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Navegando por Orientador "MENDES, Sandra Karina Barbosa"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alunos com deficiência física em práticas esportivas na escola
    (2024-06-27) PINHEIRO, Danielle dos Prazeres; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    Este artigo apresenta análises sobre as dificuldades e estratégias, no âmbito escolar, para atender crianças com deficiência física em atividades esportivas; esse trabalho se justifica a partir de uma inquietação pessoal sobre a temática, visto que já me deparei com essa dificuldade no ambiente familiar. Desse modo, utilizei a pesquisa documental, onde foram selecionados cinco textos de um evento chamado Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), com o objetivo geral de analisar o processo de inclusão escolar e as estratégias curriculares com crianças com deficiência física nas práticas esportivas nas escolas, e os específicos: avaliar as estratégias pedagógicas que contemplam no âmbito do planejamento escolar (PPP) para a inclusão de alunos Pcd físico nas práticas esportivas, verificar que estratégias são utilizadas para incluir os Pcd físicos nas ações voltadas às práticas esportivas e refletir que métodos são utilizadas pelo professor de educação física em suas aulas para incluir o aluno com deficiência física nas atividades. Essa pesquisa é de caráter qualitativo então nos apoiamos em algumas contribuições teóricas de Glat e Blanco (2007), Sassaki (1998) entre outros; como resultado observamos que muitas estratégias estão sendo tomadas, como por exemplo a adaptação dos materiais, no entanto, ainda insuficiente, pois a discussão sobre a inclusão dessa temática ainda é discutida apenas em ambientes educacionais, dificultando que a comunidade tenha acesso a esse conhecimento possibilitando o atraso do aluno PCD físico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O atendimento educacional especializado na Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Miltom Mello
    (2019-07-17) SANTOS, Alessandra Wilma Lima; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    O processo de consolidação da Educação Especial caracterizou-se por um período de segregação, onde as pessoas com deficiência eram tratadas com diferença e eram privadas tanto do convívio social quanto do direito à escolarização. No entanto, a partir de iniciativas particulares e isoladas, nos anos 60, vemos uma nova configuração se formando para que a educação especial se consolide de fato na perspectiva Inclusiva, inclusive com a implantação de escolas especializadas, a exemplo da Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Milton Melo. Dessa forma, o presente trabalho traz a temática que tem como objetivo conhecer a Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Milton Melo, bem como o método utilizado e sua aplicação no Atendimento Educacional Especializado ofertado as crianças com deficiência. Como método de pesquisa, o trabalho está centrado no processo de pesquisa qualitativa e documental com referencial teórico pautados nos estudos de Mantoan (2010), Glat (2005) e Mazzota (2005).Contudo, essa nova perspectiva de educação leva à vários questionamentos, inclusive por se tratar de uma modalidade de ensino que se caracteriza em proporcionar educação de qualidade e bem estar à pessoas com deficiência, e na escola pesquisada não é diferente, pois a escola além de fazer um trabalho diferenciado, o faz também em paralelo com a escola regular. Portanto, os achados revelam, que há sim a possibilidade de se fazer esse modelo de educação distinta e voltada para a pessoa com deficiência, utilizando o Atendimento Educacional Especializado, tanto na escola comum quanto na escola especializada, a exemplo da Associação Milton Melo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios
    (2024-06-27) LOBATO, Pricila Pastana; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    A alfabetização é fundamental para o desenvolvimento educacional, e os professores tem papel crucial nesse processo. O artigo busca atender as necessidades individuais dos alunos e fomentar um ambiente de aprendizado inclusivo, investigando estratégias pedagógicas e didáticas eficazes. A pesquisa focou na análise da prática dos professores no ensino de leitura e escrita para crianças com dificuldades de aprendizagem, destacando as estratégias adotadas e os desafios enfrentados. Utilizando uma abordagem qualitativa embasada em teorias educacionais, o estudo empregou entrevistas estruturadas como método de coleta de dados, destacando a interpretação das respostas para avaliar a eficácia das estratégias implementadas. Os resultados deste trabalho proporcionaram compreendes significativas sobre como os professores enfrentam e superam os desafios ao ensinar alunos com dificuldades de aprendizagem, além de identificar ações para aprimorar as estratégias de ensino. Essas descobertas não apenas promovem uma compreendo mais profunda dos métodos educacionais eficazes na alfabetização, mas também servem como uma base para aprimorar futuras formações docentes, visando melhorar a qualidade da educando e promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa, onde todas as crianças tenham igual oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil: TDAH ou indisciplina?
