Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "CABRAL, Marcela Guedes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Auto do Círio: a organização da informação sobre um patrimônio construído pela Universidade Federal do Pará
    (2018-08-15) BITTENCOURT, Nicolle Manuelle Bahia; ALVES, Tarik Coelho; http://lattes.cnpq.br/2465456653624433; https://orcid.org/0000-0001-5065-7076; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907; https://orcid.org/0000-0002-6997-452X
    O Círio de Nazaré é uma celebração tradicional paraense que tem a sua principal procissão realizada na cidade de Belém no mês de outubro, oficialmente, desde 1793. Teve seu Registro como Patrimônio Imaterial realizado em 2004. O espetáculo Auto do Círio, criado em 1993 por professores da Universidade Federal do Pará como uma forma de ocupar as ruas da Cidade Velha homenageando Nossa Senhora de Nazaré através da arte; já é parte da agenda cultural das festividades do Círio, sendo conhecido por ser uma manifestação cultural que atrai milhares de pessoas na sexta-feira que antecede a procissão do Círio de Nazaré. O presente trabalho tem como objetivo recuperar e organizar parte das informações sobre a construção do Patrimônio que é o Auto do Círio, possibilitando o estudo sobre o caráter patrimonial e musealizável do mesmo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O cemitério da Soledade e o consumo do patrimônio cultural
    (2014-01-06) SOUZA, Afonso Maria de Ligório Souza; BRITO, Rosagela Marques; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    Esta pesquisa se dedicou em desenvolver um trabalho no e sobre o Cemitério da Soledade, que teve por objetivo levantar dados junto à sociedade belenense, cujas interpretações permitam a indicação de elementos substanciados que possam contribuir na composição de propostas às políticas de uso do espaço cemiterial, entendido como patrimônio cultural institucionalizado, além de identificar e compreender quais as relações estabelecidas entre os públicos que usufruem do espaço cemiterial. Neste sentido, se buscou identificar a lógica que se processa no reconhecimento de um bem cultural institucionalizado e seu potencial de consumo, enquanto representação simbólica, no sentido de atrair público; gerar recursos; e suas relações com o individuo consumidor de uma cultura caracterizada por símbolos que posam ser acionados como elementos de memória e identidade. Para tanto foram efetivadas, como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa: a observação exploratória; a aplicação de um questionário nos modos presenciais e via web; consulta em documentos no arquivo do IPHAN; estudo bibliográfico em obras de diferentes áreas do conhecimento com ênfase na teoria museológica, no patrimônio cultural e nos conceitos sobre consumo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A cultura arqueológica Maracá na perspectiva da documentação museológica
    (2014-02-27) PAIVA, Jéssica Michelle Rosário de; BARBOSA, Carlos Augusto Palheta; http://lattes.cnpq.br/0221579603365249; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    O presente estudo aborda os artefatos funerários da cultura arqueológica Maracá numa perspectiva dos métodos e conteúdos pertinentes à documentação museológica, considerando esta como um dos principais meios de preservação. No intuito da reflexão sobre a relação da compreensão acerca dos artefatos como provenientes de uma intencionalidade humana, portanto, dotado de importante conteúdo informativo (visual, subjetivo e contextual) que o categoriza como documento, e sua relevância na elaboração de um sistema documental mais detalhado, têm-se como base as análises iconográficas dos artefatos que formam a coleção AP-MZ-30: Gruta das Caretas. Tais observações proporcionaram a identificação de unidades elementares que formam padrões estilísticos e singularidades significantes por representar códigos visuais referentes ao grupo produtor.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documentação de acervos museológicos: um estudo de caso do acervo de vestuário do estilista André Lima na seção moda da Coleção Amazoniana de arte da UFPA
