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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Artista-professor de dança: história e formação entrecruzadas(2016) FERREIRA, Jean Claudio Gama; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792Neste estudo, de caráter biográfico e descritivo, objetivo investigar, analisar, e propor reflexões sobre os processos formativos do artista-professor. Para isso, elegi algumas autoras pesquisadoras da área da dança que indagam acerca deste tema, entre elas, Isabel Marques, Márcia Strazzacappa, Cassia Navas e Ana Terra, que tecem considerações e reflexões sobre o artista-professor e sua formação. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa utilizam o método biográfico, que é descritivo-qualitativo e perpassa pela biografia educativa. Este método compreende a investigação-formação, pelo qual o pesquisador procura refletir sobre o seu próprio processo de formação, e toma consciência das estratégias, dos espaços e dos momentos, que, para ele, foram formadores ao longo de sua vida. As rememorações das experiências de vida e dos processos de ensino-aprendizagem na formação do artista e do professor servem de dados a serem analisados e observados em busca por similitudes e/ou diferenças em ambas as formações. Desta forma, tentarei responder algumas questões do tipo: como e onde acontece a formação do artista da dança? Como o professor de dança é formado? Com a finalidade de traçar possíveis analogias sobre as práticas artísticas e processos pedagógicos, apresento como base teórica a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau Ponty. No decorrer do processo investigativo, os pressupostos e referenciais filosóficos e pedagógicos, que dialogam com o tema de formas distintas, acontecem em diferentes instâncias e com planos de curso político-pedagógico, além de objetivos que se diferem e oferecem desenhos curriculares específicos. Identificar e construir relações entre experiência, pesquisa, memória, arte e criação, que possam fornecer e contribuir na construção do conhecimento artístico e acadêmico, refletindo através da narrativa textual, a importância dos processos de formação do artista/docente da dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cia Zouk Belém: A improvisação como ensino e criação(2019-12-17) COSTA, Evandro Mauricio Sales da; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792Na história da humanidade, vemos quase que em todos os espaços temporais, mulheres lutando pelos seus direitos. Essas lutas possuem registros documentais, através de historiadores, fotos, músicas, filmes e ainda hoje as mulheres seguem em busca desse espaço em todos os lugares que são ocupados por homens sem nenhuma restrição. Na dança de salão não é diferente. Até hoje o método tradicional de ensino nesta modalidade é a da condução masculina, no qual o cavalheiro dita a movimentação da dança, restando à dama apenas o papel de ser conduzida. Tal observação, que parte tanto de professores quanto de alunos, muitas vezes não é questionada e é reproduzida por inúmeros professores, visto que é a forma “tradicional” de ensinar/aprender dança de salão. Nesta particularidade, o objetivo desta pesquisa é construir uma metodologia de aplicação de técnicas de improvisação na dança de salão Zouk brasileiro, a partir dos princípios dos gestos e movimentos que lhes são específicos, porém, sem anular outras técnicas de dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Consciência, técnica e unção: um estudo sobre o improviso como método criativo na ministração com dança livre da Cia de Dança Renoart(2014) MAGNO, Jessica Bianca Raiol; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792Este estudo tem por finalidade identificar a ocorrência do improviso na prática da ministração com dança, mais especificamente em sua categoria ministração com dança livre executada pela CIA DE DANÇA RENOART, que acontece geralmente durante o culto na Igreja do Evangelho Quadrangular - Catedral da Graça, com sede na Cidade de Belém. Através de investigação histórica, bibliográfica, observação e aplicação de entrevistas com Valéria Zagury, líder do companhia de dança e, com Girlane Ferreira, Vanessa Rocha, Sara Lima, Laize Paiva e Fátima Barbosa, participantes da companhia e praticantes da ministração com dança, relato a ministração com dança como uma dança cristã, uma linguagem permeada de simbolismo cultural e, desvelo como a companhia de dança faz uso da improvisação no seu procedimento coreográfico, a pesquisa possui como metodologia o estudo de caso. Articulando com as perguntas norteadoras desta pesquisa, têm-se os autores SCOTTI (2010), SIQUEIRA (2006), TORRES (2012), NACHMANOVITCH (1993), ICLE (2002), LANGENDONCK (2004), SILVA (2009), GUERRERO (2008), SILVA e et al. (2013).