    (2019-07-16) BRITO, Tatiane Rodrigues; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    Este trabalho tem como objetivo analisar como as professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rosa lidam com a indisciplina em sala de aula. O interesse pelo tema surgiu a partir de acontecimentos observados durante um estágio, como professora auxiliar em uma escola de educação infantil, onde pude perceber que os professores, não conseguiam lidar com crianças indisciplinadas em sua sala e associavam a indisciplina da criança com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os estudos sobre indisciplina no âmbito escolar são importantes para professores da educação básica e têm relevância significativa no campo de pesquisas educacionais e sociais. A indisciplina está presente na sala de aula da educação básica, e na etapa da educação infantil não é diferente. É na Educação Infantil que a criança é estimulada e desenvolve seus aspectos intelectuais, físicos, sociais e cognitivos. A educação infantil é o primeiro ambiente escolar que a criança tem contato, é ali que elas dão início à educação escolarizada. É uma pesquisa de cunho qualitativo e como técnica para coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada. Adotamos como base teórica autores como Aquino(1998), Tiba(1996), Craudy e Kaercher(2001), Rego(1996), Vygotsky (1991) que deram contribuições relevantes para este estudo. Nas falas das professoras participantes desta pesquisa elas não explicitaram um conceito específico de indisciplina e de comportamento indisciplinado, mas associam as causas do problema de indisciplina na Educação Infantil a família e ao transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. As falas dos professores indicam que tanto a vida familiar e estudantil influenciam a concepção que eles têm sobre a indisciplina.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo histórico da Associação Beneficente de Educação Neurofuncional Milton Melo – ABENMM
    (2019-07-09) MATIAS, Maria da Conceição Rodrigues; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    O presente trabalho trata de um estudo da Associação Beneficente de Educação Neurofuncional Milton Melo, com o intuito de provocar reflexões sobre as condições que possibilitaram sua existência. Os objetivos são: realizar um estudo sobre as necessidades que culminaram na criação da Associação Beneficente de Educação Neurofuncional Milton Melo –ABENMM; investigar quais as necessidades e os fatores que contribuíram para a sua criação e em que condições a Associação foi fundada, iremos investigar também as mudanças ocorridas na proposta pedagógica da associação e o que os levou a adotar o Método de Desenvolvimento do Potencial Humano, idealizado por Glenn Doman e sua equipe. Como referencial teórico, utilizamos os estudos de JANUZZI (2012), MAZZOTA (2001), RODRIGUES (2008), VERAS (1993), e outros autores que também discutem a temática. Na pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, composta por perguntas abertas, com dois sujeitos da pesquisa que foram de fundamental importância para o estabelecimento da ABENMM no Município de Abaetetuba-PA.Os resultados obtidos pela pesquisa nos mostram que a criação da Associação se deu pela necessidade das famílias das pessoas com deficiência que buscavam um local para o criação da ABENMM seguiu a mesma linha da criação de outras instituições, marcada pelas iniciativas das organizações da sociedade civil, que estruturaram espaços de atendimento de pessoas com necessidades especiais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A formação inicial do pedagogo para atuação na educação especial
    (2019-06-07) COSTA, Francisauro; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    Este estudo aborda a temática da formação do profissional pedagogo do Curso de Pedagogia/UFPA-Abaetetuba com ênfase na Educação Especial, tendo como base a compreensão de que o currículo é o guia, o instrumento que norteará o processo de formação docente dos futuros educadores. Assim, o presente estudo tem como objetivos analisar o perfil de pedagogo proposto pelo PPC do Curso de Pedagogia para atuação na Educação Especial; analisar como a Educação Especial está contemplada nas ementas das disciplinas do PPC do curso de Pedagogia e analisar quais as habilidades e competências são definidas no PPC para atuação do pedagogo na Educação Especial. Para fazer tal discussão, utilizei como metodologia a abordagem qualitativa e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (2011), do desenho curricular, das ementas das disciplinas e da proposta de reestruturação curricular do curso de Pedagogia do Campus do Guamá/UFPA (1999). Para avaliar os resultados dos dados coletados, utilizei como técnica de tratamento a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011) com base em Câmara (2013). O referencial teórico se baseia nas concepções de autores como Glat e Blanco (2007); Glat, Pletsch