    (2017-04-07) SANTOS, Sammya Daniele Paixão dos; SOUZA, Yorrana Priscyla Maia de; http://lattes.cnpq.br/6271995665252094; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a partir de um estudo de caso as ações de documentação de acervos museológicos realizadas no acervo de vestuário do estilista André Lima da Seção Moda da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Com base nessas ações iniciais que foram desenvolvidas no projeto de extensão “Ações de Curadoria de Acervo na Seção Moda da Coleção Amazoniana de Arte” consistiram, primeiramente, em um arrolamento que visa à quantificação e a qualificação das peças e seus materiais, sendo possível a criação de um plano de classificação para o acervo de vestuário; bem como identificação dos termos gerais para o controle de vocabulário, haja vista que se trata de um acervo de moda e estes objetos nem sempre são fáceis de identificar. Assim, após a classificação das peças foram criados metadados específicos para este acervo na ficha catalográfica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documentação na reserva técnica de arqueologia Mário Ferreira Simões, do Museu Paraense Emílio Goeldi: estudo de caso da coleção AM-IT-#: Médio Urubu
    (2016-05-03) SALES, Taynara Soares do Nascimento; LIMA, Helena Pinto; http://lattes.cnpq.br/4138407289238061; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    A documentação museológica é uma área do conhecimento que contém técnicas necessárias para organização e comunicação dos objetos coletados (acervo), para a pesquisa e em seguida, o público. A Arqueologia é uma ciência que comporta o registro, do material arqueológico e a relação do homem com o objeto material (interpretação) em períodos distintos e estuda – no âmbito do período pré-colonial da Amazônia – a cultura material de povos indígenas ditos como extintos, objetivando entender seus significados através de informações extrínsecas (contexto espacial) e intrínsecas no objeto (forma, decoração, estilo, aditivo, etc.). Visando a importância da documentação dos materiais do Projeto Arqueológico Médio Urubu (PMU) (AM-IT-#), presentes na Reserva Técnica Mário Ferreira Simões desde os anos de 1970-80, propondo integrar as informações já existentes com novas diretrizes de catalogação e inventário, este projeto tem como objetivo verificar a potencialidade de informação das fontes mais evidentes para esta pesquisa, que são os relatórios de campo do arqueólogo naturalista Mário Simões. O pesquisador descreveu cada sítio escavado dentro do PMU, além de fotografias, croquis de cada sítio, localização, datas, entre outras informações essenciais, se tratando de coleta de materiais arqueológicos. A pesquisa busca maximização e complemento das informações dos materiais dos 43 sítios escavados. Os materiais estão armazenados dentro de sacos de papel, e neste contém as informações básicas de coleta. O procedimento realizado se trata da criação de uma etiqueta elaborada para fins documentais e foi preenchida com os dados já existentes e/ou informações complementares. O teor dessa pesquisa é importante, pois trata-se da relação dos materiais/objeto/artefatos arqueológicos, e sua documentação e o elo entre os dois suportes de pesquisas nelas presentes, tanto das documentações primárias e as mais recentes. A partir dessa perspectiva a continuação dos estudos e técnicas museológicas no âmbito arqueológico se mantém necessário para esses procedimentos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documentos herdados: um estudo a partir do acervo Edson Diniz sobre o grupo Thenetehara-Guajajara
    (2018) DINIZ, João Vitor Correa; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    Este Trabalho de Curso – TCC intitulado Documentos Herdados: uma Reflexão a Partir do Acervo de Edson Diniz Sobre o Grupo Thenetehara-Guajajara, tem como objeto central o estudo do acervo pessoal de Edson Diniz, bem como os documentos e produções sobre os Tenetehara-Guajajara, elaborados por ele. Edson Soares Diniz (1934 – 2012) foi um etnólogo indigenista, com uma intensa trajetória profissional-acadêmica durante as décadas de 1960 à 1990, muitos de suas produções e memórias cruzam-se com momentos emblemáticos da antropologia brasileira. Sobre o grupo Tenetehara, tomou-se conhecimento de que este é tido como um termo geral para abranger os Guajajara do estado do Maranhão e aos Tembé do Pará, estes indivíduos compunham um dos grupos estudados por Edson ao longo de sua carreira. Dessa forma, propõe-se aqui uma leitura tanto sobre os Tentehara-Guajajara, quanto sobre Edson Diniz a partir de seu acervo pessoal. Análises e apontamentos, através da ótica da documentação museológica serão feitos, levando em consideração o potencial de musealização do acervo. Deste modo, serão apresentados os esforços investidos neste intento, com vistas a difundir este acervo, tornando-o disponível à sociedade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Museologia e Moda : a documentação museológica do acervo documental referente aos desfiles do estilista paraense André Lima no São Paulo Fashion Week
