Curso de Pedagogia - CUNTINS
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Navegando Curso de Pedagogia - CUNTINS por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação e conflito: um estudo do acordo de pesca da comunidade do Rio das Flores(2019-08-13) SOUZA, Michel Gomes de; COSTA, Adalberto Portilho; http://lattes.cnpq.br/0411934571781766Nosso trabalho intitulado “Educação e Conflito: Um Estudo do Acordo de Pesca da Comunidade do Rio Das Flores”, traz uma reflexão acerca de conflitos existentes dentro dos acordos de pesca da região do baixo Tocantins, em particular o tratado na localidade de Rio das Flores no município de Limoeiro do Ajuru-Pa, pois, tínhamos como problemática saber como o fenômeno educacional poderia contribuir para a resolução dos conflitos existentes no acordo estudado. No primeiro capitulo fazemos um levantamento histórico da região bem como alguns traços culturais e indenitários regionais. No segundo capitulo apresentamos alguns principais conflitos levantados na pesquisa e discutimos sobre os mesmos. No terceiro e último nós dialogamos como alguns autores o papel da educação dentro do processo de formação de indivíduos visando dota-los de consciência sobre conservação ambiental. Obtivemos os dados desejados, através de pesquisa bibliográfica, etnográfica e pesquisa de campo, com enforque em uma abordagem qualitativa. Dentro da qual, os procedimentos metodológicos aos quais optamos, foi fazer uso de entrevista semiestruturada e observação participante, como um método de verificação dos dados obtidos utilizamos a análise do discurso. Através disso tivemos como resultado o levantamento de vários conflitos, que nos permitiram chegar à conclusão de que a praticas educativas, dentro e fora da escola podem ser utilizadas para contribuir para pôr fim em alguns conflitos dentro dos acordos de pTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação e identidade negra: reflexões sobre o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental(2025-03-28) VIANA, Vera Ellen da Cruz; PINHEIRO, Maria do Socorro Dias; http://lattes.cnpq.br/7850316457132758O presente trabalho apresenta um estudo sobre as reflexões do ensino da identidade negra abordada na disciplina do Ensino de História, nas séries iniciais do ensino fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano. A pesquisa objetivou compreender de que maneira vem sendo abordado o tema em sala de aula, considerando sua relevância histórico e social. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo de caráter exploratório de cunho qualitativo com observação participante e entrevista semiestruturada, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda da Silva Barros, localizada no município de Cametá-Pa. E, com participação da gestora da escola e de um professor da turma do 4º ano. Nos resultados, evidencia-se a importância da atuação do professor como mediador desse conhecimento e o papel da gestão neste aspecto. Além disso, destaca a importância da educação em algumas etapas de vida do sujeito, o quanto pode ser transformadora em um país tão diverso. Por fim, foi feita uma análise concisa, destacando que, embora a temática de identidade negra possa abrir portas para um novo olhar na formação de sujeitos mais críticos, há, ainda, um caminho a se fazer para alcançar tal finalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação para alunos privados de liberdade: experiências de estágio na EJA(2025-02-21) PANTOJA, Samily Viana; VALENTE, Luís de Nazaré Viana; http://lattes.cnpq.br/4821720540447242A presente pesquisa traz para campo discussões referentes a uma experiência de Estágio na Educação de Jovens e Adultos - EJA, realizado na Escola de Reinserção Social Aguinaldo Júnior, com alunos privados de liberdade (PPL’s). É importante ressaltar, que a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 205 diz: “A educação, direito de todos”, portanto nessa experiência não se buscou definir os alunos no contexto em que se encontram, mas, como sujeitos de direitos. No corpo da pesquisa situa-se a introdução sobre a importância do estágio supervisionado para a formação docente, o objetivo da pesquisa, referencial teórico, procedimentos metodológicos, resultados e discussões, que culminam com uma reflexão final acerca dessa experiência e a sua importância para a formação humana e profissional dos discentes em formação envolvidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia em ambiente não escolar - uma análise da atuação do pedagogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS/Cametá(2019-08-26) RODRIGUES, Samanda dos Santos; FURTADO, Gislane Damasceno; http://lattes.cnpq.br/1737653497590536A presente pesquisa traça discussões sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolar a partir do trabalho desenvolvido por