e Fontes (2007); Mesquita (2007) para abordar a discussão da formação docente com ênfase na Educação Especial. Para o entendimento de currículo, estabeleço um diálogo a partir da compreensão de Veiga (1998), Sacristán (2000) e Goodson (1995). Para discorrer sobre o conceito de competência usei as obras de Rios (2001, 2003). Portanto, o resultado deste estudo demonstrou que a Educação Especial está contemplada de maneira obrigatória apenas no Núcleo Básico, por meio da oferta da disciplina “Fundamentos da Educação Especial”. Evidenciou-se ainda que o enfoque da Educação Especial está presente em maior significância no Núcleo Eletivo de Educação Especial mediante disciplinas eletivas. Nesse sentido, concluo que o curso de Pedagogia se apresenta em um estado de fragilidade em relação à Educação Especial, ou seja, apresenta grandes lacunas teórico-práticas que corroboram para a construção de um perfil de profissional minimamente preparado para trabalhar com alunos público alvo da Educação Especial em idade escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A inclusão como dispositivo econômico para o governo das pessoas com deficiência
    (2019-06-07) PEREIRA, Sara Bianca da Silva; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    O presente trabalho trata da inclusão e o governo das pessoas com deficiência, a partir de um olhar nos estudos foucaultianos. A elaboração deste trabalho teve como problema de pesquisa: como a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tem se constituído em uma estratégia de governamentalidade? Como objetivo geral, definimos investigar como a inclusão de pessoas com deficiencia tem se constituído em uma estratégia de governamentalidade no campo econômico. Ao aproximar o conceito de governamentalidade com o de inclusão, fundamentamos a pesquisa a partir das análises produzidas pelo teórico Michel Foucault. Como referencial teórico para subsidiar a pesquisa, os principais autores utilizados foram: Foucault (1979), Gallo (2015), Lopes (2009), Rech (2013), Sardagna (2013), Santaiana (2013), entre outros autores que discutem o uso da governamentalidade no processo de inclusão das pessoas com deficiência. Para tanto, levantamos alguns questionamentos para subsidiar o problema de pesquisa, acerca de ações que legitimaram o processo de inclusão, partindo de que pressuposto a Declaração de Salamanca designa que a escola é responsável pela transição do aluno para o mercado de trabalho? Qual a contribuição da Lei de Cotas na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho? Qual o intuito da ONU ao produzir discursos de igualdade de direito entre as pessoas? O foco dado a estas questões teve como alvo de debate pressupostos legais e teóricos, proporcionando assim, um melhor entendimento as questões econômicas que atualmente tem cerceado o processo de inclusão, e que de forma ingênua não é percebido. O referente trabalho foi construído por meio da pesquisa documental e a análise do discurso, sob a perspectiva foucaultiana. Este tipo de pesquisa possibilitou estabelecer um olhar mais crítico e questionador da atualidade, contribuindo para a problematização acerca das práticas sociais vigentes. Partindo dos estudos e reflexões vivenciados no decorrer da construção desta pesquisa, concluímos que por meio dos discursos e práticas que visam promover a inclusão, vem-se conduzindo por meio da subjetivação, a vida da população que se deseja incluir, de uma forma que possam ser modificados de acordo com os moldes de uma sociedade capitalista, onde todos necessitam estar inseridos em jogos econômicos. Mensuro a relevância desta pesquisa, na medida em possibilita a ampliação das pesquisas teórico-científicas. contribuindo para novos saberes acerca da inclusão das pessoas com deficiência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica
    (2019-07-02) NASCIMENTO, Ana Beatriz Silva; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    Este trabalho aborda as práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica e tem com o objetivo analisar em sítios eletrônicos de eventos científicos comunicações orais publicadas envolvendo as questões de gênero, sexualidade e educação em que os autores promovem ações de como resistir aos modelos curriculares discursivos de como viver a sua sexualidade sobre o víeis heteronormativo existente na escola e na sociedade, que ao mesmo tempo promove outros discursos que subvertem a ótica deste modelo padrão com o único a ser seguido. Como método de pesquisa deste trabalho utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica e para as análises das comunicações orais estão alguns princípios de análise do discurso foucaultiano. Com referencial teórico pautado nos autores Michel Foucault (1988), Louro (2002; 2009), Junqueira (2010; 2010), Borrilo (2010) e entre outros, para que pudéssemos perceber que as análises das comunicações orais nos remetem a temática da heteronormatividade como causadora de reforço