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Navegando por Orientador "SOUSA, Enilson da Silva"

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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Análise dos casos da pandemia da COVID-19 no espaço paraense
    (2022-10-25) COUTINHO, Jesus de Nazaré Melo; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    O presente trabalho trata dos impactos da pandemia da COVID-19 no Espaço paraense, bem como as formas de prevenção, combate, tratamento dessa doença a qual atingiu o mundo no início da terceira década do século XXI. Objetivo: analisar os casos de infecção pelo vírus SARSr-COV-2 com o auxílio da cartografia na identificação das áreas de incidência, de covid-19 bem como os fatores que contribuíram para os óbitos ocorridos durante a pandemia da COVID-19 no Estado do Pará. Metodologia: trata-se de um estudo epidemiológico quantitativo-descritivo dos casos e dos óbitos notificados na Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA). Resultados: A COVID-19 acometeu até o presente momento 842.533 casos confirmados e 18.876 óbitos no Pará, 801.019 casos recuperados, 55% dos casos são do sexo feminino e 45% do sexo masculino, das comorbidades que mais contribuíram para o agravamento da doença foram cardiopatia 2,82%, diabetes 2,17% e asma 0,44%, jovens e adultos (20 a 49 anos) foram a população mais acometidas pela doença; o plano de vacinação atingiu 16.315.281 doses aplicadas de um total de 18.160.924 doses enviadas pelo ministério da Saúde em uma população estimada em 7.468.272 habitantes no Estado do Pará. Conclusão: a pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros impactos para a sociedade e forçou o poder público traçar um plano de ação para que o sistema público de saúde não entrasse em colapso ao ponto de não suportar a demanda obrigando-o a se ressignificar a cada momento em que a situação se tornava mais tensa do que se esperava, ações do governo foram essenciais para que a população tivesse o acesso essencial necessário ao atendimento à sobrevivência, a ação conjunta dos atores sociais (poder público e da sociedade) é essencial na eficácia das estratégias para o controle de doenças pandêmicas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Análise espaço-temporal dos impactos socioambientais com o crescimento imobiliário nas margens da Avenida Hélio Gueiros no Bairro do Quarenta Horas
    (2024-10-31) SOUZA, Marco André Novais de; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    O presente trabalho busca compreender como os empreendimentos imobiliários afetam o meio ambiente do bairro Quarenta Horas, dentro do município de Ananindeua-Pa. Verificando se os empreendimentos impactaram e ainda continuam impactando de forma negativa sobre o meio ambiente e sobre a população local. Esta pesquisa será sustentada com os conceitos de Meio Ambiente, de impacto ambiental, Território e Gentrificação. Esse último busca verificar se o atual processo de urbanização dentro do bairro é uma tentativa de “enobrecimento” do espaço. A metodologia adotada baseia-se na revisão referencial bibliográfica e documental, pesquisa de campo para levantamento de dados e informações que possam enriquecer o artigo e o desenvolvimento de produtos cartográficos em laboratório, para que haja a compreensão ampla dos acontecimentos e do espaço geográfico estudado. Como resultado espera-se apontar a expansão do mercado imobiliário como um dos causadores dos problemas socioambientais no bairro.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Assentamento Olho D’água I: um Estudo de Caso sobre o impacto da dendeicultura em áreas de Assentamento na Amazônia Oriental
    (2024-11-01) FILGUEIRAS, Tainara Carvalho Garcia Miranda; NAHUM, João Santos; http://lattes.cnpq.br/9009465125001273; https://orcid.org/0000-0001-7791-9240; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    A pesquisa objetiva analisar como a dendeicultura tem engendrado transformações no uso e ocupação do território em áreas de reforma agrária, a partir da “integração” das famílias assentadas ao agronegócio de óleo de palma. Para tal abordagem do problema, optou-se pela pesquisa qualitativa com suporte metodológico do estudo de caso. Na coleta de dados de fontes secundárias foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais. Os dados primários foram coletados por meio de trabalho de campo, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Os resultados da pesquisa demostraram que o Assentamento Olho D’Água I vivencia o fenômeno da dendeicultura e, como consequência, sofre com as alterações da dinâmica do seu espaço agrário. Tal fenômeno resulta em impactos sociais, econômicos e ambientais. A troca das culturas de subsistência pelo cultivo do dendê acarretou a alteração do modo de vida desses agricultores, que passaram de camponeses para trabalhadores do capital. Os contratos de parceria, embora possuam riscos altos em relação à demanda de cultivo, apresentam-se como única alternativa para a sobrevivência dessas famílias. Diante disso, é possível constatar a banalização das necessidades humanas, o que contribui para a vulnerabilidade social dos campesinos, sendo necessária maior fiscalização e construção de políticas públicas que possibilitem uma vida digna para esse grupo social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Educação Ambiental na RESEX/MAR Soure-Pa: um Estudo de Caso na Escola M.E.I.F “Santa Luzia”
    (2022-12-27) TAVARES, Adriel Benjamin; ESPÍRITO SANTO, Rafael Silva do; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    A Reserva Extrativista Marinha de Soure/RESEX-MAR, é uma unidade de Conservação Federal que abrigam famílias tradicionais, as quais possuem uma forte relação com a natureza caracterizando seu modo de vida e sua cultura. Neste sentido, o objetivo central deste trabalho é analisar de que forma e educação ambiental vem sendo trabalhado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Santa Luzia”, localizada na RESEX, buscando compreender como os professores trabalham a temática ambiental dentro de sala de aula com os alunos e apresentar uma proposta de intervenção. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, a fim de buscar resultados a partir da análise bibliográfica de autores que discorrem sobre o trabalho em estudo, juntamente com uma análise descritiva exploratória e da coleta de dados e nos levantamentos de dados e aplicação de uma oficina de intervenção. Foram utilizados como ferramenta o uso de um questionário aplicado aos professores da instituição escolar, realizado visitas que oportunizaram conversas formais e informais com o corpo docente e a direção e como principal condutor o “Plano de manejo da Reserva Extrativista Marinha de Soure – PA”, realizado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, em julho de 2018. Durante as visitas e estudos feitos em campo foi possível constatar que a E. M. E. I. F. “Santa Luzia” na comunidade de Pesqueiro, não desenvolvia projetos com os alunos voltados para a questão ambiental.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA
    (2022-09-30) LEAL, Marcos Vinicius Sousa; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de conteúdos com características simplória e enfadonha. Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo e quantitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia, por meio do livro didático utilizado na escola, uma obra do geógrafo Aziz Ab’Saber, assim como a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Produção de materiais lúdicos com papel reutilizado no ensino de Geografia no 6º Ano
    (2022-09-30) CARVALHO, Luana Valente; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    O ensino da educação ambiental na contemporaneidade se faz necessário em sala de aula, e exige estratégias lúdicas como facilitadoras desta relação na educação básica. O objetivo deste trabalho é investigar a utilização de materiais reaproveitados, sua construção e efetivação dentro da sala de aula e na prática do dia-a-dia. Dessa forma, funcionando como ferramenta facilitadora na educação ambiental, no âmbito escolar. Objetivando propor e aplicar a construção de esculturas de papel, relacionadas a temática ambiental. A proposta metodológica aplicada, foi a realização de um estudo de caso, na E.E.E.F.M Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Isabel Amazonas (ISAM) em Ananindeua-PA, para verificar e avaliar o potencial educativo através da produção de recursos pedagógicos e lúdicos por meio de materiais reutilizáveis, sendo uma prática alternativa no ensino de Geografia e da educação ambiental. Foi realizado a coleta dos dados por meio de questionários referente a temática abordada, além da realização de uma oficina referente ao reaproveitamento de papeis como recurso didático, com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Dentro dos resultados obtidos temos a ludicidade como promotora no processo de autonomia da aprendizagem, instigando o discente a pensar sobre o processo de reciclagem e reaproveitamento de papel. Além de repensar nas diversas esferas que compõem seu cotidiano.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Urbanização e impactos socioambientais em áreas protegidas: o Estudo de Caso do Parque Ambiental Antônio Danúbio, Ananindeua-Pa
    (2024-11-01) SARGES FILHO, Leudes; SILVA, Felipe Kevin Ramos da; http://lattes.cnpq.br/0085563630551317; https://orcid.org/0000-0003-3881-8791; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    A partir da segunda metade do século XX, o processo de urbanização dos países subdesenvolvidos passou por um processo de aceleramento considerado e completamente desordenado, esse processo veio acompanhado de sérios problemas as questões ambien- tais. No Brasil, a preocupação com as questões ambientais tornou-se mais acentuadas e positiva com a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988 e com as leis de relação e criação de unidade de áreas protegidas, como é o caso do Parque Ambiental de Ananindeua Antônio Danúbio. O objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar os fatores que provocam impactos socioambientais em áreas protegidas urbanas, tendo como estudo de caso o Parque Ambiental de Ananindeua-PA. Para isso, a pesquisa se baseia em um levantamento bibliográfico em órgãos oficiais para caracterizar a cronologia de criação e implantação do Parque Ambiental Antônio Danúbio, além da confecção de mapas de localização e multitemporais. Também serão realizadas a caracterização da paisagem urbana e climatobotânica da área, a identificação e caracterização dos impactos ambientais decorrentes da criação e implantação do BRT Metropolitano, bem como o levantamento da responsabilização do poder público municipal quanto ao abandono, negligência e omissão, além da análise do papel de outros atores sociais envolvidos no processo. A pesquisa evidenciou a importância do parque para a conservação ambiental, a educação ecológica e o lazer da população, destacando sua relevância na mitigação do efeito de ilha de calor e na manutenção da biodiversidade urbana. Conclui-se que políticas públicas efetivas e investimentos na infraestrutura do parque são fundamentais para sua preservação e valorização no contexto urbano de Ananindeua.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso
    (2021-10-06) CARVALHO, Luana Valente; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/ 0000-0003-2026-0822
    Nas últimas décadas, o ensino de geografia vem passando por transformações significativas no campo da utilização de novas tecnologias, o que pode ter distanciado o professor de geografia do uso de metodologias mais lúdicas, simples e de fácil realização. O objetivo desta proposta, é perscrutar a inserção da ludicidade no ambiente escolar, em um estudo de caso na E.E.E.F.M Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Isabel Amazonas (ISAM), Ananindeua-PA, para levantar hipótese sobre a viabilidade de sua utilização em sala de aula. A proposta metodológica utilizada nesta pesquisa, foi a quantitativa, pois há uma relação do sujeito com o objeto, no qual, tanto o conhecimento, quanto o objeto e o pesquisador são partes integrantes e dependentes, onde se busca o aspecto da realidade focando na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais no ambiente escolar. Pretendeu-se, contudo, a inserção de modelos didáticos mais dinâmicos, criativos e estimulantes para além do livro didático e das aulas expositivas, contribuindo para o processo de inclusão de alunos típicos e atípicos no ambiente educacional por meio de metodologias lúdicas como a construção de maquetes, a partir do papel do professor de geografia, na incorporação do desenvolvimento do lúdico em sala de aula.
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