Navegando por Orientador "RODRIGUES, Fernando de Assis"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de dados sobre postagens e documentos veiculados em serviços de redes sociais online para informação sobre a pandemia de Covid-19(2021-08-19) TAVARES, Jocivaldo Pereira; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202Os Serviços de Redes Sociais Online estão cada vez mais presentes como um dos locais que cidadãos se informam a respeito dos mais variados temas. Nesse sentido, a pandemia de COVID-19 traz consigo um reforço na análise do que foi veiculado nestes serviços, especialmente o papel das instituições do Estado na divulgação neste contexto. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar as postagens em Serviços de Redes Sociais Online por parte de instituições governamentais relacionadas a pandemia de COVID-19, especialmente o caráter de atuação informativa destes órgãos e a tempestividade, com o propósito de identificar a relação entre as postagens e o suporte de documentos oficiais destes órgãos. Como procedimentos metodológicos, foram delimitadas as seguintes ações: i) realizar coleta de dados das mensagens destes órgãos, incluindo informações de qual Serviço de Redes Sociais Online foi coletado, a data de publicação da mensagem, o hiperlink da mensagem e se a mensagem possui vínculo para algum documento oficial que dê suporte a veracidade do conteúdo veiculado; ii) analisar as informações coletadas incluindo o cálculo de representatividade de mensagens com suporte de documentos oficiais, quais são Serviços de Redes Sociais Online que são mais utilizados e os períodos que as mensagens foram veiculadas no decorrer do ano durante o período de pandemia do COVID-19; iii) verificar quais são os termos de classificação mais utilizados nos Serviço de Redes Sociais Online durante a pandemia (onde foram considerados termos de classificação somente as hashtags), e; iv) realizar a análise dos documentos oficiais para compreender as características das fontes de informações oficiais que dão suporte a mensagem, quando o usuário é direcionado para os web sites destes órgãos. A amostra foi delimitada ao estudo das páginas oficiais dos Corpos de Bombeiros Militares dos estados do Pará, Ceará, São Paulo, Santa Catarina e Goiás nos Serviços de Redes Sociais Online Facebook, Instagram e Twitter, com a coleta de dados realizada entre os dias 5 de março de 2020 a 29 de maio de 2020. Os resultados apontam uma tempestividade na publicação de conteúdos nestes serviços nos primeiros dias de pandemia. Em um segundo momento, se estabilizou entre 0 a 5 postagens diárias. As publicações foram marcadas com termos classificatórios ligados à temática, além de informações para georreferenciamento. Percebeu-se um percentual baixo de publicações que estão ligadas a documentos oficiais que dão suporte às informações veiculadas. Agrava-se a esta situação a verificação que somente o Corpo de Bombeiros Militar do Pará adotou esta forma. Outro fator verificado é que a existência de uma conta institucional nos Serviços de Redes Sociais Online não garante que o órgão esteja utilizando. Destaca-se que o Serviço de Rede Social Online Instagram foi o serviço com maior veiculação de informações por parte dos Corpos de Bombeiros Militares; e com relação ao quantitativo de postagens dos Corpos de Bombeiros Militares nos Serviços de Redes Sociais Online, destacam-se as regiões de Goiás, Santa Catarina e Pará. Conclui-se que, em momentos de crise como uma pandemia, a atuação de um profissional de informação pode significar uma estratégia mais assertiva para o planejamento, a classificação dos conteúdos a serem veiculados, bem como oferecer meios para mitigar a disseminação de notícias falsas nos Serviços de Redes Sociais Online, especialmente ao estabelecer um fluxo informacional com maior granularidade ao cidadão, onde a publicação poderia ser o ponto de acesso para conteúdos produzidos por estes órgãos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de user experience e user interface em web sites e perfis em serviços de rede sociais online de arquivos estaduais brasileiros(2022-02-18) SILVA, Nathália Gomes da; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202O objetivo é analisar as interfaces disponíveis em web sites e perfis de Serviços de Redes Sociais Online de arquivos estaduais brasileiros e aplicar softwares de métricas de User Experience e User Interface, visando identificar elementos de usabilidade e acessibilidade das interfaces. Como objetivos específicos, a pesquisa propõe i) apresentar os conceitos