Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG por Autor "FARIAS, Erlik Lucas Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pandemia da covid-19 e a formação de professores: visão do impacto da pandemia na atuação dos pibidianos do subprojeto PIBID Biologia/UFPA campus Bragança(2022-07-16) FARIAS, Erlik Lucas Rodrigues; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe uma reviravolta em diversos setores da sociedade e o ramo educacional teve que se adaptar a nova realidade, neste sentido foi adotado na maior parte do mundo o ensino remoto emergencial (ERE) – onde os professores tiveram que adaptar abruptamente sua prática pedagógica frente a essa nova realidade. Nesse contexto, as readaptações também alcançaram o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), regulamentado e executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde os licenciandos são apresentados a experiência pedagógica em ambientes escolares ainda na graduação. Sendo assim, esta pesquisa apresenta-se com uma investigação das vivências e construções realizadas por um grupo de pibidianos do subprojeto Pibid – Biologia/Bragança, durante a implementação do ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Os resultados apontam que as maiores dificuldades estão relacionadas à adaptação de materiais/metodologias; acesso a internet precário, tanto por parte dos pibidianos quanto dos alunos; dificuldade na utilização das ferramentas digitais e a falta de contato presencial. O “choque” com essa nova realidade também permitiu amadurecimento e estimulou a criatividade dos pibidianos; além de terem a oportunidade de aprender com profissionais especialistas em ferramentas digitais. Os licenciandos foram desafiados a elaborar materiais didáticos; aprender a lidar com as ferramentas digitais e trabalhar em equipe. Portanto, a partir desta investigação foi possível delinear com clareza e de maneira objetiva as duas facetas apresentadas na adoção do ERE à partir da visão dos pibidianos.