Faculdade de História - FAHIS/IFCH
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de História - FAHIS/IFCH por Autor "GOMES, Max Aládio dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O tecnobrega no Pará: um estudo de caso a partir da banda Djavú & DJ Juninho Portugal (2008-2011)(2023-07-06) GOMES, Max Aládio dos Santos; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264O presente trabalho procura evidenciar como o sucesso da banda baiana de tecnobrega (Djavú & DJ Juninho Portugal), durante os anos de 2008 a 2011, foi visto dentro do território paraense, sobretudo no que tange a discursos da imprensa local e de artistas do tecnobrega da região e, da mesma forma, como a emergência da banda propiciou um processo de valoração do tecnobrega no Pará. Para tanto, buscou-se em jornais impressos, sites de internet, blog e YouTube, informações que tratassem acerca da banda Djavú em seu “conflito” com o cenário musical paraense. Metodologicamente, os discursos dessas fontes foram tratados à luz da História Cultural, bem como, também, a partir de um posicionamento crítico atinente aos relatos orais, haja vista que o ponto de confluência das fontes supracitadas gira em torno da oralidade. Ademais, teoricamente trabalhou-se com o conceito de “Culturas Híbridas”, o qual serviu de baliza para situar o tecnobrega como um produto em constante processo de hibridação, assim, pois, tornar-se-ia claro que sua definição enquanto produto “original” seria desacertado, porém isso não significaria algo negativo.