que a escola utiliza como modelo social, mas que esta mesma norma traz a oportunidades de resistências em diversas formas e discursos para subvertemos a lógica implantada nas escolas ao longo dos anos, analisadas nas ações de resistências encontradas nessas comunicações orais por meio das formações de grupos sociais, exibição de filmes e discursos de resistência promovidos pelos autores do trabalho, como mecanismos de enfrentamento aos preconceitos que alunos são submetidos nos espaços escolares pesquisados, bem como outros, pois compreendemos com a análise dessas ações nessas comunicações orais, alunos podem combater e minimizar a LGBTfobia presente neste espaço escolar, além da reflexão que essas ações podem encadear novas formas de resistir.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A presença das famílias homoparentais na escola
    (2019-06-10) RODRIGUES, Iracy Maués; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    O tema escolhido relacionado à família, currículo, gênero e sexualidade perpassa contextos históricos variados, possuindo grandes contribuições e conquistas para nossa sociedade atual. Assim, este presente trabalho teve como objetivo compreender o que a comunidade escolar pensa sobre a presença das famílias homoparentais na escola e de que forma a escola trabalha em seu currículo os diferentes arranjos familiares. Como referencial teórico acionei Louro (2008), Foucault (2005), Fonseca (2005), Uziel (2007), (Ferrari, 2011), Silva (2005), Apple (2006). A vigente pesquisa se deu de forma qualitativa e de forma bibliográfica, onde utilizei como método a pesquisa de campo. A mesma foi desenvolvida na Escola E.E.F.M Irmã Estella Maria, de forma a qual, pude entrevistar a gestora, a coordenadora pedagógica da escola, o professor de arte, do laboratório multidisciplinar, a professora de língua portuguesa, de história e de matemática, do sétimo ano da escola e o casal referente à família homoparental. Como técnica de coleta de informações usei a entrevista não padronizada e a observação direta intensiva. Após a fase de coleta de dados, transcrevi as entrevistas, selecionei os discursos que foram condizentes com meu objetivo geral e meus objetivos específicos. Em seguida, realizei a analise do discurso com base na perspectiva de Michel Foucault. E como resultados ressalto que obtive dados que foram significativos em relação a meu objeto de pesquisa, onde pude compreender que se a relação família escola está fragilizada, em relação às famílias homoparentais está mais ainda, devido ao grande preconceito existente em nossa sociedade que acaba contribuindo para a invisibilidade dessas famílias no âmbito escolar, onde na maioria das vezes por medo de que seus filhos possam sofrer algum tipo de violência perante a orientação sexual e forma de vida que possuem acabam se afastando da escola deles. Assim, pude compreender que esta temática ainda é considerada um tabu dentro das escolas, onde seus membros, a maioria não estão preparados para trabalhar este assunto em suas práticas curriculares, pois existem professores que tem consciência da importância deste assunto ser trabalhado no âmbito educacional e outros que por não conhecerem, ainda possuem certa limitação. Logo, dentro dos vários discursos coletados pude perceber que a religião é o fator principal o qual condena as famílias homoparentais, por vários aspectos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência
    (2019-03-28) NASCIMENTO, Lucas Soares do; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    No presente estudo realizamos pesquisa com uma professora com especialização em Psicopedagogia que atua desenvolvendo práticas pedagógicas inclusivas voltadas à inclusão de alunos com deficiência. Estabelecemos como objetivo analisar como a Psicopedagogia tem contribuído na prática pedagógica dessa professora no processo de inclusão dos alunos com deficiência na Escola Antônio de Oliveira Gordo. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, realizamos um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com a professora participante da pesquisa e com a coordenadora pedagógica da escola, sendo que os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2006). Os resultados obtidos foram dentro daquilo que se esperava, identificamos que a professora atua na escola como Professora Auxiliar Especializada no acompanhamento de alunos com deficiência, onde essa docente realiza práticas pedagógicas adaptadas em conjunto com os professores regentes das turmas regulares para que as necessidades desses discentes sejam supridas. Também, identificamos que essa docente desenvolve projetos de intervenção por meio de conhecimentos psicopedagógicos, que contribuem na sua prática pedagógica e na inclusão dos alunos com deficiência dessa instituição escolar. Concluímos que uma professora com especialização em Psicopedagogia pode contribuir no processo de inclusão de alunos com deficiência nas instituições regulares de ensino por meio dos projetos de intervenção desenvolvidos por alguém que tenha essa formação. Com isso, compreendemos que há a possibilidade de o psicopedagogo ser um parceiro nessa luta pela garantia do direito da permanência desses discentes e pelo desenvolvimento de práticas educativas que atendam às suas necessidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Repercussões da gravidez no processo de escolarização de adolescentes da escola municipal Pinto Marques
