Faculdade de Geografia - FAGEO/CANAN
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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
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Navegando Faculdade de Geografia - FAGEO/CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::REGIONALIZACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Agricultura familiar no contexto municipal de Baião: tendências e perspectivas(2022-12-16) RAMOS, Eduarda da Silva; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376O presente trabalho tem em vista a importância da agricultura familiar no município de Baião-PA, analisando as tendências e perspectiva da agricultura local, a fim de apresentar as principais limitações e potencialidades da produção. Para isso, foi necessário caracterizar as práticas agrícolas no município, identificar as políticas de incentivos à produção agrícola familiar no contexto nacional, estadual e municipal, caracterizar as práticas de uso e ocupação do solo e identificar as principais problemáticas da agricultura familiar no município. Foi realizado então uma pesquisa bibliográfica e documental do município, levantamento cartográfico e pesquisa de campo. Diante disso, verifica-se que existem poucos projetos municipais de incentivo a produção, poucas comunidades estão inseridas e grande parte da produção está espalhada pela zona rural do município, o que impõe a importância do incentivos e projetos que influenciem os meios de produções agrícolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Feira da Cidade Nova IV como território de aprendizagem no Ensino Médio: experiência didática na E. E. E. F. M. Luiz Nunes Direito (Ananindeua-PA)(2024-06-24) CHAVES, Camila da Costa; SOARES, Daniel Araújo Sombra; http://lattes.cnpq.br/6446474471044694; https://orcid.org/0000-0002-5208-2429O presente trabalho discutirá os saberes e a territorialidade da feira da Cidade Nova IV, localizada em Ananindeua-PA, como estratégia de estudo dos alunos da turma 103 do Primeiro Ano do Ensino Médio com a disciplina Projeto Integrador, da E. E. E. F. M. Luiz Nunes Direito e dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Na feira popular é possível ver o que cada região tem de melhor, e também conhecer um pouco da cultura através dela. A metodologia adotada para este trabalho de conclusão de curso foi com base em pesquisas bibliográficas sobre a história da feira e de entrevistas aos feirantes para saber um pouco de suas trajetórias. Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo mostrar a feira da Cidade Nova IV como território de resistência e aprendizagens no Ensino Médio que ocorreu na escola. A pesquisa gerou a produção de um documentário com múltiplos aprendizados regionais e identitários para os bolsistas, alunos e para toda a comunidade escolar, e que têm grande potencial para ser utilizados em sala de aula no Ensino Médio como auxilio na formação escolar e cidadã.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Impactos socioambientais das intervenções urbanas no Rio Maguari-Açu em Ananindeua (Pa)(2025-06-17) SOUZA, Marcelo Aráujo de; SOARES, Daniel Araújo Sombra; http://lattes.cnpq.br/6446474471044694; https://orcid.org/0000-0002-5208-2429A pesquisa analisa os impactos socioambientais da canalização do rio Maguari-Açu, em Ananindeua (PA). Utilizando abordagem qualitativa, recorreu à revisão bibliográfica, análise cartográfica e trabalho de campo com entrevistas e observação direta. Os resultados apontam que, embora a intervenção tenha promovido melhorias na mobilidade urbana e no escoamento das águas pluviais, gerou também significativos danos ambientais, como a supressão da vegetação ciliar, a perda da biodiversidade e a descaracterização do curso natural do rio. Além disso, evidenciou-se a ausência de participação popular no processo decisório, bem como o avanço da especulação imobiliária na região. Conclui-se que a obra priorizou soluções técnicas imediatistas, desconsiderando a complexidade ecológica do território e a função socioambiental do rio urbano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização dos materiais didáticos para o ensino de Geografia na Educação Básica: uma experiência pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Dr. José Malcher” – Colares/Pa(2025-04-02) SIQUEIRA, Romay Cordeiro de; SILVA JÚNIOR, Aluísio Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9870097272048186Este estudo tem como objetivo analisar a utilização de materiais didáticos no ensino de Geografia na Educação Básica. A pesquisa buscou verificar a disponibilidade desses recursos e sua relação com um ensino mais lúdico e interessante. Além disso, investigou as dificuldades enfrentadas pelos professores em sua aplicação em sala de aula e a receptividade dos alunos quanto à importância desses materiais para o engajamento nas aulas. Os resultados indicaram que os materiais didáticos são fundamentais para tornar o ensino de Geografia mais dinâmico, porém sua efetivação exige estratégias pedagógicas adequadas. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, iniciando-se com um levantamento bibliográfico para embasamento teórico. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) “Dr. José Malcher”, por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas dirigidas a professores e alunos. Os dados obtidos evidenciaram que a diversificação dos recursos didáticos em sala de aula contribui significativamente para o engajamento dos alunos e facilita a compreensão dos conteúdos. Dessa forma, a utilização desses materiais torna as aulas mais dinâmicas, aproximando-se da realidade dos estudantes e distanciando-se do ensino tradicional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Zonas de Amortecimento: uma alternativa contra o desmatamento em Terras Indígenas na Amazônia(2024-09-20) TEIXEIRA, Alex Ricardo de Brito; ARAÚJO, Erneida Coelho de; http://lattes.cnpq.br/6971929506671334; https://orcid.org/0000-0003-2841-9973O presente trabalho busca analisar a dinâmica de uso e ocupação do solo em sete Terras Indígenas pressionadas pelo desmatamento no Estado do Pará: Kayapó, Munduruku, Trincheira Bacajá, Alto Rio Guamá, Apyterewa, Cachoeira Seca e Ituna-Itatá. Foi realizada a mesma investigação acerca de suas respectivas Zonas de Amortecimento. O recorte temporal foi estabelecido em quatro períodos, 1986, 1998, 2010 e 2022. Como recorte espacial, foi utilizado alguns Grandes Projetos de Infraestrutura, como rodovias federais e Hidrelétricas, e utilizados como critério de seleção, as Terras Indígenas localizadas dentro do raio de 20 km desses projetos. Para a análise de uso e ocupação do solo utilizou-se os dados matriciais de classificação da plataforma Mapbiomas do Brasil. Os resultados apontaram duas tendências: as Terras Indígenas com área superior a 1,5 milhão de hectares apresentam índices de desmatamento que não superem 1,5% da área total, enquanto as Terras Indígenas com menos de 1 milhão de hectares chegaram a apresentar valores que superam os 13% de área total desmatada. Já as Zonas de Amortecimento, apresentam índices de perda de vegetação que variam 1,71 % a 48%.