Graduação - ICA
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Navegando Graduação - ICA por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) A construção da direção de som no curta-metragem "Luiz Miguel contra o monstro do pântano em busca do banheiro no fim do corredor"(2025-04-02) ARAÚJO, Denize Ramos de; ONO, Ricardo Harada; http://lattes.cnpq.br/1625908340421182Este memorial relata sobre o processo de construção sonora do filme curta-metragem infantil “Luiz Miguel Contra o Monstro do Pântano Em Busca do Banheiro no Fim do Corredor”. Nele falo sobre as etapas de desenvolvimento e produção da direção de som e a organização desse processo dividida em três diferentes partes: pré-produção, produção e pós-produção. Nele também reflito sobre como o cinema coletivo foi importante para a finalização deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) A Produção executiva no curta-metragem Sonhos de Rio(2025-04-03) SILVA, Juliana Sousa da; FERNANDES, Suelen Cristina Nino; http://lattes.cnpq.br/0728075970500552; CASTRO, Jorane Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8525800217977153O presente trabalho analisa as principais etapas da produção executiva do curta-metragem Sonhos de Rio, abordando desde sua pré-produção até a pós-produção, apresentando um panorama a respeito da função e do profissional que a exercita no audiovisual brasileiro e universitário, contextualizando a captação de recursos do projeto dentro do contexto da economia criativa, utilizando o texto de Edna dos Santos-Duisenberg, intitulado A economia criativa e a indústria cinematográfica na sociedade contemporânea, que destacam a valorização de bens e serviços culturais, enfatizando a importância da produção cultural participativa, conceito introduzido no livro de Henry Jenkins, Cultura da Convergências, e a transversalidade da economia criativa na prática, mostrando como a captação de recursos contribuiu para a realização do filme e o fortalecimento da comunidade envolvida através do engajamento com as redes sociais da obra. Além disso, este texto também apresenta um breve plano de circulação elaborado para dar seguimento ao filme após o término da fase de pós-produção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Belvedere - O Videoclipe(2025-04-03) RIBEIRO, Danilo Carvalho; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993Este trabalho de conclusão de curso investiga a direção do videoclipe Belvedere, analisando como suas escolhas visuais e narrativas constroem significados e potencializam a experiência estética da obra. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando revisão teórica sobre direção audiovisual, estética e narrativa em videoclipes com uma análise prática detalhada do material. São examinados aspectos como composição de cena, iluminação, paleta de cores e edição, explorando a relação entre som e imagem na construção da identidade do videoclipe. Contextualiza Belvedere - o videoclipe dentro da produção audiovisual contemporânea na Amazônia, destacando sua relevância enquanto expressão artística e cultural. Os resultados apontam para a importância da direção na amplificação da mensagem e na ressignificação da música por meio da linguagem audiovisual, contribuindo para o entendimento do videoclipe como um espaço de experimentação estética e narrativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica(2018-02-07) SILVA, Dayana Manasses Ribeiro; ALMEIDA, André Luis Villa de; http://lattes.cnpq.br/2212740728071971A partir de uma análise do cinema clássico de Hollywood – tomado como referencial de uma normatização do “fazer cinema” – em contraponto as propostas de “subversão” dessa linguagem, dos quais o cinema experimental e o cinema de avant-garde, podemos constatar características que revelam a diversidade das linguagens cinematográficas. O presente texto se propõe a dissertar sobre essa diversidade enquanto um campo de possibilidades de transformação do dispositivo cinematográfico clássico. Em um primeiro momento, o texto se debruça sobre a “norma cinematográfica” apontando alguns de seus aspectos sob a luz de autores como Erwin Panofsky e Ernest Cassirer. Em uma segunda parte, a pesquisa concentrase sobre o uso do contra-discurso e o início de uma corporeidade cinematográfica que se contrapõe à dominação da abordagem clássica do cinema. Por fim, o texto desenvolve aspectos da expansão da linguagem e da diluição do dispositivo cinematográfico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da cor à chuva: direção de arte e identidade cultural em filmes paraenses(2016-03-03) COSTA, Victória Ester Tavares da; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563Os