Curso de Dança - FADAN/ICA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aquilo que o amor devora: memorial de um processo criativo(2018-12-20) SOUZA, Fabricio Muniz de; MOREIRA, Francisco Edilberto Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0791005330116716Este trabalho registra o processo de construção de uma cena experimental denominada de “Aquilo que o amor devora” a partir do poema “Os três mal amados” de João Cabral de Melo Neto, desenvolvida dentro da disciplina Exercício da Cena III- Encenação do curso de Licenciatura Plena em Teatro ministrada pelas Professoras Doutoras Wlad Lima e Ivone Xavier. Está pesquisa de conclusão de curso investiga o Teatro feito com/por pessoas com deficiência intelectual que através de uma experiência estética propõe uma criação e produção artística autônoma. Tendo como principais fundamentações teóricas na geração de argumentos deste estudo alguns autores, dentre eles: José Amancio Tonezzi Rodrigues Pereira (2008) com sua pesquisa sobre a cena feita por pessoas com deficiência ao longo da História e Tania Alice (2012) com suas propostas para linguagem cênica da Performance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A arte de contar histórias: um parto de mim mesma!(2017-04-24) SILVA, Marluce Cristina Araújo; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Caixa Dourada: um jeito de fazer teatro a partir de mini-oficinas na pediatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto(2018-06-05) MACHADO, Dayane de Abreu Silva; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Este trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma pesquisa desenvolvida com mini-oficinas, que aconteceu na pediatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) nos anos de 2011 e 2014, dentro do projeto de extensão Teatro Com-Vida (TCV), e que tem como objetivo: Participar da criação e aplicação/manipulação de mini-oficinas como método de coleta de histórias de pacientes hospitalizados na pediatria do HUJBB. Para discorrer sobre o objeto, escolhi dialogar com os seguintes autores: Ana Maria Amaral (2011), Patch Adams (2002), Lúcia Helena Freitas (2005), entre outros. O modelo metodológico escolhido para compor este estudo foi o qualitativo, abordando especificamente a pesquisa participante, dialogo com Teresa Maria Frota Haguette (1999). Na primeira fase do trabalho descrevo o percurso preparatório dos alunos/atores na descoberta do espaço hospitalar como local para receber o teatro no formato de mini-oficinas com o objetivo de coletar histórias dos pacientes. A segunda etapa constitui-se em levar para o público escolhido as mini-oficinas e registrar o procedimento. A terceira etapa é uma síntese de todo o processo do fazer teatral no hospital, da coleta ou não coleta de histórias dos pacientes, das implicações existentes, dos desafios imprevistos, das soluções viáveis e da resposta do paciente à intervenção e o jogo lúdico que se estabeleceu entre ator, objeto e paciente na pediatria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um canto em cena: o olhar do encenador na constituição de sua poética(2013) SANTOS, Alyne Souza dos; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971; https://orcid.org/0000-0003-1115-7719A Pesquisa visa à compreensão do processo criativo para a construção de uma poética do encenador, a partir da construção do seu processo criativo, para isso toma como objeto de estudo o Cântico das Lembranças: Em Odara ao qual é estabelecido uma construção junto aos intérpretes, que vem a dialogar com suas próprias histórias de vida, de modo que as personagens são construídas a partir do próprio olhar do intérprete, permitindo-lhes a liberdade desejada no ato da criação, e estimulando-os à busca por movimentos novos, livres de uma técnica rígida. Para tal lança-se um olhar sobre os procedimentos utilizados na construção e percebe-se fortes semelhanças entre os procedimentos adotados e a representação não interpretativa, de Luís Otávio Burnier, assim como dos métodos das ações físicas em Grotowski. O estreito diálogo sobre as influências do olhar da atriz na construção da encenadora desvelam encontros de uma poética particular. A abordagem da fenomenologia da percepção do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) compõe as bases dessa pesquisa no auxílio do reconhecimento construído através da corporeidade. