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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação em matemática no 6º ano do ensino fundamental: formas de ensinar e diferentes tipos de tarefas(2022-12-15) OLIVEIRA, Amanda Tamilly Dias de; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho apresenta os métodos e práticas avaliativas de um professor de matemática na turma do 6° ano do ensino fundamental, em uma escola pública no município de Bragança/Pará. Tendo como objetivo central compreender a importância da avaliação formativa no ensino-aprendizagem em matemática, por meio da investigação dos métodos e práticas avaliativas do professor no Ensino Fundamental, possibilitando o feedback como troca de conhecimento e evidências para a melhoria de um ensino de qualidade. A abordagem teórica utilizada para o alcance dos objetivos propostos envolveu o estudo da Avaliação para Aprendizagem com o apoio de Fernandes, Luckesi, Hoffmann e outros. As estratégias metodológicas escolhidas para a obtenção das informações desta pesquisa, de caráter qualitativo, incluíram as observações em sala de aula e um questionário com perguntas abertas respondido pelo professor da turma, mostrando sua vivência formativa nas instituições, coerentes com as três etapas de avaliação do professor investigado: vistos nas atividades resolvidas pelos alunos, comportamento/participação e prova. Os resultados mostram que a avaliação formativa traz resultados positivos no ensino-aprendizagem, visando o desenvolvimento do aluno, através de seus erros, não de forma classificatória, mas como aprendizagem e sendo possível a análise de quais métodos deverão ser seguidos pelo professor, respeitando as necessidades e individualidade de cada aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades enfrentadas por mulheres matemáticas: um estudo de caso realizado nas escolas do município de Capanema, estado do Pará(2023-06-21) ALEXANDRE, Taiane da Silva; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este estudo tem como objetivo evidenciar as dificuldades relacionadas à presença feminina no campo da matemática. A presença feminina na matemática ainda é bastante reduzida, tanto em posições de destaque quanto no amplo espectro de atuação da disciplina. Entender as barreiras que as mulheres enfrentam nesse campo é essencial para promover a igualdade de gênero e criar um ambiente mais inclusivo e diversificado. A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade de identificar e compreender as dificuldades específicas enfrentadas por mulheres matemáticas. A desigualdade de gênero persiste em muitas áreas acadêmicas e profissionais, incluindo a matemática. A falta de representatividade e as barreiras enfrentadas pelas mulheres podem levar à sub-representação feminina em cargos de liderança, à desmotivação e ao abandono precoce da carreira científica. Portanto, investigar essas dificuldades é fundamental para desenvolver estratégias e políticas que promovam a equidade de gênero na matemática. Para realizar esta pesquisa, foi adotada uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Inicialmente, foram coletados dados estatísticos sobre a presença feminina em diferentes áreas da matemática, bem como informações sobre representatividade em cargos acadêmicos e oportunidades de financiamento. Além disso, foram realizadas entrevistas e questionários com mulheres matemáticas, a fim de compreender suas experiências pessoais, identificar as dificuldades enfrentadas e explorar possíveis soluções para superar essas barreiras. A pesquisa realizada sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres matemáticas, que revelou experiências enriquecedoras em vez de obstáculos significativos, possui grande relevância para sua formação acadêmica na área de matemática. Ela fornece uma perspectiva positiva, oferece conhecimento prático, estimula o debate sobre igualdade de gênero e ressalta a importância da diversidade. Essas contribuições combinadas podem inspirar, informar e fortalecer sua trajetória acadêmica, permitindo que você desenvolva uma visão mais abrangente e bem fundamentada sobre a matemática e seu papel na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA(2023-06-20) SILVA, Nádia Monteiro Santiago; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915A aprendizagem da Matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino fundamental, sendo uma disciplina que muitas vezes apresenta desafios