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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização em tempos de pandemia da Covid-19: desafios enfrentados por professores, pais e alunos
    (2022-07-13) GUIMARÃES, Allana Caroline da Silva; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como objetivo conhecer os desafios foram enfrentados por professores, pais e alunos de uma turma de alfabetização da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Alegria de Saber, durante a pandemia da Covid-19. As questões que nortearam a pesquisa foram: como ocorreram as atividades de ensino da leitura e escrita? Qual o apoio dado pelos pais para que as crianças realizassem as atividades escolares em casa? O que mais comprometeu a aprendizagem das crianças durante a pandemia? A pesquisa tem cunho qualitativo e quantitativo, e se procedeu em duas etapas: a primeira etapa foi realizada entrevistas junto a duas professoras da turma da alfabetização e foi disponibilizado um questionário para doze pais com perguntas fechadas acerca da alfabetização dos filhos e dificuldades enfrentadas durante a pandemia. A segunda etapa da pesquisa foi feita junto às crianças da turma, no período de retomada do ensino presencial, em que foi proposto uma atividade lúdica para as crianças, no sentido de avaliar o estado socioemocional, no momento em que elas estiveram realizando tarefas escolares na pandemia. Para dar embasamento teórico, utilizamos autores que colaboram nos campos da alfabetização e que nos ajudam a entender conceitos na educação, tais como: Corsino (2007), Libâneo (2006), Magda Soares (2004), Klein (2003), Vygotsky (1988), Pitombeira e Oliveira (2022), Freire (2011). Os resultados desta investigação apontam que os maiores desafios se concentraram nos pais, que não dispunham de recursos eletrônicos, além dos conteúdos e tarefas pouco acessíveis a eles. Do mesmo modo, os professores, além de não saberem lidar com os recursos eletrônicos, não conseguiram a acompanhar o desenvolvimento das crianças, tendo em vista que as tarefas nem sempre eram feitas por elas. Foram percebidas que as principais frustrações das crianças eram por sentir saudade da escola e por não ter incentivo para fazer as tarefas em casa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização nas séries iniciais: um estudo reflexivo do método fônico na cartilha “a casinha feliz”
    (2018-07-18) SANTOS, Giselle Nascimento dos; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente trabalho teve como principal objetivo fazer um estudo teórico e reflexivo do emprego do método fônico no processo de alfabetização a partir e sua materialidade na cartilha “A Casinha Feliz”. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, apoiada, prioritariamente, nos estudos de Capovilla, Mortatti, entre outros teóricos que desenvolveram estudos sobre o referido método, o qual, historicamente, contribuiu no processo de alfabetização das séries inicias, tendo como suporte sua materialidade na cartilha “A Casinha Feliz”, de autoria de Iracema Meireles e Eloísa Meireles. O estudo feito a partir das atividades proposta na referida cartilha, indicam, por meio de sua didática e atividades, que, apesar da eficácia do método inovador na época em que foi implantado e, que, por muito tempo ter permanecido no contexto de alfabetização da sociedade brasileira, ele foi gradativamente considerado um método tradicional, sendo substituído por outros métodos considerados mais progressivos. No entanto, mesmo se tratando de um método tradicional, e até ter recebido várias críticas no atual cenário político e educacional brasileiro, não é possível afirmar do seu desuso em sala de aulas, principalmente por professores que não se adequaram às metodologias de métodos mais progressivos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização: dificuldades e estratégias nas práticas alfabetizadoras
    (2024-06-19) DIAS, Débora Mendes; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como objetivo principal analisar as práticas alfabetizadoras (leitura e escrita) em uma escola da rede pública do município de Abaetetuba, a fim de verificar as dificuldades e possibilidades de estratégias no processo de ensino e aprendizagem. As questões que nortearam a pesquisa foram: Como é desenvolvido o fazer pedagógico docente para o ensino da leitura e escrita? Quais as dificuldades enfrentadas no trabalho de alfabetização na sala de aula? Que estratégias são criadas para superar as dificuldades?. A pesquisa tem abordagem qualitativa e se procedeu em duas etapas: a primeira etapa foi de observações na escola-campo, especificamente numa turma do 2º ano do ensino fundamental. Na segunda etapa da pesquisa estabeleceu-se um período de aplicação de atividades de intervenção didática com o intuito de favorecer a aprendizagem das crianças em processo de alfabetização. Como referencial teórico, usou-se como embasamento os seguintes autores: Soares (2020), Soares (2016), Frade (2005), Marques et al. (2006), Falabelo et al (2020), Braggio (1992), Kramer (2019), Mortatti (2006), Libâneo (1990), Alves-Mazzotti e Gewandsznajder, Minayo (2007). Os resultados desta investigação apontam que a prática alfabetizadora alicerçada em métodos tradicionais, rígidos, mecânicos, descontextualizados, que privilegiam os aspectos da codificação e decodificação, apresenta-se como um decisivo fator que pode atuar como um empecilho, dificultando a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, acredita-se no processo de alfabetização e letramento tendo o texto como eixo central para o processo de aprendizagem, visto que é uma proposta mais atrativa e motivadora, além de ser uma prática que se preocupa com os aspectos materiais, sociais e linguísticos para a construção do conhecimento significativo pelo aluno.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O atendimento à primeira infância no município de Abaetetuba – Pará: de jardim de infância a casulo institucionalizado (1970-1990)
    (2023-06-28) ARAÚJO, Henrique Oliveira; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente artigo integra uma pesquisa realizada por meio do grupo de pesquisa de História da Educação da Criança na Amazônia Paraense, no ano de 2019 a 2022 e problematiza o atendimento educacional destinado à Primeira Infância no município de Abaetetuba, no período de 1970 a 1990. A pesquisa objetiva analisar o atendimento educacional da primeira infância no município, tendo em vista a criação de um espaço que passou por diferentes identificações até ser institucionalizada como escola. Deste modo, a pesquisa foi demarcada entre 1970, quando foram implantados os Casulos, a 1990, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) lei 8.069/90. A pesquisa tem cunho qualitativo e usa fontes documentais e narrativas orais para a produção de dados, assim como bibliográfica. Neste sentido, busca-se interpretar, por meio de análise das fontes impressas e memórias preservadas de pessoas que estiveram inseridas no contexto e que contribuíram para o entendimento do processo de identificação do espaço que foi chamado de Jardim de Infância, passando para Casulo até ser chamada de Escola Municipal de Ensino Infantil Nair Lima. Para dar embasamento teórico utilizamos autores que colaboram nos campos do uso da memória como a história educação infantil, da infância e das instituições, tais como Nora (1993), Ferreira (1979), Freitas (2003), Veiga (2005), entre outros. Os resultados dessa investigação apontam que no período entre 1970 a 1990, o atendimento da criança da educação infantil foi marcado pelo assistencialismo organizado pela Legião Brasileira de Assistência Social (LBA), por meio do Projeto Casulo, caracterizado como uma educação compensatória e com foco em discussões sobre saúde e higiene, ao invés de educacional, até pelo menos a década de 1990.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA
    (2022-07-21) OLIVEIRA, Fryda Vingren Jaster de; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente artigo aborda os desafios que surdos enfrentam na escola para se incluírem no processo de ensino-aprendizagem de uma turma de ensino regular no município de BarcarenaPará. Tem-se como objetivo elaborar um plano de AEE (Atendimento Educacional Especializado), por meio do ensino de Libras, que possa atender os alunos a partir das suas necessidades de aprendizagem. Como método de análise, assumimos um estudo de caso, que para o seu desenvolvimento recorreu à entrevista realizada com os pais de uma aluna específica e com a própria aluna. Espera-se com este estudo, entender quais as dificuldades de um aluno surdo em sala de aula. Com base nos dados verificamos que o ensino de Libras não deve ser de alcance apenas do aluno surdo, mas também, do professor, visto que nem sempre o aluno conta com intérprete de Libras para apoiá-lo no entendimento das aulas, além disso, isso significa dizer que as escolas que se propõem à inclusão precisam do acompanhamento de pessoas especializadas para comunicação desses alunos surdos, com o propósito de facilitar a sua aprendizagem de forma efetiva. Neste estudo utilizamos entrevistas semiestruturadas com a família da aluna e com a própria aluna que descreveu a trajetória estudantil desde seu primário ao estado atual, o ensino médio.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A atuação do pedagogo em espaços não escolares: uma nova visão de educação
