Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Autor "BARROS, Edson Nonato Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Importância do PIBID para a formação profissional do professor: narrativas autobiográficas de um licenciando em pedagogia.(2021-01-29) BARROS, Edson Nonato Oliveira; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação constituinte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes de licenciatura, ainda na primeira metade do curso, uma aproximação com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridas. O propósito fundamental do Programa é contribuir para a qualificação da formação inicial de professores. Com base na experiência vivenciada no estágio de iniciação à docência no PIBID, este artigo tem como objetivo geral refletir sobre as aprendizagens construídas no núcleo de Pedagogia do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, no período de 2018 a 2020 e sobre a importância dessas aprendizagens para a formação profissional na docência. Nesse sentido, o texto procurou responder aos seguintes questionamentos: O que o PIBID traz de diferente e inovador para a formação inicial de professores? Que dimensões da formação docente são valorizadas e ressignificadas no PIBID? Quais as semelhanças e as diferenças entre o estágio supervisionado curricular obrigatório e a iniciação à docência no PIBID? Que aprendizagens acerca da profissão docente foram proporcionadas no núcleo de Pedagogia da UFPA/CBRAG? Em que sentido a participação na vida da escola e a convivência com os professores experientes contribuem para a formação da subjetividade profissional do futuro professor? Para responder essas questões, procurou-se caracterizar a formação inicial de professores na contemporaneidade, destacando seus limites, seus desafios e suas possibilidades; ressaltar as características e as dimensões inovadoras do PIBID e suas implicações para ressignificar a formação acadêmico-profissional do professor; analisar as múltiplas aprendizagens construídas na convivência com a escola e com os professores mais experientes na trajetória de iniciação à docência realizadas no PIBID e sua relevância para a formação profissional na docência. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa autobiográfica, em que as narrativas e vivências, reconstruídas principalmente através das memórias dos fatos ocorridos entre os meses de agosto de 2018 a janeiro de 2020, foram refletidas e confrontadas com o referencial de fundamentação teórica do trabalho. Os resultados indicam que o PIBID tem assumido um papel importante na formação inicial de professores, pois, proporciona aos futuros professores uma experiência teórico/prática ímpar, de caráter inovador e interdisciplinar, melhorando imensamente a sua qualificação para enfrentar os desafios da profissão docente no contexto da escola pública.