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza-se da coleta sensorial se Cecília Salles (2009) que visa entrar em contato com as singularidades de um procedimento utilizados como: entrevistas abertas com os quatro sujeitos envolvidos na prática do experimento Cânticos das Lembranças: Em Odara, os dois músicos e o dois intérpretes, e mais um advindo de outro intérprete, para o desmembramento deste Cântico, e de documentos como os desenhos construídos no caderno do encenador, no percurso processual de investigação deste objeto. As considerações conclusivas dessa pesquisa perpassam pela influência do olhar da atriz na construção da encenadora, procurando através da relação estabelecida entre as duas práticas, encontrar a sua poética, também encontrando deste modo uma nova proposição ao encenador no ato de ensinar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O florescer do brincar: atravessamentos de uma descoberta por meio de jogos teatrais(2018-09-19) MELIK, Raquel da Cunha; CHARONE, Olinda Margaret; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241O presente estudo expõe minha trajetória, sou filha de um libanês extremamente protetor que, durante minha infância, não permitia que eu brincasse com outras crianças. Comecei a brincar já adulta, com outros adultos, no Curso de Licenciatura Plena em Teatro da UFPA, quando tive contato com os Jogos Teatrais. Têm-se, como objetivo, abordar algumas das possibilidades que os jogos teatrais trouxeram para minha vida, então, utilizo minha própria trajetória para revelar essa descoberta. A Metodologia utilizada nesse estudo é, principalmente, baseada em minhas memórias afetivas, relatos pessoais e a descrição de minhas experiências. Narro acontecimentos importantes de minha infância, principalmente, sobre minhas relações familiares, até o instante em que descubro o brincar, por meio dos jogos teatrais; exponho algumas das experiências que tive durante a atividade curricular Estágio I, onde fui para o Curso de Teatro Juvenil (da ETDUFPA) e para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aimee Semple Mcpherson; e desenvolvo a respeito de como o jogo passou a fazer parte da minha vida, cito alguns dos jogos teatrais que mais gosto, alternando com conceitos de Viola Spolin e Olga Reverbel, por exemplo. Também utilizo pesquisa em livros, dissertação de mestrado, e artigos científicos sobre o tema proposto, constituindo, assim, o caráter bibliográfico da pesquisa. Além de uma entrevista semiestruturada com uma das professoras que estimulou meu interesse pelos jogos teatrais. Concluindo, portanto, que os jogos teatrais são como uma ferramenta de desenvolvimento das habilidades pessoais. De todos os benefícios que o Teatro me trouxe, o principal é: BRINCAR! Ele também me ensinou a confiar, respeitar e agradecer ao outro, eu pertenço a esse lugar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Flutuações poéticas: análise de três processos colaborativos do Grupo Dirigível Coletivo de Teatro(2014-12-18) LOPES, Maycon Douglas Modesto; SILVA, Edson Fernando Santos da; http://lattes.cnpq.br/4980320934440273Este trabalho de pesquisa descreve o processo colaborativo dos três espetáculos do grupo Dirigível Coletivo de Teatro a partir de uma análise gráfica dos seus processos criativos. O modo de análise, por meio da proposição gráfica, apresenta-se como a principal contribuição aos estudos voltados para o entendimento de processos criativos pautados pelos direcionamentos de encenação contemporâneos conhecidos como processos colaborativos. Os espetáculos que recebem a análise são: “O Pequeno Grande Aviador e o Planeta do Invisível” em 2011; “Sucata e Diamante” em 2012 e o espetáculo/performance “731 são Doze” em 2014. Pretende-se, com esta monografia apontar caminhos percorridos no processo criativo das montagens do Coletivo, assim como, estabelecer uma outra metodologia de análise a partir dos encaminhamentos do processo colaborativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos teatrais: uma experimentação com adolescentes da Escola de Teatro e Dança da UFPA no ano de 2015(2016-06-16) NASCIMENTO, Maria Rafaelle Siqueira do; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178Este trabalho busca dentro do universo dos jogos teatrais tratar da formação de conhecimentos geradas por meio deles no espaço da sala de ensaio do Grupo de Teatro Infanto-Juvenil da UFPA, apresentando as principais contribuições do uso dos jogos para os adolescentes do referido grupo. Pretende-se compreender que os jogos teatrais são munidos de contribuições para uma formação mais abrangente dos indivíduos que os vivenciam, e por meio de uma análise teórica e de experiência prática destacar a liberdade, confiança em si mesmo, autonomia, coletividade e conhecimentos de técnicas dentro da linguagem teatral, e para se chegar a tais resultados a metodologia aplicada foi de observação participante, na qual a pesquisadora participa de forma direta nas atividades durante