    (2022-12-16) COSTA, Claudia Feio da; VILHENA, Dilceli Ferreira da Silva; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho aborda como tema de pesquisa a atuação do Pedagogo em espaços não escolares. Partindo de nossa experiência no curso de Pedagogia da Ufpa, ofertado através do Parfor – Plano Nacional de Formação Docente, Campus de Abaetetuba, vivenciamos, durante a graduação, através de discursos de professores e disciplinas ofertadas, que a formação do Pedagogo estava voltada para atuar somente como docentes em espaços escolares como locais de trabalho prioritários: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e em disciplinas pedagógicas, além de gestão e coordenação pedagógica. Partimos do pressuposto de que o processo educativo é amplo e não se restringe apenas ao espaço escolar. A partir deste pressuposto, o presente trabalho objetiva apresentar reflexões em torno dos diferentes e possíveis campos de atuação do profissional formado no curso de Pedagogia, para além do ambiente escolar. Como metodologia, o estudo utiliza a abordagem de Revisão de Literatura a respeito da temática. Como resultado, destacamos a ampliação da visão a respeito da formação, constituição dos saberes profissionais e atuação do Pedagogo para além dos ambientes escolares, levando em consideração que os saberes educacionais extrapolam os saberes que antes estavam restritos às instituições escolares públicas e privadas, mas que esses mesmos saberes podem e devem ocupar espaços institucionais outros, públicos e privados, onde ocorrem processos educativos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A avaliação da aprendizagem na pandemia da COVID-19 em escolas do município de Abaetetuba-Pará: dificuldades e desafios
    (2022-12-16) OLIVEIRA, Andreia Santos; CARNEIRO, Daiane Vaz; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como tema a avaliação da aprendizagem durante o período da Pandemia da Covid-19, na rede municipal de Abaetetuba-Pará, de modo a analisar os impactos causados à aprendizagem aos alunos da alfabetização. A pesquisa é norteada levando-se em conta a seguinte questão: como ocorreu a avaliação da aprendizagem durante o período em que as aulas das escolas municipais de Abaetetuba-Pará ocorreram na modalidade remota e/ou a distância e que impactos na aprendizagem podem ser observados? Desse modo, o objetivo é analisar a forma como a avaliação da aprendizagem foi concebida durante a pandemia e os impactos causados na aprendizagem dos alunos da alfabetização. A pesquisa de cunho qualitativo, foi desenvolvida considerando a realidade da Escola Dom Ângelo Frosi, e teve como procedimento metodológico de coleta de dados, a realização de entrevistas feitas a professores da alfabetização da escola. Para amparar teoricamente a pesquisa no que tange a concepção de avaliação da aprendizagem, foi considerado os estudos de teóricos de Perrenoud (1999); Lukesi (2002); Esteban (1992), entre outros. Com base nos dados direcionados à questão e a análise feita sobre a avaliação qualitativa e diagnóstica, avaliar a aprendizagem no ensino remoto se tornou o maior desafio para os professores da alfabetização, tendo em vista vários fatores que comprometeram a aprendizagem dos alunos durante o período em que o ensino se deu a distância, trazendo, dessa forma, inúmeros impactos ao processo de ensino-aprendizagem no retorno presencial. Sendo assim, conclui-se a proposta de avaliação da Secretaria Municipal de Educação em avaliar os alunos com base nas atividades realizadas a distância durante a pandemia, não foi eficaz tornando-se um desafio aos professores no retorno das aulas presenciais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O brincar e o estudar das crianças de Campompema: um olhar pedagógico
    (2022-10-26) SANTOS, Natalia Silva dos; TORRES, Maria do Socorro Santos; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O ato de brincar é uma forma de comunicação por meio da qual a criança desenvolve-se integralmente em aspectos físicos, sociais, culturais, afetivos, emocionais ou cognitivos. Nessa perspectiva, o presente artigo visa caracterizar o cotidiano infantil a partir das interações e brincadeiras na comunidade ribeirinha de Campompema, Abaetetuba-Pará. A ênfase recai sobre as interações sociais que são vivenciadas pelas crianças dessa localidade e que produzem a cultura infantil desses sujeitos. O estudo foi desenvolvido junto a crianças da educação infantil da ilha Campompema, Abaetetuba/Pará, no assentamento Pai São João Batista II. A metodologia utilizada para coleta e análise dos dados foi o estudo etnográfico, que ocorreu através da realização de entrevistas, diálogos e observações. Através das observações feitas averiguou-se o contato da criança com a natureza e suas experiências e produções infantis da ilha de Campompema, onde vivem estudam. As crianças desse lugar vivem e desfrutam da natureza; brincam e inventam brinquedos com materiais achados na natureza. Com isso, as crianças aprendem a interagir com seus pares e com adultos, além de se integrarem nas tarefas domésticas ajudando seus pais nos trabalhos diários. Dessa forma, conclui-se, que o contato e as experiências vivenciadas na escola da ilha de Campompema são fundamentais para o desenvolvimento da criança natural do lugar, pois a escola valoriza os saberes do campo, sem perder o contato com outras culturas estudadas na em sala de aula. Portanto, as observações realizadas permitiram compreender as ações lúdicas das crianças ribeirinhas e entender que elas não precisam de objetos consumidos por crianças da cidade, para desenvolverem sua criatividade, tendo em vista que as crianças ribeirinhas são livres para brincar e desenvolver sua curiosidade e imaginação, proporcionado por ambiente escolar fértil de aprendizado em que se constata o desenvolvimento pleno da criança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A concepção pedagógica norteadora da educação de meninas do educandário “Nossa Senhora dos Anjos” (1953-1970)