acontecimentos históricos e as expressões culturais possuem sólidos vínculos, a arte é um destes pontos nos quais essa proximidade é percebida. A seguinte pesquisa busca refletir acerca da imagem dos amazônidas transpassada pelo audiovisual a partir da observação da direção de arte. Os elementos fílmicos visuais permitem a divulgação e construção/ reprodução de identidades culturais das sociedades e temáticas da história que é contada. Expressar-se sobre seu lugar de fala tem sido mais presente no que tange à produções da América Latina, desta forma, descortinando um repensar das próprias linguagens e das identidades, anteriormente dominadas pelas mãos mais diretas do colonialismo. Hoje, restam as amarras com as quais somos familiarizados sem notar, mas que estão sendo retiradas pela tomada de voz, pela reinvenção da própria linguagem e estética. Desta forma, ao observar três curta-metragens paraenses contemporâneos, pretende-se compreender o olhar que o próprio amazônida tem de si mesmo e como se transpassa para as telas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) De volta ao Cine Argus: memórias do cinema de rua de Castanhal(2023-11-01) SILVA, José Edivaldo Moura da; CARVALHO, Marco Antonio Moreira; http://lattes.cnpq.br/3842805976810986Esta pesquisa aborda a importância do cinema de rua, espaço diretamente ligado à cidade, para o qual se dirigia uma massa de pessoas interessadas não somente na audiência dos filmes mas também nas vivências socioafetivas que esse encontro propiciava. Investigamos a relação que o cinema de rua constituiu com a sociedade, com base em estudo de caso realizado a partir das memórias de ex-funcionários e frequentadores do Cine Argus, da cidade de Castanhal, no estado do Pará. Foram realizadas entrevistas, análise documental a partir de imagens e periódicos, bem como pesquisa e revisão bibliográfica. As memórias pessoais do autor são utilizadas neste trabalho, especialmente a partir dos dois documentários produzidos pelo mesmo: Memórias do Cine Argus (2014) e O Cinema de Seu Duca (2016).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Direção de arte no projeto “A Besta Pop”(2018-07-10) MARTINS, João Luciano Lima; AZEVEDO, Ana Lucia Lobato de; http://lattes.cnpq.br/9182752708471137Vocês querem a verdade? Vocês aguentam a verdade? Neste relato depósito as memórias de um jovem cineasta sobre o processo de filmar um longa-metragem, sobre a prisma da Direção de Arte: Nossas escolhas desde a concepção do projeto até sua execução. Conceito versus prática. Soluções mirabolantes para problemas diversos. Referências que nos influenciaram. Como conseguimos financiar o projeto e os aprendizados que só prática audiovisual podem ensinar e lembrem-se os primeiros não seguem!Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Direção de fotografia no curta-metragem “Fotógrafo de Família”(2023-12-14) CORDEIRO, Eduardo Rodrigues; Daminello, Luiz Adriano; http://lattes.cnpq.br/8880189469692767A imagem é o primeiro contato de qualquer espectador ao assistir ao filme. O cinema tem uma tradição de um cuidado com esse aspecto. É nesse âmbito da imagem que esse projeto se foca, em todos os processos e execução do curta-metragem Fotógrafo de família. Desde a decupagem dos planos até o primeiro dia de gravação em set. Dos momentos de escolha de equipamentos até os testes finais antes da gravação. O desenvolvimento das buscas de referências à filmagem. O curta-metragem, como o cinema, tem sido feito em coletividade e muito diálogo para chegarmos ao melhor entendimento do que seria a versão final dessa obra.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Divino Assassino: O papel do terror no contexto social e psicológico através da direção(2025) SILVA, Sebastian Geovanni Dantas; DAMASCENO, Alex Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8620263171962896O gênero do terror slasher vem ganhando muito destaque, logo, torna-se importante compreender sobre que mensagens e ideologias os filmes desse gênero carregam consigo. Pensando nisso, este trabalho tem a função de destacar pontos da obra ”Divino Assassino“ em que o conceito de sociedade, classe, religião e psicologia criam um debate sobre sistemas extremistas, pois existem dois tipos de terror, um considerado conservador e outro mais preocupado com o papel da sociedade. A pesquisa é baseada dentro desses dois extremos do terror slasher, dos mais antigos como os diretores Dario Argento2, John Carpenter3, Robin Hardy4 e Andrzej Z˙uławski5, até os mais atuais como os diretores Jordan Peele6, Ti West7, Ari Aster8 e Zach Cregger9. Pesquisa de campo em um aplicativo foi feita, também pesquisa através