tanto para os estudantes quanto para os professores. O objetivo desta pesquisa é para identificar e analisar as principais dificuldades de aprendizagem na matemática no Ensino Fundamental enfrentadas pelos professores de Matemática no município de Capanema/PA, e propor uma estratégia pedagógica para superar essas dificuldades. A metodologia predominantemente qualitativa com revisão bibliográfica para refletir sobre os estudos e teorias relacionadas à aprendizagem da Matemática nesse nível de ensino, foi respondido um questionário no aplicativo Google Forms.app, contendo 20 perguntas abertas que ofereceram ao professor de Matemática usar de suas palavras para responder as questões. Com base na revisão bibliográfica e na análise dos dados, os professores citaram métodos de ensino alternativos, recursos didáticos diferenciados ou programas de formação para os professores para proporcionar melhorias no ensino e na aprendizagem em matemática. Como resultando, esperamos que a proposta de estratégia pedagógica desenvolvida possa auxiliar os professores no ensino da Matemática, melhorando a aprendizagem dos alunos e promovendo um ensino mais efetivo nessa disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-SERB em tempos de pandemia(2022-06-29) MARTINS, Daniel de Sousa; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915O estágio é parte imprescindível do currículo de qualquer curso de graduação, considerado pelos alunos como “a parte prática do curso”, interligando os conhecimentos teóricos contextualizados em sala com a prática profissional em que o estagiário atuará futuramente. Contudo, após o início da crise de saúde pública que abalou o planeta (Pandemia da COVID-19), a realização dos estágios teve que ser repensada metodologicamente para se adaptar à nova realidade. No caso dos cursos de licenciatura a dificuldade foi bem maior, já que o estágio proporcionava um encontro direto com o ambiente escolar, em que o estagiário participava presencialmente das atividades; assumindo a gestão da classe e vivenciando a prática docente e suas várias formas didáticas. Dessa forma, este trabalho busca evidenciar a vivência da disciplina de Estágio Supervisionado IV realizada no período letivo 2021.3 da Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-SERB nas turmas da 1ª e 2ª etapas na modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA do Ensino Médio durante a pandemia de COVID-19. Tem como objetivo apresentar as dificuldades e metodologias utilizadas no processo de ensino e a influência da pandemia durante a realização do estágio supervisionado IV, bem como expor a percepção tanto do estagiário quanto do professor, além de mostrar a importância de uma escola que utiliza o ensino via rádio para levar educação para centenas de alunos que não têm ou não tiveram a oportunidade de estudar durante a juventude. Bom, com isso espera-se obter informações de como a pandemia pode ter influenciado na forma educacional de uma escola que utiliza o sistema de rádio como forma de ensino, bem como expor a importância e apresentar as contribuições que o estágio realizado em uma escola radiofônica pode proporcionar para a formação do estudante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão universitária no curso de licenciatura em matemática Capanema/UFPA Campus Bragança: uma revisão bibliográfica(2022-12-19) SOUSA, Alana Natália de Carvalho; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915A evasão no ensino superior se tornou um dos problemas muito preocupantes do sistema educacional brasileiro. Haja vista que é um fenômeno crescente ao longo dos anos. Na evasão universitária, tem que levar em consideração as escolhas dos cursos, a identificação com a área escolhida para se capacitar, as dificuldades presentes no ambiente acadêmico, dificuldades nas disciplinas, e entre outros fatores internos e externos às universidades. Nesse sentido, objetivamos demonstrar os índices de evasão no ensino superior no estado do Pará e destacar as taxas de evasão no curso de Licenciatura em Matemática da UFPA de Capanema. Para tal feito, fundamentamo-nos na revisão bibliográfica sobre a evasão universitária na região norte e evasão no curso de matemática, para entender a conjuntura desse processo. Assim percebemos que a evasão no curso de licenciatura em matemática ocorre devido a uma diversidade de razões como a escolha do curso sem ter a certeza, a falta de identificação com a área, dificuldades com