    (2019-07-01) COSTA, Elizabeth Rodrigues da; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    A presente pesquisa visa abordar a concepção pedagógica do Educandário “Nossa Senhora dos Anjos” na cidade de Abaetetuba, no período de 1953 a 1970. Criado pelas Missionárias Capuchinhas por intermédio dos poderes municipais e eclesiásticos, a instituição a princípio voltou seus trabalhos educativos para o público feminino, dispondo do ensino primário, que foi o primeiro curso oferecido pelas religiosas para atender as meninas abaetetubenses. Além disso, o estabelecimento de ensino teve o apoio da comunidade local por se tratar de uma instituição religiosa que dispunha de uma educação diferenciada. Além do cunho religioso, o Educandário se destacava como uma instituição privada, assistencialista e educacional. Com base nisso, as questões norteadoras da pesquisa são: Quais as funções pedagógicas assumidas pelas irmãs no funcionamento do estabelecimento? Quais os métodos que orientavam as práticas educativas em sala de aula? Quais as disciplinas e suas ementas? E ainda, quais as práticas avaliativas do ensino-aprendizagem? Para tentar responder tais questionamentos, a pesquisa tem como principal objetivo analisar os princípios norteadores da proposta pedagógica que orientava o ensino primário de meninas no Educandário “Nossa Senhora dos Anjos” (1953-1970). Sendo este objetivo distribuído da seguinte forma: identificar as funções pedagógicas assumidas pelas irmãs no funcionamento do estabelecimento; identificar os métodos que orientavam as práticas educativas em sala de aula, listar as disciplinas e conhecer as práticas avaliativas do ensino-aprendizagem. Partindo desses objetivos, buscou-se respostas na documentação produzida pela própria instituição, de modo que viesse elucidar os motivos que levaram a origem do colégio no município de Abaetetuba e principalmente a concepção educativa das religiosas. A análise do período investigado foi feita com base na nova história Cultural defendida por Chartier, que proporciona ao pesquisador analisar de diferentes formas os fatos e acontecimentos singulares de uma determinada sociedade. Os dados encontrados na pesquisa, revelam que os princípios norteadores da instituição, visavam uma educação pautada em princípios religiosos da igreja católica, assim como, a formação de meninas para se tornarem futuramente mulheres encaixadas nos pressupostos dos anseios sociais da época, apoiados pelo Estado e pela igreja. As religiosas que administravam o colégio, além das funções de professoras, mestras, Superiora, diretora e secretária, desempenharam outras funções que envolviam missão para além dos portões do colégio. O currículo do Educandário “Nossa Senhora dos Anjos” incluía disciplinas como português, história, geografia, aritmética, ciências e religião e as seguintes práticas educativas: Educação Moral e Cívica, Jogos, Recreação e Música. As práticas avaliativas eram realizadas apenas por verificação de notas das provas realizadas pelas alunas para a promoção da série seguinte ou conclusão de curso. As prescrições encontradas nos documentos do Educandário que iam desde os métodos pedagógicos em sala de aula, disciplinas e práticas avaliativas, revelam que a instituição visava formar meninas nos pressupostos de uma educação, que além da base religiosa, valorizava o ideal feminino propagado no período, de forma que as alunas fossem formadas para desempenharem seu papel como futuras mães, esposas e do lar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O desenvolvimento das práticas de cuidar e educar criança pequena: a experiência no berçário “A” da creche Maria Celes em Igarapé - Miri-PA
    (2019-02-18) XAVIER, Rafaela Fonseca; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho intitulado “O desenvolvimento das práticas de cuidar e educar criança pequena: experiência do berçário “A” da creche Maria Celes em Igarapé-Miri/Pa”, possui como linha de pesquisa a Educação Infantil e tem como objetivo geral compreender como as práticas de cuidar e educar estão sendo desenvolvidas no interior do berçário “A” da referida creche. A pesquisa também buscou saber como as profissionais que ali atuam entendem e associam este binômio cuidar e educar. De modo específico, buscou brevemente contextualizar teoricamente a história da educação infantil, o surgimento das creches e os assuntos que permeiam o cuidar e o educar nestes espaços, bem como