorre as práticas educativas de inclusão para alunos da EJA em uma escola de Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, uma vez que à literatura vem levantando discussões sobre a grande dificuldade pedagógica do professor em desenvolver no aluno com deficiência a aprendizagem para sua habilidade social. O estudo foi realizado em uma turma de 3ª Etapa do Ensino Fundamental com dois professores das disciplinas especificas (Português e Matemática) e a professora do AEE. Foram realizadas observações no cotidiano de sala de aula, assim como entrevistas narrativas com esses profissionais, suas narrativas estão ancorando a tessitura desenvolvida no estudo. Os traçados metodológicos encontram-se ancorados a pesquisa qualitativa nas concepções de BOGDAN E BINKLEN (1994), CASTRO (2017) e LUKDE e ANDRÉ (2015). As informações foram coletadas por meio de: observação das práticas pedagógicas dos professores no contexto da inclusão na EJA, entrevistas narrativas e documentação fornecida pela professora do AEE. Os resultados obtidos revelam a grande dificuldade dos docentes em desenvolver estratégias para contemplar o ensino do alunos com necessidades educativas na modalidade da EJA, uma vez que esses professores não encontram apoio em seus parceiros de trabalho e não tem formação voltada para a Educação inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Narrativa sobre memórias educacionais e as interfaces no processo de formação profissional (docente), Bragança-Pa(2019-09-06) SILVA, Alina de Fátima do Carmo Miranda; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo intitulado “Narrativa sobre memórias educacionais e as interfaces no processo deformação profissional (docente)” nasce da inquietude impressa por mim: quais as minhas memórias concernentes ao percurso estudantil, desde a educação até ao ensino superior? Logo, objetivou-se descrever as minhas memórias do percurso estudantil e suas interfaces no processo acadêmico, assimcomo analisar o processo de experiências e aprendizagens adquiridas no decorrer desse tempo para a constituição de minha identidade como ser humano. Inicialmente, posso ressaltar que não me subsidiei de metodologias científicas para traçar o presente estudo, logo, a narratologia impressa estabeleceu-se às minhas lembranças com maior expressividade, deixando algumas etapas sem evidências para que não houve o retorno de sofrimentos psicossocial. Nesse viés, salienta-se que as descrições fizeram um sobrevoo desde a minha infância até a minha vida adulta, estabelecendo as interfaces a partir do processo de escolarização pelo qual passara e passo. Ficou evidente que as narrativas expressas foram as de maiores impactos tanto no meu processo de vida pessoal quanto estudantil, e, conclusivamente, saliento que todos os percalços da vida pessoal em âmbitos sociais e econômicos foram de suma importância para aferir a minha luta estudantil até os dias atuais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Planejamento escolar e práticas pedagógicas: uma abordagem integrada(2023-11-30) SOUSA, Camila do Socorro Rocha de; SILVA, Iracely Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5393264898435715Este artigo tem como propósito enfatizar a significativa influência do planejamento escolar na promoção do processo ensino-aprendizagem. Para alcançar esse objetivo, adotou-se uma metodologia baseada em observações e atividades realizadas durante um estágio na Educação Infantil, supervisionado pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além disso, foram identificados desafios específicos na turma em que o estágio foi conduzido, bem como foram apresentadas possíveis soluções para abordar essas questões. Os resultados obtidos destacam a importância do planejamento como elemento fundamental na construção de práticas pedagógicas sólidas. Isso implica em um comprometimento profundo com a realidade da turma, requerendo que os educadores estejam constantemente vigilantes às transformações no ambiente escolar e sejam flexíveis ao adaptar suas abordagens pedagógicas de acordo com essas mudanças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2019-08-18) SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935A alfabetização concebida como um sistema restrito de aquisição relacionado a somente ao ato de decodificar e codificar, começa a sofrer críticas e inquietar professores, que passam a compreender que somente saber ler e escrever não é suficiente para que as pessoas possam dar conta daquilo que as práticas letradas na sociedade atual exigem delas. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender como se organizam e se desenvolvem as práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Júlia Quadros Peinado. Dessa forma, buscando conhecer a concepção de alfabetização que orienta as práticas de professores alfabetizadores e perceber em que sentido estas se aproximam ou se distanciam da perspectiva epistemológica do letramento, bem como se relacionam com a proposta curricular da escola. A pesquisa concentra-se em uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, para coleta de dados empíricos utilizou-se observação participante e aplicação de questionário a duas professoras do ensino fundamental, sendo 1º e 4º anos. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que as práticas das professoras estão articuladas a proposta curricular da escola, no entanto, suas práticas ao mesmo tempo que se aproximam do letramento, tendem a se distanciar, pois, o modelo antigo de alfabetização, concentrado somente na leitura e escrita ainda é muito presente no contexto escolar.