Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA
URI Permanente para esta coleção
Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral
Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA por Autor "COSTA, André Carlos da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado(2023-07-10) COSTA, André Carlos da Silva; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Materiais didáticosinterativossão recursos didáticos que podem ser construídos pelo professor, tendo em vista aulas mais atrativas, e que possibilite ao aluno um ensino-aprendizagem mais fácil e contextualizado. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Curso apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer opiniões de duas turmas de alunos do Ensino Fundamental e duas turmas do Ensino Médio de escolas públicas de Altamira-PA, e de seus professores, sobre possíveis contribuições de um material interativo para o Ensino de Ciências/Biologia. A realização da pesquisa norteouse por 4 pontos de construção:1. Produção por reelaboração de um material didático interativo; 2. Apresentação desse material didático a professores de Ciências e Biologia de escolas públicas e, posteriormente, realização de entrevistas com eles; 3. Aula para os alunos dos professores entrevistadas, com o uso do material didático produzido por reelaboração e, posteriormente, aplicação de questionário de pesquisa, sobre o material, junto aos alunos e 4. Análise das respostas dos alunos e texto das entrevistas dos professores, por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. A pesquisa foi concluída considerando que nas opiniões dos alunos e professores participantes da pesquisa, o material didático interativo proposto tem potencial para promover a transposição didática e a prática de ensinoaprendizagem escolar contextualizado, além de ser um material didático atrativo para os alunos e de baixo custo para a escola.