todo o percurso de observação, tendo como principais fundamentações teóricas na geração de argumentos deste estudo alguns autores, dentre eles:Viola Spolin (2008), Ingrid Koudela (2006) e FaygaOstrower (2008) voltados aos jogos teatrais e processo de criação coletiva por meio do jogo. Como resultado da pesquisa verificou-se que o uso de jogos teatrais no espaço experimental cênico proporciona fontes de liberdade pessoal, autoexpressão e autonomia, além de promover conhecimento e desenvoltura da linguagem teatral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia(2017-06-26) LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva; MAUÉS, Marton Sergio Moreira; http://lattes.cnpq.br/7788085281871242Esse trabalho de conclusão de curso, é uma pesquisa que visa, através das minhas memórias, analisar os procedimentos de criação de alguns personagens que fiz desde que comecei a prática teatral, de 1992 até o espetáculo Embriaga-me Shakespeare, de 2004, quando entrei para a academia (ETDUFPA). Está dividida em duas partes: na primeira, analiso meus procedimentos de criação em alguns grupos teatrais amadores, como se deram esses processos de criação das minhas personagens, levando em consideração principalmente a etapa que trabalha a criação de uma partitura vocal, não tendo um profissional especifico da área de voz dando suporte para esse momento; na segunda parte da minha pesquisa, analiso o procedimento que fiz na academia, com um preparador vocal, Walter Bandeira, disponível para esse fim. Faço uma comparação entre os procedimentos adotados fora e dentro do meu curso de formação, destaco a importância de se trabalhar com técnicas vocais que ajudem a dar uma qualidade maior na hora de reapresentar uma sensação conduzida pela voz tendo como apoio a respiração, procedimento fundamental para dar vida a personagem. Desta forma essa pesquisa não visa criar uma nova técnica vocal, porém, nela observo indícios para uma possível organicidade do processo respiratório em prol dessa partitura vocal necessária para a cena.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas de Memória: história de vida de uma mulher e seu encontro com o fazer teatral(2018) SANTOS, Selma Maria dos; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877Este trabalho é focado na Minha História de Vida, Narrativas de Memória em que debruço sobre mim para contar Minha Trajetória em busca de um Sonho que desde criança acalento, que é poder Fazer e Estudar Arte. O encontro com o Grupo de Teatro Universitário (GTU), como esse me perpassou e foi essencial para a minha construção Artística e formação de Professora de Teatro. O objetivo principal é mostrar Minha Trajetória na busca da concretização desse Sonho e especificamente enquanto discente analisar e confrontar a importância do estudo acadêmico para a formação do conhecimento do Artista e Professor de Teatro, o que aqui poderei realizar fazendo esta análise com minha própria experiência entre o Fazer e o Conhecer e essencialmente exprimir Arte, através de indícios pessoais identificando as ações e o contato de novas pessoas num diálogo com o GTU.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Roda contada: brincando de cena com as cantigas de roda(2014-01-08) TUÑAS, Roseane Milene de Souza; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014Essa pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do teatro na escola, por meio do brincar na cena teatral com as cantigas de roda. A base teórica que norteou nossa investigação concentrou-se principalmente em: Andrade, Benjamin, Cascudo, Charone, Friedmann, Japiassu, Kishimoto, Piaget, Reverbel, Santa Marli Santos, Spolin, Veríssimo de Melo, Romero, Vygotsky. A pesquisa foi de cunho qualitativo com foco na pesquisa-ação. A investigação concentrou-se na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, com 60 (sessenta) crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, estudantes do turno da manhã. A pesquisa se desenvolveu a partir do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Teatro Roda Contada. As apresentações artísticas do Grupo serviram como contribuição para a inserção do teatro no contexto escolar, bem como no processo ensino-aprendizagem das crianças das etapas da Educação Infantil e anos iniciais de Ensino Fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O teatro é um divã: psicoterapia teatral e sua contribuição para melhoria do desempenho escolar(2018-09-12) SILVA, Antonio Carlos de Souza; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241Este trabalho tem por objetivo investigar a existência de um aspecto particular do teatro além da convencionalidade. Uma dimensão voltada a visão