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Navegando por Orientador "PINHEIRO, Welington da Costa"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de flexibilidade e força e resistência muscular de atletas de voleibol feminino juvenil, correlação entre as respectivas posições do voleibol
    (2019-12-17) FREIRE, Roberto Caxias; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    A flexibilidade e a força e resistência muscular em atletas femininas de voleibol em comparação a seus posicionamentos e funções em quadra, envolve um papel primordial no processo de avaliação física e de entendimento e seleção do indivíduo dentro do esporte. O trabalho teve como objetivo analisar os perfis de atletas em correlação com os posicionamentos do voleibol utilizando as valências físicas da flexibilidade e da força e resistência muscular como parâmetro de comparação, além de dados antropométricos e morfológicos. Este estudo avaliou 33 atletas, com idades entre 15 e 17 anos, sendo critério para participação terem jogando o JEP’s (Jogos Estudantis Paraenses); sendo a flexibilidade avaliada através de uma adaptação do Flexiteste, a força e resistência muscular de membros superiores através do teste de repetições máximas em 1 minuto de flexão de braços em 6 apoios e a força e resistência muscular abdominal através do teste de repetições máximas em 1 minuto de abdominal no solo. Conclui-se que mesmo com as limitações do trabalho, existe uma tendência de seguir o padrão do esporte de alto nível como referência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017)
    (2019-12-19) PEREIRA, Amanda Rodrigues; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    A dança é um elemento da cultura corporal, integrando-se como um dos conteúdos da Educação Física. Apesar da importância da dança na escola, ainda é comum notar a pouca aplicabilidade desse conteúdo nas aulas de Educação Física, em muitos casos, a dança é reduzida a atividade extracurricular, sendo lembrada apenas nos períodos de festas e eventos escolares. No intuito de ampliar as discussões que promovam a efetivação da dança como conteúdo escolar, o presente estudo teve como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre a dança no Grupo de Trabalho Temático Escola do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – CONBRACE (2015-2017). O estudo se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A partir dos resultados encontrados, foi possível reconhecer o potencial da dança como conhecimento a ser trabalhado na escola oferecendo recursos para formar opiniões críticas e reproduzir espaços de sociabilidade justas, assim como compreender as relações com o outro, com o mundo e consigo mesmo e, ainda, compreender o nosso desenvolvimento histórico e cultural como corpo, ser, no mundo. Identificou-se como limites no ensino da dança, as questões ligadas ao corpo, o preconceito e a resistência. Considera-se que novas pesquisas devem ser voltadas as políticas educacionais, como forma de lutar pela concretização da dança como manifestação criativa presente na escola com vistas à educação verdadeiramente emancipadora.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação física e o professor diante da questão da obesidade infantil
    (2018-12-13) CORRÊA, Vanessa Bernardes Gomes; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900; https://orcid.org/0000-0002-6717-2013
    A obesidade é atualmente um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, considerada hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma epidemia mundial. Essa doença está cada vez mais presente nas famílias brasileiras, as quais seguem as tendências do processo de globalização, optando pelo consumo de alimentos industrializados, altamente calóricos e de fácil preparo. Cabe ressaltar que o sedentarismo possui uma parcela de responsabilidade significativa, contribuindo, assim, para o alastramento dessa pandemia. Nessa perspectiva, problematiza-se: qual o papel da Educação Física e do professor de Educação Física diante da obesidade infantil? Para responder a tal questionamento, o objetivo geral traçado visou compreender o papel da Educação Física e do professor de Educação Física diante da obesidade infantil. Já quanto aos específicos, delimitou-se: a) contextualizar historicamente a obesidade; b) caracterizar a obesidade infantil; e c) evidenciar as contribuições da Educação Física e do professor de Educação Física frente à questão da obesidade infantil. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico com base em autores que discutem obesidade e obesidade infantil, bem como de estudiosos da área da Educação Física. Neste estudo, notou-se que professor de educação física pode contribuir no combate a esse mal, podendo auxiliar no combate à obesidade infantil, por meio de conhecimentos relacionadas às diversas práticas corporais que podem ajudar na aquisição de um estilo de vida saudável, pois, infelizmente, nos dias atuais, a maioria das crianças possui somente os pequenos espaços em suas residências e as áreas do ambiente escolar para praticarem alguma atividade física.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os efeitos da ginástica laboral em um programa de uma empresa do setor életrico do Pará
