Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Autor "CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Experiência de uma sequência didática com o gênero textual contação de história no PIBID Pedagogia UFPA(2022-07-28) GARCIA, Dienny Beatriz Oliverte de Sousa; REIS, Rosiane Gaspar; CARDOSO, Maria Gorete RodriguesTrabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Letramento na EJA: uma experiência sociointeracionista de ensino da linguagem no PIBID/Pedagogia(2022-07-28) SOUZA, Suely Cunha de; SANTOS, Joedson Idalino dos; CARDOSO, Maria Gorete RodriguesTrabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança(2022-10-20) SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos; FREITAS, Yasmin Suany Tavares; CARDOSO, Maria Gorete RodriguesO presente trabalho foi produzido a partir do subprojeto PIBID Pedagogia Braganca/Capanema, que promove a formação inicial dos discentes de licenciatura, desenvolvendo aprendizagens interativas, reflexivas e significativas em escolas públicas dos municípios de Braganca e Capanema, estado do Para; procurando desenvolver um processo formativo que contemple a observação, a problematização e a investigação de questões e demandas escolares, o que gera a interação tanto por parte dos alunos bolsistas, quanto dos professores da escola de Educação Básica. O referido subprojeto foi realizado em três escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo duas no município de Braganca e uma no município de Capanema. Em cada escola, atuaram 8 bolsistas e 2 voluntários, contribuindo com os processos de ensino e aprendizagem, exercitando a docência nesses contextos escolares. O lócus deste trabalho foi a escola municipal Josefa Alvão, localizada no bairro do Jiquirí, cidade de Braganca-PA. Iniciamos o projeto com a formação sistemática dos bolsistas para preparação, ambientação e inserção no contexto educacional da escola. Nesse movimento, vivenciamos o momento de chegada na escola, de estabelecimento de vínculo com os professores, gestores, servidores e alunos. A receptividade da escola ao projeto e aos bolsistas criou um clima favorável e de motivação, deixando os estagiários mais confiantes e confortáveis. No decorrer do período de ambientação e observação, foi possível participarmos dos eventos e atividades escolares, o que promoveu, ainda mais, a aproximação com a comunidade escolar, permitindo caracterizar o contexto educacional, conhecer o perfil da turma e analisar a pratica da professora atuante no ciclo inicial do ensino fundamental. O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento, e como objeto de estudo, as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas junto a turma. O objetivo geral e analisar como a implementação da sequência didática formulada pelos estagiários do PIBID favoreceu o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2o ano do ensino fundamental da escola Josefa Alvão, tendo como objetivos específicos: caracterizar a aprendizagem e desenvolvimento da oralidade, escrita e leitura dos alunos durante o estágio; identificar as estratégias de letramento que facilitaram a aprendizagem dos alunos ao longo do projeto; relatar as experiências vivenciadas durante o plano de intervenção.