terapêutica. Analisa as sistemáticas que tornam possíveis o teatro-terapia, suas aplicações tanto no âmbito clínico, mas sobre tudo no educativo. Verifica a relação com uma variante da pedagogia, a psicopedagogia e possíveis contribuições a esse campo de saber. Por fim analisa uma proposta de inserção dessa potencialidade com finalidade a melhoria escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teslibras: o diário de uma experiência de ensino do teatro aos surdos(2018-02-23) DAVID, Luciano Santiago; CHARONE, Olinda Margaret; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917; GOMES, Uisis Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/6125418268267194Esta monografia será apresentada como trabalho final de conclusão do curso, Licenciatura Plena em Teatro, da Universidade Federal do Pará, por intermédio do Instituto de Ciências da Arte, tendo como título “TESLIBRAS: o diário de uma experiência de ensino de teatro aos surdos”. Que tem como objetivo geral criar metodologias e adaptações para ensino do Teatro às pessoas surdas com possibilidade de registro. Esta pesquisa é construída com base na metodologia cientifica estudo de caso, realizada via estudos em campo, com coleta de material gerado por meio de fotos, vídeos e anotações. Trazendo como principais teóricos Augusto Boal (2013) e Viola Spolin (2001; 2010). Apresento como resultado final o relato da experiência em campo e o material didático produzido no mesmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Travessuras e invenções de um palhaço catador e seu circo de pulgas(2018) COSTA, Wallace Horst Nobre da; RIVERA, Ramón Bentes Machado; http://lattes.cnpq.br/7733620821126446O memorial que segue objetiva relatar o processo de construção do espetáculo O circo de pulga.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tríade corpórea em solo: veredas da ancestralidade negra(2018) SARMENTO, Fernando da Silva; SANTA BRÍGIDA, Miguel; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199Esta pesquisa atravessa meu processo criativo de construção cênica, enveredada em meus trajetos de vida, religiosidade e acadêmico. Nasceu da observação dos estados de corpo e de consciência, respectivamente: corpo torturado, em transe e em crise, tendo como base teórica e metodológica a Etnocenologia que enfatiza o trinômio artista-pesquisador-particpante, valendo-se das relações entre o saber popular do terreiro e o saber cientifico, indissociado deste estudo, apresentei um resultado cênico, denominado Tríade Corpórea em Solo: Veredas da Ancestralidade Negra. O reconhecimento de minha negritude. Três estados de corpo distintos, com significados específicos são base para a elaboração de partituras corporais, tornamse um corpo uno a partir das contrações musculares involuntárias e recorrentes que os mesmos processam nestes estados de corpo e sua resultante em solo. Esta pesquisa descritiva integrada ao trabalho solo prioriza o trabalho e o corpo do ator, fui ao encontro de premissas que pensem a cena teatral a partir de um novo olhar, priorizei o cotidiano do terreiro, as experiências de vida e a religiosidade, para deles extrair potencialidades criadoras. Enveredo pelas noções propostas por Armindo Bião na perspectiva da Etnocenologia, numa travessia pelos estados de corpo e de consciência, dialogo também com Vicente Salles e apresento um sobrevôo pela historicidade do negro no Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As vestes brancas: uma representação simbólica de elementos socioculturais: Zé Pelintra, o boto e o malandro da gafieira(2018-12-12) SALES, Flavio Gilberto Barbosa; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este trabalho propõem um memorial de um trabalho cênico denominado “As Vestes Brancas”, criada no ano de 2004 para o evento Cena Aberta, projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, quando representei três elementos da diversidade cultural brasileira, vivenciados na prática da atuação cênica, enquanto personagens, em fases distintas da minha história de vida enquanto ator e dançarino (O Boto – como elemento que representa o universo mítico/lendário do homem amazônico, a entidade da Umbanda Seu Zé Pelintra - que representa a religiosidade afro-ameríndia e o Malandro dançarino das Gafeiras – tipo brasileiro que representa o aspecto social). Propondo uma análise do contexto da criação cênica e as relações das minhas memórias afetivas e com todos os elementos que me influenciaram enquanto um ser vivente de uma cultura e como um interprete criador. Analisados sobre bases conceituais (Memória, Semiótica Antropologia, Performance e Comportamento Restaurado), e sobre diferentes níveis de compressões.