compreender como as professoras entendem estas práticas, procurando descrevê-las a partir das observações feitas no berçário “A”. A referida pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo fundamentada em Chizzotti (2010), desenvolvida por meio de um Estudo de Caso etnográfico baseado em André (2012) realizado no berçário “A” da creche Maria Celes em Igarapé-Miri/Pa. As bases teóricas foram pautadas em estudiosos como Ana Beatriz Cerisara (1999), Moysés Kuhlmann Jr. (2000) Sonia Kramer (2006, 2011, [2012]), Vital Didonet (2001, 2011), entre outros que desenvolvem estudos sobre a educação infantil. Ainda, destaco algumas leis que tornaram legítimos os direitos das crianças de 0 a 6 anos, como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do adolescente (ECA, 1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - 9394/1996, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), a Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito da criança de 0 a 6 anos à Educação (2003), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Como técnica de coleta de dados, foi usada a entrevista semiestruturada pautada em Minayo (2011) junto às professoras e a observação participante de acordo com Chizzotti (2010). Para a análise dos dados, optei pela Análise de Conteúdo baseada também em Chizzotti (2010). Os resultados deste estudo indicam que o desenvolvimento das práticas de cuidar e educar crianças pequenas no berçário “A” da creche Maria Celes, materializam-se em momentos dissociados, na medida em que existem momentos específicos para a realização de cada prática em decorrência da rotina já determinada pela coordenação da creche. Todavia, essa rotina caracteriza-se como estratégia organizacional do trabalho docente, pois, faz-se necessária a predominância de certo grau de controle em relação às crianças, fazendo-as entender que existem limites e momentos para realização das atividades que lhes são compelidas. Para tanto, conclui-se que apesar dessa dicotomia existente proveniente da rotina determinada, as profissionais que ali atuam, entendem a importância de se trabalhar de forma indissociável tais práticas, bem como, associam-nas em suas ações cotidianas. A evidência desta questão se efetiva na atuação profissional destas profissionais no âmbito da sala de aula e em seus discursos referentes às práticas de cuidar e educar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A educação da primeira infância: a criação da primeira creche em Abaetetuba-PA
    (2024-06-20) ESPIRITO SANTO, Milena Guedes do; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho é fruto de um estudo sobre a criação da primeira creche em Abaetetuba-Pará. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de criação da primeira creche destinada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos no município. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, mediada pela pesquisa histórica e documental, utilizando fontes documentais dos arquivos da Secretaria Municipal de Educação e do site da Prefeitura de Abaetetuba. Como coleta de dados complementares, foi realizada uma entrada em campo para conhecer a creche e suas condições de atendimento. Na pesquisa de campo, a coleta de informações junto aos sujeitos baseou-se na história oral. A fundamentação teórica incluiu os estudos de Kishimoto (1988), Minayo (1994), Pádua (1997), Godoy (1999), Chizzotti (2000), Didonet (2001), entre outros. Para entender o contexto educacional de Abaetetuba, foram essenciais as contribuições de Santos (1996), Sousa (2009), Ferranti (2013) e Machado (2020). A pesquisa revelou que, até meados de 2010, não havia creches para crianças de 0 a 3 anos no município, como previsto e assegurado pela LDB e pela Constituição Federal. A educação infantil no município era oferecida apenas por meio de pré-escolas e escolas de ensino fundamental para crianças de 4 a 6 anos. Diante da grande demanda infantil, Abaetetuba ganhou novas configurações na oferta de educação, considerando a criação de novos espaços educativos voltados para as crianças de 0 a 3 anos. No entanto, a criação da primeira creche municipal só foi possível em agosto de 2011, por meio de um convênio mantido entre a prefeitura municipal de Abaetetuba e a Ordem Franciscana Secular do Brasil. Dessa forma, a criação da creche “Irmã Eufrásia Maria de Belém”, além de proporcionar uma nova perspectiva de educação para o município, foi também fundamental para que houvesse o atendimento às crianças de 0-3 anos, principalmente as que residiam nos bairros periféricos da cidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo e multisseriado: a prática dos professores e o desafio do PNAIC numa escola de Barcarena-Pará