    (2019-10-08) ANDRE, Monique Lima; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    O trabalho tem como tema gravidez e escolarização‘. A pesquisa tem como objetivo geral, compreender como a gravidez na adolescência no âmbito escolar reflete na escolarização de estudantes no município de Acará. E como objetivos específicos discutir o percentual de estudantes que engravidam durante a escolarização no município de Acará no período de 2015 a 2017; identificar percentual de alunas que abandonam a escola no período da gravidez ou após o parto; verificar as dificuldades que as alunas enfrentam para a permanência nos estudos; averiguar o tipo de apoio elas receberam para dar continuidade aos seus estudos; indagar as expectativas que essas adolescentes têm quanto ao seu futuro como estudante e pesquisar o tipo de orientação sexual que as alunas recebem na escola. A pesquisa tem como abordagem a qualitativa, e segue um caminho de estudo de campo e estudo de caso, realizamos a entrevista semiestruturada como meio para a coleta de dados. A pesquisa está embasada teoricamente sobre nas contribuições de Michel Foucalt (1988), Guacira Louro (1997), Maria Saito (2000), Djanira Almeida (2005), Antonio Egypto (2012), Gisleine Freitas (2002), Menezes (2012), Jaileila Lepre (2019), ECA (2019), Leff Raphael (2018) e Denise Rohs e Maria Schwengber (2013). De acordo com a pesquisa, foi possível perceber que a escola lócus da pesquisa não possui orientação sexual sistematizada envolvendo toda a comunidade escolar e nem qualquer tipo de projeto que atenda as necessidades dessas adolescentes grávidas, e que a escola não possui suporte que auxiliem essas alunas, causando assim um número elevado de evasão. Foi possível perceber que muitas adolescentes engravidam no processo de escolarização, na faixa etária de 15 a 19 anos ao qual se destacou nos anos de 2015(35%), 2016(32%) e 2017(32%). O percentual das alunas grávidas que desistiram nos anos de 2018(59%). A evasão dessas alunas na escola Pinto Marques não para de evoluir e acaba trazendo pontos negativos tanto para as adolescentes quanto para a própria escola. Essas alunas enfrentam muitas dificuldades desde o inicio da gravidez ao pós-parto, talvez por falta de apoio tanto da família quanto da escola. Sabe-se que é um grande desafio, tanto para a família quanto para a escola, mas é indispensável se pensar em uma instituição sem o trabalho dos temas transversais, tal como a sexualidade, que faz parte da particularidade de cada indivíduo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-06-27) MARTINS, Jéssica Maria Barreto; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    O presente estudo aborda o tema do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e tem como problema de pesquisa: quais estratégias pedagógicas alternativas podem ser adotadas para superar obstáculos na educação de alunos com TDAH e promover um ensino e aprendizagem de qualidade nos anos iniciais? Como objetivo geral, definimos analisar estratégias pedagógicas alternativas que promovam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TDAH nos anos iniciais. Esta é uma pesquisa de caráter bibliográfica e documental na qual foram utilizados teóricos como Paulo Mattos (2020), Lourinho (2019), Massalai, Pereira e Coutinho (2024), Oliveira (2020) e Mantoan (2003). Como resultados, identificamos que o TDAH possui como características principais a hiperatividade e falta de atenção, o que dificulta a aprendizagem de diversas crianças nos primeiros anos da escolarizado; observamos, também, a necessidade de os professores terem acesso a formação continuada que os habilite desenvolver métodos alternativos para o trabalho pedagógico junto a criança com TDAH. Além disso, foi possível identificar que atividades ativas, as quais envolvam o aprendizado de forma mais direta e dinâmica, permitem maiores avangos no aprendizado do educando que possui este transtorno. Em conclusão, este artigo infere que mesmo com a complexidade atrelada ao TDAH, é possível promover um processo de ensino-aprendizagem eficaz e significativo para as crianças nos anos iniciais, para tanto, o professor precisa destinar um olhar atento e disponibilidade para entender as especificidades dos alunos, criando estratégias alternativas para atender suas demandas e assim tendo, contribuir para que as crianças com este transtorno consigam se desenvolver de maneira adequada.
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