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cor da dança: representatividade negra no ballet clássico na cidade de Belém do Pará(2023-07-03) ANJOS, Ariany Vitória Coelho dos; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O presente trabalho busca compreender a importância da representatividade negra no ballet clássico a partir de minhas vivências como bailarina. Trazendo relatos sobre a pesquisa de campo, busco levantar reflexões e questões à cerca do racismo estrutural presente nessa dança cênica, e destaco a necessidade de existir mais bailarinas negras ocupando locais de notabilidade em escolas e companhias de dança de Belém do Pará. Com a finalidade de investigar o preconceito dentro do ballet, converso com autoras como Homans (2012) e Samarino (2021) para trazer a origem dessa dança em terras europeias, Além de SIlvério (2020) e Silva (2021) para embasar o diálogo sobre a exclusão de meninas negras em papéis principais na dança. A metodologia utilizada foi a pesquisa autobiográfica segundo Alves (2015), entendendo como uma auto investigação de minha trajetória de vida pessoal e profissional, enquanto bailarina negra dentro de uma dança com origem europeia. Por fim, concluo que o ballet deve ser acessível a todos que sonham com ele e ter referencias negras nesse meio, aos poucos, quebra um padrão imposto pelo racismo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Coreobrigue - impressões e reflexões no contexto do processo criativo em dança(2004-11-04) TENÓRIO, Natanael Magno; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O projeto de dança CoreoBrigue – o qual se inspira na história do brigue palhaço, no tempo do seu processo criativo, suscitou a cada encontro possibilidades de experimentação e criação poética no corpo a partir das propostas conceituais por Laban (fatores do movimento), e do método de improvisação em dança na perspectiva de José Gil, cujos corpos transformam-se e transcrevem-se no tempo/espaço narrativas oriundas do acaso significativo e assim tecem partituras corporais coreográficas a partir do contexto indutor sobre o massacre do brigue palhaço. Neste ínterim as múltiplas experiências atravessadas pelo corpo, através dos inúmeros laboratórios corporais, transformaram-se em recursos dramatúrgicos – recursos esses que na ótica metodológica da bricolagem a partir dos conceitos de Kincheloe, advém da experimentação, da análise e da integração das variantes para se obter um resultado, cujos corpos envolvidos transitam em “mares desconhecidos”, no qual desdobram-se em um fazer real e imaginário da cena. Nesse contexto, o corpo já não se comporta mais como corpo comum, mas como corpo que se transcende, que se bricola daquilo que está à sua volta, na qual a liberdade de criar, de constatar, de sentir, converteu se em cena poética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança(2018-01-22) ALFAIA, Tifany Souza de; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792A temática desta pesquisa está relacionada às minhas experiências como aluna – monitora - professora de dança em projetos, escolas de danças e academias. Neste aprendizado pontuo o que considero como aspectos negativos e, posteriormente, o que se transformou em pontos positivos no desafio de ser no primeiro momento aluna e, em outro, professora de dança. Este trabalho tem por objetivo refletir e analisar a relação ensino-aprendizado na dança, a didática e métodos aplicados pelos professores com os quais tive contato na particularidade deste ensino. Em minha concepção aprendi em cima de erros e acertos, com professores qualificados e outros nem tanto, contudo, percebi que alguns mestres também aprendem enquanto ensinam e que, portanto, não há uma receita pronta de como ministrar aulas, mas uma contínua descoberta no exercício do próprio fazer. Nesta prática, quais seriam os pontos positivos e negativos na passagem entre ser aluno e ser professor de dança? Que desafios didáticos o aluno que rapidamente se transforma em professor tem que superar? Eis, algumas questões que julgo responder neste estudo. Para melhor reflexão e análise do presente objeto de pesquisa, elegi os autores Paulo Freire que enuncia que toda ação tem uma finalidade assim como o educar (2003), Maria Abrahão e Carmen Eckhardt com o pensamento maravilhoso que o erro não é algo tão ruim assim, porém uma forma provisória de saber (2004), Márcia Strazzacappa por uma dança muito mais crítica que não reproduza padrões impostos pela sociedade (2003). O caminho metodológico desta pesquisa articula o método auto etnográfico, em que o pesquisador lança um olhar sobre a sua própria formação, buscando compreender de maneira mais consciente a trajetória do seu processo de ensino-aprendizado ora na condição de aluno e ora no papel de ser professor enquanto ainda é aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A improvisação na tela: A dança na plataforma Bigo Live(2022-06-23) FERREIRA, Virginia de Oliveira Ferreira; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de improvisação em dança a partir da interação entre artista e público por meio do aplicativo Bigo live, a fim de compreender como este processo criativo de influência mútua amplia possibilidades de fruição da dança nas redes sociais. O estado de pandemia que assolou o mundo no início de 2020 que perdurou quase dois anos, gerou uma atmosfera de grande insegurança para a comunidade artística que se deparou com a privação do trabalho presencial, promovendo, assim, outras instâncias compositivas como por exemplo de lives e vídeo-danças, possibilitaram a relação e o encontro de singularidades para criação em ambiente virtual. Assim, para discorrer