este profissional no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS no município de Cametá-Pa. A partir de uma pesquisa de campo buscamos compreender como a ação pedagógica não se limita ao contexto das escolas, mas vai se configurando a partir das especificidades de cada espaço e dos sujeitos atendidos. Neste sentido, nos utilizamos de procedimentos da pesquisa qualitativa que nos possibilitou usar instrumentos como: entrevistas semiestruturadas, observação participante, assim como acesso de documentos. Para entender essa configuração buscamos descrever como se desenvolve o trabalho do pedagogo e como são realizadas suas atividades. E por fim, analisamos os resultados tendo como aporte teórico Libâneo (2001, 2002), Arroyo (2012) Brandão (1981). Os principais resultados demonstram a importância do trabalho pedagógico em espaços não escolares, as metodologias, atendimento, processos avaliativos, organização, mesmo a postura desse profissional passa por uma ressignificação resultando em outros/novos saberes. Assim, ainda temos muito que aprender nesses espaços, especialmente por se tratar da busca de resultados em comum através de uma equipe com outros profissionais como psicólogo, assistente social. O que implica em dizer que essa experiência também pode ser muito positiva nas instituições escolares em que todos precisam se reconhecer enquanto educadores e responsáveis pelo desenvolvimento dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Trabalho e universidade: análise do perfil formativo de jovens trabalhadores universitários do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI - Polo Cametá)(2019-08-31) GUEDES, Alessandro de Sá; SILVA, João Batista do Carmo; http://lattes.cnpq.br/5437954641195296; https://orcid.org/0000-0002-3170-4735Este apresenta os resultados finais da pesquisa intitulada: “Trabalho e universidade: análise do perfil formativo de jovens trabalhadores universitários do centro universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI – Polo Cametá)” orientada pelo Professor Dr. João Batista do Carmo Silva, como parte integrante do Projeto de pesquisa “Formação, Trabalho e Universidade: análise do perfil de formação de trabalhadores universitários do curso de Pedagogia no Município de Cametá/Pa. Teve como objetivo analisar o processo de formação e inserção de jovens trabalhadores universitários no mundo do trabalho, no sentido de explicitar as implicações resultantes da inserção precoce desses profissionais ainda em formação no “mercado de trabalho”. Para isso, desenvolveu-se em três fases que englobaram: levantamento bibliográfico e sessões de estudo, pesquisa documental e pesquisa de campo. Esse estudo fundamentou-se em Marx (1978), Saviani (2007), Gadotti (2000) entre outros teóricos que deram suporte para esta pesquisa. E com base na análise feita durante este estudo, destacamos que a maioria dos alunos da UNIASSELVI-Cametá 73,81% são trabalhadores, e desse percentual, apenas 17, 90% possuem trabalho formal, restando um total de 82,10% dos estudantes inseridos no trabalho informal, vale ressaltar também que 52,74% desses alunos trabalhadores possuem filhos, e 39,95% são jovens entre 18 a 24 anos de idade, e que 41,49% tem uma carga horária diária de trabalho de 8 ou mais horas, e que por esses motivos 36,63% tem disponível no máximo 2 horas de estudos, 23,73% 1 hora e apenas 0,25% disponibilizam 4 horas ou mais. Conclui-se que, por se tratar de uma universidade a distância, esse tempo de estudo afetado pela carga horária de trabalho, influencia no processo formativo destes alunos, dificultando uma formação integral.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Trabalho, formação e juventudes na Amazônia: uma discussão sobre integração de saberes(2025-02-21) PEREIRA, Maria do Socorro dos Santos; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484Este trabalho tem objetivo a ampliação das análises sobre a integração de saberes sociais e conhecimentos escolares, a partir do trabalho docente realizado pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Cametá, no contexto de ensino médio vivido por esses jovens da região do baixo Tocantins, e considerando os procedimentos de ensino. Como procedimento metodológico a pesquisa configura-se pesquisa do tipo qualitativa com pesquisa de campo seguida de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados através da análise do conteúdo. Como resultado apresentamos as análises das entrevistas nessas duas categorias de ensino. E a partir disso, conclui-se que o contexto que se apresentam em ambas as categorias de ensino são de realidades distintas, pois ofertam ensino médio em diferentes categorias. Pertencem a uma classe trabalhadora que vivencia suas relações de trabalho no dia a dia, mas que pouco são explorado seu percurso formativo.