de vídeos sobre o tema foi verificada, por fim, foi utilizada a psicanálise de Jung10 sobre sombra para descrever os arquétipos dos personagens. Verificou-se que a grande popularidade de filmes antigos continha um ideal mais conservador sobre a juventude, já os mais atuais retratam temáticas mais trabalhadas em uma visão anti-moralista e também com uma visão social, logo, ”Divino Assassino“ carrega essa proposta dos filmes atuais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre a expectativa e a realidade, um cinema de adaptações: Memorial de direção do curta-metragem Sonhos de Rio(2025-04-03) LIMA, Milene Rose Maués de; FERNANDES, Suelen Cristina Nino; http://lattes.cnpq.br/0728075970500552; https://orcid.org/0000-0003-3754-9497; CASTRO, Jorane Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8525800217977153; https://orcid.org/0000-0003-3737-4084Este memorial busca relatar, refletir e discutir a respeito das etapas de pré-produção, produção e pós-produção do curta-metragem de suspense, drama e fantasia Sonhos de Rio sob a ótica da direção cinematográfica, também apresentando meu processo enquanto a (in)experiência de uma primeira-direção, reflexões sobre a construção de um projeto realizado por uma diretora-roteirista, e sobre o processo de adaptações enfrentadas mediante a realidade fílmica da obra, inserida no contexto de uma produção universitária e independente. A presente dissertação também busca apresentar ao longo de sua construção as referências fílmicas e teóricas utilizadas ao longo da concepção e execução deste projeto, traçando análises e as co-relacionando com o processo de direção experienciado por esta autora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fotogramas Queer: histórias abjetas no cinema(2016-03-04) PEREIRA, Rodolfo Gomes; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563Esse trabalho busca fazer uma reflexão sobre o cinema Queer, sobre a forma como as pessoas abjetas são tratadas na tela, usando para isso concepções teóricas principalmente de Michel Foucault e Judith Butler. Uma linha do tempo é traçada analisando os filmes com personagens LGBTTQ+ relacionando-os com eventos históricos importantes para o movimento. Nos debruçamos principalmente nos filmes Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro lançado em 2014, e Delicada Atração (Beautiful Thing), dirigido por Hettie MacDonald lançado em 1996. Ambos os filmes falam sobre a descoberta da homossexualidade na adolescência o que cria um local interessante para explorar como isso afeta a representação dos personagens, seus 18 anos de diferença são importantes também para refletirmos nas mudanças ocorridas durante a história no tratamento as pessoas abjetas.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Memorial de direção do Curta-Metragem a Morada da Musa(2024-10-30) BELO, Jean Guilherme Ramos; DAMASCENO, Alex Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8620263171962896O presente texto reflete sobre o processo de direção do curta-metragem entregue como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado "A Morada da Musa". O memorial de direção foi concebido como um relato ficcional, escrito por uma personagem fictícia, que descreve os processos envolvidos na direção específica do filme. Nele, são abordadas as motivações por trás da construção da forma geral da obra, utilizando os conceitos do neoformalismo dos autores David Bordwell e Kristin Thompson, articulando o conceito de "Dispositivo" para comentar sobre as escolhas estilísticas do projeto. No que se refere à construção dos planos do filme, são utilizados os autores Gilles Deleuze e Joseph Kickasola para discutir as dinâmicas dentro do quadro e a utilização do tempo.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Memorial de produção executiva no curta-metragem universitário A Morada da Musa(2025-04-02) TAVARES, Geraldo da Silva; CASTRO, Jorane Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8525800217977153Este trabalho investiga o papel do produtor executivo na realização de curtas-metragens universitários, tendo como estudo de caso o curta “A Morada da Musa”. A pesquisa explora os fundamentos da produção executiva, abordando desde a concepção do projeto até a sua finalização e distribuição. São analisados aspectos como planejamento, orçamento, logística, coordenação da equipe e estratégias de exibição. O estudo evidencia os desafios enfrentados na produção de um curta-metragem acadêmico, destacando a importância do produtor executivo na gestão dos recursos e na viabilização do filme. Além disso, apresenta sugestões para futuras produções e estudos na área, visando aprimorar os processos e fortalecer o cenário audiovisual universitário.