o conteúdo disciplinar, repetência constante, frustrações em relação a pretensão salarial com a prática docente, a necessidade de trabalhar, são alguns dos fatores que mais contribuem para a evasão. Além disso, destacamos que a valorização dos cursos de licenciaturas e da profissão docente é muito importante para que mais alunos busquem a licenciatura, assim diminuindo os índices de evasão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos no ensino da Matemática Financeira no nível médio(2023-12-14) FIGUEIREDO, Luis Carlos Gomes; SOUZA, Naira da Silva; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho apresenta um relato de experiência tendo à aplicação de jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem da matemática no 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Santos na cidade de Capanema-PA, no primeiro semestre de 2023. Cujo objetivo foi incentivar a utilização de Jogos Matemáticos em sala de aula do Ensino Médio, como uma ferramenta que auxilie na aprendizagem dos conteúdos de Matemática Financeira, ofertando ao aluno possibilidade de aprendizado e com perspectiva diferentes das apresentadas em sala de aula. Os jogos matemáticos estimulam o raciocínio e aprimoram elementos como observação, concentração, análise e atenção, que são fundamentais para o aprendizado de Matemática e contribuem para desenvolver o raciocínio lógico (ALMEIDA ,2020, p.85), proporcionando assim, aos alunos uma forma de enfrentar e resolver situações num processo contínuo e reflexivo que pode facilitar à aprendizagem da matemática. Como resultado, constatamos que os alunos demonstraram mais interesse pelo conteúdo de Matemática Financeira e conseguiram contextualizar o conteúdo matemático com situações que vivenciam no seu cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática(2022-12-20) ALVES, Lídia Cristina Moraes; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho se propôs a refletir sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na formação do Licenciado em Matemática. nesse sentido, objetivamos compreender as contribuições do ensino de LIBRAS na formação inicial do professor de Matemática no Campus de Bragança Universidade Federal do Pará-UFPA/Bragança. Tendo como objetivos específicos aplicar o questionário para os Licenciados em Matemática no Campus de Bragança/PA e ressaltar a importância da disciplina de LIBRAS no curso de Formação Docente. Esse problema nos remeteu às seguintes questões problematizadoras: como se organiza a disciplina de LIBRAS no curso de Licenciatura em Matemática no campus de Bragança/PA para promover a formação docente? E o que pensam os Licenciandos de Matemática do Campus de Bragança/PA sobre a importância da disciplina de LIBRAS na construção de sua Formação Docente? Para tal feito, fundamentamo-nos na revisão bibliográfica sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no curso de Licenciatura de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, por meio de um questionário utilizando como técnica de coleta de dados e pesquisa bibliográfica. Como resultado, destacamos a urgente ampliação da carga horária de 60 para 90 horas da disciplina de LIBRAS, como também o Laboratório de Práticas de LIBRAS, fazendo com que o aluno tenha esse contato com a disciplina de Libras durante os semestres de forma gradual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA(2024-06-22) SILVA, Kelly Louise Costa da; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho é um estudo sobre a Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA buscamos contribuir no processo de ensino e aprendizagem por meio das quatro operações fundamentais e resolução de problemas, proporcionando ao aluno não apenas manipular símbolos e números, mas conduzi-lo de maneira que ele consiga fazer interpretação, compreensão e desenvolvimento do raciocínio lógico, de modo a construir no interlocutor a capacidade correlacionada aos seus conhecimentos do cotidiano. Tendo como objetivo identificar as causas que levam os alunos a apresentarem dificuldades no aprendizado nos conteúdos de Matemáticas, fato que impede a continuidade no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, em relacionados com suas práticas e contextos da realidade do seu dia a dia, utilizando-se das quatro operações fundamentais da matemática como ferramenta válida que alcance bons resultados na aprendizagem nos alunos dessa turma do 7º ano. Esta pesquisa pauta-se na pesquisa qualitativa. Como resultado o(a)s professor(a)s precisam estar em contínua busca de práticas pedagógicas que se relacionem com cotidiano do aluno(as), fazendo uso de técnicas coerentes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de sequência didática interdisciplinar entre matemática e geografia – o ensino de cálculos de distância a partir de mapas temáticos geográficos.