Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Autor "BARAUNA, Antonia Janaina Ferreira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da docência no processo de ensino e aprendizagem de crianças num contexto de retorno às aulas presenciais: relato de experiência de uma intervenção realizada no estágio supervisionado no ensino fundamental no pós pandemia de COVID19(2023-08-31) BARAUNA, Antonia Janaina Ferreira; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente Trabalho de Curso é resultado dos apontamentos obtidos por meio das vivências durante o exercício da docência na escola Municipal de Ensino Fundamental Eloi Cardoso, localizada no KM 48 em Santa Luzia do Pará-PA, no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos que embasaram a realização deste estudo centram-se em entender a importância do estágio para a formação do pedagogo(a), assim como de que forma a elaboração e aplicação de um bom planejamento podem facilitar a dinâmica de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino, sobretudo como ferramenta no combate às carências educativas e emocionais deixadas pelo COVID-19. Metodologicamente, a pesquisa foi construída sob uma perspectiva qualitativa MINAYO (1994), TEIXEIRA (2014), e o método escolhido para a obtenção de dados foi a observação participante MARIETTO (2018). Conclui-se que a docência exige uma postura mediadora e crítico-reflexiva do profissional da pedagogia, que deve sempre contar com um planejamento flexível e inclusivo capaz de atender as necessidades cognitivas e emocionais de seus estudantes, e que o estágio como componente curricular obrigatório é indispensável para o processo formativo do graduando do curso de pedagogia.