de User Experience e User Interface; ii) investigar os modelos de cores adotados nos web sites e perfis de Serviços de Redes Sociais Online pelos arquivos estaduais brasileiros; iii) aplicar testes de performance nas interfaces de disponíveis, e iv) analisar os resultados dos testes para verificar o estado atual do atendimento aos indicadores de User Experience e User Interface apresentados pelos testes de performance. Justifica-se esta pesquisa pois os web sites dos arquivos estaduais brasileiros devem se preocupar no atendimento de indicadores apontados nas técnicas de análise de User Experience e User Interface, dado que os indicadores são pontos de atenção importantes para garantir acessibilidade dos conteúdos de qualquer dispositivo tecnológico. Desse modo, utilizar de elementos técnicos que garantem a acessibilidade de web sites podem facilitar o acesso, diminuindo a complexidade de utilização dos usuários. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, do tipo exploratória, realizada por meio da análise do conjunto de páginas iniciais dos web sites de arquivos estaduais brasileiros e seus respectivos perfis oficiais nos Serviços de Redes Sociais Online Facebook, Instagram e Twitter. Os resultados foram divididos em quatro partes: a) Análise dos indicadores do Lighthouse - Visualização pelo Navegador, b) Análise dos indicadores do Lighthouse - Visualização pelo Dispositivo Móvel, c) Análise dos alertas do Validator e d) Análise da Paleta de Cores. Como resultados parciais, verifica-se que os web sites possuem dispersão em cada análise, não sendo possível definir um padrão no tipo de desafio enfrentado pelas equipes de desenvolvimento e pelos curadores da informação veiculada. Já com relação aos indicadores e principais erros identificados ao utilizar os serviços pelo navegador, o Lighthouse apresenta que os índices de Atuação e Acessibilidade são fatores-chave na melhoria dos web sites. Além disso, a ferramenta também identificou a falta do atributo de definição de idioma no código HyperText Markup Language, o que pode dificultar que mecanismos de busca e outras ferramentas entendam qual é o idioma da informação apresentada. Os resultados da ferramenta Validator, apresentaram alertas e erros relacionados ao uso de atributos do HyperText Markup Language obsoletos, a erros nos atributos relacionados à representação do conteúdo informacional das páginas para indexação, a erros de hierarquia do uso das tags em HyperText Markup Language e Extensible Markup Language, erros de uso desnecessário de função de botão em HyperText Markup Language e mau uso de estruturas em HyperText Markup Language para representar comentários. Sob a perspectiva do User Interface, identificou-se que os Serviços de Redes Sociais Online são os responsáveis pela escolha das cores da interface e nos web sites não há uma padronização na adoção das paletas de cores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cadeia de custódia dos documentos arquivísticos: perspectivas no processo judicial eletrônico(2019-12-06) SILVA, Mayza Caroline Monteiro da; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202Com os avanços das Tecnologias de Informação e a elaboração de novos suportes documentais, surge o documento digital, que traz novos desafios para a gestão e preservação de documentos, em razão de existir uma dissonância entre as práticas arquivísticas em suportes tradicionais e digitais. Portanto, é indispensável a utilização de normas e de requisitos no desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão e de preservação, de modo a garantir a confiabilidade dos documentos em formato digital, incluindo: segurança, autenticidade, preservação e acesso. Sendo assim, os documentos digitais não podem estar isolados, eles precisam estar dentro de um sistema informatizado, dentro de uma cadeia de custódia, seguindo uma abordagem que o gerencie sistemicamente seguindo modelos, requisitos e normativos para o gerenciamento eficiente, com segurança desde as primeiras fases do documento até sua destinação final. Como objetivo deste trabalho, buscou-se identificar a existência de estruturas relacionadas a cadeia de custódia no sistema de Processo Judicial Eletrônico, a partir da investigação dos instrumentos normativos e jurídicos, já que existe um aumento considerável de massa documental em meio digital. Desta forma, a pesquisa se justifica pelas dificuldades da preservação digital e as características inerentes ao documento de arquivo digital na ausência de uma cadeia de custódia. Com relação ao universo de pesquisa, delimitou-se a investigação do sistema de Processo Judicial Eletrônico a respeito de cadeia de custódia de documentos arquivísticos e repositório arquivístico digital confiável. Como amostra, este estudo utiliza o uso do Processo Judicial Eletrônico nos sistemas do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Os métodos usados para a produção desta pesquisa se baseiam em uma triangulação metodológica sendo: revisão de literatura, pesquisa exploratória e entrevistas semiestruturadas, para apresentar uma discussão acerca do que a teoria arquivística expõe com relação cadeia de custódia, e a realidade constada no sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho da 8ª região. Como resultados desta pesquisa, foi possível identificar lacunas com relação aos requisitos disponibilizados pelo MoReq-Jus, além disso as entrevistas corroboraram com análise exploratória para a visão da inexistência de um RDC-Arq se configurando portanto, em uma quebra da cadeia de custódia. Como considerações finais, espera-se que esta pesquisa contribua como fonte de informações para auxiliar em estratégias de preservação digital sobre o Processo Judicial Eletrônico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Documento de arquivo: uma análise sobre as legislações arquivísticas para documentos nato-digitais(2019-12-09) SOUZA, Ingrid Pacheco de; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202A análise das legislações Federais e estaduais e da produção acadêmica da arquivologia acerca dos documentos digitais e nato-digitais tem a finalidade de identificar as simetrias e as assimetrias entre as pesquisas e a legislação, buscando em específico ressaltar as semelhanças e diferenças entre os documentos que estão em suportes digitais, além de suas características, preservação e segurança da informação, considerando que as legislações para documentos digitais e nato-digitais, precisa estar em acordo, com o que já existe de consolidado pela comunidade acadêmica. A metodologia foi dividida em duas partes a iniciar pela parte que se trata do levantamento de pesquisas acadêmicas sobre a temática de documentos nato-digitais e documentos digitais, depois tratando sobre identificar as legislações vigentes de documentos digitais e nato-digitais. O universo da pesquisa foi delimitado em relação à legislação federal favorável ao contexto arquivístico e as comunicações científicas sobre a conceituação acadêmica de documentos nato-digitais, além das buscas nas bases de conhecimentos do Google Acadêmico. A discussão está dividida em duas seções, uma que se refere às Legislações Federais e outra que trata da Legislação estadual paraense, onde são tratados questões e pontos cruciais que se destacaram no decorrer desta pesquisa e foram citadas nos pressupostos teóricos e suas seções. As considerações finais tratam de toda a temática da Legislação Federal e estadual brasileira que não discorre de fato ou têm como tema principal os documentos nato-digitais ou documentos em suportes digitais, e os tratam de forma igual. Por fim, propõe-se que sejam avaliadas todas as Legislações Federais e estaduais brasileiros que discorrem sobre a temática, para que seja feito um manual com base nas fragilidades que ocorrem nas que já existem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo de viabilidade para construção de uma realidade virtual para o Arquivo Público do Estado do Pará(2024-04-17) FERREIRA, Luiz Carlos Lourinho; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582Os arquivos, bem como seus acervos, podem se beneficiar da Realidade Virtual como forma de disseminação. De forma especial, os museus se destacam no uso desta tecnologia para aproximar o público do acervo, algo que pode ser também relacionado aos arquivos. Especialmente em localidades distantes dos grandes centros urbanos, a Realidade Virtual pode ser fator-chave para a inserção estas populações no circuito cultural e científico - contexto que o estado do Pará está inserido não só pela sua dimensão geográfica, mas também pela dificuldade de trânsito, devido à boa parte de seu território ser formado pela Floresta Amazônica. Apesar de os acervos da capital Belém serem de fácil acesso - por se tratar de uma região metropolitana – se deve considerar o tamanho continental do país, fazendo o custo de trânsito entre as regiões algo impeditivo ou dificultoso aos pesquisadores e, principalmente, estudantes brasileiros. O objetivo da pesquisa é realizar um estudo de viabilidade para propor um modelo preliminar de estrutura para a criação de um ambiente virtual similar ao