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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise do desenvolvimento dos níveis do pensamento geométrico segundo o modelo de Van Hiele dos alunos do 9° ano de uma escola pública no bairro Aviação em Abaetetuba-PA
    (2018-12-18) SENA, Regina Maciel; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    Considerando que a geometria está presente em quase todos os lugares em que estamos e muita das vezes passa completamente despercebida o seu ensino se torna indispensável nos currículos escolares. Partindo desse pressuposto e tendo como fundamentação teórica o modelo da Van Hiele onde diz que o processo do desenvolvimento do pensamento geométrico tem como base cinco níveis de compreensão e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, o presente estudo edifica suas bases nas orientações descritas por Van Hiele para o ensino de geometria, onde sua finalidade é relatar uma prática realizada com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Abaetetuba - PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar e detectar, por meio da Teoria de Van Hiele, o nível de pensamento geométrico dos aprendentes, onde foi proposto o teste de Van Hiele respeitando as características, propriedades e fases de cada nível de aprendizagem. Como conclusão a pesquisa revela as dificuldades que os alunos enfrentam quando o conteúdo e geometria o que indica que existe uma ausência do ensino da Geometria desde os anos iniciais e que esta ausência pode ser atribuída a vários fatores, alguns, inclusive, relacionados à formação docente. Por tanto a necessidade de um maior aprofundamento no ensino da geometria.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise do nível de pensamento geométrico segundo modelo de Van Hiele dos alunos no ensino fundamental no bairro Novo II em Barcarena-PA
    (2018-12-18) CORRÊA, Márcia da Silva; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    O ensino da Geometria tem adquirido nos últimos anos, uma importância maior no senário das reformas educacionais do país tem sido proposto como fator fundamental das habilidades e competências matemáticas nos níveis de ensino fundamental e médio. O objetivo desse trabalho é através de um estudo de casos analisar e detectar o nível de pensamento geométrico dos alunos do ensino fundamental maior, utilizando como ferramenta principal o teste de Van Hiele. Com o resultado obtido da pesquisa poderemos analisar como está o conhecimento em geometria dos alunos pesquisados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação da matemática na atividade policial: a influência que os estudos matemáticos exercem na atividade policial
    (2022-08-12) SANTOS, Nivaldo Silva dos; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    Esse trabalho aborda como temática, aplicação da matemática na atividade policial:a influência que os estudos matemáticos exercem na atividade policial. A abordagem consiste em utilizar as ferramentas computacionais, como o aplicativo Google Maps (GPS) e utilização de ARP (Drone), visando aplicação à área de segurança pública. Esses recursos tecnológicos contribuem significativamente no combate ao comércio ilícito, como plantio de cannabis sativa, por exemplo, e outras ramificações do narcotráfico que necessitam da tecnologia para agregação de conhecimento e assim identificar em áreas de difícil acesso. Para melhor descrever a aplicação, são usados três problemas que evidenciam a importância e utilidade indispensáveis de recursos como ARP e Google Maps na reunião de fatos que ajudam no combate ao crime. O terceiro problema tratará do uso da geometria plana e analítica no cálculo de área de plantio de cannabis e de distâncias de coordenadas no sentido de avaliar o modus operandi e como se estruturam e organizam-se os supostos traficantes donos dos plantios, usando, embora de forma empírica, os conhecimentos matemáticos no sentido de maximizar o plantio da erva, o que corresponde a um lucro máximo quando a droga é beneficiada. A ocupação de grandes áreas de plantio dificilmente acontece, pois, poderiam ser identificadas por drone que visualiza regiões de plantio. Conclui-se a pesquisa considerando que a tecnologia moderna, Google Maps, a ARP, assim como a matemática na contribuição de coordenadas em áreas de difícil acesso, tem sido de grande utilidade na produção do conhecimento, tendo em vista que essas medidas são essenciais para o combate do comércio ilícito.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios do ensino inclusivo de matemática para alunos cegos: uma revisão bibliográfica acerca da alfabetização geométrica