    (2017) CONCEIÇÃO, Bernardo Baia dos Santos; SOUZA, Yorrana Priscyla Maia de Souza; http://lattes.cnpq.br/6271995665252094; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    A documentação museológica é uma das atividades da musealização de acervos, processo esse que envolve ações de conservação preventiva, comunicação e pesquisa, que permeia todas as funções museológicas. A pesquisa museológica para o desenvolvimento das ações de documentação de acervos permite a investigação de informações intrínsecas e extrínsecas aos objetos a fim de ampliar o conhecimento sobre determinado escopo de análise. Deste modo, a pesquisa partiu de uma demanda informacional da ficha de catalogação chamado de campo de objetos relacionados, com a premissa de que o acervo doado à Universidade Federal do Pará, que passa por processos de musealização através do Projeto de Extensão Universitária Ações de Curadoria de Acervos na Seção Moda da Coleção Amazoniana de Arte, amplia os conhecimentos sobre a trajetória profissional do estilista paraense André Lima por meio da identificação dos documentos e dos objetos referentes aos desfiles no São Paulo Fashion Week. Com isso, o trabalho teve como objetivo pesquisar o potencial informativo do acervo documental de clipagem com reportagens de revistas e jornais referentes aos cinco primeiros desfiles do estilista no São Paulo Fashion Week para subsidiar a documentação museológica das demais categorias dos acervos; conceber os modelos da documentação museológica para o acervo documental de clipagem; e contextualizar as informações do acervo documental de clipagem juntamente com a identificação das categorias de acervo de vestimentas, acessórios e aviamentos referentes aos desfiles. Portanto, a pesquisa de acervos para a documentação museológica permitiu a identificação e registro dos objetos que foram lançados nos desfiles e um conhecimento sobre uma parte da trajetória profissional de André Lima para pesquisas no campo da museologia e da moda
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Museu e informação: uma proposta de avaliação da ficha de catalogação do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará
    (2018) REIS, Mateus da Silva; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    A documentação museológica pode ser compreendida como uma das áreas responsáveis pela formação e propagação do conhecimento de um museu. Esta pode ser definida pela sua função em registrar, organizar e difundir as informações pertencentes aos objetos museológicos que compõem um acervo. Dessa maneira, um sistema de documentação de um museu é formado por instrumentos que possibilitam a catalogação destes objetos, instrumentos estes compreendidos como inventários, ficha de arrolamento e, principalmente, ficha de catalogação. A ficha de catalogação de uma instituição museológica é utilizada com intuito de registrar e agrupar o máximo de informações de um artefato, deste modo, entende-se que esse instrumento é uma das peças chave para a realização dos procedimentos de documentação em acervos. À vista disso, considera-se a importância em se avaliar uma ficha catalográfica, para que esta funcione em total eficácia. Com isso, este estudo formulou um método que pôde avaliar a ficha de catalogação do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (MIHGP), utilizada somente na pinacoteca da instituição, tornando possível a investigação referente a eficiência dos campos de registro presentes na ficha no processo de catalogação e organização das informações dos acervos do Museu. Desta forma, esta pesquisa compromete-se em realizar a avaliação deste instrumento de catalogação, sob diferentes pontos de vista, a partir da aplicação de um questionário com cinco interrogativas referentes a este instrumento, onde foi possível obter opiniões a respeito da eficácia da ficha de catalogação do MIHGP. Destaca-se que esta pesquisa se justifica pela importância em analisar uma ficha de catalogação, a partir da problemática do MIHGP não conter nenhum método de avaliação de seus instrumentos de documentação. Por fim, foi possível obter como resultados mais evidentes uma falta de organização dos campos, assim como uma nomenclatura não concisa destes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Olhar museológico para a arqueologia: potencialidades de musealização do sítio colonial “Engenho Murutucu” em Belém-PA.