    (2018-07-28) MAIA, Jaqueline Cristina de Souza; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente trabalho tem por objetivo analisar prática docente e os desafios do PNAIC em turmas multisseriadas de uma escola do município de Barcarena - PA. Identificar os níveis das turmas atendidas pelos professores da escola; verificar, na perspectiva docente, como se dá a dinâmica ensino e aprendizagem na sala de aula; analisar os limites e possibilidades do PNAIC nas classes multisseriadas, segundo os professores. A pesquisa constou de revisão bibliográfica em banco de dados eletrônicos, materiais periódicos, livros, artigos já publicados, para verificar como os autores pesquisados tratam da temática, e de pesquisa de campo, realizada através de entrevista semiestruturada, com duas professoras da escola. Verificou-se que o PNAIC tem como objetivo a formação continuada, presencial, para os Professores Alfabetizadores, com foco na alfabetização; distribuição de recursos materiais do MEC, voltados para a alfabetização e o letramento, articulados pela formação; aumento da quantidade de materiais didáticos entregues por sala de aula, e a avaliação diagnóstica. Concluiu-se que há necessidade de uma formação continuada mais sólida, em que os coordenadores do PNAIC no município ouvissem as queixas, as dúvidas dos docentes do campo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Ensina a menina no caminho em que ela deve andar”: representações de práticas educativas do Instituto Nossa Senhora dos Anjos em memórias de ex-alunas (1953-1971)
    (2019-06-18) TRINDADE, Joelma da Silva; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este estudo originou-se do plano de trabalho intitulado “Representações da educação de meninas do Instituto Nossa Senhora dos Anjos em memórias de ex-alunas” que integra o projeto de pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFPA, sob o título “História e memória do Instituto Nossa Senhora dos Anjos: o impacto na ação educacional de meninas abaetetubenses (1953-1980)”. A pesquisa em questão, analisou as representações de ex-alunas do Instituto Nossa Senhora dos Anjos a respeito da educação que receberam na instituição no período de 1953 a 1971. O INSA, foi fundado na cidade de Abaetetuba nos primórdios da década de 50 pelas Irmãs Missionárias Capuchinhas, que inicialmente atenderam prioritariamente a educação de meninas do referenciado município. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida com um suporte documental e bibliográfico apoiado nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural. Além disso, associou-se ao método da História Oral, cuja fonte foram os registros memorialísticos de 09 ex-alunas, na faixa etária acima de 65 anos. A pesquisa dialogou ainda com teóricos do campo da história da educação, como Libâneo (2014) e dos estudos culturais como Louro (2004); entre outros que foram indispensáveis para a sustentação deste estudo. De acordo com as representações das ex-alunas, o modelo educacional proposto pela instituição implementava um currículo pautado em disciplinas e práticas educativas que visasse principalmente a formação moral, social e religiosa das alunas. Para as ex-alunas, essa formação defendia a disciplina comportamental da mulher, o recato, a obediência, o respeito, além de outros valores que reforçavam um padrão feminino cristalizado na sociedade da época, no que concerne às responsabilidades domésticas. Este resultado se confirma quando se constata que as alunas dessa época se transformaram em donas de casa, mães, esposas, na medida do possível, para exercer a profissão de professoras na própria instituição ou em escolas do município. O cruzamento dos dados encontrados nas diferentes fontes, evidenciou que o Instituto Nossa Senhora dos Anjos (INSA), no período delimitado, zelou por uma educação conservadora pautada, sobretudo, nos princípios morais e religiosos que orientavam a conduta das alunas a fim de que elas se constituíssem no perfil de mulher socialmente aceitável para a época.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo de caso sobre o processo de aprendizagem de uma aluna com deficiência visual (DV) numa escola pública do município de Abaetetuba/Pará
    (2019-06-18) SIQUEIRA, Regina Pantoja; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente trabalho incide num Estudo de Caso realizado a partir da experiência de aprendizagem vivida por uma aluna com deficiência visual (DV) de uma escola pública localizada no município de Abaetetuba, no Pará. O referido estudo objetiva compreender como se dá o processo de inclusão da aprendizagem da referida aluna na sua relação com as práticas didático-pedagógicas de sala de aula. Metodologicamente a pesquisa é de cunho qualitativo amparando-se em pressupostos teóricos que discutem a educação inclusiva, como Mantoan, Aranha, entre outros, e de teóricos que tratam do processo de aprendizagem, entre os quais, Vygotsky. Para o trabalho de coleta de dados foram utilizados os seguintes procedimentos técnicos: A Observação e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam que o acesso à aprendizagem da aluna Deficiente Visual (DV) faz mais sentido e significado para ela quando as atividades são disponibilizadas de forma lúdica. Com isso, verificamos através de suas reações que o lúdico é fundamental no processo de aprendizagem de pessoas com DV.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores que dificultam a dinâmica de ensino - aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto educacional do município de Tomé-Açu/PA
