Graduação - CBREVE
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Navegando Graduação - CBREVE por Autor "ARAÚJO, Liliane Gonçalves de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspectos epidemiológicos do uso de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio no município de Breves-Pará(2014-07-10) ARAÚJO, Liliane Gonçalves de; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530Geralmente, o início do consumo de bebidas alcoólicas ocorre na passagem da infância para a adolescência. Atualmente, o álcool é a substância psicoativa mais consumida pelos adolescentes. Sendo que, o consumo de álcool em excesso está associado à diversos problemas sociais, econômicos e de saúde. Estudos epidemiológicos sobre consumo de bebidas alcoólicas no Norte do Brasil são escassos. Baseado nisso, este trabalho investigou a prevalência do consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio no município de Breves, Pará. Este estudo transversal foi realizado nas quatro escolas de ensino médio de Breves, onde os estudantes preencheram questionários estruturados para a descrição e análise de condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Os testes de qui-quadrado (2) e Odds Ratio (OR) foram utilizados para indicar e quantificar a contribuição dos fatores associados ao consumo de bebidas alcoólicas. Dentre os 3.218 estudantes matriculados, 1.828 aceitaram participar deste trabalho. A faixa etária foi de 14 a 52 anos, sendo detectada predominância feminina (55,9%). A prevalência de experimentação e uso regular de bebidas alcoólicas foi 26,3% e 34,3 %, respectivamente. A idade média dos estudantes usuários regular de bebidas alcoólicas foi de 19,6 anos, tendo geralmente consumido o primeiro gole em torno de 15,6 anos. Os fatores associados ao uso de bebidas alcoólicas entre os estudantes foram: idade superior a 17 anos, escolaridade reduzida do pai, reduzida participação dos pais na vida escolar dos respectivos filhos-estudantes, estudar no turno da noite, defasagem no estudo, ter pais que bebem, ter amigos e familiares que bebem e ter a maioria ou todos os amigos e familiares que consomem bebidas alcoólicas. A prevalência de estudantes que consomem bebidas alcoólicas é relativamente alta no município de Breves quando comparada à outras localidades no Brasil. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas começa precocemente entre adolescentes em Breves, frequentemente, influenciando no rendimento escolar, a partir, principalmente, da influência de pais, familiares e amigos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização de jogos no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da análise de dissertações e teses disponíveis no site da BDTD no período de 2016 a 2019(2021-11-10) COSTA, Criswkson Tavares da; ARAÚJO, Liliane Gonçalves de; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou analisar produções acadêmicas (dissertações e teses) publicadas no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2016 a 2019 que abordam o uso dos jogos no ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para sua implementação, foi escolhida a abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foram analisadas as seguintes produções científicas: Santos (2016), Andrade (2017), Azevedo (2017) e Mayrink (2019). Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos os postulados dos seguintes autores Kishimoto (1994), Huizinga (2000), Souza (2019), Borin (1996), Muniz (2014), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que as produções científicas enfocaram o jogo didático como uma forma de oportunizar aos alunos uma maneira descontraída de promover a aprendizagem, sendo a mediação do professor um elemento importante para que o jogo assuma um papel preponderante em uma atividade de ensino.