Navegando por Orientador "LIMA, Adriane Raquel Santana de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Resumo expandido Acesso aberto (Open Access) A Formação Continuada dos Professores da educação Infantil em Tecnologias Digitais(2023-07-21) FURTADO, Mayza Valadares; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este estudo tem como título, a formação continuada de professores em tecnologias digitais, na educação infantil. Tem como objetivo geral, analisar as contribuições da tecnologia na formação continuada dos professores da educação infantil? Compreender a importância das tecnologias na prática educativa da educação infantil?Identificar os principais desafios enfrentados por professores no uso das tecnologias digitais em sua metodologia de ensino? O levantamento bibliográfico consiste em uma revisão de literatura (conceito) com abordagem qualitativa. Para a análise de conteúdo dos trabalhos, artigos, monografias e TCCs, feita em parte on-line e sobre dados eletrônicos cientificas, foram feita uma busca sistemática, abrangendo o período de 2017-2023.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interação a partir do lúdico no processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental(2023-07-11) GEMAQUE, Maria de Nazaré Marques; SANTOS, Suelen Gomes; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este é um trabalho de conclusão de curso que parte de uma análise de experiência de estágio obrigatório que foi vivenciado em dupla no 1º ano do fundamental em uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais que enfatiza o processo de alfabetização de forma lúdica tendo como apoio recursos pedagógicos manipuláveis confeccionados manualmente, pois, compreende-se que aprender por meio da brincadeira é uma forma de estimular a criança a querer fazer novas descobertas além do que, promove um aprendizado de qualidade para os educandos. Assim sendo, viabilizamos a seguinte problemática: É possível ter uma aprendizagem significativa por meio do lúdico e das brincadeiras? Essa pergunta deu base para construção do objetivo desta pesquisa que é analisar o processo de desenvolvimento de alunos a partir de atividades lúdicas. Reconhecemos a importância da discussão sobre a temática pesquisada, por isso decidimos explanar neste artigo nossas vivências. Na busca de fomentar este estudo foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com base em trabalhos bibliográficos e livros de teóricos renomados no assunto como Freire (1996), Soares (2005) e Vygotsky (1998) que ressaltam a temática desenvolvida. Os resultados evidenciaram que as crianças aprovaram o método do aprender brincando. Portanto, mediar o conhecimento com liberdade de expressão e de forma lúdica reforça a fixação do aprendizado, esta pesquisa tem por finalidade explicitar a relevância da ludicidade em conjunto com a educação.Trabalho de Curso - Graduação - Resumo expandido Acesso aberto (Open Access) Mulheres-professoras: uma abordagem histórica para se pensar a trajetória e permanência de mulheres na docência na primeira metade do século XX no Estado do Pará(2023-07-11) LIMA, Amanda Ferreira de; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a trajetória das mulheres paraenses no campo da educação na primeira metade do século XX, enfatizando a formação de meninas e seu cotidiano nas instituições nesse período em questão e formação de mulheres professoras, a árdua trajetória e os percalços para o ingresso e continuidade da carreira em um início de século severamente marcado por discriminações e resistências a entrada e permanência da mulher nas instituições de ensino como professoras e os resultados dessas mudanças sociais, que começaram a impulsionar cada vez mais as mulheres a ocuparem espaços públicos, obter renda financeira, autonomia e ocupar cargos socialmente reconhecidos, rompendo com as regras da domesticação feminina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará(2018-11-09) RESENDE, Silvana do Socorro Tenório; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359O presente trabalho possui como intuito investigar quais as práticas educativas através da música que participam do processo de ensino aprendizagem das crianças do pré-II da EMEI Nossa Senhora de Nazaré, no município de São Miguel do Guamá- PA, e suas contribuições para a melhoria da aprendizagem das crianças. A pesquisa é de natureza qualitativa, adotando-se como método o Estudo de Caso. Para coleta de dados da pesquisa, foram utilizados como instrumentos a entrevista aberta com 09 (nove) alunos do pré II, e/ou questionário com 03 (três) professoras, no período de maio e junho de 2018, a fim de obter maior êxito nos resultados. Além disso, este trabalho apoia-se nos pensamentos teóricos de Kiefer (1976), Vigoski (2008), Moraes (2003), Pederiva (2009), Brasil (1998), e outros estudiosos voltados à tal temática. Os dados do estudo revelam que a música é um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Com os alunos da escola em estudo, a música é explorada associada a diversos conteúdos, através do planejamento e socialização, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. Demonstrar-se-á que a música é uma ferramenta que colabora na formação integral do ser humano, e por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.