Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG por Autor "CORDEIRO, Andreza da Silva"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Oralidade e saberes tradicionais sobre ervas medicinais: uma sequência didática com o gênero entrevista(2025-11-05) CORDEIRO, Andreza da Silva; FERREIRA , Deyglyson Luan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8155333994769932; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128O presente artigo busca desenvolver e refletir sobre a possibilidade de práticas educativas que relacionam os saberes sobre as ervas medicinais como suporte para o desenvolvimento da escrita, leitura e oralidade. Este estudo tem como principal base teórica Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2005), que fundamentam a construção proposta de uma sequência didática para trabalhar esse saber a partir do gênero entrevista. Assim, este estudo foi motivado pela questão: de que maneira, a aplicação de uma sequência didática com o gênero textual entrevista com foco nos saberes das ervas medicinais, pode contribuir na ampliação das práticas de escrita de alunos da rede municipal de Tracuateua-PA? Dessa maneira, esse estudo tem sua importância atrelada à promoção da valorização de um saber tradicional que está se perdendo com o tempo. Portanto, pode-se observar que o gênero entrevista é uma ferramenta pedagógica com grande potencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, assim como de oralidade. Outrossim, os resultados também estimulam reflexões acerca da importância da oralidade na construção de conhecimentos dentro da disciplina de língua portuguesa e na comunicação social por parte do alunado, pressupondo que o trabalho pedagógico com o gênero textual entrevista por meio de uma sequência didática pode contribuir para a valorização do conhecimento sobre ervas medicinais.