físico de uma instituição arquivística que permita ao usuário experienciar uma simulação da realidade. O universo de pesquisa estudado são as instituições arquivísticas e suas inserções no ambiente virtual. Como amostra, demarcou-se o Arquivo Público do Estado do Pará para estrutura física. Para ambientes virtuais, pesquisou-se a possibilidade de uso de dispositivos de Realidade Virtual e modelos já disponíveis aplicados em outros espaços virtuais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, é descritiva com procedimento de pesquisa exploratória e está dividido em três etapas. A primeira traz um levantamento de características de espaço físico com o objetivo de definir as características do ambiente do Arquivo Público do Estado do Pará. Na etapa seguinte, analisam-se estudos computacionais sobre Realidade Virtual, uso de software e hardware, formas de interação, imersão e envolvimento do usuário, o ambiente 3D e sua integração com o mundo virtual - todo o sistema que um local físico poderia implementar. Na terceira etapa, debate-se a possibilidade de criação e a inserção de um arquivo virtual, utilizando procedimentos tecnológicos delimitados na segunda etapa. Os resultados demonstram que, apesar de poucos estudos deste tipo de aplicação, o Arquivo Público do Estado do Pará pode, em princípio, aplicar a Realidade Virtual por meio do uso de uma câmera de 360º, transformando as capturas em um vídeo não interativo em plataformas de divulgação online. Em um segundo momento, poderá utilizar as capturas para a construção de ambientes interativos. Conclui-se que é ainda um processo preliminar e carece de estudos que se debrucem na aplicação da Realidade Virtual nestes ambientes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão documental em meio digital: avaliação de documentos para suporte digital(2021-11-22) SOUSA, Larissa de Fátima Durães de; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202A presente pesquisa trata sobre a gestão documental no meio digital e conceitua a origem e o contexto do desenvolvimento da sua prática no meio físico até sua chegada nos ambientes informacionais digitais, impulsionada pelo crescimento vertiginoso desse novo tipo de suporte nos mais variados âmbitos da sociedade. Tem por objetivo analisar como as novas tecnologias interferem na função avaliação de documentos, direcionada aos suportes digitais. Como embasamento teórico, buscou-se os conceitos que estão ligados e formam a base da função, como: o ciclo documental, teoria de valor e tabela temporalidade. A justificativa desse estudo se caracteriza pela necessidade de o arquivista atuar perante esse novo cenário tecnológico informacional. Isso contribui para o desenvolvimento de ferramentas para os sistemas informatizados de gestão, que atendam às funcionalidades arquivísticas, garantindo assim, uma das principais contribuições da profissão, que é proporcionar o amplo acesso às informações independente do suporte em que esteja inserida para a sociedade. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo, buscando analisar quais elementos permitem a aplicação da avaliação em documentos digitais de acordo com as legislações, normas e diretrizes da área que tratam sobre o tema a partir da revisão bibliográfica. O universo de pesquisa é direcionado à produção científica na área relacionada, com amostra delineada nas bases de conhecimento Google Acadêmico, Scielo e Brapci e os resultados serão demonstrados a partir dos parâmetros de filtragem das publicações dos últimos 7 anos. Os termos de busca utilizados serão compostos pelos termos “Avaliação” e “Documento digital”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Metodologia business process management em arquivos correntes e nas práticas protocolo(2022-07-04) SERRÃO, Camila Cristina Vieira; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202Introdução: Em resposta às transformações contemporâneas, as organizações passaram a buscar ferramentas de gerenciamento que proporcionem um formato de gestão voltado para aquele baseado em processos, visando a criação de estruturas que unifiquem os processos internos dos setores das organizações. Com a ausência de uma padronização dos fluxos documentais nos trâmites entre departamentos e setores administrativos, surge a necessidade da implantação de ferramentas que auxiliem o gerenciamento de fluxos de processos, como o Business Process Management (BPM). Problema de Pesquisa: O problema desta pesquisa é a falta de informações sobre o uso de plataformas de modelagem e automação de processos para reduzir a