    (2022-12-22) CORRÊA, Alex Carneiro; ARAÚJO, Paulo Anderson de Carvalho; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    A presente pesquisa apresenta uma discussão acerca da prática pedagógica em matemática, e seus desafios e perspectivas para a inclusão escolar. Sabe-se que durante séculos, a educação especial era interpretada de forma preconceituosa, pois era entendida como uma forma de educação que buscava segregar alunos com necessidades especiais, fora dos ambientes escolares convencionais. Muito se avançou no mundo, em termos legais, a respeito da educação especial e inclusiva, entendida como um direito a dignidade humana. No Brasil, os marcos legais avançaram, entendendo que todos têm o direito a educação, instituindo a educação especial e inclusiva como modalidade de ensino obrigatória nas escolas regulares. Ainda assim, muito ainda se deve avançar, principalmente em termos de sensos comuns e preconceitos que ainda estão presentes nos ambientes escolares em relação a inclusão. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é compreender através de revisão bibliográfica, os desafios e perspectivas do ensino de matemática, no âmbito da geometria, para alunos cegos. Objetivos específicos: (I) Abordar os aspectos da alfabetização matemática, com foco em geometria, e sua interface com a educação especial e inclusiva; (II) Externalizar os desafios e expectativas da alfabetização geométrica para alunos cegos. Fundamentamos a pesquisa em revisão bibliográfica, consultas a livros, artigos, dissertações de mestrados, as distintas concepções acerca dos desafios da docência em matemática, no âmbito do ensino de geometria ara alunos cegos. Consideramos que embora os desafios sejam ainda uma realidade, perspectivas se desenham no horizonte da prática docente, ferramentas didáticas como as maquetes táteis se tornam mecanismos de promoção o ensino de geometria através do toque, possibilitando a aprendizagem de alunos cegos e sua real inclusão no processo formativo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de equação exponencial por atividade experimental
    (2022-08-11) CARDOSO, Janeide das Neves; OLIVEIRA, Letícia Pacheco; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    Essa pesquisa exibe um estudo sobre o ensino da Equação Exponencial por Atividade Experimental, tendo como objetivo compreender a relevância das Atividades Experimentais como metodologia para o ensino de Equações Exponenciais. Foi desenvolvida através da metodologia do ensino de Atividades Experimentais por Redescoberta, na qual se caracteriza pela utilização das etapas do método científico, onde o discente desenvolve habilidades de observar, analisar, pesquisar, avaliar, inferir e testar, com o aluno participando ativamente do processo de construção de seu conhecimento. Foram aplicadas quatro atividades com estudantes do oitavo ano de uma escola pública localizada no município de Acará-PA. Logo após a metodologia utilizada, notou-se um maior entendimento dos conceitos apresentados. Nessa perspectiva, diversos autores têm proposto atividades na tentativa de facilitar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática, sobretudo quando se trata de conteúdos de difícil compreensão, evidenciando assim, que o uso de Atividades Experimentais se caracteriza como um recurso facilitador que ultrapassa o ensino tradicional e proporciona a manipulação eficaz de teorias e conceitos abordados na aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de funções do 1º grau por atividade experimental
    (2024-03-05) BAIA, Rayane Nunes; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    Este artigo tem como objetivo enfatizar e apresentar que as atividades experimentais na vida acadêmica têm grande significado. Pois este tem a função de auxiliar na aprendizagem e facilitar o diálogo entre discente e docente. Sabemos que tudo que possa ser aproveitado para utilizar na aprendizagem e desenvolvimento de conhecimento é algo que sempre irá contribuir e motivar o público desejado. Assim sendo, o presente trabalho propõe através de atividades experimentais auxiliar o processo de ensino aprendizagem, desenvolver o interesse, gerar discussões e levantar hipóteses com todos os alunos, além de apresentar contribuições e ajudar no desenvolvimento da prática educativa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de probabilidade no 8º ano por meio de atividades experimentais