    (2020-12-18) MACIEL NETO, Hélio; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    A ginástica laboral (GL) é uma sistematização de exercícios no ambiente de trabalho, durante o expediente tem curta duração, 5 a 15 minutos, é desenvolvida a partir das exigências físicas do trabalho. Surge como eficiente ferramenta no campo do trabalho, acarretando em inúmeros benefícios para a saúde dos trabalhadores e para as empresas. Objetivo: Verificar os efeitos da ginástica laboral em funcionários de uma empresa de transmissão elétrica na cidade de Belém-PA. Materiais e métodos: Este trabalho se define como descritivo em relação aos objetivos e tem como procedimento de pesquisa o levantamento, foi desenvolvido em uma empresa de transmissão elétrica em Belém a qual era desenvolvido um programa de ginástica laboral desde 2004, elaborado e aplicado por um professor de educação física. Foram convidados 50 funcionários que como critério de inclusão na pesquisa deveria praticar GL, no entanto 37 participaram da coleta de dados, 19 do sexo masculino 51,3% e 18 sexo feminino 48,6% responderam a um questionário objetivou levantar dados pessoais, dados funcionais, dados médicos, onde se preocupava em obter dados sobre afastamentos, lesões, indicio de dor e cansaço, dados relacionados à atividade física e lazer, resultados e mudanças, após a implantação da ginástica laboral e para apurar a localização e intensidade de dor foi utilizado inventario de dor de Buckler. Resultados: De acordo com os resultados obtidos os trabalhadores apresentaram inúmeros benefícios, principalmente diminuição da fadiga, diminuição do estresse, diminuição das dores no corpo, melhora no humor, melhor integração com os colegas, aumento da disposição para o trabalho, aumento de produtividade e melhor atenção no trabalho, foi constatado ainda que dentre os sedentários que praticavam apenas a GL também tiveram melhorias na percepção da intensidade das dores musculoesqueléticas, comprovou o baixo índice de absenteísmo por lesões e acidentes de trabalho entre os praticantes de GL. Conclusão: A prática da ginástica laboral na empresa pesquisada confirma os inúmeros benefícios que a literatura nos aponta, os funcionários relataram melhorias nos campos físico, psicológico e social. Os pesquisados tiveram baixos índices de afastamentos por lesão e acidentes de trabalho números que poderiam ser melhores se tivesse maior freqüência semanal. Concluiu-se que houve diminuição da intensidade das dores musculoesqueléticas inclusive entre os sedentários que vivenciavam apenas a GL como atividade física.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ginástica e inclusão nas produções acadêmicas de 2012 a 2021
    (2022-07-26) SANTOS, Alexandre da Silva; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900; https://orcid.org/0000-0002-6717-2013
    Em face da importância da ginástica enquanto manifestação da Cultura Corpora e do reconhecimento da importância da inclusão nas aulas de Educação Física, o presente estudo traz como foco de investigação a relação entre a Ginástica e o processo de inclusão de pessoas com deficiência, problematizando: Quais as possibilidades do ensino da ginástica no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física? Dessa forma seu objetivo principal é analisar as produções acadêmicas sobre ginástica e inclusão de pessoas com deficiência publicadas no período de 2012 a 2021. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura, onde se analisou as produções cientificas publicadas entre os anos de 2012 a 2021, presentes na base de dados Google Acadêmico, que tratassem da prática de inclusão de pessoas com deficiências por meio da ginástica. Foram encontrado 13 (treze) trabalhos, onde 7 (sete) foram artigos apresentados em congressos, 3 (três) foram artigos publicados em revistas e 3 (três) foram trabalhos de conclusão de curso. A produção academia investigada revelou que a relação entre ginástica e inclusão ainda carece de mais estudos. Por outro lado, os estudos analisados apontaram que a ginástica abordada sob a ótica da inclusão promove o desenvolvimento dos aspectos motores; melhora o equilíbrio do seus praticante, podendo diminuir o risco de queda; promove a interação e o desenvolvimento de relações afetivo-sociais; o convívio com as diferenças; a melhora da autoestima, autoconfiança e aceitação, sobretudo, quando bem planejada e de forma lúdica, sempre buscando incentivar a criativa e interação entre os praticantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O jogo e a educação física em uma instituição de educação especial
    (2019-12-18) SOARES, Mariana do Nascimento; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    O jogo enquanto elemento da cultura esta presente em diversas civilizações e seus significados atribuídos dependendo da sociedade e contexto social. O ato de jogar é uma ação que antecede até mesmo a civilização. A Educação utiliza-se do jogo como recurso de ensino pelas contribuições resultantes do uso do mesmo. Podemos destacar aqui: desenvolvimento motor, cognitivo, psicológico, da sociabilidade, inteligência, raciocínio, agilidade, afetividade, entre outros. Assim como o ensino regular já reconheceu os benefícios do jogo no processo de ensino e aprendizagem, a Educação Inclusiva e Especial passou a inserir atividades lúdicas no conteúdo e nas metodologias desenvolvidas com alunos que possuem alguma deficiência. Partindo na necessidade em investigar a relação que o jogo tem com a Educação Física Inclusiva, surge a problemática de pesquisa: Qual a importância dos jogos na Educação Física Inclusiva. O objetivo geral da pesquisa é: investigar o jogo na Educação Física em uma Unidade de Ensino Especializado. Já enquanto objetivos específicos, delimitou-se: a) identificar os tipos, materiais, metodologias e processos avaliativos utilizados para abordar o conteúdo jogo; b) compreender a importância atribuída ao jogo pelos professores entrevistado; c) refletir sobre os limites e possibilidades do conteúdo jogo na Educação Física especial. A partir das analises foi possível identificar a importância que o jogo assume ao permitir que o aluno com deficiência possa não só participar do processo de ensino e aprendizagem, mais que isso, tornar-se agente ativo no processo. Capaz de atuar com suas limitações, não sendo mais aluno passivo que não era visto como capaz de desenvolver habilidades hoje presentes nas ações do mesmo. Sendo possível adquirir noções sociais importantes para as relações na comunidade em que o aluno convive.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A motivação de mulheres para prática do treinamento funcional, no município de Barcarena-PA