burocracia informacional das instituições, por meio da padronização dos fluxos documentais e informacionais de arquivos correntes e das práticas de protocolo. Objetivo: Assim, esta pesquisa tem como objetivo estabelecer diálogos entre BPM e arquivo corrente, para compreender como essa metodologia poderia agregar à fase de produção documental e analisar as ferramentas de Business Process Management System (BPMS) por meio da comparação entre softwares de notação de fluxos de processos, o Bizagi Modeler e o Maestro BPM, para sugerir como essas ferramentas podem auxiliar no contexto das atividades de protocolo. Justificativa: Nesse contexto, aplicar a metodologia do BPM nas atividades de documentos em fase pode possibilitar o controle e a otimização dos fluxos por meio da modelagem de processos em ambientes administrativos, proporcionando um melhor desempenho das atividades. Procedimentos metodológicos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada a partir de um levantamento bibliográfico das temáticas de BPM e arquivo nas bases de conhecimento: Google Acadêmico, BRAPCI e SciELO. Resultados: Como resultados desta pesquisa, foi possível analisar que o Bizagi Modeler foi o que mais se aproximou da proposta de representação dos indicadores de processo, atendendo a todos os critérios pré-estabelecidos. Assim como identificar os principais conceitos correlatos entre as temáticas de BPM e arquivo corrente, destacando nove similaridades que podem auxiliar nas práticas arquivísticas. Conclusão: A escolha de ferramentas deve ser baseada nas necessidades de cada organização, avaliando se suas funcionalidades podem ser adaptadas aos objetivos da instituição. Na análise comparativa dos softwares Bizagi Modeler e Maestro BPM, a ferramenta Bizagi Modeler teve maior aderência aos critérios propostos na avaliação, indicando que suas funções podem se adaptar a um contexto de arquivo corrente e protocolo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Preservação arquivística: uma análise sobre a preservação digital nas instituições públicas brasileiras(2019-12-06) FIGUEIREDO, Gabriel William dos Santos; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202A preservação dos documentos é toda a ação que almeja garantir a integridade e proteção das informações registradas nos documentos, para que elas não sejam perdidas, pelo desgaste dos suportes e para auxiliar o procedimento, ferramentas como os softwares que executam a preservação digital, contribuem para o gerenciamento e armazenamento documental. O objetivo da pesquisa é fazer uma análise das instituições que utilizam os softwares (open source) de preservação digital, efetivando um comparativo entre a teoria e prática dos softwares nas instituições, discutindo as técnicas e estratégias. O problema da pesquisa é obter informações sobre o funcionamento dos softwares nas instituições públicas selecionadas, que realizam a preservação digital, por meio de repositórios digitais. As instituições brasileiras que utilizam os softwares, tais como: DSpace, ICA-AtoM, Alfresco e SIAN, almejam armazenar, preservação e disponibilizar as informações, que estão guardadas em seus acervos, procedimento que não é comum, especialmente no setor público brasileiro. Os materiais e métodos foram divididos em duas etapas: a primeira é um levantamento de informações sobre a preservação digital e a utilização dos softwares nas instituições. A segunda etapa consistiu em efetuar um cruzamento entre as características dos softwares apresentados, as instituições e os instrumentos normativos, identificando elementos em comum, entre as ferramentas. O universo de pesquisa são as instituições públicas brasileiras, que aderiram aos métodos arquivísticos, com amostra delimitada aos órgãos do estado, responsáveis pela guarda documental, formado por: Arquivo Nacional, Arquivo Público do Estado de São Paulo, Serviço Federal de Processamento de Dados e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Os resultados são apresentados em forma de discussão, identificando as características do software, para saber se estão presentes nas instituições, que executaram o software fazendo um comparativo, entre a teoria e prática, com a base teórica dos sistemas LOCKSS e do modelo e-Arq Brasil, para saber se os softwares estão em consonância com os instrumentos de organização e acesso. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia utiliza a plataforma DSpace para a elaboração de repositório digital, o Arquivo Público de São Paulo instalou o software ICA-AtoM, o Serviço Federal de Processamento de Dados trabalha como o software Alfresco e o Arquivo nacional desenvolveu uma plataforma própria que é denominada SIAN para a gestão do acervo. Cada um dos softwares instalados nas instituições são responsáveis para a execução da preservação digital. Por meio da pesquisa foi possível verificar que as instituições apresentadas atendem parcialmente os instrumentos do e-Arq Brasil e LOCKSS, na execução de suas atividades. Como considerações finais, foi possível identificar que as instituições obtiveram resultados satisfatórios no gerenciamento do acervo com a implantação dos softwares de preservação digital.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Preservação de documentos digitais: um estudo de caso sobre a PIQL(2019-12-09) SOUZA, Adriel Pinto de; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202Esta pesquisa tem como intuito enfatizar as preocupações que contornam a preservação digital e que podem prejudicar de alguma forma o acesso continuo do conteúdo informacional dos documentos arquivísticos digitais. Logo, este estudo tem como objetivo identificar as políticas e estratégias de preservação, observar os obstáculos que os documentos arquivísticos digitais possuem em acompanhar a evolução contínua da Tecnologia da Informação. Entende-se que a preservação de acordo com a literatura é essencial para que a leitura a longo prazo dos documentos arquivísticos seja possível e mantendo a sua integridade. A pesquisa é desenvolvida a partir de um estudo de caso sobre a empresa PIQL de caráter descritivo, que tem como finalidade cruzar a teoria de nomes da literatura arquivística com o processo de preservação dentro da PIQL. Portanto, a empresa apresenta as políticas necessárias para uma preservação eficiente e eficaz, assim como o modelo OAIS: ISO 14721:2002 e a Lei de Microfilme N° 5.433 e o decreto que N° 1.799, regulamentos que norteiam as políticas de preservação de documentos arquivísticos. A PIQL apresenta uma política que garante o acesso continuo ao longo prazo de forma ágil e eficiente. Quando se refere a estratégias, PIQL traz uma tecnologia que evita riscos que algumas estratégias possuem, como nos intervalos das migrações entre suportes obsoletos para suportes atuais, como entre outras estratégias. A tecnologia de alguma forma se torna uma conservação de hardware e software, em conjunto com o suporte de armazenamento a um longo período. Com isso, a PIQL se torna uma empresa de grande nome no ramo de tecnologias de preservação de documento arquivístico digital, assim contratada por várias empresas importantes na área cinematográfica, como a Warner Bros Pictures e Walt Disney Studios, grandes bancos como o Itaú, entre outros. Além disso, é uma das instituições que está à frente do Arquivo Ártico Mundial, junto com outras instituições de tecnologia. Logo, a partir dos dados obtidos, é perceptível que a tecnologia da PIQL está a frente de outras companhias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representação da informação de Blockchains: uma aproximação com o domínio dos metadados arquivísticos(2021-10-14) GONÇALVES, Nadynne Cristinne da Silva; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202No âmbito arquivístico, o uso de metadados aplicados aos documentos pode ser observado nas atividades de representação arquivística que envolve os processos de classificação e descrição, onde esta última é compreendida como a atividade de descrever o material arquivístico por meio de atributos que o caracterizam. A atividade requer atenção principalmente no meio digital, onde existe um acúmulo considerável de documentos e o surgimento constante de tecnologias para auxiliar no gerenciamento de documentos como, por exemplo, o Blockchain. Fora do ambiente financeiro essa tecnologia é normalmente utilizada para a autenticação de documentos, o que gera dados representacionais desses documentos em sua base de registro. O objetivo da pesquisa é analisar a capacidade das unidades de descrição do website da Blockchain.com de registrar metadados arquivísticos. O método adotado foi a análise dos pontos de acesso dos blocos, transações e endereços no website, para verificar a possibilidade de paridade entre os atributos das unidades do Blockchain.com e os elementos das normas ABNT ISO 23081-2, ISAD(G) e ISAAR(CPF). A pesquisa mostrou que, apesar de não seguirem padrões arquivísticos de representação, os dados das unidades do website apresentam similaridades com as normas, principalmente com a ABNT ISO 23081-2, entregando aos usuários informações estruturadas, contextualizadas e compreensíveis.