    (2022-08-12) NASCIMENTO, Glenda Yessa Telles; SILVA, Regiane Santos da; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho de conclusão de curso nasce a partir da necessidade de estudar e descrever as principais situações e fatores que levam a dificuldades de leitura e escrita nos alunos do Ensino Fundamental I no contexto educacional no município de Toméaçu/PA, tendo como objetivo descrever os principais fatores que causam as dificuldades de leitura e escrita de alunos nas séries iniciais, além de apontar em que situações ocorrem essas dificuldades, e quais são as mais recorrentes apresentadas pelos educandos. Visto que este é um assunto de grande relevância, pois é essencial e indispensável que haja um bom desenvolvimento na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos principalmente nos anos iniciais, pois esse aprendizado irá contribuir para seu desenvolvimento ao decorrer de suas interações com seu meio tanto escolar quanto social. Logo, buscar trabalhar as dificuldades de aprendizagem apresentadas nas séries iniciais, entende-se como uma alternativa de melhoria do ensino-aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Considerando que cada sujeito aprende de forma e tempo diferente um do outro. Para fundamentar essa pesquisa iremos utilizar de estudos de autores que veem corroborar com tema. A metodologia adotada nesta pesquisa de campo será de caráter qualitativo partindo de estudos bibliográficos, tendo como técnica de coleta de dados a observação e análise de práticas da leitura e escrita em sala de aula. Com isso podemos destacar os fatores que dificultam a dinâmica de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I. Podemos aferir que a atenção e cuidado na prática do profissional pedagogo em sala de aula, se faz necessariamente precisa, assim como o acompanhamento da família, para que haja sucesso no processo de ensinoaprendizagem de cada aluno e sua especificidade na forma como aprende e se desenvolve.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação inicial e a efetivação da prática pedagógica de licenciado em pedagogia dos anos iniciais do ensino fundamental no município do Acará-Pará
    (2019-09-21) VINAGRE, Marilia Souza; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este presente trabalho intitulado: “Formação inicial e a prática pedagógica do licenciado em pedagogia dos anos iniciais do ensino fundamental no município do Acará-Pará” tem como objetivo compreender a formação e a prática pedagógica do professor licenciado em Pedagogia do município do Acará, a partir duas escolas localizadas em áreas rurais. Buscamos, neste sentido, refletir sobre o processo da formação inicial de pedagogos e a contribuição desta formação para os saberes construídos para a efetivação da prática pedagógica em serviço. Os dados obtidos com a pesquisa, contou com a contribuição de duas professoras dos anos iniciais, sendo uma da Escola Paulo Freire e a outra da Escola Arco-íris. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho descritivo-interpretativo, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados trazem resultados que nos permitem compreender que a formação inicial de professores que atuam nos anos inicias de escolas localizadas em áreas rurais do município do Acará, no Pará, ainda deixa muito a desejar na efetivação da prática pedagógica, tendo em vista que o aprendizado da prática e a apropriação de saberes só são adquiridos no dia a dia da profissão, pois, segundo os relatos obtidos, as professoras não se sentem preparadas somente com a formação inicial para atuarem como profissionais nas escolas. Para as professoras entrevistadas, o exercício da prática pedagógica depende de saberes adquiridos no cotidiano da profissão e nas formações continuadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil
    (2021-10-06) FARIAS, Janaína Rodrigues; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    A pesquisa aqui apresentada traz como principal objetivo analisar a importância da utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. A pesquisa institui-se em na seguinte problemática: como as atividades lúdicas são trabalhadas através de jogos e brincadeiras e de que forma o ato de brincar pode oferecer recursos de aprendizagem aos alunos da educação infantil? Metodologicamente, a pesquisa é de cunho bibliográfico, que tem como foco o aprofundamento teórico sobre a temática abordada, fundamentada em materiais já elaborados, como livros, artigos científicos, e conta com a apoio de teóricos, tais como: Kishimoto (1993; 2011), Vygotsky (1984; 2007), Sônia Kramer (1988; 2012), entre outros. Os resultados mostram que os jogos e brincadeiras quando são utilizados na aprendizagem da criança da educação infantil, podem ser uma grande ferramenta de conhecimento para o educando em disciplinas estudadas em sala de aula, ajudando também no crescimento do aluno na concepção afetiva, criativa, social e cultural. A pesquisa realizada mostrou que é através da brincadeira que a criança se comunica com o mundo a sua volta, aprendendo a conviver em sociedade, compreendendo regras, relações de reciprocidade, estabelecimento de limites e sua dinâmica de socialização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará
    (2019-12-17) CHAVES, Eliel Rabelo das; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente trabalho traz como tema “O impacto do Programa Mais Educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na Escola Municipal Pinto Marques, no município de Acará-Pará”, e tem o objetivo de analisar as contribuições da oficina de música do Programa Mais Educação na melhoria da aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Pinto Marques, município de Acará-Pará, refletindo fatores importantes no campo cognitivo, motor e afetivo entre outros, estimulados pela música no cotidiano escolar. A metodologia utilizada durante a pesquisa apropriou-se da abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, tendo como subsídio, teóricos como Chizzotti (2006), Stake (1994), Gainza (1988), Bréscia (2003), entre outros. Usou-se como técnica de coletas de dados, a entrevista com perguntas semi-estrutradas, realizadas junto ao coordenador do Programa, professor de arte, monitor das oficinas e uma representação de alunos. As oficinas de música relativas ao Programa Mais Educação enfatizam a música como importante ferramenta educacional, em que as atividades se constituem em um recurso didático-pedagógico, permitindo a transversalidade entre diferentes conhecimentos e proporcionando uma maior interação entre os alunos junto ao processo de aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os jogos cooperativos como ferramenta pedagógica na educação infantil
    (2022-12-16) COSTA, Francenilda Rodrigues; CARDOSO, Maria Luzilena dos Santos; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo traz como tema a inserção os jogos cooperativos na educação infantil, um mecanismo lúdico que favorecer a cultura da cooperação entre alunos e entre escola e comunidade. O objetivo é refletir sobre a importância dos jogos cooperativos como mecanismo pedagógico na formação social e cultural da criança da educação infantil. A pesquisa é de cunho bibliográfico mediada por fontes teóricas disponíveis em acervos bibliográficos e de buscas feitas em plataformas digitais. Os resultados dos estudos mostram que os jogos cooperativos como fermenta pedagógica na escola é capaz de mudar o comportamento das crianças para melhor, pois, elas internalizam princípios e valores e se tornam mais engajadas na cultura da cooperação, mostram-se mais respeitosas, solidárias e empáticas com os seus pares. Do mesmo modo, ao analisar os referenciais teóricos para o desenvolvimento de estudos voltados para metodologias na educação infantil, também é uma forma de aproximar escola e comunidade, além subsidiar o acompanhamento das famílias às atividades escolares.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico como instrumento facilitador para o ensino nas turmas da educação infantil da escola do campo
    (2022-07-13) FARIAS, Ramon Pantoja; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O lúdico além de um conteúdo escolar é uma forma que o professor dispõe para mediar à relação entre os saberes e os educandos, proporcionando uma aprendizagem mais fácil e prazerosa. Este trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou identificar de que maneira o lúdico vem sendo utilizado como instrumento pedagógico no trabalho docente nas turmas da educação infantil, tendo como foco investigativo a escola Nossa Senhora do Perpétuo, localizada numa comunidade ribeirinha de Abaetetuba-Pará. A pesquisa teve embasamento teórico de Kishimoto (2011); Venturini (2016); Sommerhalder e Alves (2011); Klassmann (2013); Rocha (2014); entre outros. No decorrer da pesquisa tornou-se necessário além da investigação teórica, fazer um trabalho de campo na localidade ribeirinha onde está inserida a escola, possibilitando a realização de uma observação direta numa sala de aula da educação infantil. As análises possuem como base principal o trabalho dos professores, a contextualização teórica e, a maneira como a gestão subsidia o trabalho dentro das escolas enfatizando amplamente o contexto que cada educando está inserido. Obtendo como resultado a aplicação de ações didáticas condizentes com a base teórica discutida, as atividades lúdicas apresentadas no final da pesquisa refletem a necessidade da inclusão das brincadeiras no cotidiano escolar para a facilitação no processo de aprendizagem.
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