    (2022-07-28) FACUNERY, Emanuele de Medeiros; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    A prática regular de exercícios físicos está intimamente relacionada com a promoção de saúde e estilo de vida positivo, considerando a visibilidade que o Treinamento Funcional(TF)tem adquirido ao decorrer das últimas décadas, o presente estudo tem o objetivo de investigar as motivações de mulheres para a prática do TF no município de Barcarena-PA, buscando identificar os fatores determinantes para a adesão dessa atividade. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, sendo os dados coletados através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa foram 30 (trinta) mulheres praticantes de treinamento funcional, com faixa etária de 23 a 52 anos (35,83± 6,83 anos).A análise das entrevistas permitiu identificar os aspectos mais relevantes que levam as mulheres a participar da atividade física, sendo estética(33,3%),saúde mental(26,7%), tratamento ou prevenção de doenças(10%), sedentarismo e vida mais ativa(43,3%)as categorias destacadas. O motivo direcionado a prática do exercício físico é um fator importante para determinação pessoal de iniciar ou permanecer na atividade, em contrapartida, a motivação também pode ser desenvolvida no próprio ato de treinar por meio de motivação intrínseca.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A produção acadêmica sobre ginástica: uma análise nos trabalhos publicados no GTT escola do CONBRACE
    (2019-12-18) SANTOS, Wanessa Fonseca dos; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    A Ginástica, enquanto conteúdo da Educação Física escolar apresenta um cenário que por vias de produção acadêmica, da própria aplicabilidade nas escolas e na formação de professores carece de um aporte para ser tratada como assunto mais frequente e atrativa nas aulas, bem como, um assunto tão rico que parece estar secundarizado ou mal aplicado nas escolas. Assim, o presente trabalho tem como questão problema: Como o conteúdo Ginástica está sendo abordado nos trabalhos publicados nos anais do CONBRACE? Estabeleceu-se como objetivo geral; analisar a produção acadêmica sobre o conteúdo Ginástica publicada nos anais do CONBRACE 2013 - 2017. Enquanto objetivos específicos, têm-se: 1) Identificar que temas relacionados à Ginástica estão presentes nos trabalhos publicados no CONBRACE; 2) Caracterizar os trabalhos sobre Ginástica publicados nos referidos anais, quanto aos objetivos e procedimentos metodológicos; e 3) discutir os resultados apontados nas propostas de intervenção escolar sobre o conteúdo Ginástica presentes nos trabalhos. Metodologicamente, o trabalho consistiu em uma revisão sistemática a partir dos anais de 2013, 2015 e 2017. Foi utilizado o filtro no “GTT - Escola”. No geral, um total de 13 publicações relacionadas ao conteúdo foram encontradas. Os trabalhos foram organizados em um quadro e analisados. Por fim, conclui-se que apesar do pequeno quantitativo, as produções trouxeram abordagens importantes para campo da ginástica e escolas, com a maioria dos trabalhos com propostas de intervenção e com temáticas transversalizadas e atuantes no pensamento crítico dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA
    (2021-10-11) PANTOJA, Mauro Junior Serrão; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900; https://orcid.org/0000-0002-6717-2013
    O presente estudo objetiva investigar as contribuições da vivência do voleibol para alunos do projeto social “Educando Através do Esporte”, realizado em uma escola do município de Igarapé-Miri-PA. O esporte é moldado de acordo com os seus interesses, sejam econômicos, sociais, culturais ou estéticos. Nesse sentido, pode ser praticado em diferentes locais e usado de distintas maneiras, entretanto, a instituição escolar é um desses locais de apropriação do esporte, um dos conteúdos mais utilizados na Educação Física Escolar. Em termos metodológicos, o trabalho é de abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Realizou-se uma pesquisa com 10 (dez) alunos que fizeram parte do projeto “Educando Através do Esporte” no ano de 2019. A demarcação desse período justifica-se pelo fato de que 2020 e 2021 não houve o funcionamento regular do referido projeto social, por conta da pandemia da COVID-19. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista, guiada por um roteiro contendo 4 (quatro) perguntas semi-estruturadas. Para fundamentação teórica do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada ao esporte, voleibol e a prática esportiva na escola. Os principais resultados da pesquisa revelaram que o projeto trouxe contribuições para a vida dos alunos, segundo seus próprios relatos, no que tange à formação de valores, oportunidades de estudo e saúde.
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