(2022-12-15) OLIVEIRA, Rodrigo Oliveira de; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Esta pesquisa busca contribuir para a prática pedagógica de matemática, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma proposta de sequência didática interdisciplinar entre Matemática e Geografia, para a aprendizagem do cálculo de distância real em Quilômetros (Km) através do mapa temático. Tendo como objetivo geral: compreender a interdisciplinaridade entre matemática e geografia, a partir do ensino de cálculos de distância em mapas temáticos para o 9º ano do ensino fundamental, como objetivos específicos, I. Entender a proposta de ensino de matemática de acordo com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, em especial o ensino de grandezas e medidas e as teorias do ensino de geografia, em relação a cartografia temática; II. Demonstrar a interdisciplinaridade entre matemática e geografia, por meio da proposta de sequência didática de cálculo de distância real e distância cartográfica. Esta pesquisa limita-se ao caráter bibliográfico, uma revisão de acervos literários impressos e eletrônicos, acerca do ensino de matemática através de sequência didática e do ensino de geografia em relação a cartografia temática. Como resultado, propomos uma sequência didática em 4 etapas: 1º. ensino de medidas de comprimento; 2º. Ensino de regra de três básica; 3ª. Interpretação cartográfica de escalas; 4ª. Operação para o encontro de distância real entre duas cidades. Dessa forma pretendemos avançar no sentido de progredir em detrimento do ensino disciplinar fragmentado, propondo dinamicidade e interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Utilização do software GeoGebra e da arte na aprendizagem de prismas(2023-02-07) QUADROS, Glenda de Fátima Amorim; LUZ, Matheus Amorim da; http://lattes.cnpq.br/6938540564815048; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915O presente trabalho, tem a finalidade de investigar e refletir a importância de novas metodologias de ensino, em particular, o uso do software GeoGebra e a Arte, em busca de uma aprendizagem significativa dos alunos sobre o conteúdo Geometria Espacial, especialmente, o assunto prismas. Desta forma, foi realizado um projeto em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Bragança no Pará, cuja metodologia de ensino utilizada foi a interdisciplinaridade entre Matemática e a Arte. Durante o desenvolvimento das atividades com os estudantes, a praticidade, autogestão, protagonismo foram fomentados, além da cooperação e autonomia trabalhadas em tarefas que exigiam formar grupos/equipes. Ademais, será apresentado resultados dos encontros, materiais utilizados, atividades elaboradas e por fim, o questionário contendo as opiniões dos estudantes acerca da aplicação do projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências e trajetórias das mulheres no Mestrado Profissional em Matemática da UFPA(2022-07-11) SANTOS, Celine Gabrielle Araújo dos; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915A presente pesquisa está vinculada a linha de pesquisa “Educação Matemática”.Teve por objetivo investigar as vivências e trajetórias de mulheres na pós-graduação em Matemática em especial no mestrado profissional na Universidade Federal do Pará-UFPA/PROFMAT, nos campus de Belém, Bragança e Castanhal, e suas perspectivas de continuidades de estudos na área. Desmistificando a ideia de que Matemática não é uma ciência estritamente masculina além de um respaldo histórico de mulheres não tão citadas como os homens matemáticos. Apresentamos matemáticas presentes desde a antiguidade ao mundo contemporâneo em diferentes continentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, realizada por um questionário aberto para coletas de dados e que fora encaminhado via ambiente virtual para as mestrandas. Os resultados apontam para importantes debates quanto a presença e a continuidade de mulheres na Matemática observado nas academias além das duplas e triplas jornadas de trabalho. Mesmo com dificuldades encontradas, as mestrandas pretendem continuar no doutorado.