    (2013) GUSMÃO, Raiza Cristina dos Santos; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    Este trabalho objetivou apresentar o estudo das potencialidades de musealização de sítios arqueológicos, tendo como foco o sítio de Engenho Colonial para a elaboração de uma proposta de musealização e socialização in loco, à luz da interdisciplinaridade da Arqueologia com a Museologia, no que concerne aos processos museológicos que incluem, salvaguarda, comunicação, documentação e socialização do patrimônio. O Engenho Murutucu data do início do século XVIII e representa uma importante parte do passado de colonização da Amazônia, bem como o sistema econômico e industrial (agroindústria canavieira) que subsidiou a economia açucareira na região do estuário amazônico e deixou em sua cultura material marcas desse passo histórico. A metodologia utilizada compreendeu uma revisão de dados do sítio em questão e levantamento bibliográfico de obras relativas tanto ao tema da musealização quanto a interface Museologia-Arqueologia, pensando na forma de contribuição dos processos museológicos aplicados à arqueologia e tomando referência de autores que direcionassem ao estudo da potencialidade e processo de musealização, como forma de preservação e socialização de sítios arqueológicos. Concluindo os resultados desta pesquisa buscam servir para uma proposta de projeto de musealização in loco, entendendo que este processo pode, de alguma forma solucionar o problema da socialização e preservação, pois envolve a administração, salvaguarda, comunicação e divulgação do acervo e do sítio. Compreendendo sempre que esse processo é e gradual, visto que estas medidas devem ser avaliadas num conjunto de especialidades, pois requerem medidas que vão além de acesso aos bens culturais e dos espaços físicos, é necessário pensar em medidas efetivas e continuadas que necessitam de parcerias com instituições e principalmente de verba para a concretização do projeto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre o setor de ação educativa do Museu de Arte de Belém a partir das práticas vivenciadas no MABE – período de estágio de 2013 a 2016
    (2017-05-18) MOURA, Vivian Leticia; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    O museu, enquanto instituição que adquire e conserva bens culturais de distintas sociedades, possui dentro de suas funções preservacionistas, uma atuação educativa instituída no processo de socialização que se desenvolve através das exposições organizadas pela instituição, cujo o intuito é apresentar ao público o acervo sob sua proteção. A função educativa dos museus está relacionada com seus objetivos institucionais a partir da difusão do conhecimento produzido nestas instituições. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar o cotidiano do setor da “Ação Educativa” no Museu de Arte de Belém (MABE), e problematizar a eficácia de sua atuação diante do público frequentador, bem como identificar as ações do setor da Ação Educativa antes, durante e após as exposições de curta duração. A abordagem será na preparação oferecida aos mediadores e na comunicação entre o setor e as divisões do Museu. Para isso, foi delimitado um recorte temporal correspondente ao ano de 2016, em razão da exposição temporária idealizada pelo Museu, em comemoração aos festejos de 400 anos da fundação da cidade de Belém, comemorado em 12 de janeiro de 2016. A exposição referida foi intitulada “Um Olhar Contemporâneo sobre a Arte no Pará”. A metodologia utilizada para descrever o detalhamento do setor educativo é parte da experiência vivenciada no setor educativo do Museu. Após estas análises, podemos concluir que estas discussões sobre o papel da Ação Educativa enquanto setor do MABE são necessárias e contribui para melhorar a relação museu-visitante.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA