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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem CTS com enfoque em óleos essenciais: uma contextualização no ensino de Química
    (2022-12-09) REIS, Gabriel Kitlis da Costa; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    No âmbito de educação em ciências, é notável como tem sido desafiador transmitir o conteúdo com um propósito maior ao de avançar de nível durante a educação básica. A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) busca inserir no meio escolar, um passo avante no processo de ensino-aprendizagem ao aliar os conteúdos teóricos (os quais muitas vezes são apenas fórmulas complexas ou mera preparação para um vestibular), com elementos presentes no cotidiano dos estudantes, visando favorecer, além de melhor assimilação do conteúdo trabalhado em sala de aula, uma formação voltada para a cidadania. O principal objetivo neste trabalho foi gerar, a partir de um estudo prévio sobre óleos essenciais, uma intervenção metodológica através de abordagem CTS em uma turma de 3º ano do ensino médio. Para tal, esta breve contribuição utilizou-se de elementos prévios de pesquisa em óleos essenciais como introdução para intervenção metodológica que abordou alguns pontos presentes na abordagem em questão. Após dois questionários aplicados em momentos deferentes (pré e pós intervenção metodológica) obteve-se alguns resultados: no primeiro momento, 61,1% dos alunos não conseguiam observar os conteúdos de Química além da sala de aula, ou seja, em seu cotidiano. No momento posterior à proposta, 77,8% já afirmavam ter tal percepção, o que foi um grande avanço. No final, a metodologia de ensino teve aprovação de 94,4% por parte da turma a qual foi o espaço amostral de obtenção de dados. De modo geral, a proposta apresentou-se eficaz para o objetivo proposto, podendo ser adaptada para diversos assuntos e em qualquer ano de ensino que contenha a componente curricular Química.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise sensorial de óleos essenciais de eucalipto: um Estudo de Caso
    (2020-02-18) MONTEIRO, Heloise Leal; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    Óleos essenciais são substâncias altamente voláteis que podem ser extraídos através de plantas, flores, raízes, frutos e outros materiais encontrados na natureza, os quais são obtidos por meio de diversos métodos de extração. O presente trabalho objetivou comparar sensações olfativas e táteis através de análise sensorial de óleo de eucalipto utilizando escala hedônica entre uma amostra comercial e outra não-comercial, e com isso concluir se ambos possuem os mesmos efeitos aromáticos. A amostra do óleo comercial foi adquirido através de compra de uma empresa multinacional que comercializa óleos essenciais. O óleo essencial não-comercial foi extraído das folhas do eucalipto, coletado no município de Marituba-PA, o qual foi obtido através do processo de hidrodestilação de 50g de folhas. As análises da composição química das duas amostras foram realizadas por técnica de CG-EM. Os testes sensoriais foram realizados utilizando como referência a escala hedônica com um grupo de indivíduos. O rendimento bruto foi de 2,2%. A composição química apresentou 1,8-cineol como componente majoritário para as duas amostras de óleo, 15,06% e 27,8%, respectivamente para não-comercial e comercial. De um modo geral, os testes sensoriais não apresentaram diferenças significativas, porém destacam-se como comentários principais acerca da amostra não-comercial, os feitos sobre o aroma desta ser do tipo amadeirado rústico, e o parâmetro “textura”, que foi avaliada como mais oleosa do que a amostra comercial, porém este fator não interferiu nas avaliações positivas com relação ao óleo não-comercial.
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    Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Chemical composition of the fruit smell of two unexplored varieties of Antrocaryon amazonicum occurring in Curuça, Pará
    (2022-09-09) SALDANHA, Luciana dos Santos; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    O artigo objetivou evidenciar a composição química dos aromas dos frutos de duas variedades de taperebá-cedro coletadas em Curuçá, Pará. Os aromas foram obtidos por destilação/extração simultânea, utilizando 112 g e 57 g da polpa do fruto grande e pequeno, respectivamente. A composição química foi analisada por CG-EM. A identificação dos componentes químicos foi baseada no tempo e índice de retenção linear, na interpretação e comparação de espectros de massa obtidos na literatura. O principal componente identificado no aroma do fruto grande e pequeno foi o hexadecanoato de metila, com 37 % e 23%, respectivamente. No cedro grande, destaca-se o linoleato de metila (12%) e no pequeno, o ácido hexanóico (14%). Este é o primeiro registro na literatura sobre a composição química do aroma do “antrocaryon amazonicum”.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio
    (2022-12-06) FRANCO, Anderson Rogério Beltrão; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    O presente trabalho discorre sobre os resultados de uma pesquisa - ação realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, cujo objetivo foi apresentar instrumentos alternativos de forma que sejam usados no ensino de Reações Químicas, visando ajudar docentes no processo de reelaboração de atividades experimentais, adequando-os para o ensino remoto, em virtude da pandemia da COVID-19. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Para facilitar o diálogo com discentes, os experimentos foram realizados via Google Meet. Questionários foram aplicados para quantificar o resultado da pesquisa. Pela análise dos questionários aplicados, notou-se o entendimento do assunto e participação nas aulas. Diante disso, verifica-se que, atividades de cunho experimentais durante o ensino remoto é uma ferramenta importante no processo ensinoaprendizagem em aulas de Química.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Monitoria de disciplinas experimentais de Química: contribuições à formação de alunos do Curso de Graduação da UFPA Campus Ananindeua
    (2023-12-20) BARBOSA, Yasmim Giulia Dias; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    O presente trabalho visa melhorar a qualidade do ensino na disciplina de Química Geral Experimental, realizada no laboratório da Universidade Federal do Pará Campus Ananindeua. O projeto foi realizado nos anos de 2017 a 2019, com as turmas de Engenharia de Materiais, Ciência e Tecnologia, além das Licenciaturas em Química e Física. Foram realizadas práticas experimentais e aulas (monitorias) visando melhorar a compreensão dos discentes nessa disciplina, pois como esta é ofertada nos semestres iniciais dos cursos de graduação, apresenta um número muito elevado de reprovações. Após comparar as notas dos discentes antes e depois da implementação do projeto, constatou-se que a ação dos monitores apresentou resultado satisfatório, visto que houve uma diminuição no número de reprovações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Obtenção de óleos essenciais por arraste a vapor: uma proposta de intervenção metodológica para o ensino de Química
    (2022-09-09) CAMPOS, Warley Neves de; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    Quando o aluno se motiva, este age por vontade própria, ele faz analogias do que aprendeu na teoria com o que foi visto na prática aprimorando o seu conhecimento. Uma forma interessante é uma proposta de intervenção que leve ao pensamento crítico. Este trabalho tem como objetivos proporcionar e estimular a utilização de metodologias com experimentação utilizando materiais alternativos e de baixo custo para o ensino-aprendizagem de Química pelos docentes, além de instigar, demonstrar e aproximar os discentes das práticas de laboratório, reforçando o papel da experimentação no ensino de ciências de forma contextualizada. A primeira apresentação da proposta de trabalho foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Profª. “Olinda Veras Alves” através do PIBID da UFPA para as turmas do 1º, 2º e 3º ano. A segunda apresentação foi realizada na escola selecionada para a realização do trabalho, a qual foi a escola sede da rede pública, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gonçalo Ferreira, na turma do 3º ano vespertino, na cidade de Curuçá-PA. Questionários quantitativos foram aplicados para analisar os resultados da proposta. Na primeira etapa foi realizada uma aula dialogada-expositiva sobre o tema. Na segunda, foi realizada a prática experimental proposta com a participação dos discentes. Foram utilizadas plantas aromáticas para a experimentação. O experimento construído e apresentado foi para demonstrar um método alternativo de extração por arraste a vapor. Os resultados demonstraram que 90% dos alunos consideraram boa ou excelente a prática experimental. 93% disseram que foi importante e significativo a metodologia aplicada. 76% conseguiram enxergar o contexto científico por trás da experimentação. 64% passaram a perceber que por meio da experimentação é possível aprender Química de maneira prazerosa, divertida. 92% compararam e assimilaram teoria e prática abordada. 77% compreenderam os métodos e técnicas repassadas. 93% conseguiram agregar, conhecimentos sobre O.E. 85% aprenderam sobre a extração dos O.E. 92% entenderam a utilidade dos O.E, a diferença entre essência e O.E, e diferença entre óleo vegetal e O.E. Assim, infere-se que as atividades experimentais que utilizam materiais alternativos, contribui, motivam, melhora a criatividade, assim como autoestima dos discentes e deixa mais interessante e prazeroso o ensino de química nas escolas. Portanto, apesar das dificuldades encontradas pela escola situadas no interior da Amazônia, afirma-se que é possível permitir aos discentes o alcance dos objetivos de aulas com conteúdos variados de Química.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Óleos essenciais de Verbenáceas com potencial uso em doenças negligenciadas na Amazônia: uma revisão
    (2022-02-21) BORGES, Karen Moraes; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    As doenças negligenciadas disseminam-se em áreas de extrema pobreza e recebem este nome por não receberem investimentos dos órgãos de saúde para desenvolvimento de novos fármacos. Apesar de não receberem os investimentos necessários dos órgãos de saúde, tem sido alvo de pesquisas acerca de tratamentos que sejam promissores, entre estas, as pesquisas referentes aos óleos essenciais e seus constituintes que apresentem potencial para uso frente estas doenças, como é o caso da Doença de Chagas, Leishmaniose e Dengue. Neste cenário, este trabalho buscou revisar as contribuições da literatura sobre a família Verbenácea e suas ações no estudo de doenças negligenciadas, especialmente na Amazônia, identificando os principais componentes químicos relacionados a estas ações tendo em vista contribuir no direcionamento de óleos potencialmente promissores na eficácia antichagássica e antileishmania, bem como ação preventiva aos vírus do Dengue. Este levantamento foi realizado de forma sistemática com pesquisa bibliográfica do tipo exploratória baseada no protocolo Prisma analisando contribuições científicas publicadas no período de 2010 a 2021, disponíveis nas plataformas de busca acadêmica, sendo elas SciELO, Elsevier, Hindawi, PubMed, ARCA.Fiocruz, Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES, Teses.USP, Repositório.UFPA (RIUFPA). Os resultados demostraram que os óleos essenciais mais propícios a uso frente a Doença de Chagas, Leishmaniose e Dengue são os óleos provenientes das espécies de Lippia spp., Aloysia spp. e Lantana spp., entre os constituintes químicos destes óleos, os que apresentam maior eficácia são o timol, carvacrol e citronelol. Diante disto é necessário haver uma delimitação e protocolação dos compostos ativos advindos dos óleos essenciais de verbenáceas que podem ser usados para criar medicamentos novos para uso isolado ou em conjunto com os fármacos já existentes, bem como novos repelentes, inseticidas e larvicidas que sejam eficazes, não demonstrando efeitos citotóxicos adversos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química
    (2023-12-09) RODRIGUES, Bruna de Souza; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    Este trabalho aborda a importância do nivelamento em Química para estudantes ingressantes em cursos de licenciaturas. O objetivo do projeto foi conectar o conhecimento científico com a realidade dos alunos, proporcionando uma educação teórico-prática e experimental para as aulas iniciais do currículo de Química. O acompanhamento foi realizado com calouros provenientes de escolas públicas e envolveu a exposição de conteúdos químicos, a contextualização dos conceitos e atividades lúdicas para tornar a aprendizagem mais dinâmica. Um questionário foi aplicado para avaliar a percepção dos estudantes em relação ao nivelamento e os resultados mostraram que a maioria considerou o nivelamento útil para as disciplinas iniciais da graduação. Conclui-se que o nivelamento em Química é uma estratégia eficiente para aprimorar o conhecimento dos estudantes e proporcionar uma base sólida para seu desenvolvimento acadêmico.
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