    (2022-07-11) ALENCAR, Gabriela Serras de; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    O ensino de matemática sempre foi considerado difícil e complexo, além disso, também é visto como indesejável e entendiante pelos alunos. O conteúdo de probabilidade não é exceção, tema muitas vezes temido pela maioria dos professores, e na maioria das vezes esquecido ou mal feito em sala de aula a ponto de ser considerado chato e difícil pela maioria dos alunos. O objetivo principal deste trabalho é mostrar a importância do ensino da probabilidade através das atividades experimentais, para alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Aborda alguns aspectos do ensino da matemática na sala de aula, principalmente recorrendo ao que hoje é conhecido como Tendências da Matemática. O recurso material é utilizado primordialmente como método de atividade e resolução de problemas na tentativa de motivar e desafiar os alunos a buscar conhecimento e abrir novas opções, possibilitando aos professores trabalhar em sala de aula de uma forma que valorize o ensino da probabilidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estudo da geometria por atividades experimentais
    (2022-12-22) REIS, Tárcia Valéria dos Santos; SOUZA, Thaísla Costa de; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    O objetivo desta pesquisa é analisar através de um estudo exploratório e qualitativo, atividades experimentais em matemática utilizando a geometria, assim como também suas aplicações em sala. O ensino da geometria pode contribuir para a formação do aluno, de forma a favorecer um tipo particular de pensamento, buscando novas situações, sendo sensível aos seus impactos visuais e interrogando sobre eles. Os conteúdos relacionados à geometria exigem do estudante concentração, raciocínio, além de despertar no aluno o interesse pela descoberta e exploração do conteúdo estudado, e utilizando variados recursos pedagógicos, o professor pode proporcionar isso aos seus estudantes. Numerosos estudos, como o de Ana Paula Malheiros e o de Altair Baldisserra sugeriram a aprendizagem construtivista da geometria 3D, que defende que os alunos devem construir e perceber propriedades geométricas manipulando objetos 3D. Além disso, materiais de aprendizagem digital usando visualização por computador têm sido defendidos para facilitar o aprendizado geométrico em 3D. A utilização de materiais concretos no estudo da Geometria, ao contrário do que se imagina, proporciona um melhor aprendizado não apenas quando utilizado com crianças, mas também com qualquer faixa etária. Dessa forma, o presente estudo atingiu o objetivo proposto ao constatar que atividades experimentais como: realidade virtual, software, blocos de madeira e entre outros são essenciais para o ensino da geometria
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estudo dos ângulos através da construção de pipas com alunos do 6º ano na escola municipal Genival Alves Cavalcante
    (2022-06-10) SILVA, Ionaria Silva da; OLIVEIRA, Jessyane Nascimento; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    O presente trabalho vem abordar sobre o ensino e aprendizagem dos estudos dos ângulos, no ensino fundamental maior destinado a turma do 6º ano F da Escola municipal de ensino fundamental Genival Alves Cavalcante, localizada na vila Forquilha PA 256 Município de Tomé- Açu –Pa. Procurou-se responder às perguntas: como trabalhar o estudo dos ângulos com alunos do 6º ano? Qual o recurso didático a ser utilizado para o ensino dos ângulos com alunos do 6º ano escolar que ficaram dois anos longe das escolas devido a pandemia? Para tanto pensou-se em organizar uma sequência didática de atividades em torno da confecção de pipas que tem como foco os conteúdos: identificação, classificação e caracterização dos ângulos, o mesmo tem como objetivo apresentar as contribuições no uso de pipas como material concreto e manipulável no ensino e aprendizado da matemática, especificamente para o ensino de ângulo. Para que os alunos que estão a quase dois anos longe da escola possam assimilar os estudos dos ângulos sem prender o aluno apenas em livros. Altair Baldissera (2008), ainda, pontua que “é importante que construam, enquanto em formação, conhecimento geométrico sob um olhar prático e também lúdico, o que pode ser uma “porta de entrada” para aprendizagem da Geometria na escola”. Durante o desenvolvimento será aplicado um questionário para os alunos onde o intuito é obter dados e analisar como se encontra o ensino e aprendizado de ângulos. E ainda fazer analises no uso de livros didáticos sobre os estudos dos ângulos para os educandos do 6º ano F do ensino fundamental. O recurso didático a ser explorado neste trabalho através da construção de pipas é para fazer com que os alunos tenham a oportunidade de explorar e identificar as propriedades sobre ângulos e ainda apropriar-se do vocabulário específico relacionado às formas geométricas elementares. Considera-se que a construção de pipas será, nesse caso, um recurso didático eficiente para o ensino do estudo de ângulos no ensino fundamental maior.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância das novas tecnologias no ensino da Matemática como auxílio na prática docente