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Memorial do Roteiro Para Sempre Irei Te Amar(2024-11-04) LOPES , Denilson Lopes e; DAMASCENO, Alex Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8620263171962896Esse trabalho de conclusão do curso aborda o processo de escrita do roteiro do longa-metragem Para Sempre Irei Te Amar. O filme conta a história de Helena Medeiros, moça bonita, educada, gentil e rica, que se apaixona por Carlos Silva, rapaz humilde. Helena é filha de Robert Medeiros, homem bravo, rígido e amargurado. Robert deseja que sua filha case com um homem rico, tendo preconceito com pessoas pobres. Helena engravida de Carlos. Desobedecendo seu pai, como castigo, Robert tira o bebê de Helena, manda Helena para outro estado. Carlos acredita que foi abandonado por sua amada. Após sete anos depois, Helena volta para a cidade para cuidar de seu pai, muito doente vem a falecer. Madura e determinada; Helena busca saber onde seu pai deixou sua filha. Agora com sete anos de idade, sua filha mora no orfanato, se chama Emily. Foge do lugar com Laura e Richard, filhos de Lúcia Guimarães. Roteiro tendo como referências as novelas brasileiras e mexicanas, filmes de época. Ambientado no início do século XX.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Memorial sobre a direção de arte no Curta-Metragem Sonhos de Rio(2024-04-03) AMARAL, Laura Silva do; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993Neste memorial, relato o processo de construção da direção de arte para o curta-metragem Sonhos de Rio, buscando refletir a respeito de uma visualidade amazônica na caracterização dos espaços e os traços de regionalidade presente na obra. Para isso, busco entender como a memória pessoal atua neste processo de pesquisa, uma vez que as minhas memórias foram essenciais para construir personagens e espaços, principalmente da casa da avó, local onde acontece a maior parte da trama. Reflito também acerca do papel do diretor de arte no cinema, bem como sua contribuição para a direção cinematográfica na composição de visualidades da imagem fílmica. Esta reflexão parte de um olhar de quem não nasceu no Pará e que, portanto, tem outra relação com este espaço e suas culturas. No memorial, também compartilho a diferença entre o planejamento e as adaptações necessárias para a execução do projeto e como as ideias foram se ajustando aos demais departamentos e à realidade financeira. Como referencial teórico, trabalho com Paes Loureiro (2015), Vera Hamburguer (2014), Thales Juraqueira (2017) entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas de Medo e Crescimento: Explorando o horror e o terror no cinema infantil por meio da obra “Luiz Miguel contra o monstro do pântano: em busca do banheiro no fim do corredor”: Memorial de Direção(2025-04-02) SOARES, Thiago Henrique Alves Ferreira; CASTRO, Jorane Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8525800217977153O presente trabalho investiga a elaboração e produção de um filme de fantasia, horror e terror voltado para o público infantil a partir da reflexão sobre meu processo de direção no curta metragem Luiz Miguel contra o Monstro do Pântano: Em busca do banheiro no fim do corredor. A obra é pautada na dicotomia entre o lúdico e o medo, acompanhando a jornada de um menino que precisa enfrentar um monstro que o atormenta para conseguir ir ao banheiro sozinho de madrugada. A pesquisa expõe as escolhas estéticas e narrativas que moldam a atmosfera do filme, explorando a minha condução do projeto e as decisões tomadas para transmitir o medo pela ótica sensível de uma criança. Fundamentado em referências teóricas sobre o horror e sua função psicológica, o trabalho também examina a maneira como o gênero pode transformar a experiência do medo em um elemento de aprendizado, servindo como porta de entrada para os gêneros e trazendo camadas de discussão relativas a inseguranças e ansiedades na infância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Patréla(2022-07-07) ALVES, Rodrigo Garcia; ASSIS, Bruno Monte de; http://lattes.cnpq.br/0101791687557953Patréla se trata de uma história trágica e melancólica, composta de simbolismos voltados e inspirados principalmente nas tragédias gregas e no conceito de tragédia de Aristóteles descrito no livro Poética. Este trabalho descreve a utilização do RPG (Roleplaying Game) para escrever um roteiro audiovisual através da imersão proporcionada por este, onde o autor chama alguns de seus amigos que se tornaram coautores da obra por meio de suas personagens, escolhas e contribuições para o mundo como um todo. Ele explica os métodos de