sobre a dança virtual e improvisação, tendo apoio bibliográfico nas pesquisas das autoras Jussara Miller,Cora Miller Laszlo, Rolf Gelewski, Helena Katz e Rudolf Laban. Instante é preciso se reinventar para dar conta das demandas criadas no contexto pedagógico e artístico e, mesmo, em outros contextos. A plataforma da bigo live é mais um espaço de busca alternativas de se expressar, de se sentir no mundo produzindo e, portanto, vivenciando novos experimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um olhar sobre o corpo nos salões: das festas de brega aos floreios(2016-01-20) SILVA, Mayra Nascimento; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792Esta pesquisa tem como objeto de estudo a diferença dos corpos que dançam o brega nas festas e nos bailes de dança de salão da Cia Cabanos em Belém Pará. Como referenciais teóricos me utilizo de Daolio, Geertz, Gehlen, Mauss, Rodrigues, Perna, Bueno, Toneli, Mesquita, Miller e no que diz respeito ao brega recorri a Costa. Como metodologias de analise trago os métodos comparativo e estudo de caso. Realizei entrevista de livre narrativa, como técnica de coleta de dados, com Rolon Ho, proprietário da referida academia e os demais integrantes da Cia Cabanos. Como resultado apresento os floreios do brega que são específicos da dança de salão e que não estão presentes nos corpos que se encontram nas festas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de Graham imbricada ao método GyrokinesisⓇ(2023-12-13) LOPES, Luana do Socorro dos Santos; SILVA, Anicée do Carmo e; http://lattes.cnpq.br/6597413505536593; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O presente estudo aborda a conexão entre Educação Somática, mais especificamente por meio do método GYROKINESISⓇ com a técnica de Dança Moderna de Martha Graham, o objetivo é identificar as contribuições do método Gyrokinesis nas aulas técnicas de Graham para o processo de ensino e aprendizagem, bem como para a prática pedagógica. Os métodos utilizados para estudo foram, a pesquisa quantitativa, a pesquisa qualitativa e a investigação-ação. Os procedemos ocorreram em dois momentos, no primeiro momento tratou-se da pesquisa bibliográfica cujos principais autores tais como Bolsanello (2011), Gonçalves (2015), Rosário (2018), Feijó (2017) e Verdun (2013) colaboraram para o embasamento teórico assim como para a elaboração da pesquisa de campo. No segundo momento tratou-se da execução da pesquisa de campo em formato de oficina, aplicada com os integrantes do projeto Dança Moderna Americana – ETDUFPA. Os resultados coletados durante a oficina, foram analisados pelo método análise de conteúdo por Bardin (2015) na qual identificou-se que, a conexão entre ambas as práticas corporais promove a construção de um método perceptivo cujo qual os professores de dança podem utilizar como recurso didático dentro de sua concepção pedagógica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class(2018-06-28) OLIVEIRA, Larissa de Paula Barros de; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O presente trabalho tem por finalidade, analisar de forma descritiva e argumentativa a valorização das vivências das crianças, por meio de atividades próprias da cultura infantil, a exemplo das atividades lúdicas e imaginativas como uma das vias propícias para a motivação nas aulas de ballet clássico. Os aspectos psicomotores aplicados nas turmas de baby class como parte integrante do processo do ensino da dança, se delineia como mais um caminho na construção dos sentidos expressivos. O método utilizado foi o estudo qualitativo, pesquisa ação e exploratório, além das vivências e experiências em sala de aula. (Bem como a pesquisa bibliográfica) caracterizado como pesquisa bibliográfica descritiva, visando dar suporte teórico para este trabalho. Concluindo com os argumentos e teorias apresentadas em que a psicomotricidade e a ludicidade na turma de baby class, são elementos fundamentais para serem trabalhadas nas aulas de Ballet Clássico. Tendo em vista que a construção do saber, a partir do trabalho com o lúdico, estimula as crianças no sentido de participação nas atividades propostas, bem como a elaborar metas, perceber, criar e explorar diferentes estímulos, antecipando resultados, levantando hipóteses e formulando estratégias, visando a possíveis soluções para os problemas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Valei-me: processo de criação em dança(2014) RIBEIRO, Leidiana Correa; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792Este trabalho propõe um estudo e análise da construção do espetáculo, enquanto narrativa numa perspectiva textual, e os aspectos da produção de sentido relacionado ao processo criativo. Um espetáculo por si só constitui-se como uma performance em ato, mas que sofre interferências à medida que se presentifica a cada apresentação. Nesse sentido, a narrativa é dinâmica e processual, embora a sua estrutura seja a espinha dorsal na concretização do discurso espetacularizado. A pesquisa qualitativa, proposta por Bogdan e Biklen (1992). Assim, "Valeime!" é o resultado da construção intertextual no qual cada sujeito envolvido contribui no resultado da produção de sentido, na significação, resultando em uma produção coletiva.