    (2024-01-11) FERREIRA, Cristian dos Santos; COUTO, Wladson França; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    O presente artigo, visa um estudo perante o propósito do uso das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem, em especial na disciplina de matemática. Buscar reconhecer as maiores dificuldades presentes na escola perante a utilização de novas tecnologias, a importância dos professores, como também os seus conhecimentos voltados à área das tecnologias, as adaptações necessárias tantos para professores e alunos no uso de softwares relacionados especificamente à disciplina de matemática. Com o uso e a demonstração de aplicabilidades matemáticas, tende-se a motivar o aluno. Em vista desse assunto, queremos saber qual o olhar dos professores na hora de encarar este novo recurso didático no processo ensino – aprendizagem, observado que muitos nunca tiveram a oportunidade de entender como toda esta tecnologia acabou entrando em nossas vidas de uma maneira tão rápida. O proposito deste trabalho será de analisar através de um questionário, como os professores estão lidando com esta ferramenta para criar situações de aprendizagem. Primeiramente foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica para conhecer melhor o tema e poder explorá-lo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do estado no município de Abaetetuba/PA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’S) no contexto de ensino da matemática: aplicação de vídeos de animações no estudo de matrizes
    (2019-06-28) VILHENA, Patrício de Jesus Quaresma de; ALMEIDA, Raimundo das Graças Caralho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    Ao desenvolver o tema “As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) no contexto de ensino da Matemática: aplicação de vídeos de animações no estudo de Matrizes”, o presente trabalho contribui com o fato de que as metodologias desenvolvidas em sala de aula, quando apresentam novas formas de abordagem da matemática, fazem aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, principalmente em matemática, a qual está rotulada como disciplina difícil de compreensão e fora da realidade. Assim, oferecer subsídios práticos para que os professores desenvolvam o ensino da matemática de maneira satisfatória, a partir da ferramenta vídeos de animação, é o foco principal do trabalho. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão do ensino em matemática a partir das tecnologias da informação e comunicação (TDIC’s). Após essa abordagem foi realizada uma oficina direcionada aos alunos do Colégio Cristo Trabalhador, na turma do 2º ano do ensino médio, onde foi ministrada aula com o recurso mencionado. Após a oficina, foram aplicados questionários aos alunos e ao professor da turma acerca do ensino da Matemática, especificamente matrizes, com vídeos de animação, indicando a possibilidade de sua utilização em sala de aula com seus alunos e caracterizando uma ferramenta auxiliar no ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de matrizes, para auxílio na administração de plantação de açaí (Euterpe oleracea Mart), na cooperativa de trabalhadores rurais do Acará (COOPTRA)
    (2022-07-11) GOES, Darlene Cunha; SILVA, Tatiane Belém da; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    Atualmente o aumento do consumo de açaí na região amazônica vem ganhando o mercado, principalmente o externo, o mercado de açaí está potencialmente em expansão. Dessa maneira, tem se a necessidade de crescimento e ampliação do plantio para suprir as demandas de consumo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o de matrizes para auxiliar os produtores rurais, na administração de plantações de açaí, pois o produtor muitas vezes deparase com as dificuldades na administração e configuração sobre o plantio, que vão desde a maximização á formas de manejo sustentáveis para garantir o crescimento da produção. Dessa forma, apresentou-se de início o contexto histórico de Matrizes, abordando conceitos, definições e operações com matrizes, em seguida, apresentou-se a configuração de plantio do açaí em terra firme e as pesquisas de campo realizadas com os produtores rurais da Cooperativa de Trabalhadores Rurais de Acará (COOPTRA) para, assim apresentar as demonstrações através dos dados obtidos nas entrevistas. Além disso, demonstrações foram desenvolvidas usando os dados informados pelos agricultores entrevistados, onde, primeiramente, foi comparado as características do plantio de modo que se montou uma tabela com os dados obtidos da comparação entre o plantio e aplicação de matrizes e , em seguida, desenvolveu-se a aplicação. Assim, o resultado significativo crescente em comparação a configuração inicial do plantio informado pelos agricultores, de maneira que ao analisar a aplicação do uso de matrizes no plantio de açaí, notou-se que o plantio teve aumento, se comparado ao plantio inicial de cada produtor que participou da pesquisa de campo.
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