jogo utilizados para que este fosse possível, desde a criação do mundo, das personagens até as regras e acordos necessários para que a narrativa ocorresse. O RPG é um de jogo onde algumas pessoas se reúnem para contar uma história em conjunto, se trata de uma narrativa colaborativa, um pedaço de literatura pós-moderna que dificilmente é observada como tal devido ao mito da Paidia ser uma forma de brincadeira somente para crianças. Com os estudos de Caillois (1990), Huizinga (1951) e Murray (2003) o autor descreve e analisa os conceitos de Paidia e Agência dentro do RPG, assim como utiliza de Nephew (2003) e Huntchinson (1983) para sustentar os aspectos pós modernos do jogo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As percepções da estética queer em fandom de sense8(2022-07-07) COSTA, Edson Júnior Costa da; MELO, Ana Cláudia da Cruz; http://lattes.cnpq.br/4777116947247545Este trabalho tem como objetivo analisar os níveis de percepções e compreensões acerca da estética queer presentes na série de televisão norte-americana, Sense8, que se encontra disponível desde 2015 na plataforma de streaming Netflix. Para isso, realiza um estudo de recepção com um grupo de fãs declarados do seriado. A produção Sense8 é reconhecida mundialmente por ter entre suas abordagens àquela que se destaca pela temática LGBTQI+. Embasam o aparelho teórico-metodológico, deste trabalho as referências conceituais dos campos do Queer Studies e dos Estudos Culturais de recepção em interseção com o Cinema e o Audiovisual.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Processo de escrita de roteiro longa metragem Sob Nossos Pés(2025-03-02) PANTOJA, Reverton Rocha; CASTRO, Jorane Ramos deEste memorial visa refletir a respeito da fase de escrita do roteiro sob nossos pés, um roteiro de longa metragem ficcional, de 1 hora e 20 minutos entregue para a conclusão da disciplina de TCC. Por conta da característica que envolveu esse processo, desde uma série de problemas técnicos até estratégias de adaptações que o autor precisou tomar para progredir com a escrita, incluindo a pesquisa e consultas executadas em busca de referências e relações com contos e mitos clássicos explorados. Começando pela ideia inicial e destacando cada nova inclusão criativa recebida pelo autor, desde escolha dos nomes até personalidades prestadas e ideias descartadas com mudanças na escrita. Em seguida quero falar do processo de estudo onde me aprofundei sobre mitos e contos por Joseph Campbell e sua obra O poder do mito e a curiosidade despertada pelo assunto, que culminou na leitura de Christopher Vogler em A jornada do escritor a nova forma e definitiva que passei a enxergar o mito em minha escrita e as novas percepções inspirada do clássico conto Barba azul e outros, levantei também a relação entre os mitos e o final de sob nossos pés, que poderam ser mais subliminarmente explorada e incluídas após a leitura em Vogler.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção executiva no curta metragem fotógrafo família: a importância dos coletivos e dos afetos na produção universitária(2023-07-06) RIBEIRO, Jeane Navegantes; SOUSA, Marciane Novais; http://lattes.cnpq.br/9600750683498249; FERNANDES, Suelen Cristina Nino; http://lattes.cnpq.br/0728075970500552; https://orcid.org/0000-0003-3754-9497Este memorial visa refletir a respeito da produção Executiva de Fotógrafo de Família, um curta-metragem ficcional elaborado e produzido em um contexto universitário, no qual também assume a função de Direção de Produção. Em decorrência das peculiaridades que a produção universitária apresenta, sendo a principal delas a falta de recurso, destaco no texto as estratégias traçadas pela Produção Executiva para o financiamento desse projeto, considerando estratégias de arrecadação em redes sociais, doações e empréstimos, intentando, principalmente, promover o mínimo de conforto que no set universitário é capaz de dar àqueles que se voluntariam na produção. Desta forma, o memorial se estrutura principalmente na delimitação das atribuições do Produtor Executivo, considerando as tarefas que lhe são atribuídas, tais como estratégias de arrecadação, prazos administração do baixíssimo orçamento sem atropelar a visão de direção, utilizando toda a criatividade inerente à função. Em seguida, faço uma descrição das fases de produção do curta fotografo de família ate a fase de pós-produção e distribuição e exibição da obra. A parte final do memorial é dedicada a refletir a acerca da importância na formação de coletivos audiovisuais para a produção universitária, que atravessam a amizade que são responsáveis pela manutenção das redes de apoio e dos afetos.